Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

The Force Will Be With You - Trading System

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 29/4/2020 22:16

Boa noite
Caros amigos do trade

A sessão de hoje foi proveitosa para o sistema, tendo executado as duas ordens com lucro. A primeira ordem, curta, foi logo limpa na abertura. O chamado toma lá, dá cá. A segunda ordem, longa, foi mais lenta a executar, mas lá foi fechada. Houve no entanto um pequeno ressalto na execução da compra pelo que o lucro foi mais reduzido.

Conclusão, houve uma pequena recuperação face ´```à perda do dia anterior.

O preço no SPX está ao rubro. Os touros estão com a força toda.
Pela abertura fechei o meu SDS ETF com prejuízo, num trade que considerei à altura para uma descida do mercado e visita a patamares inferiores. Mas o preço assim não quis e o stop está lá para ser activado como veio a acontecer. Mais marés existirão.

Mais uma sessão daqui a pouco a começar e novas ordens vão para o sistema fazer o seu caminho.

Bogos
Anexos
TFWBWY.png
Projecção Ordens.png
Projecção Ordens.png (24.63 KiB) Visualizado 9919 vezes
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 28/4/2020 22:02

Boa noite
Caros companheiros do trade

Hoje o sistema acrescentou perdas ao seu pecúlio.
Hoje foi aquele sentimento de ter acertado no sitio certo de colocação de ordens, mas o preço claramente fez o seu contrário.

Tendo sido executada a ordem de venda em primeiro lugar, o preço não teve a vontade de me dar o que eu pretendia, ou seja os 5 ticks da praxe. E numa subida desenfreada, foi fechar a ordem curta com a activação do preço da posição longa.
Claramente foi activado o stop, juntando-se assim uma perda à conta. Hoje o rácio foi demolidor, 5 trades positivos foram comidos por um mau trade.

Claramente um passo atrás. Há que assumir e seguir em frente.

Bogos
Anexos
TFWBWY.png
Projecção Ordens.png
Projecção Ordens.png (28.77 KiB) Visualizado 10026 vezes
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 27/4/2020 22:31

Boa noite

Mais uma semana a começar e o sistema voltou para aquilo que foi concebido. Transaccionar.

Hoje somente foi realizada a ordem de compra. Desse modo foi feito o lucro dessa posição.

Para amanhã temos a range entre ordens já mais próxima. A volatilidade vai diminuindo um pouquito também.

Caro Tonirai

Noutro dia falaste da hipótese das ordens não se anularem uma à outra, conforme aconteceu com a minha 1ª perda. Com a ordem curta fechar a ordem longa.

Ando aqui entretido com uma possibilidade de bi-direccionar as ordens, sem que de facto, ambas se fechem/anulem uma à outra.

Chamo-lhe Teoria dos Restinhos, aproveitando obviamente os pontos de entrada que tão bem tem sido executados diariamente, mas reduzindo o numero de ticks de profit e aumentando o numero de contratos CFD.

Este estudo ser-me-á útil de futuro, penso eu de quê...... :D :D
Aliás penso ser mesmo uma oportunidade boa para pequenitos trader's como eu. Daqueles que ninguém se apercebe, mas que vais aspirar as migalhas todas do banquete principal... Diria, a técnica da formiga..... Um grão às costas para por no formigueiro...

Para já é somente um devaneio, daqueles sonhos nocturnos que quando acordamos estamos com a garra toda e que depois de executada é um despiste contra uma parede... :lol: :lol: :lol:

Bem, mas deixo os números para já daqui a 30 minutos. O mercado não espera, mas também não precisa de mim, eu é que tenho que lutar por ele.

Bogos
Anexos
Projecção Ordens.png
Projecção Ordens.png (27.94 KiB) Visualizado 10112 vezes
TFWBWY.png
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 26/4/2020 22:08

SFT Escreveu:Vi agora que os números saíram trocados.

O ponto 2 do texto diz respeito ao ponto 1 no gráfico de preço.
O ponto 3 do texto diz respeito ao ponto 2 no gráfico de preço.
O ponto 4 do texto diz respeito ao ponto 3 no gráfico de preço.

Assim é que é.


Caro amigo SFT

Grato pela partilha do teu comentário que li com extrema atenção e muito interesse.

Tenho que esclarecer que no gráfico que coloquei, o RSI não é para aqui chamado.
Está lá por outro motivo que em nada tem a haver com este sistema.
Aliás vou criar outra janela gráfica à parte, com o indicado, para assim não haver dúvidas.

Amigo SFT, claro que reparei naquela vela de "rebentamento", mas acredita que dessas vi dezenas delas acontecerem e haver espaço mais que suficiente para me entregar aquilo que pedi ao mercado, ou seja, os 5 ticks... :wink:

Relativamente ao rácio que referes e com muita razão, é um rácio mais que lixado, diria enorme. Os 25 ticks são de facto o apito de que a coisa dificilmente reverterá. Mas "in casu" concreto, o mesmo deu a abébeia de que precisava. Mas concordo contigo, nem sempre assim é. E eu próprio fui o primeiro a assumir que 6ª feira tive a felicidade de perceber o preço.

