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Forex - Smart Money - Psicologia e Dinâmica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Forex - Smart Money - Psicologia e Dinâmica

por The_Herd » 16/2/2020 20:05

Abri este tópico numa tentativa de expor ideias sobre o forex que fui reunindo nas minhas pesquisas e reunir opiniões diferentes sobre este mercado porque, julgo que o Forex em Portugal tem um grande potencial de crescimento e é um dos mercados que mais rentabilidade pode dar a cada um dos participantes.

Por outro lado, encontra-se pouca informação em Português.

Eu sou apenas um trader autodidata com 2 anos de experiência em Forex e com certeza tenho concepções erradas e gostaria de evoluir e consolidar os conhecimentos que tenho pois, depois de ler alguns tópicos deste forum notei que existem traders com muita experiência. Em último caso este tópico servira como uma ordenação de ideias sobre o forex.

Este tópico será extenso mas com informação com muita mais valia para o leitor que no final ficará com uma percepção da dinâmica e psicologia do mercado Forex.



INTRODUÇÃO

Se você deseja negociar e ter sucesso consistente ao longo de muitos anos ou décadas, sua negociação deve ser baseada em conhecimento real e sólido. Você precisa usar vantagens no mercado que funcionem para sempre.

A negociação consistentemente bem-sucedida não é um produto da sorte. É o resultado da aplicação do conhecimento sobre o funcionamento interno dos mercados financeiros!

O objectivo deste tópico é explicar o meu entendimento desse negócio de comércio infestado, manipulado e com muitos serviços fraudulentos.


VOCÊ PRECISA DE VANTAGENS DE NEGOCIAÇÃO QUE FUNCIONEM PARA SEMPRE

Você precisa de vantagens comerciais que funcionem para sempre para ter sucesso consistente nas negociações ao longo de muitos anos e décadas. As duas constantes a seguir dos mercados financeiros que sempre mudam sempre devem fornecer a base para sua carreira comercial de sucesso:

1. O comportamento sempre repetitivo do SMART MONEY
2. Tendências e Tendências Aninhadas

Essas duas características dos mercados financeiros constituem as vantagens comerciais confiáveis que existem há 100 anos, elas existem hoje e, mais importante, elas existirão no futuro. Os métodos de negociação que descreverei neste tópico são baseados nessas duas vantagens. Depois de aprender a usar essas vantagens correctamente, você poderá negociar com sucesso em qualquer mercado financeiro líquido.


UM FACTO CHOCANTE SOBRE OS MERCADOS FINANCEIROS

O primeiro fato chocante:

Os mercados financeiros não são impulsionados principalmente por compradores e vendedores, pelo que o poder maior de um grupo determina a direcção do movimento dos preços. Todos os mercados financeiros são impulsionados principalmente pelo SMART MONEY!

O dinheiro inteligente (SMART MONEY) é o grupo dominante de participantes do mercado que existe em todos os mercados financeiros. Os membros do grupo trabalham juntos para atingir a meta do grupo, que é extrair o máximo de dinheiro possível do rebanho comercial. No caso do mercado cambial, o dinheiro inteligente é representado pelos mega bancos internacionais. Os 8 maiores bancos são responsáveis por 70% do volume diário negociado em forex. Com o seu poder financeiro avassalador, esses mega bancos podem brincar com a mentalidade do rebanho, prendê-lo na posição errada, inverter a direcção e induzir tendências. Descreverei o papel e as actividades dos mega bancos em detalhes nos próximos capítulos.


TENDÊNCIAS

As tendências surgem assim que o dinheiro inteligente termina suas tarefas de acumulação de posições. O dinheiro inteligente então empurra o preço na direcção pretendida. Uma nova tendência começa. A partir de agora, o rebanho apoia a direcção da nova tendência. Com o conhecimento deste tópico, você poderá identificar as melhores tendências. E com o conhecimento sobre tendências aninhadas, você poderá obter as melhores entradas possíveis em situações de mercado extremamente rápidas e distantes.

A aplicação adequada de tendências aninhadas pode torná-lo um profissional consistentemente bem-sucedido a longo prazo, com um tempo médio de espera de suas negociações de vários dias ou semanas. Com o conhecimento adicional sobre o comportamento do dinheiro inteligente, você pode melhorar drasticamente seus resultados e até se tornar um day trader consistentemente lucrativo.

