Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Porque não param as Bolsas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Porque não param as Bolsas

por artista_ » 18/3/2020 17:13

Investbem Escreveu:Artista,
Certezas ninguem tem de nada, nem sou dos que me importo qual o motivo da cotação subir ou descer, a não ser por motivos de froça maior/catastrofes, já aqui disse várias vezes nos ultimos anos isto. Mas aqui acho que é obvio, ou então grande parte das cotadas mundiais estão lastimaveis.


Se daqui a umas semanas meses estiverem 50% abaixo do que estão hoje, o que vais dizer? O que é que é óbvio?! E se é tão óbvio compra, do que é que estás à espera?!

Investbem Escreveu:Carissimo, não vais ter conhecimento nem de 1/10 das empresas que vão fechar, consequencia desta pandemia.


Esta afirmação é um paradoxo, ou seja, achas que vão falir muitas empresas, que certamente reduzirão os lucros de muitas outras, mas achas que os mercados deviam ter fechado há 3 semanas?!? Ou seja, que as têm que se aguente com os prejuízos! :oh:


Investbem Escreveu:Quais processos? Nos EUA, após o 11 de setembro, as bolsas fecharam uma semana (tempo que acharam necessario para acalmar os mercados) e ninguee processou ninguem, e não era um risco tão elevado como este. A propria bolsa no Brasil nessa altura também fechou (não sei quanto tempo tempo).


Estás enganado, fecharam 3 ou 4 sessões, mas não para defender as cotações dos títulos, ou porque tivessem medo do pânico dos investidores. Fecharam porque havia informações de que podiam ocorrer mais atentados, sendo que o edifício das bolsas era, obviamente, um dos que mais riscos de tinha de ser um alvo!


Investbem Escreveu:As cotadas são suspensas por tempo indeterminado quando há uma OPA, e onde estão os precessos??? Quem se preocupa com a liquidez que cada um precisa???


A sério qu estás a comparar com o tempo em que deixam de negociar por causa de uma OPA?! No comments :wall: :wall: :wall:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Porque não param as Bolsas

por Marco Martins » 18/3/2020 17:09

Sim, o mercado bolsista deverá transmitir o valor que os investidores dão às empresas nos melhores e nos piores momentos.

Já agora (Independentemente de ser a favor ou não), em que situações a bolsas devem parar?

Caso houvesse um tsunami no litoral norte, ou sul, ou caso houvesse um terramoto, quem decidiria o fecho? Sempre a CMVM?
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Porque não param as Bolsas

por artista_ » 18/3/2020 17:04

Flav Escreveu:A meu ver continuam a opinar sobre o funcionamento geral dos mercados sem atender a verdadeiras situações de exceção que passam ao lado de justificações mais simplistas sobre o funcionamento dos mercados. Não é o fim do mundo se os mercados fecharem durante um período considerado necessário e bem avaliado por quem DEVE tomar decisões.


O problema é que quem acha que os mercados deviam fechar não respondem a coisas simples que eu e outros temos colocado:

1. Não acham que os mercados perdiam grande parte da credibilidade?
2. Como é que se pode negar a qualquer investidor o ajuste da sua posição ao longo dos acontecimentos? Mesmo que não façam nada, não podem dizer que não fizeram porque não puderam..
3. Estarem fechado adiantaria alguma coisa? As cotações não ajustariam o que tiverem para ajustar?
4. Alguém acha que devem fechar quando as cotações sobem irracionalmente? (se é que alguém consegue determinar com certeza quando é que estão a ser irracionais? Eu acho que ninguém)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 18/3/2020 17:01

Flav, quando defendes uma coisa convém apresentares argumentos. Já escreveste vários posts e não apresentaste nem um argumento (nem digo se são válidos ou não, não apresentaste um único apesar de já te ter perguntado há varios posts atrás). Sugiro-te que vás buscar alguns ao Investbem.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por Investbem » 18/3/2020 16:57

artista_ Escreveu:
Investbem Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Flav, ressalvo o que escrevi 2 vezes no artigo para que não hajam dúvidas: Se parar as Bolsas for uma decisão tomada para efeitos de contenção de vírus, sou sempre a favor, como sou a favor de qualquer medida que vise parar a pandemia. Mas não é esse o tema do artigo (até porque as Bolsas funcional, hoje em dia, de uma forma automática, podendo funcionar remotamente).