Relativamente aos caminhos que apresentas, nomeadamente e com toda a minha atenção, a situação da redução do Stop e a melhoria de entrada no preço:

- Quanto à primeira é uma assunto que tenho estado sempre atento. Estou a trabalhar nisso, é preciso maturar as coisas.

- Relativamente ao 2º ponto melhorar a entrada no mercado. Aqui a coisa já está solidificada, o sistema está construído conforme premissas iniciais. A EMA 13 é essencial para o débito das ordens para o dia seguinte e como podes aferir nos quadros que tenho colocado, até que a coisa não se tem portado mal de todo. Diria que a taxa de acerto nas entradas tem sido muito alta. O problema está mesmo no afinar o stop.

Mas como diz o ditado.. "No mercado todos facilmente entram, sair é que é o eterno problema".

Caro SFT, e também extensível aos outros colegas de forum: - Obrigado pela vossa partilha e sugestões.

Como facilmente se percebe, eu sei muito bem qual é o meu lugar neste imenso mercado de capitais, e acima de tudo não sou o dono da verdade.
E é com os vossos comentários e partilhas de interesse, que posso avançar na obtenção de um sistema que, apesar de daytrade, me dê lucros consistentes de longo-prazo.

Grato a todos sem excepção,
Cumprimentos
Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por SFT » 26/4/2020 21:20

Vi agora que os números saíram trocados.

O ponto 2 do texto diz respeito ao ponto 1 no gráfico de preço.
O ponto 3 do texto diz respeito ao ponto 2 no gráfico de preço.
O ponto 4 do texto diz respeito ao ponto 3 no gráfico de preço.

Assim é que é.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por SFT » 26/4/2020 21:18

bogos Escreveu:Caros amigos do trading..

Hoje vou relatar o meu dia de trade convosco.


Obrigado pela partilha.

Permite.me as seguintes palavras:
1. A entrada dada pelo sistema se tem em conta apenas o RSI, então este é um bom exemplo de como o RSI não é o melhor dos osciladores quando usado sem algum cuidado (conselho sobretudo para os mais novos);
2. Para além do RSI, há ali o fechamento do gap, que não aparece no gráfico;
3. O sistema ignora os candles anteriores à entrada (tem um candle gigante verdão que rompe a resistência anterior, que pode indicar tendência ascendente);
4. O sistema ignora os candles posteriores à entrada (há um conjunto de testes aos suportes anteriores e sempre com fortes candles bull);
5. A saída, manual, é a prova que o sistema ainda não é perfeito já que depende de ti.

Gráfico dos 4 primeiros pontos:
(no ponto 1, quando refiro à atenção que se deve dar ao RSI deve.se ao facto de mesmo estando em zona de overbought o preço continuar a sua trajectória ascendente)

versao 1.jpg


Outro ponto: se usas 5 ticks de ganho vs 25 ticks de stop, significa que para cada stop activado terás de acertar 5 vezes... É um rácio lixado. Na minha visão há duas soluções: ou diminuis os ticks do stop ou melhoras a entrada.

Não quero, nem estou, a pôr em causa o teu sistema, muito menos o teu trabalho. Estou apenas a debitar a minha perspectiva sabendo que está longe de ser a realidade.

Uma vez mais, obrigado pela partilha

Abraço.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 26/4/2020 16:48

Aristophanes Escreveu:Boa tarde sr. Bogos,

Costumo visitar o Caldeirão já algum tempo (apesar de nunca postar nada...apenas ver) e o seu tópico é um dos que me mais atrai, pois também tenho um sistema automático que faz trades por mim.

Vejo que tem uma estratégia bastante definida. Os pontos de entradas parecem ser bastante cirúrgicos, só que não entendo o ponto de saída, isto é, o porquê de sair após 5 ticks. Sei que torna muito mais fácil colocar o take profit, mas recomendaria a experimentar no papel uma saída quando o EMA passa acima do preço quando estamos numa posição longa e quando passa abaixo do preço quando estamos numa posição curta. O período do EMA teria de ser testado, mas como estamos numa estratégia de daytrading terá de ser um período curto (<15).

Aproveito para reforçar, o que outros já aconselharam, um stop-loss. Não só tira a emoção humana como protege da mesma. O importante aqui não é ganhar sempre, é ter mais no final do mês. Muitas das estratégias tem win-rates de <40% que compensam com risk/reward.

Vou continuar a assistir à sua epopeia.
Boas trades e até um dia!


