Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Porque não param as Bolsas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Porque não param as Bolsas

por artista_ » 17/3/2020 13:46

PIKAS Escreveu:
França, Itália e Espanha estão a banir "short selling" para impedir maiores quedas nas bolsas

Os reguladores dos mercados nestes três países europeus estão a impedir as posições curtas nas empresas para impedir que as quedas se agravem. Em Portugal, todas as posições superiores a 0,1% têm de ser comunicadas à CMVM
.


in: https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... Principais

Haja alguém com bom senso.
Como de costume só na próxima semana a CMVM reagirá e, então, faz o óbvio, isto é, o mesmo. Atrasados e muito como sempre, triste sina.
Cumprimentos,


Não sendo contra que se tomem esse tipo de medidas, já o fizeram em muitas outras situações, não me parece que tenham grande efeito no aumentar ou reduzir a amplitude das quedas... isso já foi aqui debatido várias vezes, no limite até pode funcionar ao contrário, com menos liquidez a tendência pode ser para cair mais. Quem entra curto também tem de comprar para fechar posições, em muitas dessas alturas provoca movimentos de recuperação que depois são acompanhados por entradas dos longos que estão com o «dedo no gatilho». Sem esta liquidez pode muito bem não haver combustível para alimentar recuperações.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 17/3/2020 13:33

Eurico$, conforme o prometido aqui vai a resposta possível às tuas questões:

O que o Ulisses tenta justificar com o seu artigo faz sentido neste momento face à fase que se vive nos mercados, mas eu gostaria mais de ver respondida outra questão: quando param as Bolsas de cair?

Se as respostas andarem à volta de questões como diminuição de casos de infectados e consequente mortalidade podemos esperar Bolsas pelo mundo a diversas velocidades já que quase todos os países reagiram à sua maneira em vez de concertadamente? Ou seja, enquanto alguns países como a China e Coreia do Sul já têm o surto praticamente controlado outros, em particular na Europa, estão em fase ascendente de casos o que significa que os primeiros recuperarão as suas economias mais rapidamente que os segundos ou continuarão a ser arrastados pelos mais afectados sem conseguirem servir de motor que arranca com os restantes atrás?

Teremos então algumas Bolsas com melhorias enquanto outras continuam a afundar-se? Porque apesar da recuperação desses países parece-me que as suas Bolsas não estão muito melhores...


Os Estados Unidos começaram a cair por causa da China, depois afundaram por causa da Europa e afundaram ainda mais quando o surto lá chegou. E, na realidade, os Estados Unidos vão ser a chave do mercado. No fundo, mesmo Bolsas de países que têm o surto já controlado, ressentem-se sempre que os índices americanos caem porque, como sempre, eles são o farol das restantes Bolsas. Uma vez mais, os mercados apenas recuperarão quando os índices norte-americanos o fizerem.

Se a resposta para a questão "Quando param as Bolsas de cair?" for quando aparecer a vacina então, pelo que tenho lido, só daqui a um ano, ano e meio tal acontecerá, mas as Bolsas aguentam tanto tempo de quedas desta magnitude?
Aliás, aguentam os investidores? Por este andar não chegará a um ponto de implosão?


Em relação à vacina, nem vale a pena falar nisso no que toca às Bolsas, pois o surto estará controlado antes da vacina aparecer. Quando as Bolsas param de cair? Essa é a pergunta que todos querem ver respondida e ninguém sabe. Se queres um mero "feeling" pessoal, acredito que isso pode acontecer quando a situação do vírus nos Estados Unidos estiver no seu auge, quando o medo lá estiver no seu máximo, normalmente é assim que os fundos são feitos. Mas nem estou certo disso e muito menos que isso será uma recuperação para os próximos meses, porque as consequências disto na economia é ainda muito difícil de quantificar. Mas acredito que aí se possa ter um ressalto com muita força e com uma duração já interessante.

O Dow Jones já desce mais de 30% desde os máximos históricos do mês passado (friso, há um mês), quanto desce o PSI em percentagem?