Agora não vejo nenhuma vantagem em pará-las. É só adiar as perdas e impedir que os investidores possam tomar decisões. E pará-las, depois de terem algumas das maiores quedas da História ainda faria menos sentido. A menos que (e ressalvo porque há sempre alguém que vai ler isto e não vai perceber bem) essa seja uma decisão de saúde pública.

Abraço,
Ulisses


Que neste momento não faz sentido fechar, até estou de acordo, agora a minha opinião é que elas deviam ter fechado há 3 semanas atrás.


Ou seja, fechavam há 3 semanas e abriam quando?! Se abrissem hoje abriam a cair 20 ou 30%, havia muito mais pessoas com razões de queixa do que o contrário, todos os dias é uma oporunidade que todos têm de ajustar as suas posições, seja para que lado for, estando fechados seria enganar as pessoas... olha eu era um deles, porque fechei as minhas posições há 2 ou 3 semanas, e se fechassem obrigavam-me a ter de assumir perdas significativas... quando vendi sabia que iam continuar a cair? Não, mas tive a possibilidade de sair, eu e todos os investidores... Se daqui a umas semanas estiver 30% abaixo do que está vais continuar a dizer que deviam ter continuado fechados! Mas se subir está tudo bem...


Investbem Escreveu:Parece-me claro que as quedas deste ultimo mês (+-), são claramente pelo pânico causado com o aparecimento deste vírus e não por algum motivo intrínseco às cotadas.


Parece-te, mas tens a certeza? Alguém tem?! Claro que não... então e agora? nos próximos dias, continuará a haver pânico? Ninguém sabe...


Investbem Escreveu:Reabriam quando terminasse o teletrabalho e a quarentena, como está a acontecer com milhares de empresas.


Boa, se isto durar meses haver´á tantas falências que muitos dos investidores perdiam tudo, sem nunca lhes terem dado a possibilidade de fechar as suas posições. Mesmo que as coisas corram bem, haveria sempre um ajuste brutal no fim... seria pior a «emenda que o soneto», com essa medida não seriam apenas algumas empresas a falir, seriam os próprios mercados (em que assenta grande parte do desenvolvimento das economias desenvolvidas) a falir, tal era o descrédito em que cairiam... quem é que depois disso estaria seguro a meter dinheiro nos mercados?! E, como já disse, haveria rios de processos, em tribunal, de investidores contra as autoridades reguladoras...


Artista,
Certezas ninguem tem de nada, nem sou dos que me importo qual o motivo da cotação subir ou descer, a não ser por motivos de froça maior/catastrofes, já aqui disse várias vezes nos ultimos anos isto. Mas aqui acho que é obvio, ou então grande parte das cotadas mundiais estão lastimaveis.
Carissimo, não vais ter conhecimento nem de 1/10 das empresas que vão fechar, consequencia desta pandemia.
Quais processos? Nos EUA, após o 11 de setembro, as bolsas fecharam uma semana (tempo que acharam necessario para acalmar os mercados) e ninguee processou ninguem, e não era um risco tão elevado como este. A propria bolsa no Brasil nessa altura também fechou (não sei quanto tempo tempo).
As cotadas são suspensas por tempo indeterminado quando há uma OPA, e onde estão os precessos??? Quem se preocupa com a liquidez que cada um precisa???
Quanto aos mercados perderem mais se fechassem, respondo como tu me respondeste, achas que perdiam, tens a certeza? Não! Ninguem tem, são apenas medidas com que uns concordam e outros não.
Penso que já comentei todas as questões por ti colocadas.
Esta é a minha opinião, agora cada um tenha a sua.
Abraços, aguardemos e protejam-se o mais possivel.
Editado pela última vez por Investbem em 18/3/2020 17:12, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: Porque não param as Bolsas