Boa tarde
Caro Atistophanes

Em primeiro lugar, não me trates por Sr. mas por tu. Independentemente da idade de cada um de nós, podemos tratar-nos sem tantos formalismos.
Em segundo lugar, agradeço as tuas palavras aqui no cantinho do "The Force Will be with you", esperado que atraia de facto o assunto, nem que seja pelo alerta que existe uma outra forma de fazer trading.

Em terceiro lugar, confirmo a estratégia bem definida de inicio, pese embora esteja sempre, mas sempre de mente aberta para sugestões que possam melhorar a forma deste singelo sistema. Percebo o que dizes quanto à definição do ponto de saída e do stop loss.
Pode passar a ideia neste momento que o sistema esteja a fazer um"cut profit" e "extend lthe demage". E é certo que o mesmo possa ocorrer.
Mas na forma como as ordens são de "breakout", o stop até existe pela sua anulação.
O problema está na dimensão do espaço entre as mesmas, ou seja, se por exemplo forem de 100 pontos o caso é gravoso.

Para "confortar a minha função humana" tenho alteras definidos que considero ajustados ao desvio.
Mas a tua ideia de definição de uma EMA nos moldes colocados, pode ser bastante interessante para testar e estudar. E desde já grato pela dica exposta.
Bem sei que este sistema não é um autómato (a minha inteligência é ainda inartificial :lol: :lol: :lol: ), pelo que vou tentando avançar conforme me são dados a conhecer os desafios.

Estou muito confortável com o que tenho, pese embora evoluir faça parte integrante do sistema.

Como desejo pessoal, agradeço que apareças aqui pelo fórum para trocar umas mais ideias sobre sistemas. Assim como os demais participantes.

Grato pelo teu comentário e desejo-e a mesma sorte que desejo para mim, ou seja lucros consistentes.

Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por Aristophanes » 25/4/2020 13:27

Boa tarde sr. Bogos,

Costumo visitar o Caldeirão já algum tempo (apesar de nunca postar nada...apenas ver) e o seu tópico é um dos que me mais atrai, pois também tenho um sistema automático que faz trades por mim.

Vejo que tem uma estratégia bastante definida. Os pontos de entradas parecem ser bastante cirúrgicos, só que não entendo o ponto de saída, isto é, o porquê de sair após 5 ticks. Sei que torna muito mais fácil colocar o take profit, mas recomendaria a experimentar no papel uma saída quando o EMA passa acima do preço quando estamos numa posição longa e quando passa abaixo do preço quando estamos numa posição curta. O período do EMA teria de ser testado, mas como estamos numa estratégia de daytrading terá de ser um período curto (<15).

Aproveito para reforçar, o que outros já aconselharam, um stop-loss. Não só tira a emoção humana como protege da mesma. O importante aqui não é ganhar sempre, é ter mais no final do mês. Muitas das estratégias tem win-rates de <40% que compensam com risk/reward.

Vou continuar a assistir à sua epopeia.
Boas trades e até um dia!
 
Mensagens: 2
Registado: 25/4/2020 12:41

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 24/4/2020 22:18

Caros amigos do trading..

Hoje vou relatar o meu dia de trade convosco.

Relembro que este é um sistema que procura retirar do mercado uns simples 5 ticks do índice SPX, após ter calculado no fecho do dia anterior, as ordens de Sell e Buy para o dia seguinte.

Atentem bem ao gráfico do dia de hoje a partir da execução da ordem de venda a 2795,99 pelas 10h11.


A minha confiança neste sistema é total, quer seja para o bem, quer seja para o mal.

E como já anteriormente afirmei e faz parte da regra de ouro, existe para o meu telemóvel o chamado "alerta burro abre os olhos que a mula está com a mosca".

De facto o momento acontece com um desvio ao preço de 25 ticks...
Primeira premissa é aguentar, porque a coisa há-de melhorar.

E assim foi, voltou a esperança e confiança redobrada, não visse eu este movimento dezenas e dezenas de vezes...

E à primeira aproximação ao fecho do curto, quase lá, mas faltou o quase....

Nova investida, nova esperança, mas faltou o quase e começa de novo a subir a caminho de perdas maiores....

Mas de um momento para outro a 3ª investida que nos deixa a uns míseros 0,5 ticks de fecho de uma trade. Reparem que o sistema só quer 5 ticks, somente uns tão simples 5 ticks... :( :( :(

E não satisfeito o preço volta a passar pelo portal da redenção. 2795,99 - 2790,99.

Em momento de epifania o trader cede a um movimento que não sentiu naquele momento que após 3 vezes a 4ª nunca seria de vez. E assim fecha a posição manualmente com uns míseros $4,20 de lucro pelas 16h15

Fica um sentimento de desrespeito pelo trabalho. Uma fé que ainda lá vai e irá cair ainda mais para lá do preço de fecho estabelecido...

O trader fecha a plataforma e vai trabalhar na vida do comum dos mortais...