Vamos agora começar a olhar mais de perto o funcionamento interno dos mercados financeiros. Como as acções do SMART MONEY nos acompanharão por todos os períodos de tempo, começaremos com o capítulo sobre o dinheiro inteligente.


O PAPEL DO DINHEIRO INTELIGENTE NO MERCADO DE FOREX

O dinheiro inteligente actua como criador de mercado para o rebanho. Em outras palavras: o dinheiro inteligente é a contrapartida do excesso de posições longas ou curtas que estão sendo mantidas pelo rebanho. Se o rebanho tiver net short, o dinheiro inteligente será net long. Se o rebanho tiver uma rede longa, o dinheiro inteligente será curto líquido. Isso cria um conflito de interesses entre o dinheiro inteligente e o rebanho. E por causa de seu poder avassalador, o dinheiro inteligente sempre vencerá!

Para explicar como o dinheiro inteligente opera, usarei o mercado cambial como exemplo. No mercado cambial, o dinheiro inteligente são os mega bancos. Os mega bancos são os oito maiores bancos responsáveis por mais de 70% do volume diário no mercado cambial. Eles são as forças motrizes que dominam o rebanho.


O MERCADO INTERBANCÁRIO

Após a Segunda Guerra Mundial, o Acordo de Bretton Woods vinculou a taxa de câmbio de cada moeda ao ouro. Este acordo foi abolido em 1971 porque as economias de diferentes países começaram a crescer a taxas diferentes. O novo sistema de avaliação que determina as taxas de câmbio é baseado na oferta e na demanda, que ainda está sendo usada hoje.

Nos anos 90, com o crescimento da Internet, os principais bancos e alguns bancos menores começaram a desenvolver o mercado interbancário. Os participantes do mercado interbancário podem negociar electronicamente entre si. Os maiores participantes no mercado interbancário são Citigroup, Deutsche Bank, Barclays, UBS, Bank of America, HSBC, BNP Paribas and Goldman Sachs. Imagem

Os participantes do mercado interbancário estão usando duas redes de negociação:
- Serviços de Corretagem Eletrônica (EBS)
- Reuters negocia correspondência de 3000 pontos

O principal objetivo do mercado interbancário é fornecer um preço de BID e ASK para cada moeda a qualquer momento em que a moeda possa ser vendida ou comprada.

Este é um ponto muito importante:

Os principais bancos estão atuando como fabricantes de mercado (MARKET MAKERS). Em última instância, os bancos precisam citar um preço para cada moeda, mesmo que ninguém mais queira comprar ou vender uma moeda.

A seguir, exploraremos por que esse é um ponto muito importante.


O REBANHO

Além dos membros do mercado interbancário, é claro que existem outros participantes do mercado também. São bancos de pequeno a médio porte, fundos de hedge, companhias de seguros, fundos de pensão, grandes empresas comerciais, especuladores, corretores forex a retalho, comerciantes de retalho, etc. Eles realizam suas actividades de negociação principalmente fora do mercado interbancário.

Esses participantes do mercado estão usando redes de negociação como Currenex, HotspotFXi, Integral, FXall e LavaFX. Essas redes "externas" estão sendo negociadas em torno das cotações de preços do mercado interbancário, geralmente a preços ligeiramente piores do que no mercado interbancário. Esses participantes compõem o chamado "rebanho".
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ABSORVENDO O DESEQUILÍBRIO DO REBANHO

Mencionei acima as operações de rebanho nas redes comerciais externas (por exemplo, Currenex). Como em todos os mercados, sempre existem compradores e vendedores. As redes externas tentam combinar todas as ordens de compra do rebanho com todas as ordens de venda do rebanho.

No entanto, muitas vezes esse NÃO é o caso! Na maioria das vezes, há um desequilíbrio entre a quantidade de compra e a quantidade de ordens de venda nas redes externas. Mas, como em todo mercado financeiro, cada pedido precisa de uma contraparte para ser executado. Para resolver esse problema, o mercado interbancário é usado:

Se houver um desequilíbrio nas redes externas, as redes externas deverão comprar ou vender a diferença (entre ordens de compra e venda) no mercado interbancário para equilibrar-se.