por Flav » 18/3/2020 16:46

A meu ver continuam a opinar sobre o funcionamento geral dos mercados sem atender a verdadeiras situações de exceção que passam ao lado de justificações mais simplistas sobre o funcionamento dos mercados. Não é o fim do mundo se os mercados fecharem durante um período considerado necessário e bem avaliado por quem DEVE tomar decisões.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Porque não param as Bolsas

por artista_ » 18/3/2020 16:34

Investbem Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Flav, ressalvo o que escrevi 2 vezes no artigo para que não hajam dúvidas: Se parar as Bolsas for uma decisão tomada para efeitos de contenção de vírus, sou sempre a favor, como sou a favor de qualquer medida que vise parar a pandemia. Mas não é esse o tema do artigo (até porque as Bolsas funcional, hoje em dia, de uma forma automática, podendo funcionar remotamente).

Agora não vejo nenhuma vantagem em pará-las. É só adiar as perdas e impedir que os investidores possam tomar decisões. E pará-las, depois de terem algumas das maiores quedas da História ainda faria menos sentido. A menos que (e ressalvo porque há sempre alguém que vai ler isto e não vai perceber bem) essa seja uma decisão de saúde pública.

Abraço,
Ulisses


Que neste momento não faz sentido fechar, até estou de acordo, agora a minha opinião é que elas deviam ter fechado há 3 semanas atrás.


Ou seja, fechavam há 3 semanas e abriam quando?! Se abrissem hoje abriam a cair 20 ou 30%, havia muito mais pessoas com razões de queixa do que o contrário, todos os dias é uma oporunidade que todos têm de ajustar as suas posições, seja para que lado for, estando fechados seria enganar as pessoas... olha eu era um deles, porque fechei as minhas posições há 2 ou 3 semanas, e se fechassem obrigavam-me a ter de assumir perdas significativas... quando vendi sabia que iam continuar a cair? Não, mas tive a possibilidade de sair, eu e todos os investidores... Se daqui a umas semanas estiver 30% abaixo do que está vais continuar a dizer que deviam ter continuado fechados! Mas se subir está tudo bem...


Investbem Escreveu:Parece-me claro que as quedas deste ultimo mês (+-), são claramente pelo pânico causado com o aparecimento deste vírus e não por algum motivo intrínseco às cotadas.


Parece-te, mas tens a certeza? Alguém tem?! Claro que não... então e agora? nos próximos dias, continuará a haver pânico? Ninguém sabe...


Investbem Escreveu:Reabriam quando terminasse o teletrabalho e a quarentena, como está a acontecer com milhares de empresas.


Boa, se isto durar meses haver´á tantas falências que muitos dos investidores perdiam tudo, sem nunca lhes terem dado a possibilidade de fechar as suas posições. Mesmo que as coisas corram bem, haveria sempre um ajuste brutal no fim... seria pior a «emenda que o soneto», com essa medida não seriam apenas algumas empresas a falir, seriam os próprios mercados (em que assenta grande parte do desenvolvimento das economias desenvolvidas) a falir, tal era o descrédito em que cairiam... quem é que depois disso estaria seguro a meter dinheiro nos mercados?! E, como já disse, haveria rios de processos, em tribunal, de investidores contra as autoridades reguladoras...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 18/3/2020 16:27

Se a empresa tiver o mesmo valor hoje que tem daqui a 1 ano, não é a percentagem que impede os investidores de voltarem para as acções.

Os mercados são guiados pelo medo e pela ganância. Não podemos fechar as Bolsas quando há medo e quando há ganância deixá-las abertas. Fazer isso é negar o princípio dos mercados de capitais.

Se fechassem as Bolsas, milhões de investidores nunca mais sentiriam confiança num mercado em que não podem vender as suas acções quando assim o desejam. Respeito a tua opinião, naturalmente, mas não queria deixar de acrescentar estes argumentos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por Investbem » 18/3/2020 16:20

Ulisses Pereira Escreveu:Investbem, se dizes que as Bolsas não vão recuperar é porque o problema não foi o pãnico, foi outro. O problema é mesmo esse. Por muito que custe admitir.