Por volta das 18h55, nova mensagem a relatar os 2820 como zona de perigo. Pensei para comigo, hoje não tiveste bem, hoje foste feliz...

Nem sempre assim é. Nem sempre assim acontece.
Mas hoje acabei por ter a felicidade de perceber que o preço não queria mais revisitar os meus 2.790,99.

Não sei se é isto que sentem, mas de todo o modo, Fica o meu dia de negociação para partilha convosco.

Seguem também os números para domingo às 23h00.

Bogos
Anexos
spx.png
TFWBWY.png
Projecção Ordens.png
Projecção Ordens.png (28.8 KiB) Visualizado 10482 vezes
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 23/4/2020 22:06

Boa noite
Caros amigos do trade...

E mais uma sessão que passou.
Hoje somente foi executada a ordem longa, tendo retirado do mercado a meu favor aqueles 5 pontos da praxe.

Sempre me perguntei como poderia retirar do índice (em concreto do SPX), os pontos necessários que me satisfaçam o meu projecto pessoal.

E após aturada reflexão cheguei duas grandes conclusões: Definir da melhor maneira o preço a que tinha de fazer cada negócio e em segundo lugar afastar todo de medo.

No primeiro caso o problema foi debelado com a criação de um simples sistema de negociação, conforme as regras estabelecidas e escritas no 1º post.

Quanto ao segundo caso, somente foi totalmente ultrapassado com os testes realizados e com a vontade férrea de concretizar uma ideia.

E em tempos como os que vivemos, o medo é de facto o pior de todos os inimigos, aquele que nos tolhe o movimento de acção intelectual e que nos permita ver com clareza aquilo que de facto interessa.

No fórum vejo muito gente refém do medo.

Isso é facilmente perceptível nas rebuscadas teorias da perseguição, manipulação e notícias bombásticas. Muitos procuram no incerto, naquilo que não controlam e fingem compreender, e tentam alcançar um sentido para negociar. Mas no final, há em cada um a presença forte do factor do medo, que facilmente controlará o seu modo de actuação.

E a resposta para ultrapassar tudo isto está mesmo somente no preço. A resposta está no número. A resposta do modo de estar no mercado está somente e unicamente no preço.

E é nesta forma de estar que atento toda a minha acção. Com esta forma não estou afectado por nada mais do que um simples numero diário que me guia no caminho do imenso mercado de capitais.

E qual é somente o objectivo: ser consistente a cada dia que passa e respeitar o mercado conforme ele existe, com todo aquilo que o compõe.

Peço desculpa por este pensamento, mas é somente a minha humilde opinião.

Deixo para amanhã o costume. 1 preço para comprar e 1 preço para vender.
Somente isso.

Bogos

É claro que esta é a Minha humildo opinião.
Anexos
TFWBWY.png
Projecção Ordens.png
Projecção Ordens.png (19.29 KiB) Visualizado 10552 vezes
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 22/4/2020 22:35

Boa noite

Mais um dia de mercado e mais um dia no "The Force will be with you".

Darth Vader tende a aparecer com frequência para nos atormentar. Mas Obi-Wan tem dado boa conta do recado.
Isto tudo com a mão e bênção de Yoda, master of the masters...

Esta tem sido a hitória deste sistema. Lutas e mais lutas e no fim tem ganho o lado bom....

Hoje foram executadas as duas ordens, longa e curta. Logo lucro em dobro.
Voltaram-me a rapar ali uns micro-ticks, mas faz parte do "repentismo" de execução de posições em momentos de volatilidade.

E para amanhã o que temos?

Mais duas ordens da praxe colocadas em sistema.

A partir daqui é deixar o mercado fazer aquilo que tão bem sabe fazer, o inevitável e soberano PREÇO.

O meu desejo é que as minhas ordens se enquadrem na sua vontade, na vontade do mercado.

Cumprimentos
Bogos
Anexos
TFWBWY.png
Projecção Ordens.png
Projecção Ordens.png (24.62 KiB) Visualizado 10627 vezes
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 21/4/2020 22:03

Boa noite

Mais um dia de mercado.

Hoje somente foi executada a ordem curta, pelo que nos dias que correm não é nada mau.

Foi executado assim mais um negócio positivo.

Estas aberturas em gaps, por vezes provocam alguns calafrios aos investidores. E a volatilidade é grande.
No entanto o sistema tem-se comportado muito positivamente, com a excepção daquele dia que já anteriormente referi.

E o que temos para amanhã?
Nada mais, nada menos que as duas ordens da praxe...

Abraço e bons negócios
Bogos
Anexos
TFWBWY.png
Projecção Ordens.png
Projecção Ordens.png (22.63 KiB) Visualizado 10721 vezes
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 20/4/2020 22:44

Boa noite

Hoje foi dia bom para o sistema the force.

A primeira ordem (de compra) deu o chamado "bonus track", logo em abertura do mercado, pois o fecho foi muito próximo da ordem de compra.