Desde o seu máximo relativo, feito no dia 20 de Fevereiro, o PSI está a cair cerca de 31%.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por PIKAS » 17/3/2020 13:11

França, Itália e Espanha estão a banir "short selling" para impedir maiores quedas nas bolsas

Os reguladores dos mercados nestes três países europeus estão a impedir as posições curtas nas empresas para impedir que as quedas se agravem. Em Portugal, todas as posições superiores a 0,1% têm de ser comunicadas à CMVM
.


in: https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... Principais

Haja alguém com bom senso.
Como de costume só na próxima semana a CMVM reagirá e, então, faz o óbvio, isto é, o mesmo. Atrasados e muito como sempre, triste sina.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Porque não param as Bolsas

por RuyAzevedo » 17/3/2020 2:43

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 41
Registado: 10/3/2020 22:58

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 17/3/2020 2:06

Gente, ninguém vai pedir opinião ao Caldeirão sobre fechar ou não os mercados. Calma!


O objectivo do Caldeirão não é que os agentes do mercado tomem decisões com base no que aqui se diz, mas sim partilharmos ideias, daí não entender a tua intervenção.

Caro Eurorico$, mais daqui a pouco respondo-te ;)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por 5640533 » 17/3/2020 1:38

Gente, ninguém vai pedir opinião ao Caldeirão sobre fechar ou não os mercados. Calma!
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Porque não param as Bolsas

por artista_ » 17/3/2020 1:28

EuRico$ Escreveu:O que o Ulisses tenta justificar com o seu artigo faz sentido neste momento face à fase que se vive nos mercados, mas eu gostaria mais de ver respondida outra questão: quando param as Bolsas de cair?


És tu e uns milhões de pessoas!

EuRico$ Escreveu:Se as respostas andarem à volta de questões como diminuição de casos de infectados e consequente mortalidade podemos esperar Bolsas pelo mundo a diversas velocidades já que quase todos os países reagiram à sua maneira em vez de concertadamente? Ou seja, enquanto alguns países como a China e Coreia do Sul já têm o surto praticamente controlado outros, em particular na Europa, estão em fase ascendente de casos o que significa que os primeiros recuperarão as suas economias mais rapidamente que os segundos ou continuarão a ser arrastados pelos mais afectados sem conseguirem servir de motor que arranca com os restantes atrás?

Teremos então algumas Bolsas com melhorias enquanto outras continuam a afundar-se? Porque apesar da recuperação desses países parece-me que as suas Bolsas não estão muito melhores...

Se a resposta para a questão "Quando param as Bolsas de cair?" for quando aparecer a vacina então, pelo que tenho lido, só daqui a um ano, ano e meio tal acontecerá, mas as Bolsas aguentam tanto tempo de quedas desta magnitude?
Aliás, aguentam os investidores? Por este andar não chegará a um ponto de implosão?.


Parece-me que os mercados estarão diretamente ligados à pandemia, mas não quer dizer que parem de cair apenas quando surgir uma vacina ou quando não houver mais casos. Genericamente diria que os mercados inverterão quando perceberem que os países vão conseguir controlar a pandemia... e até me palpita que eles perceberão isso antes da maioria das pessoas!


EuRico$ Escreveu:O Dow Jones já desce mais de 30% desde os máximos históricos do mês passado (friso, há um mês), quanto desce o PSI em percentagem? Alguém sabe informar?


Basta consultares o gráfico... e é só fazer as contas! :wink:

EuRico$ Escreveu:Por este andar mais vale fazer como a figura desta fase, o urso, e hibernar.


Os mercados podem ter já feito os mínimos ou cair mais 30%. E a seguir cair 50%, mesmo assim continuarão a ter os mesmos 100% para cair... estes episódios servem bem para mostrar os perigos dos mercados, isto não é para brincar, é a sério. No caso da bolsa portuguesa é até muito difícil ganhar dinheiro, basta olhar para o gráfico e verificar que o PSI está quase em mínimos históricos...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Porque não param as Bolsas

por EuRico$ » 17/3/2020 0:53

O que o Ulisses tenta justificar com o seu artigo faz sentido neste momento face à fase que se vive nos mercados, mas eu gostaria mais de ver respondida outra questão: quando param as Bolsas de cair?

