Página 1 de 1

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 17:03
por djovarius
De facto, o corte dos juros tem de ser feito muito por causa da inversão da curva de rendimentos.

É muito perigoso, Ulisses, ter juros elevados (salvo seja) a 30 dias, 6 meses, um ano em comparação com o juro a dez anos.
Isso pode levar a crises de liquidez, pode levar a especulação forte, como "shortar" títulos a dez anos (juro baixo) para entrar longo em papéis de curto prazo (juro alto), etc, etc...
A curva de rendimentos invertida era normal em tempos de alta inflação. Em tempos de inflação baixa, é uma bomba para os mercados.
Esteve bem a FED em baixar os juros, sinalizando mais baixas. Assim, os tubarões não poderão fazer "trades" a apostar na curva invertida, pois ela vai ficar mais "flat" que o mar algarvio em dia de nortada. :D

O ideal serão juros zero com um pequeno QE diferente do antigo. Nos EUA e na China pode dar para fazer. Na Europa, não estou bem a ver onde está a munição do BCE para isso. Por outro lado, há países da área do EUR que têm excelentes situações a nível do défice / dívida e que poderão ser mais "solidários"...

Abraço

dj

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 16:59
por fjcbolsa
Parece que o RSI está a precisar de aliviar mais um pouco de novo :-k
Talvez para depois levar o PSI abaixo dos 4000pts :?:

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 16:51
por Ulisses Pereira
Djovarius, no tópico do Coronavírus falaste do crédito fiscal que tens defendido e que o FMI fala hoje nele. Lá está a ser mais para questões de saúde, por isso respondo-te aqui. Faz muito mais sentido o que o corte agressivo de taxas que coloca os States próximos do zero. Creio que Trump e os seus pares avançarão com medidas nesse sentido, sendo que acredito que as próximas medidas serão apresentadas num dia que não seja de um "selloff" porque nestes dias, as notícias apenas fazem cócegas.

Abraço,
Ulisses

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 15:46
por Ulisses Pereira
Isto foi escrito na Sexta-feira à hora do almoço mas creio que é algo que é decisivo nestas alturas:

Não são apenas as pessoas que estão infectadas com o novo coronavírus, os mercados também estão. Muitos têm sido os corajosos que têm tentado entrar, acreditando que está já curado e pronto para correr de novo. Mas o mercado está cheio de heróis sem cabeça, de falsos faquires que teimam a apanhar facas a cair. Haverá muitos ressaltos e subidas fortes nos próximos tempos, como é próprio depois de quedas violentas. Mas não há ainda qualquer sinal de força consistente e, enquanto isso não suceder, há que respeitar a fraqueza de um mercado contaminado.

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 15:28
por BearManBull
Ulisses Pereira Escreveu:luis, normalmente não são os milagres que salvam os mercados. Vai haver uma altura em que os mercados passarão a ignorar o coronavírus, saírão más notícias eos mercados não cairão.


Verdade quem seguiu o tema BREXIT tem aí um bom exemplo, de um momento para o outro podia ser o fim do mundo pelo brexit e os mercados simplesmente ignoravam as noticias.


Para mim a grande questão é se vamos ou não entrar em bear market. Na Europa parece inevitável mas nos USA ainda tem o benefício da dúvida.

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 15:24
por Ulisses Pereira
A volatilidade é tão grande em dias como o de hoje que o risco de actualizar um gráfico é que, passado uns minutos, já pode estar muito longe do que aqui publico. Mas tem que ser. :)

O gráfico mostra bem como as subidas na semana passada foram um mero aliviar da "sobrevenda", por isso deixei lá em cima o RSI para poderem ver isso.

Abraço,
Ulisses

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 15:18
por djovarius
Boas,

Dia com circuit-braker nos EUA. Estava bom de adivinhar graças à "brincadeira" Saudita. Enfim!!