A ordem de venda foi executada mais ao final de manhã.

Assim sendo, o sistema volta de novo ao caminho certo. Dos ganhos :D

Para logo, estão já metidas as ordens em mercado. Let's roll...

Cumprimentos
Bogos
Anexos
TFWBWY.png
Projecção Ordens.png
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 19/4/2020 21:57

SFT Escreveu:Um pouco tarde mas: bogos, sê bem vindo.

Dos exercícios que mais aprecio aqui no fórum.

Muito obrigado pelo tempo e disponibilidade.

Boa sorte para o sistema.


Boa noite caro amigo
SFT

Obrigado pelas tuas palavras.
No que concerne aos exercícios, por mental que eles sejam, por vezes era preferível os físicos, ao menos perdia barriga e não me sacavam do bolso. :lol: :lol: :lol:

Aparece por aí sempre com os teus bons comentários, críticas e bom humor.

tonirai Escreveu:Olá Bogos,

Ainda bem que descobriste um erro e tudo vai voltar "on track"!

Com esta reviravolta entre a ordem das ordens buy/sell, trocaste as voltas ao meu entendimento do teu sistema - estava convencido que, na sua essência, o sistema comprasse sempre junto ao low e vendesse sempre junto ao high, variando as distâncias em função dos teus ajustes (high/low, MA, etc), sendo por isso um sistema para negociar dentro do range...

Afinal é mais refinado :lol: , tens sinais que te invertem essa ordem e te põe a comprar junto ao high e vender junto ao low (ainda que dentro do range), tornando-se nessa altura um sistema mais ao estilo de negociar o breakout do range!

Sim, já tinha visto essa inversão da ordem dos buy/sell, mas achei que fosse uma anomalia estatística dos sinais, por ter sido um ou dois dias apenas... mas agora inverteu de vez.

Ao menos agora, tens um stop automático, uma ordem fecha a outra se for em direção contrária ao desejado :)


Caro e estimado
Amigo Tony

Isto aqui cá por casa, refinado só mesmo o açúcar... :lol: :lol: :lol:
Eu diria que o estilo é mais, atabalhoado.. :? :? :?

O gajo está preparado para virar e revirar sempre que assim o entenda... O problema mesmo foi ter feito aquela asneira. Provavelmente iria levar à perda mais para diante, mas o importante é cumprir aquela regra inicial.
Mas pronto, já tá tudo no sítio. O que for há-se soar...

Cumprimentos
Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por SFT » 19/4/2020 20:16

Um pouco tarde mas: bogos, sê bem vindo.

Dos exercícios que mais aprecio aqui no fórum.

Muito obrigado pelo tempo e disponibilidade.

Boa sorte para o sistema.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por tonirai » 19/4/2020 13:33

Olá Bogos,

Ainda bem que descobriste um erro e tudo vai voltar "on track"!

Com esta reviravolta entre a ordem das ordens buy/sell, trocaste as voltas ao meu entendimento do teu sistema - estava convencido que, na sua essência, o sistema comprasse sempre junto ao low e vendesse sempre junto ao high, variando as distâncias em função dos teus ajustes (high/low, MA, etc), sendo por isso um sistema para negociar dentro do range...

Afinal é mais refinado :lol: , tens sinais que te invertem essa ordem e te põe a comprar junto ao high e vender junto ao low (ainda que dentro do range), tornando-se nessa altura um sistema mais ao estilo de negociar o breakout do range!

Sim, já tinha visto essa inversão da ordem dos buy/sell, mas achei que fosse uma anomalia estatística dos sinais, por ter sido um ou dois dias apenas... mas agora inverteu de vez.

Ao menos agora, tens um stop automático, uma ordem fecha a outra se for em direção contrária ao desejado :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 18/4/2020 23:43

Caros amigos do preço...

Estive ontem e hoje a rever alguns dos cálculos deste sistema "The Force will be with you", e a tentar refinar alguns dos parâmetros utilizados.

Ao verificar os dados de dia 07 de Abril, constato uma inversão num sinal, que originou a troca do valor de venda pelo valor da compra.

Diariamente, após fecho da sessão cash logo ali pós 21h00, coloco os valores de O,H,L,C, e projecto os valores para os dias seguintes.
No entanto na minha tabela de excel, tenho muitas colunas adjacentes, relativas a notas estatísticas, onde vou muito a miúdo testando alternativas quer em termos de EMAa's, quer outros indicadores.

Mas abreviando, nesse dia, não sei porque carga de água ao arrastar as células, houve a troca de um dos sinais, que originou a troca das posições... Resultado, nada de transcendente nos dias seguintes, pois o sistema continuou a dar lucro.

O problema aconteceu no dia 14 de Abril, onde a perda foi avultada. E caso as ordens tivesses seguido o normal funcionamento do sistema, conforme o que tinha sido realizado até dia 06 de Abril, aquela perda avultada não teria acontecido.