Se as respostas andarem à volta de questões como diminuição de casos de infectados e consequente mortalidade podemos esperar Bolsas pelo mundo a diversas velocidades já que quase todos os países reagiram à sua maneira em vez de concertadamente? Ou seja, enquanto alguns países como a China e Coreia do Sul já têm o surto praticamente controlado outros, em particular na Europa, estão em fase ascendente de casos o que significa que os primeiros recuperarão as suas economias mais rapidamente que os segundos ou continuarão a ser arrastados pelos mais afectados sem conseguirem servir de motor que arranca com os restantes atrás?

Teremos então algumas Bolsas com melhorias enquanto outras continuam a afundar-se? Porque apesar da recuperação desses países parece-me que as suas Bolsas não estão muito melhores...

Se a resposta para a questão "Quando param as Bolsas de cair?" for quando aparecer a vacina então, pelo que tenho lido, só daqui a um ano, ano e meio tal acontecerá, mas as Bolsas aguentam tanto tempo de quedas desta magnitude?
Aliás, aguentam os investidores? Por este andar não chegará a um ponto de implosão?

O Dow Jones já desce mais de 30% desde os máximos históricos do mês passado (friso, há um mês), quanto desce o PSI em percentagem? Alguém sabe informar?

Por este andar mais vale fazer como a figura desta fase, o urso, e hibernar.
 
Mensagens: 19
Registado: 28/3/2009 2:16
Localização: 16

Re: Porque não param as Bolsas

por artista_ » 16/3/2020 23:58

É óbvio que os mercados têm de continuar a funcionar:

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... _Destaques
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Porque não param as Bolsas

por artista_ » 16/3/2020 17:04

Flav Escreveu:Artista apenas uma constatação que devia ser óbvia. As bolsas estão na sua maioria a negociar ações dos setores de mercado que fecharam ou estão com capacidade muito reduzida por motivos de SAÚDE, i é corona virús. De uma forma indireta se as bolsas fecharem tem tb a ver com motivos de saúde.


Não me parece, estás a enviesar a perspetiva disto... as variações do mercado são definidas pelo posicionamento dos investidores, na compra ou na venda, seja quais forem as variaçoes. Os mercados não podem fechar sem um motivo de força maior.

Só para te dar um exemplo, se fechassem hoje e abrissem daqui a uma ou duas semanas, qualquer que fosse a variação dos mercados até lá (quer subissem muito ou descessem muito) haveria, milhares, ou até milhões, de investidores que teriam razões de queixa, alguns provavelmente avançariam com processos em tribunal. Mesmo aqueles que o mais certo em não fazerem nada, poderiam alegar que teriam vendido se os mercados estivessem aberto (caso os mercados caissem) ou que teriam comprado (casos os mercados subissem)! Para mim isto é tão claro que sinceramente me custa a perceber como é que alguém pensa o contrário... mas obviamente sou uma pessoa que respeita sempre opiniões conttrárias, até aquelas que me fazem mais confusão!

EDIT: Esqueci-me de responder em relação a uma situação. Se há empresas que estão fechadas devido a questões de saúde, não se colocando esse problema nos mercados de capitais, não têm os investidores os direito de se posicionar em função desses mesmos fechos?! Queres obrigar alguém que tem uma posição numa determinada empresa que todos os dias perde valor a manter a sua posição quando deseja fechá-la?! E ao cont´rário também se podem colocar muitas situações...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Porque não param as Bolsas

por Flav » 16/3/2020 16:53

Artista apenas uma constatação que devia ser óbvia. As bolsas estão na sua maioria a negociar ações dos setores de mercado que fecharam ou estão com capacidade muito reduzida por motivos de SAÚDE, i é corona virús. De uma forma indireta se as bolsas fecharem tem tb a ver com motivos de saúde.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 16/3/2020 16:52