Desta vez tenho uma pequena discordância com um detalhe que o nosso Ulisses afirma no artigo.
A Reserva Federal não tinha outra hipótese, devido aos juros do mercado.
A curva de rendimentos estava a ficar invertida até demais. A única hipótese de acabar com essa inversão são juros a 0.25% (taxa de desconto) ou mesmo, se a situação se prolongar, juros zero ou ligeiramente negativos. Depois, a coisa logo normaliza.

Eu sei que isto é polémico, mas não há outra hipótese. O problema é o prolongamento no tempo dessas políticas. Esse foi o problema que leva a que a zona EUR não tenha quase nenhuns mecanismos para combater crises, ainda que de curto prazo.
Eu achava que a crise do vírus seria má, mas apenas nos primeiros meses do ano. Agora, com a guerra do petróleo, vamos ter mais instabilidade ainda...

Abraço

dj

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 15:16
por Opcard33
O mercados estavam prontos para o mergulho , apenas precisam do detonador , que por acaso foi o CoronaVirus , podia ser um míssil do Trump ou um extremista do partido democrata com hipóteses de ganhar .

Mas não é um fim do mundo , acredito que iremos alterar os nossos comportamentos e vão aparecer boas oportunidades , é nisso que devemos começar a pensar do centro do mundo na China pararemos para blocos regionais

Vamos pensar que sector ou empresas tirarão benefício deste novo mundo eu estou a procura ...peço ajuda.

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 15:07
por Ulisses Pereira
luis, normalmente não são os milagres que salvam os mercados. Vai haver uma altura em que os mercados passarão a ignorar o coronavírus, saírão más notícias eos mercados não cairão. Resta esperar por essa altura. Por agora, tal como nas últimas 2 semanas, serão milhares de heróis a apanhar facas a cair. Um terá sorte. Os outros vão ficando sem dedos.

Abraço,
Ulisses

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 13:58
por MarcoAntonio
luislobs Escreveu:mercados precisam da vacina rapido ou contençao tipo china em cada regiao com casos detetados...

resto de acordo Ulisses :clap:



Não é possível acelerar uma vacina. A vacina, na melhor das hipóteses, só estará disponível para o público em geral dentro de um ano.

Simplesmente não é possível acelerar o processo porque não se pode disseminar uma vacina sem estar certíssimo que o seu efeito é positivo, o que exige para além do seu desenvolvimento, vários estágios de teste/ensaio.


Quando os média dizem que os laboratórios estão a trabalhar numa vacina e que poderá estar pronta em semanas (em diversas notícias avulso), é pronta para os primeiros ensaios, não é pronta para estar disponível para o público em geral.

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 13:51
por luislobs
mercados precisam da vacina rapido ou contençao tipo china em cada regiao com casos detetados...

resto de acordo Ulisses :clap:

Re: Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 13:46
por Ulisses Pereira
Obviamente que o que aconteceu hoje, acrescenta algumas coisas ao artigo. Por isso, vou usar este tópico para ir actualizando gráficos ao longo do dia de hoje e algumas notas importantes do mercado.

A primeira nota que queria deixar é que se aquilo que está a acontecer nos principais índices europeus acontecesse com o S&P, a cotação teria sido suspensa 15 minutos. Quando o S&P cai 7% numa sessão, a sessão é interrompida durante 15 minutos. É retomada e se estiver a cair 13% a sessão é novamente suspensa por 13%. Se a queda for superior a 20%, o mercado reabre apenas no dia seguinte.

Abraço,
Ulisses

Ascensão e queda das bolsas infectadas

MensagemEnviado: 9/3/2020 13:36
por Ulisses Pereira
Foi hoje publicado o meu artigo intitulado "Ascensão e queda das bolsas infectadas". É verdade que o artigo foi escrito na passada Sexta-feira, de forma a sair hoje na edição de papel, mas mantém-se extremamente actual, em função do que está a acontecer hoje nos mercados.

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao ... asNoticias

Abraço,
Ulisses