Ulisses, agora és tu que não estás atento ao que escrevo, não disse que vão ou não recuperar, disse que cair 50% não é o mesmo que recuperar 50%. Se um papel cotar a 15€ e cair 50%, vem para 7.5€, mas para voltar aos 15€ tem de subir 100%. E não acontece ao mesmo ritmo em 99,9% dos casos.
Mas são opiniões..., no meu caso sai a parder cerca de 8%, não considero nada de extraordinário, mas não é por ter conseguido sair que concordo com a opção de não terem fechado.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 18/3/2020 16:09

Investbem, se dizes que as Bolsas não vão recuperar é porque o problema não foi o pãnico, foi outro. O problema é mesmo esse. Por muito que custe admitir.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por Investbem » 18/3/2020 16:07

Ulisses Pereira Escreveu:Investbem, se tu achas que elas caíram por pânico então não te precisas de preocupar que rapidamente voltam ao normal. O que é que fechar as Bolsas te ajudava a ti ou à Economia?

Mais... se o impacto disto para a Economia já vai ser mau, fechar as Bolsas ajudaria ainda mais a agravar essa situação. Por outro lado, se fechares as Bolsas estás a impedir quem precisa de liquidez que tem nas acções de a conseguir.

Abraço,
Ulisses


Sabes bem que cair 50% não é igual recuperar outros 50%, nem ao mesmo ritmo, na maioria dos casos. Fechar as bolsas não permitia que as pessoas tomassem decisões sob influencia de panico.

Quanto ao teu segundo parágrafo, ficar com falta de liquidez é também um risco de quem anda nas bolsas, se houver uma OPA e estiveres investido, bem podes precisar de liquidez, aguentas até levantarem a suspensam do titulo. Sabes bem que asism é.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 18/3/2020 15:57

Investbem, se tu achas que elas caíram por pânico então não te precisas de preocupar que rapidamente voltam ao normal. O que é que fechar as Bolsas te ajudava a ti ou à Economia?

Mais... se o impacto disto para a Economia já vai ser mau, fechar as Bolsas ajudaria ainda mais a agravar essa situação. Por outro lado, se fechares as Bolsas estás a impedir quem precisa de liquidez que tem nas acções de a conseguir.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por Investbem » 18/3/2020 15:37

Ulisses Pereira Escreveu:Flav, ressalvo o que escrevi 2 vezes no artigo para que não hajam dúvidas: Se parar as Bolsas for uma decisão tomada para efeitos de contenção de vírus, sou sempre a favor, como sou a favor de qualquer medida que vise parar a pandemia. Mas não é esse o tema do artigo (até porque as Bolsas funcional, hoje em dia, de uma forma automática, podendo funcionar remotamente).

Agora não vejo nenhuma vantagem em pará-las. É só adiar as perdas e impedir que os investidores possam tomar decisões. E pará-las, depois de terem algumas das maiores quedas da História ainda faria menos sentido. A menos que (e ressalvo porque há sempre alguém que vai ler isto e não vai perceber bem) essa seja uma decisão de saúde pública.

Abraço,
Ulisses


Que neste momento não faz sentido fechar, até estou de acordo, agora a minha opinião é que elas deviam ter fechado há 3 semanas atrás. Parece-me claro que as quedas deste ultimo mês (+-), são claramente pelo pânico causado com o aparecimento deste vírus e não por algum motivo intrínseco às cotadas. Reabriam quando terminasse o teletrabalho e a quarentena, como está a acontecer com milhares de empresas. E aqui não está em causa o ele subir ou descer, mas sim o motivo disso acontecer, temos o exemplo das Filipinas.
Afinal não se suspende a negociação quando há um disparo forte, quando há uma OPA, etc..., aqui devia-se ter procedido da mesma maneira. Ou então quando há OPA's, disparos violentos na cotação, etc, também não se suspenda, deixem-na correr.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: Porque não param as Bolsas

por artista_ » 18/3/2020 15:16

Cem pt Escreveu:Se não se conseguem interiorizar factores causadores de grande volatilidade, que podem obviamente causar grandes descidas muitas vezes abruptas, pergunto então, para quem é adepto do fecho dos mercados, se não será melhor inventar uma Bolsa com uma regra de que só se aceitam subidas de preços nas cotações?!


Exato, como já escrevi antes, fechar os mercados significará enganar os investidores, tirar-lhe o direito a irem ajustando as suas posições à evolução disto tudo. E levaria provavelmente até a que houvesse quem levasse isso para tribunal...