Como mencionado acima, os principais bancos, em última instância, devem fornecer uma cotação para cada moeda. Portanto, o mercado interbancário atua como fornecedor de liquidez para o rebanho! O mercado interbancário deve ser a contrapartida do desequilíbrio do rebanho. É o trabalho do mercado interbancário como formador de mercado. Lembre-se de que os 8 maiores bancos são responsáveis ​​por mais de 70% do volume diário no mercado cambial.

Se o rebanho for longo líquido, o mercado interbancário é líquido curto.
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Se o rebanho for líquido curto, o mercado interbancário é líquido longo:
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Mas quando o rebanho entra em desequilíbrio (líquido curto ou líquido longo)? Isso ficará claro no próximo artigo. :D


O DINHEIRO INTELIGENTE E A MONTANHA RUSSA EMOCIONAL


Você provavelmente já ouviu falar do ditado "os mercados são movidos pela ganância e pelo medo". E as emoções do rebanho são muito previsíveis.

Lembro-me claramente da época da bolha da Dot-Com entre 1995 e 2000 e da explosão subsequente da bolha. No último ano antes da explosão, no topo absoluto da bolha, todo mundo estava falando sobre acções, mesmo que ele não estivesse interessado anteriormente em acções. Você pode ler sobre os estoques de novas empresas iniciantes de TI em todos os jornais diários, mesmo que os jornais normalmente não cobrissem esses tópicos. Por exemplo, o IPO da empresa de TI, Infineon, no ano de 2000 foi superestimado 33 vezes. A euforia de novos máximos no mercado de acções era tangível em toda parte.

Então, imediatamente após a bolha da Dot-Com estourar depois de 2000, os jornais estavam cheios de artigos negativos sobre acções. Todo mundo estava em pânico. Todo mundo vendeu suas acções. Ninguém queria mais comprar acções. Nos anos de 2003 e 2004, quando o fundo absoluto da tendência de queda do mercado de acções e, portanto, os melhores preços de entrada foram atingidos, os mesmos jornais não escreveram sobre a compra de acções. E a maioria dos investidores que perderam dinheiro durante o crash anterior também não estava interessada em comprar naquele momento.

O ciclo das emoções dos investidores em acções durante o período de 1995 e 2003 é amplamente conhecido como "A Montanha Russa das Emoções". O próximo diagrama ilustra bem essa montanha-russa: Imagem

Com o aumento dos preços, o rebanho se torna optimista, entusiasmado, emocionado e, na fase de euforia, no ponto de preços mais altos, o rebanho está mais disposto a comprar ainda mais acções. Quando os preços começam a cair, emoções negativas são desencadeadas, começando com ansiedade, depois negação e depois depressão.

Essas emoções levam a mais pessoas vendendo suas acções. Quando os preços estão caindo ainda mais, a dor de perder dinheiro com as acções fica muito alta. Mais e mais pessoas estão vendendo suas acções. O rebanho como um todo capitula ao máximo o pior preço possível. O rebanho vende a maioria de seus estoques a preços mais baixos.

Essa montanha-russa de emoções existe em todos os mercados financeiros e em todos os tamanhos de tendência!

Se você é um operador activo, sabe do que estou falando! Se uma negociação for na sua direcção, seu lucro flutuante estará aumentando e você terá bons sentimentos. Se o preço recuar contra a sua posição, seus lucros flutuantes estão diminuindo e você começa a se preocupar. As emoções negativas estão aumentando. Esta é uma reacção humana normal com a qual todo profissional deve lidar.

Tais emoções não podem ser evitadas. O Dr. Gary Dayton descreve isso muito bem em seu livro "Trade Mindfully". A única coisa que você pode aprender é controlar como você reage às emoções quando elas surgem durante uma negociação. O objectivo final para um comerciante é aprender a reconhecer suas emoções como emoções "únicas" e não deixar que suas emoções o force a realizar acções que não fazem parte do seu plano de negociação.