Fico contente com isso. Acrescento que todos os sectiores que puderem funcionar sem colocar em causa a saúde pública, ou seja, que podem funcionar através de teletrabalho, é uma ajuda que se está a dar à economia, minimizando os impactos. Por exemplo, quando todos formos impedidos de sair de casa (acho que é óbvio que será uma questão de tempo, esperemos que não venha tarde demais), não vamos fechar o Caldeirão, vamos poder continuar a discutir aqui o que está a acontecer nos mercados e no mundo. O youtube, felizmente também não fechará e ajudará as pessoas a ficarem entretidas.As aulas do ensino secundário deverão tentar continuar via online. Ou seja, eu sou um grande defensor que tudo deve estar em casa (excepto o que for essencial para ter os supermercados, farmásicas e bombas aberto), mas se se puder trabalhar em casa, excelente.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por artista_ » 16/3/2020 16:50

Flav Escreveu:Artista essa tá boa, lol!! Dizes tu que os mercados existem para comprar e vender e não se deve interromper esse "fluxo milagroso do mercado, digo eu, lol" Então porque é que estão a fechar voluntáriamente ou OBRIGATÓRIAMENTE tantos setores do mercado, deve ser por não quererem imitar a santa bolsa, lol. Desculpa o tom irónico, mas há alturas em que não gosto de ver repetir os mesmos argumentos para situações tão diferentes.


Est´ão a fechar por razões de contágio da virus, mas não fecham nenhum mercado onde o perigo de contaminação não existe, eu fecharam?! Os mercados de capitais são muito específicos, não podem fechar sem razão muito objetiva. Como escrevi, fechar os mercados, de uma forma ou de outra significa enganar investidores... seja quem quer vender ou comprar, só num caso extremo deverá ser privado de o fazer, caso contrário isso criará desconfiança e falta de credibilidade no futuro, e não há nada pior que falta de confiança nos mercados!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Porque não param as Bolsas

por Flav » 16/3/2020 16:42

Ulisses obviamente respeito bastante a tua opinião, mas dá para ver que a minha é bem diferente. E acrescento sem grande interesse geral, que no meu caso nem me tenho dado mal com estas flutuações excessivas do mercado.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 16/3/2020 16:39

flav, pelo contrário, não sou nada favorável a isso. Aliás, tenho sido aqui um defensor que o Estado deve ser muito mais proactivo quer na situação da pandemia como um drama de saúde público, quer na situação económica em termos da reconstrução. Em termos de saúde pública, acho que é óbvio que tudo já devia estar fechado. Em termos da reconstrução económica, isto é como uma guerra e o apoio que os Governos puderem dar aos cidadãos e empresas vai ser decisivo para os próximos meses e anos!

O que tu não estás a perceber é que fechar as Bolsas só vai agravar o problema, não vai resolvê-lo. O que é que as pessoas e empresas ganhavam se agora os mercados fechassem um mês? Nada. Portanto, não me digas que eu defendo o deixa andar, que eu não defendo nada disso. O que eu defendo está bem expresso no artigo que escrevi.

flav, os outros sectores estão a fechar por saúde pública, ou será que não entendes isso? A Netflix fechou? As televisões fecharam?

Agora, acho piada que as pessoas acham que se deve fechar as Bolsas para os investidores perderem mais dinheiro. Não faz sentido, porque isso não impede nada. Se são investidores de curto prazo, lamento mas se ainda detêm posições cometeram erros muito graves. Se são de longo prazo, ou acreditam que o mercado está a ser irracional e se acreditam nisso (coisa que eu não acredito!) e esperam que os mercados voltem a ser racionais e nada fazem. Ou se acham que os mercados estão a ser racionais, deveriam também ter tomado outras decisões ao nível dos investimentos que têm.

abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por Flav » 16/3/2020 16:38

Artista essa tá boa, lol!! Dizes tu que os mercados existem para comprar e vender e não se deve interromper esse "fluxo milagroso do mercado, digo eu, lol" Então porque é que estão a fechar voluntáriamente ou OBRIGATÓRIAMENTE tantos setores do mercado, deve ser por não quererem imitar a santa bolsa, lol. Desculpa o tom irónico, mas há alturas em que não gosto de ver repetir os mesmos argumentos para situações tão diferentes.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Porque não param as Bolsas

por RPedroG » 16/3/2020 16:37

Totalmente de acordo com artista e com o Ulisses.