Com um raciocínio desse género também se deviam fechar as bolsas nos períodos explosivos em que as cotações sobrem muito além da racionalidade, porque certamente esses movimentos vão fazer com que alguns ganhem muito, mas haverá também alguns a perder muito. A questão é que, em cada momento, ninguém pode garantir nada, nem que os mercados estão a subir de mais, nem que estão a cair de mais.

Quem tem posições longas só deverá estar preocupado com os eventuais danos económicos e financeiros provocados nas empresas de que são acionistas. Se acharem que são pequenos elas acabarão por recuperar, quando isto estiver resolvido.

Eu costumo escrever muitas vezes, posições nos mercados de capitais só com a consciência que, no limite, posso perder esse dinheiro todo, mesmo que eu faça tudo para reduzir os riscos de perder dinheiro, quanto mais de perder tudo... o que me parece estranho é entrar à espera que as coisas subam e, quando os mercados continuam a cair, querer que estes fechem! :shock:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 18/3/2020 13:23

Flav, o problema é que não encontraste ainda um argumento que justificasse isso. Se for para conter o vírus, estou certo que todos aplaudiríamos, mas não parece ser esse o caso que estás a defender.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por Flav » 18/3/2020 13:19

As regras do jogo PODEM ser alteradas quando há motivos sérios para isso.
E para o Cem eu não sou a favor que fechem as bolsas porque estão a cair. Só por esse motivo seria uma parvoíce ( sem interesse mas até ganhei oiros com isso). Mas porra (desculpem a palavra) a situação é bastante mais complexa.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Porque não param as Bolsas

por JohnyRobaz » 18/3/2020 13:06

Pelos motivos já aqui explicados, sou totalmente contra o fecho das bolsas. Isso é a única coisa que defende o accionista, dando-lhe a liberdade de sair das suas posições ou manter. Como o Cem disse, são as regras do jogo, e só joga nelas quem quer.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Porque não param as Bolsas

por Cem pt » 18/3/2020 12:59

Acho curioso que se façam apelos ao fecho das Bolsas essencialmente nos dias em que os mercados caem.

Quem mete dinheiro nos mercados tem de ter consciência que se trata de um negócio de risco em que as cotações tanto podem subir como descer, são as regras do jogo! As possibilidades e causas das subidas e descidas são múltiplas para tomarmos as nossas decisões, incluindo a de termos de pesar factores terríveis como as guerras, que é certamente a situação mais similar em que nos encontramos.

Se não se conseguem interiorizar factores causadores de grande volatilidade, que podem obviamente causar grandes descidas muitas vezes abruptas, pergunto então, para quem é adepto do fecho dos mercados, se não será melhor inventar uma Bolsa com uma regra de que só se aceitam subidas de preços nas cotações?!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Porque não param as Bolsas

por Flav » 18/3/2020 12:31

Só uma pergunta. Será que nem um provável anúncio de estado de emergência é suficiente para fechar a nossa bolsa!!?? Se não for isso a manter-se "firme e hirta" não há mesmo nada que a derrube, lol. Eu sei que há alguns a ganhar com a manutenção das bolsas abertas, mas julgo que uma larga maioria, incluindo as proprias empresas negociadas estão perdento muito e é sobretudo a pensar nesses que julgo se justifica o fecho das bolsas. Disso não virá mal de maior ao mundo (designadamente aos mercados financeiros) dadas as circunstâncias muito excecionais em que tal seria feito.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Porque não param as Bolsas

por Flav » 18/3/2020 12:31

Só uma pergunta. Será que nem um provável anúncio de estado de emergência é suficiente para fechar a nossa bolsa!!?? Se não for isso a manter-se "firme e hirta" não há mesmo nada que a derrube, lol. Eu sei que há alguns a ganhar com a manutenção das bolsas abertas, mas julgo que uma larga maioria, incluindo as proprias empresas negociadas estão perdento muito e é sobretudo a pensar nesses que julgo se justifica o fecho das bolsas. Disso não virá mal de maior ao mundo (designadamente aos mercados financeiros) dadas as circunstâncias muito excecionais em que tal seria feito.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Porque não param as Bolsas

por Ogratuito » 18/3/2020 0:32

Engraçado. De repente há milhões em todo o lado. Vejam lá, se o gastam bem.
Em relação ao short selling , alguém tem dados da percentagem nas bolsas mundiais ?
Obrigado.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Porque não param as Bolsas

por EuRico$ » 18/3/2020 0:01

Ulisses, agradeço os esclarecimentos prestados à(s) questão(ões) por mim colocada(s).