Para não discordarmos demais, vamos voltar ao tópico sobre a montanha-russa:

A montanha-russa emocional existe em todos os mercados financeiros e em todos os tamanhos de tendência. Os mercados líquidos têm 4 ou 5 tendências aninhadas de tamanhos diferentes. Cada tamanho de tendência tem seus picos e vales. Portanto, temos 4 ou 5 montanhas-russas emocionais que também estão aninhadas. Agora vamos generalizar a montanha-russa emocional, para que possa ser aplicada a qualquer tamanho de tendência e a qualquer mercado financeiro em que os comerciantes possam entrar em posições longas e curtas.

Vamos primeiro olhar para a montanha-russa emocional do grupo de comerciantes de alta, e depois para o grupo de comerciantes de baixa. Os comerciantes optimistas do rebanho, as pessoas que vêem chances de obter lucros com o aumento dos preços, devido à tendência de alta, trarão pedidos longos ao mercado. Com o aumento dos preços, esse grupo de rebanhos tem a tendência de trazer mais e mais pedidos longos para o mercado. O triângulo no próximo diagrama mostra o que quero dizer; os comerciantes optimistas do rebanho durante a alta dos preços apoiam a continuação da tendência de alta:
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Depois que o preço começa a cair cada vez mais, os comerciantes optimistas do rebanho estão saindo de suas posições compradas. Eles saem de suas posições compradas colocando pedidos curtos no mercado. Em todas as fases das emoções negativas durante o movimento descendente, os comerciantes receosos que saem do rebanho, que estavam há muito tempo no mercado, apoiam a tendência descendente. Na fase de capitulação, a dor está no auge para esse grupo de traders. A maioria dos traders com posições longas sai pelo pior preço possível, conforme representado pelo triângulo vermelho à direita no diagrama a seguir:
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Após a fase de capitulação, o preço começa a subir novamente. Aqueles que ainda pensam que a ideia inicial de negociar (ganhar dinheiro com a subida dos preços) ainda é válida, mas foram abalados pelas posições compradas pelo movimento dos preços em relação à sua posição, estão agora em fase de desespero. Após essa fase e com o aumento dos preços, uma nova esperança é criada no grupo de comerciantes otimistas do rebanho. Agora, mais pessoas deste grupo estão entrando novamente com pedidos longos. Um novo ciclo ascendente em direção à fase de euforia começa como mostrado no diagrama a seguir.
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Mas sempre há dois grupos de pessoas no rebanho ao mesmo tempo!

O grupo explicado acima foi o grupo de alta do rebanho. Sua análise das condições de mercado informou que o preço provavelmente aumentaria. Portanto, eles entraram muito tempo no mercado.

Um grupo de baixa do rebanho existe ao mesmo tempo. A análise deles informou que o preço provavelmente cairia. Eles queriam ganhar dinheiro com a queda dos preços. Portanto, o grupo de baixa do rebanho entraria a descoberto no mesmo mercado!

Como a montanha-russa emocional procura o grupo de baixa do rebanho no mesmo mercado?

Os comerciantes de baixa do rebanho estão entrando com ordens curtas em um mercado em queda. Com a queda de preços, há uma tendência maior de que esse grupo faça pedidos cada vez mais curtos no mercado. Suas acções apoiam a tendência descendente. Eles têm sua fase de euforia aos preços mais baixos do ciclo descendente. O triângulo no próximo diagrama abaixo mostra a tendência de fazer cada vez mais pedidos curtos por esse grupo

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Depois que o preço começa a subir, os comerciantes de baixa do rebanho começam a se preocupar. Mais e mais traders de baixa estão saindo de suas posições. Eles fazem isso colocando pedidos longos no mercado. Suas acções apoiam a tendência ascendente nesta fase do ciclo.

Sua tendência a sair de suas posições aumenta com o aumento dos preços. A maioria deles sairá na fase de capitulação. O triângulo rectângulo no diagrama a seguir mostra a tendência crescente de receber pedidos longos.

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Os comerciantes de baixa do rebanho que foram posicionados durante o movimento ascendente anterior na parte esquerda do diagrama tinham as mesmas emoções e comportamento. O diagrama a seguir mostra o que quero dizer:

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Vimos agora em detalhes como é a montanha-russa emocional de traders de alta e baixa. Também enfatizamos suas ações durante cada fase do ciclo. Talvez você já tenha reconhecido uma semelhança nos dois grupos.