Espero que os mercados continuem abertos.
Até porque ao contrario de outros eventos (morte do Kennedy) ou ataque do 11 de Setembro isto nao é algo que vai mudar rapidamente.
No 11 de Setembro ninguem sabia exactamente o que estava por detrás.
Sobre o Corona penso que já existe bastante informacao disponivel.
É facil de ver que nao é algo que va ficar resolvido em semanas, nem em poucos meses. Por isso uma solucao dos mercados por uns dias nao vai mudar nada, só vai prejudicar os investidores.
Se fechasse por uns dias, quando abrisse caia tudo o q tinha a cair, e era pior para os investidores. Assim cada um teve (e tem) tempo para reagir como quiser.
O mercado irá descer o que tem q descer. E quando tiver descido o suficiente irá estabilizar. Como investidor prefiro poder analisar e reagir todos os dias como quiser, a estar bloqueado durante uns dias.
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: Porque não param as Bolsas

por artista_ » 16/3/2020 16:27

Flav Escreveu:No essencial tenho concordado com o Ulisses, mas parece-me existirem agora dois fatores muito importantes que podem justificar o fecho temporário das bolsas: 1) o atual estado de alerta e as medidas restritivas em toda a atividade económica em geral (não houve isso nem nada parecido no 11 de setembro) 2) a possível implementação do estado de emergência depois da reunião do Conselho de Estado.
Quanto às possíveis quedas de 30% numa eventual reabertura não vejo que seja problema de maior, pois umas poderão também cair esses valores ou mais naquilo que chamas de "crash ordenado" e outras poderão subir 30% numa posterior reabertura.
Mas como em tudo não existem respostas definitivas quando a evolução se altera ao minuto e esperemos que as principais decisões tomadas ou a tomar tenham consequências positivas.


Obviamente que fechar as bolsas nunca é solução, os mercados existem para funcionar e não para estarem fechados. Não se esqueçam que os mercados não servem só para comprar e ganhar dinheiro com subidas, muita gente precisa para vender, quer sejam bens quer seja o que for... fechá-los só num caso extremo, e quanto menos tempo melhor. De uma forma ou de outra, fechar os mercados significa enganar os investidores e isso tem um preço elevado.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Porque não param as Bolsas

por Flav » 16/3/2020 16:00

Ulisses a meu ver estás a ser um adepto incondicional da teoria do "laissez faire laissez passer" penso que é assim que se diz. Ora a história dos mercados e da atividade económica em geral tem provado que há alturas em que simplesmente não se pode deixar andar as coisas como se nada de relevante estivesse acontecendo. E julgo que históricamente estamos vivendo uma situação dessas. Além disso se estás preocupado com os perdedores, podes crer que ainda podem perder mais e como alguém diria ... num habia nexixidadede.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 16/3/2020 15:44

Portanto, o que devia ter sido feito era fechar as Bolsas há 2 semanas atrás e prejudicar todos aqueles que tinham acções e não as podiam vender. Só ainda tem acções nos mercados financeiros quem quer. Lamento dizer isto mas é mesmo assim.
Vou dar-te um bom exemplo. Na segunda-feira em que começaram as quedas eu estava optimista. Passado uma semana, depois de quedas fortes, mudei a minha posição. Alguns leitores enviaram-me e-mails a dizer que tinham vendido depois em função dessa análise. Perderam 10%. Se os tivesses impedido de vender, perderiam 40 ou 50%.

Tu achas que o mercado está a ser irracional. Eu acho que irracional seria impedir as pessoas de tomarem as decisões. Infelizmente, acho que as consequências na economia vão ser brutais. Hoje, as notícias são os infectados em Portugal, nas próximas semanas, serão os mortos, nos próximos meses será as falências e os desempregados.

Fechar a Bolsa não resolvia o problema. Agrava-o para muitos que, felizmente, puderam e podem continuar a tomar as suas decisões.