Culpa própria é o que posso dizer. Falta de atenção e concentração quando se está a trabalhar com números que me levou a cometer um erro desnecessário. Mas é assim mesmo. Não há que lamentar, há que assumir.

E há que continuar com a ideia inicial, quando decidi fazer este sistema.
Os dados encontram-se já revistos e rectificados e assim Domingo pelas 23h00 cá estarei para dar a cara pelo "The Force Will Be With You".

Cumprimentos
Bogos
Anexos
Projecção Ordens.png
Projecção Ordens.png (27.07 KiB) Visualizado 11063 vezes
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por GamesOver » 15/4/2020 23:48

GamesOver Escreveu:Não adianta acreditar que o preço está certo, no máximo acho que devias pensar em ter uma perda na metade da diferença entre o preço da compra e da venda em redor de 30 pontos ou seja uma perda máxima de 300€

Isso é possível de aplicar, mas... não teria a performance que tem tido, pois não raras vezes o preço faz um drawdown elevado, antes de voltar e fechar com lucro.
Ou seja, teria um stop menor, mas seria stopado mais vezes.

E por vezes, mesmo sendo um trade negativo, o preço fará um drawdown elevado mas virá fechar mais perto da entrada (com menos prejuízo de que se tivesse sido stopado com um stop definido).

É como há dias eu e o Bogos falamos aqui - teve um trade que foi stopado, apenas porque a compra e a venda estavam invertidas em relação ao habitual e mais comum (a venda estava abaixo da compra), e portanto uma anulou a outra - caso contrário, teria sido um trade na ordem dos 1000 a 1500$ de prejuízo (se fechasse no final da sessão)…

É um sistema de lucro "fácil" quando há bastante volatilidade e ranges elevados, mas que poderá se tornar impraticável sem alterações, quando essas premissas se alterarem… mas o Bogos já aqui afirmou estar preparado para fazer alterações em função dessas mudanças.[/quote]

Caro amigo
Toni

Nem eu próprio teria explicado melhor. É que é exactamente isso.
Tu e eu ainda montamos um fundo de "artificial trading"...... :lol: :lol: :lol:

Hoje escrevo sem colocar valores de trade nem números para amanhã, pois decidi abortar o sistema o resto desta semana.
O dia de ontem foi bastante atípico para o sistema, com aquela perda a fazer-me rever algum do histórico de testes.
Não se trata da perda em si, pois as mesmas acontecem neste sistema (como não poderia deixar de ser), mas na forma, pois aquele gap do cash fez-me pensar seriamente num dos parâmetros do sistema. Aliás não é o primeiro gap up dos últimos tempos e nos anteriores nada disto se passou. Alias o preço de entrada tem, mesmo em perda, tende a aproximar-se da ordem dada. Mas neste caso foi sempre a direito.

Outra coisa engraçada que constato hoje é o recuo abrupto do preço. Temos um novo gap, agora em baixa, ficando a cotação em forma de ilha abandonada.... Este fenómeno nos testes é completamente anormal. Terei que perceber o porquê!!

´E nesse sentido, este fim-de-semana terei de encontrar uma forma de testar e parametrizar a formula.
Ser perfeitamente que ao arranjar um dos lados posso estragar outro. Mas decidi para mim, dar 3 dias de descanso ao bicho.

Assim sendo. o The force para até 2ª feira.

Abraço
Bogos[/quote]

- Carissimos ambos,

- Eu percebo a ideia.
No entanto ,creio que um stop em redor dos 50% da média diária, ou mesmo quando chegar ao valor que tem para abrir a posiçao em contrario (conforme exemplo dado pelo Tony), é na minha precepção, preferivel a continuar em teimar numa alteração da tendencia do dia.
Acredito poder estar erradissimo.

A aplicação do stop, realmente é, creio, o maior problema de quem faz daytrade.
Eu quando entro estabeleço ticks para o ganho em redor de 10, colocando o stop em redor dos 15, mas, algumas vezes quando esta lá perto acabo a alargar mais um pouco, ou porque o pivot ou a mm estao um pouco mais para lá e quando vou a ver ja estou a perder mais do que deveria.

Como actualmente faço umas 3 ou 4 entradas dia, pois estou retido em casa, lá vou conseguindo uns ticks positivos por dia mas sendo so um ou dois contratos, não consigo chegar aos 50$ dia. (nõ é inveja).

Abraço, e aproveta para no estudo, pensar uns stops em que quando a tendencia não for favoravel, nao deixar ir até ao fim da sessão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 15/4/2020 22:17

tonirai Escreveu:Se me permitem dar uma achega (com base no que entendi do sistema):
JohnyRobaz Escreveu:Mas bogos, não chegaste mesmo a ponderar utilizar também um stop pré-definido? Isso de sair a correr no final da sessão parece ir um pouco contra toda a ideia da coisa, só isso.