Ambos os grupos do rebanho, os comerciantes de alta e de baixa, tendem a cometer os mesmos erros:

1. Ambos os grupos tendem a fazer a maior quantidade de pedidos longos a preços mais altos.

Ao preço mais alto, os comerciantes de alta estão na fase de euforia, enquanto os comerciantes de baixa estão na fase de capitulação ao mesmo tempo.

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2. Ambos os grupos tendem a colocar a maior quantidade de pedidos curtos a preços mais baixos.

Com os preços mais baixos, os traders de baixa estão na fase de euforia, enquanto os traders de alta estão na fase de capitulação ao mesmo tempo.

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Agora podemos responder à pergunta "Onde o rebanho entra em desequilíbrio?" O rebanho entra em desequilíbrio a caminho dos pontos extremos do preço. O maior desequilíbrio é alcançado quando os pontos extremos do preço são atingidos, conforme mostrado no diagrama a seguir:

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Estamos agora em um ponto muito importante. Lembre-se de que cada pedido precisa de uma contraparte para ser executado. Se o rebanho é longo, isso significa que o rebanho fez muito mais pedidos do que pedidos curtos no mercado. Quem é a contraparte do rebanho? Quem mantém uma enorme posição curta enquanto o rebanho está mantendo uma grande posição longa? Se você se lembra do artigo anterior "O Papel do Dinheiro Inteligente no Mercado Forex", sabe a resposta.

Enquanto o rebanho mantém uma posição longa, os principais bancos (o mercado interbancário) mantêm o tamanho equivalente a uma posição curta. Os principais bancos estão actuando como formadores de mercado. Eles sempre devem fornecer uma cotação de venda para um par de moedas, mesmo que ninguém mais no planeta queira vender esse par de moedas.

Portanto, quanto mais o rebanho fica comprado líquido, por definição, o mercado interbancário fica líquido comprado pelo mesmo valor.

O próximo diagrama abaixo mostra a montanha-russa da vista dos principais bancos. No lado esquerdo, durante o movimento ascendente, os bancos têm uma liquidez longa desde o início. No caminho, eles vendem suas posições longas com lucros de volta ao rebanho. Os bancos estão em uma fase de lucro. Lembre-se de que o rebanho está comprando cada vez mais com o aumento dos preços. Depois que os bancos venderam completamente suas posições compradas, eles ainda devem vender ao rebanho, porque o rebanho é pesado em compras. Os bancos começaram então uma fase de acumulação. Eles acumulam posições vendidas a preços mais altos.

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Quando o preço começa a cair, uma nova fase de liberação de lucros para os bancos começa. Agora eles estão comprando suas posições vendidas de volta com lucros. Suas posições curtas tornam-se menores no caminho para baixo. Em algum momento, os bancos estão sem liquidez. Devido à maior venda pesada do rebanho, os bancos mantêm uma posição líquida comprada. A nova fase de acumulação começa. Os bancos estão acumulando uma posição comprada a preços mais baixos.

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Quando o preço está subindo novamente, uma nova fase de liberação de lucro para os bancos começa como mostrado no diagrama a seguir:

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Para enfatizar as actividades de compra e venda dos bancos no ciclo de mercado mais uma vez, consulte o próximo diagrama:

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Como você pode ver nas explicações deste capítulo, a posição líquida dos bancos é sempre a contrapartida da posição líquida do rebanho. A diferença entre as posições comprada e vendida do rebanho é sempre comprada ou vendida para os principais bancos.

Os oito principais bancos são responsáveis por mais de 70% do volume no mercado cambial. Devido ao seu poder esmagador, os bancos podem definir zonas de apoio e resistência. Eles podem absorver todos os pedidos recebidos do rebanho nessas zonas e, em seguida, inverter a direção do movimento dos preços. Com esse poder, eles mudam a crença (a crença de que o preço vai subir ou descer) dentro do rebanho.

Julgo que a psicologia do Smart Money está aqui toda explicada ficando em falta a demonstração prática com gráficos para exemplificar o que aqui foi escrito mas isso ficará para outro tópico pois este já vai longo.

O próximo tópico será Ciclo de 3 dias do Smart Money
 
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