P.S Opcard,1914 é pré.história de mercados financeiros. Nasoutras situações que referes fecharam por 2 ou 3 dias que fecharam e não foi pelo pânico, mas pela falta de condições de segurança.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por Celsius-reloaded » 16/3/2020 15:42

Não especifcamen´te sobre o psi, mas sou só eu que acho que a China pode aproveitar o momento para adquirir grandes posições nas melhores empresas da Europa aproveitando esta baixa de preços?
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Porque não param as Bolsas

por Opcard33 » 16/3/2020 15:40

Ver o passado.
Em 1914, a Bolsa de Valores de Nova York fechou 6 meses só abriu em Dezembro,

Em 22 de Novembro de 1963 Morte do Kennedy penso que também fechou

Na sequência dos ataques às torres gémeas Uma semana encerrada .
Este histórico e o que se passa hoje dará pistas .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Porque não param as Bolsas

por PIKAS » 16/3/2020 15:25

Ulisses Pereira Escreveu:
Agora não vejo nenhuma vantagem em pará-las. É só adiar as perdas e impedir que os investidores possam tomar decisões.

Ulisses


Ulisses,
Discordo profundamente e quanto a mim, partes de um pressuposto falso.
Pressupões que, por exemplo, perdas de 5%/dia em 10 dias indubitavelmente darão na reabertura ao 11º dia uma queda de 50%. Para mim isso é falso, não é nada disto.
Estas quedas estão assentes no pânico, realço pânico, existente nos mercados. O pânico está instalado e há por aí inúmeras decisões de venda e compra completamente irracionais ( e outras bem racionais de abutres que rondam os mercados, assustando e aguardando que haja carne morta, tal como já está a acontecer ).
As empresas ( sobretudo aquelas que se podem considerar boas empresas, bom mercado, bons produtos, boa gestão, financeiramente sólidas ) não fecharam, continuam. Quando isto acalmar continuam a ter clientes compradores, produto para vender, a gestão sabe o que o faz e financeiramente estarão abaladas mas aguentaram-se.
O que mudou? apenas o acalmar, o sair do estado de pânico, o tal pânico que leva a que os investidores tomem decisões de medo ou de ganância, logo irracionais.
Mas estes vão ser cilindrados e na sua vida nunca mais quererão ouvir falar de mercados. São clientes que se perdem nesta roleta bolsista; e mais: clientes que farão muita publicidade negativa. E não há mercado que viva sem os pequenos ( alguns não tão pequenos ) investidores. Deixem isto aos grandes fundos e é grilo a papar grilo.
E se os mercados fechassem 2, 3 ou 4 semanas ou mais?
Certamente abririam a perder mas não em percentagem igual à soma das perdas dessas 2, 3 ou 4 semanas ou mais ( os tais 5%x10 dias do exemplo ). Mas, sobretudo, abriria um mercado mais ou menos estabilizado ( até pela certeza que se destabilizar muito volta a fechar logo ).
O que a CMVM está a fazer ao PSIzito18 é dar-lhe a certidão de óbito. Vão sobrar meia dúzia de empresas e alguns tubarões sem peixinhos para comerem porque os peixinhos nem disto quererão ouvir falar.
Adaptando a frase do antes Alqueva: FECHEM, PORRA.
Cumprimentos,

Em tempo: o bebé está farto de levar chapadas: foi o 25 de abril de 74, foi o gato por lebre do Cavaco, foi o BES, BANIF e mais do Passos e agora esta do Costa é para dizer que o defunto PSI esatrá mesmo morto.
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Porque não param as Bolsas

por Flav » 16/3/2020 13:43

A meu devem ser relativizadas algumas reações pontuais nos mercados. Por enquanto ainda é importante saber qual a tendência após determinadas medidas ( e isso pode ver-se ao longo de algumas sessões) e não a reação pontual.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Porque não param as Bolsas

por Opcard33 » 16/3/2020 13:36

Li e concordo , vejam o resultado das medidas da FDE tem um efeito contrário ao desejado deu um sinal negativo aos mercado .

O que se pode discutir É se devemos cancelar a vendas a descoberto , penso que em Espanha e Itália essa medida está tem vigor e não faz parar as quedas penso que até as agrava .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], J.f.vieira, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 301 visitantes