A regra definida é essa mesmo - o sair "a correr" no final da sessão é, basicamente, ter um stop não numérico, mas diário, para o final da sessão.

Como o Bogos disse, tem uns alertas por mail durante a sessão caso o preço passe certos limites, mas apenas para ele avaliar o caso - e desta vez decidiu não agir.
Em ultimo caso, o stop é mesmo quando ele vai começar a preparar a próxima sessão, em final de sessão, e fecha o trade manualmente.

GamesOver Escreveu:Não adianta acreditar que o preço está certo, no máximo acho que devias pensar em ter uma perda na metade da diferença entre o preço da compra e da venda em redor de 30 pontos ou seja uma perda máxima de 300€

Isso é possível de aplicar, mas... não teria a performance que tem tido, pois não raras vezes o preço faz um drawdown elevado, antes de voltar e fechar com lucro.
Ou seja, teria um stop menor, mas seria stopado mais vezes.

E por vezes, mesmo sendo um trade negativo, o preço fará um drawdown elevado mas virá fechar mais perto da entrada (com menos prejuízo de que se tivesse sido stopado com um stop definido).

É como há dias eu e o Bogos falamos aqui - teve um trade que foi stopado, apenas porque a compra e a venda estavam invertidas em relação ao habitual e mais comum (a venda estava abaixo da compra), e portanto uma anulou a outra - caso contrário, teria sido um trade na ordem dos 1000 a 1500$ de prejuízo (se fechasse no final da sessão)…

É um sistema de lucro "fácil" quando há bastante volatilidade e ranges elevados, mas que poderá se tornar impraticável sem alterações, quando essas premissas se alterarem… mas o Bogos já aqui afirmou estar preparado para fazer alterações em função dessas mudanças.


Caro amigo
Toni

Nem eu próprio teria explicado melhor. É que é exactamente isso.
Tu e eu ainda montamos um fundo de "artificial trading"...... :lol: :lol: :lol:

Hoje escrevo sem colocar valores de trade nem números para amanhã, pois decidi abortar o sistema o resto desta semana.
O dia de ontem foi bastante atípico para o sistema, com aquela perda a fazer-me rever algum do histórico de testes.
Não se trata da perda em si, pois as mesmas acontecem neste sistema (como não poderia deixar de ser), mas na forma, pois aquele gap do cash fez-me pensar seriamente num dos parâmetros do sistema. Aliás não é o primeiro gap up dos últimos tempos e nos anteriores nada disto se passou. Alias o preço de entrada tem, mesmo em perda, tende a aproximar-se da ordem dada. Mas neste caso foi sempre a direito.

Outra coisa engraçada que constato hoje é o recuo abrupto do preço. Temos um novo gap, agora em baixa, ficando a cotação em forma de ilha abandonada.... Este fenómeno nos testes é completamente anormal. Terei que perceber o porquê!!

´E nesse sentido, este fim-de-semana terei de encontrar uma forma de testar e parametrizar a formula.
Ser perfeitamente que ao arranjar um dos lados posso estragar outro. Mas decidi para mim, dar 3 dias de descanso ao bicho.

Assim sendo. o The force para até 2ª feira.

Abraço
Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por tonirai » 15/4/2020 13:59

Se me permitem dar uma achega (com base no que entendi do sistema):
JohnyRobaz Escreveu:Mas bogos, não chegaste mesmo a ponderar utilizar também um stop pré-definido? Isso de sair a correr no final da sessão parece ir um pouco contra toda a ideia da coisa, só isso.

A regra definida é essa mesmo - o sair "a correr" no final da sessão é, basicamente, ter um stop não numérico, mas diário, para o final da sessão.

Como o Bogos disse, tem uns alertas por mail durante a sessão caso o preço passe certos limites, mas apenas para ele avaliar o caso - e desta vez decidiu não agir.
Em ultimo caso, o stop é mesmo quando ele vai começar a preparar a próxima sessão, em final de sessão, e fecha o trade manualmente.

GamesOver Escreveu:Não adianta acreditar que o preço está certo, no máximo acho que devias pensar em ter uma perda na metade da diferença entre o preço da compra e da venda em redor de 30 pontos ou seja uma perda máxima de 300€

Isso é possível de aplicar, mas... não teria a performance que tem tido, pois não raras vezes o preço faz um drawdown elevado, antes de voltar e fechar com lucro.
Ou seja, teria um stop menor, mas seria stopado mais vezes.

E por vezes, mesmo sendo um trade negativo, o preço fará um drawdown elevado mas virá fechar mais perto da entrada (com menos prejuízo de que se tivesse sido stopado com um stop definido).