Relativamente a isto:

Ulisses Pereira Escreveu:França fala em medidas no total de 345 mi milhões de euros e Espanha 200 mil milhões! São números impressionantes para não deixar a economia morrer. Os Estados Unidos preparam-se também para anunciar medidas sem precedentes. Algo que achei muito interessante foi o Governo francês dizer que considera nacionalizar muitas das empresas que forem à falência.

Abraço,
Ulisses


Quanto ao governo português já há algum plano ou medidas de apoio semelhantes ou continua apenas a ser reactivo e avulso?

E já agora, para que serve a "união" ("u" minúsculo propositado) Europeia senão, mais que tudo, para fases como esta?
Pelo contrário, cada país parece tomar as suas medidas, sem concertação com os parceiros, em reacção, por vezes, às medidas tomadas por outros.
A maioria dos cidadãos de cada país, salvo raras excepções, parece comportar-se melhor nesta situação e com mais consciência do que os seus líderes políticos que deveriam inspirar e indicar o caminho.

Na Europa parece não se aprender com a História, cada um vive e continua a viver muito virado para dentro, ficando a solidariedade ao largo. Unida só nas (poucas) horas boas, nas más, nem por isso.
Receio que, mais uma vez, os países do sul voltem a ser os mais prejudicados e esquecidos.
 
Mensagens: 19
Registado: 28/3/2009 2:16
Localização: 16

Re: Porque não param as Bolsas

por Marco Martins » 17/3/2020 19:28

Ulisses Pereira Escreveu:França fala em medidas no total de 345 mi milhões de euros e Espanha 200 mil milhões! São números impressionantes para não deixar a economia morrer. Os Estados Unidos preparam-se também para anunciar medidas sem precedentes. Algo que achei muito interessante foi o Governo francês dizer que considera nacionalizar muitas das empresas que forem à falência.

Abraço,
Ulisses


A nacionalização até pode fazer sentido, mas para isso tem de existir um plano estratégico.
Sei que nenhum país está preparado para uma situação destas... mas se calhar deveriamos estar... afinal de contas existem tantos estudos feitos por causa de possíveis terramotos e continuidade de negócio para o país...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 17/3/2020 16:59

França fala em medidas no total de 345 mi milhões de euros e Espanha 200 mil milhões! São números impressionantes para não deixar a economia morrer. Os Estados Unidos preparam-se também para anunciar medidas sem precedentes. Algo que achei muito interessante foi o Governo francês dizer que considera nacionalizar muitas das empresas que forem à falência.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Porque não param as Bolsas

por Marco Martins » 17/3/2020 13:57

Ulisses Pereira Escreveu:...No fundo, assistimos ao "crash" mais ordeiro da história das bolsas. Negoceio desde 1992 e este é um dos momentos mais dramáticos que os mercados vivem. Mas não culpe o mercado por perder dinheiro. Todos tivemos tempo para tomar as nossas decisões. O problema é que, tal como a sociedade em geral, os mercados desvalorizaram este vírus durante muito tempo. Até que ele os infectou.....


Gostei desta tua frase em relação ao "crash" ordeiro :) e realmente assim parece.

Em relação aos mercados, (a juntar ao covid-19) houve a infelicidade de se juntar uma crise petrolifera em paralelo que ainda não sabemos bem o real impacto... por exemplo a bolsa do Brasil deverá estar a descer mais devido ao petróleo do que devido ao vírus. A Rússia, também depende do petróleo e do gás que vem para a europa e tendo em conta a redução de consumo e de preços poderão também ter problemas.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], fatura.pt, Google Adsense [Bot], m-m, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, zulu404 e 429 visitantes