É como há dias eu e o Bogos falamos aqui - teve um trade que foi stopado, apenas porque a compra e a venda estavam invertidas em relação ao habitual e mais comum (a venda estava abaixo da compra), e portanto uma anulou a outra - caso contrário, teria sido um trade na ordem dos 1000 a 1500$ de prejuízo (se fechasse no final da sessão)…

É um sistema de lucro "fácil" quando há bastante volatilidade e ranges elevados, mas que poderá se tornar impraticável sem alterações, quando essas permissas se alterarem… mas o Bogos já aqui afirmou estar preparado para fazer alterações em função dessas mudanças.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por GamesOver » 15/4/2020 12:14

Boas,

Parece um cheirinho do velhinho chaus :mrgreen: :mrgreen:

O sistema parece bom, mas tem a mesma lacuna, a paragem das perdas.

Não adianta acreditar que o preço está certo, no máximo acho que devias pensar em ter uma perda na metade da diferença entre o preço da compra e da venda em redor de 30 pontos ou seja uma perda máxima de 300€

Isto é a opinião de um tosco que não consegue fazer o que escreveu. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por JohnyRobaz » 15/4/2020 1:01

bogos Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Pois é ninguém contava com este arranque do SP500 e o NAS nem se fala. Mesmo assim pode ser sempre últimos suspiros da subida, isto é bonito é comprar no arranque, agora não sabemos se já carburou a gasolina toda...


Caro amigo
lfhm83

Penso que os arranques em alta, com gap up,ou em baixo com gap down, devem fazer parte da vida de quem negoceia.
Podemos no SPX não assistir a esta "buraqueira" toda nos últimos tempos, mas sempre existiram arranques que nos deixam apeados....

No meu caso, foi o vender naquela zona dos 2780 e arrancar por ali acima sem nunca ter dado sinais de interesse de vir fechar a trade. Depois é como se sabe, a força dos compradores foi muito forte....e lá está, não manda a nossa vontade pessoal mas sim a do preço.

Perdi, sabendo que faria parte do processo.

Mas amanhã será outro dia.
Há que ter vontade e força para recuperar o prejuízo.

Cumprimentos
Bogos


Porrada valente mesmo...

Mas bogos, não chegaste mesmo a ponderar utilizar também um stop pré-definido? Isso de sair a correr no final da sessão parece ir um pouco contra toda a ideia da coisa, só isso. Ou então isso foi testado e chegaste à conclusão de que não vale a pena.

O importante é disciplina, mesmo a levar pancada. Mais lucros virão... Força!

Abraço
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 14/4/2020 23:42

lfhm83 Escreveu:Pois é ninguém contava com este arranque do SP500 e o NAS nem se fala. Mesmo assim pode ser sempre últimos suspiros da subida, isto é bonito é comprar no arranque, agora não sabemos se já carburou a gasolina toda...


Caro amigo
lfhm83

Penso que os arranques em alta, com gap up,ou em baixo com gap down, devem fazer parte da vida de quem negoceia.
Podemos no SPX não assistir a esta "buraqueira" toda nos últimos tempos, mas sempre existiram arranques que nos deixam apeados....

No meu caso, foi o vender naquela zona dos 2780 e arrancar por ali acima sem nunca ter dado sinais de interesse de vir fechar a trade. Depois é como se sabe, a força dos compradores foi muito forte....e lá está, não manda a nossa vontade pessoal mas sim a do preço.

Perdi, sabendo que faria parte do processo.

Mas amanhã será outro dia.
Há que ter vontade e força para recuperar o prejuízo.

Cumprimentos
Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por BearManBull » 14/4/2020 23:35

Pois é ninguém contava com este arranque do SP500 e o NAS nem se fala. Mesmo assim pode ser sempre últimos suspiros da subida, isto é bonito é comprar no arranque, agora não sabemos se já carburou a gasolina toda...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8788
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: The Force Will Be With You - Trading System

por bogos » 14/4/2020 22:04

Boa noite
Caros companheiros du Trading

Mas que grande pantufada levei hoje aqui no sistema The Force...
Ora aqui está aplicada uma das premissas do sistema...stop loss activado em final de sessão, a correr `a pressa desalmada e desta vez a aleijar bastante...

E pronto, apesar de vários alertas durante o dia, decidi deixar correr o vento, mas o preço hoje não vacilou nem um único momento.....foi mesmo sempre a subir. Justificação....somente a força compradora do preço :lol: :lol: :lol:

Assim se ganha, assim se perde e hoje grosso modo foram torrados cerca de 40% dos lucros. Um mês a laborar e um dia para torrar...
E mai nada.....

E o dia esteve difícil em todo o lado para mim hoje ( Crude, SPX, VIX), ....Mas como diz a musica dos Radio Macau, "Há dias assim".

Amanhã, é outro dia.
Valores prontos para ir à guerra.....

Cumprimentos
Bogos
Anexos
TFWBWY.png
Projecção Ordens.png
Projecção Ordens.png (27.34 KiB) Visualizado 9321 vezes
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa e 242 visitantes