Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 5/5/2020 20:44

Qualnhick Escreveu:Mesmo assim está perfeitamente dentro da mortalidade normal ... nada de anormal se passa.


Isto é porque tu escolheste como critério arbitrário de "anormalidade", deduzir aos óbitos durante a pandemia, os óbitos a menos noutros períodos.

Mas o facto é que das 4 semanas record desde século, 3 já são deste ano, no período da pandemia e ainda não terminou. Conforme é assumido e indicado pelo organismo que eu partilhei aqui e que tu agora estás a utilizar. Ninguém, no seu bom-senso, vai utilizar como critério de "anormalidade" deduzir aos óbitos anormais de agora, os que morreram a menos noutro período, por muito "conveniente" que seja. Não quem quiser medir objectivamente o impacto desta ocorrência. Se cair uma ponte e matar 500 individuos, por muito que dê jeito, não vamos deduzir os 400 que morreram a menos de gripe. A queda da ponte matou 500. Não matou 500-400. A menos que se demonstre que o COVID estava disseminado no inverno e estava a salvar vidas, este exercício não faz sentido. O que faz sentido é avaliar o pico gerado pelo COVID. Que são as semanas record do século de óbitos, na Suécia, segundo o próprio SBC.

Além disso, basta olhar para os números, as actualizações anteriores e as palavras do SBC expressas nos updates que estes números estão desactualizados e vão ser actualizados em alta. Já para não falar que já vamos a 5 de Maio. Os números do SBC estão actualizados até cerca de 16 de Abril, mais coisa menos coisa, como se percebe facilmente, consultando o tab 8. E o próprio SBC diz que as últimas semanas serão certamente actualizadas em alta:

https://www.scb.se/om-scb/nyheter-och-p ... i-sverige/

"The highest death rate of the century measured in Sweden"

https://www.scb.se/om-scb/nyheter-och-p ... alet-doda/

"However, these are preliminary statistics. It will in all likelihood be revised upwards, says Linus Garp, investigator at Statistics Sweden's Statistics on Population and Economic Welfare."



Imagem

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 5/5/2020 20:40

Qualnhick Escreveu:
yggy Escreveu:Boas,

retirei os dado de aqui: https://www.scb.se/en/finding-statistic ... on-deaths/ para a Suécia.

Conforme o Qualnhick também retirou.

O que se conclui:

Em termos absolutos desde 1 de Janeiro ate 23 de Abril de cada ano desde 2015 temos isto em termos de mortes:
Imagem

Ou seja por ordem crescente de mortes absolutas:
2019: 28556
2016: 29995
2017: 30846
2015: 31298
2020: 31720
2018: 31904

Ou seja 2020 nao é o que tem menos mortes desde o inicio do ano, é o segundo que tem mais.


Esqueceste-te que 2020 (e 2016) é um ano bissexto, estas a somar mais um dia em cada um destes anos.
Mesmo assim está perfeitamente dentro da mortalidade normal ... nada de anormal se passa.
Nem eu nunca disse que 2020 era o anos com menos mortes desde o início do ano, o que sempre disse foi:
A Suecia está com mortalidade, desde o inicio do ano, abaixo de outros anos.


Correcto é so retirar 243 e 244 respectivamente a 2016 e 2020 mesmo assim a posição deles nao muda.
Em termos absolutos nao muda muito mas 2020 continua a ser ate 23 de Abril o segundo com mais mortes., com 1,5% de diferença de 2018.

Mas a partir de Março o de 2020 tem muitas mortes que os restantes, concordas?
E se concordas, ´é por causa do Covid-19 ou não?

Se retirassemos as mortes por covid-19 em 2020, era o ano com menos mortes ate hoje de todos os outros
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 5/5/2020 20:29

yggy Escreveu:Boas,

retirei os dado de aqui: https://www.scb.se/en/finding-statistic ... on-deaths/ para a Suécia.

Conforme o Qualnhick também retirou.

O que se conclui:

Em termos absolutos desde 1 de Janeiro ate 23 de Abril de cada ano desde 2015 temos isto em termos de mortes:
Imagem

Ou seja por ordem crescente de mortes absolutas:
2019: 28556
2016: 29995
2017: 30846
2015: 31298
2020: 31720
2018: 31904

Ou seja 2020 nao é o que tem menos mortes desde o inicio do ano, é o segundo que tem mais.


Esqueceste-te que 2020 (e 2016) é um ano bissexto, estas a somar mais um dia em cada um destes anos.
Mesmo assim está perfeitamente dentro da mortalidade normal ... nada de anormal se passa.
Nem eu nunca disse que 2020 era o anos com menos mortes desde o início do ano, o que sempre disse foi:
A Suecia está com mortalidade, desde o inicio do ano, abaixo de outros anos.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 5/5/2020 20:00

Boas,

retirei os dado de aqui: https://www.scb.se/en/finding-statistic ... on-deaths/ para a Suécia.

Conforme o Qualnhick também retirou.

O que se conclui:

Em termos absolutos desde 1 de Janeiro ate 23 de Abril de cada ano desde 2015 temos isto em termos de mortes:
Imagem

Ou seja por ordem crescente de mortes absolutas:
2019: 28556
2016: 29995
2017: 30846
2015: 31298
2020: 31720
2018: 31904

Ou seja 2020 nao é o que tem menos mortes desde o inicio do ano, é o segundo que tem mais.

Agora desde 1 de Março (mais ou menos quando as mortes começaram do covid-19) ate 23 de Abril, em termos absolutos desde 2015 temos isto:
Imagem

Ou seja por ordem crescente de mortes absolutas:
2019:13088
2016:13775
2017: 13870
2015: 14594
2018: 15175
2020: 16254

Aqui vê-se que é anormal este número de mortes...
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 5/5/2020 19:38

Covid-19: Estado de Nova Iorque obrigado a rever números depois de confirmar 1.700 mortes em centros geriátricos


O Estado de Nova Iorque reportou hoje a existência de mais de 1.700 mortes, até agora desconhecidas, associadas ao novo coronavírus detetadas em centros de geriatria e em lares de idosos.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/c ... eriatricos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 5/5/2020 19:30

GaioAzul Escreveu:Qualnhick,

Fugiste à pergunta que te coloquei..Ou melhor, respondeste unicamente a uma parte.
O que dirias à minha irmã?
Ela tem 39 anos e disse te do que sofria.


Com 39 anos se fosse minha irmã (ou se fosse eu proprio) não me preocupava em excesso.
Tens, alias, aqui dados de NYC
https://www1.nyc.gov/site/doh/covid/covid-19-data.page

Tira as tuas conclusoes ... casos por idade:
Capturar24.JPG
Capturar24.JPG (29.6 KiB) Visualizado 5680 vezes

mortes por idade:
Capturar25.JPG
Capturar25.JPG (27.11 KiB) Visualizado 5680 vezes
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 5/5/2020 19:26

GaioAzul Escreveu:
Qualnhick Escreveu:A Suecia não tem numeros de obitos absolutamente assustadores.



Isso é um ponto de vista.
Como eu dou valor à vida, vejo isto de modo muito diferente.
Se para ti, são números normais, não posso fazer nada para te ajudar. Já outros tentaram antes.
Eu, sinceramente, cheguei ao ponto de já não me importar se é gripe ou apendicite.
É algo que pode matar. Isso é o que me interessa.
Tens afirmado que não é mais que uma gripe. No entanto, o que tu chamas de "gripe" é mais uma doença que temos de adicionar a outras para contabilizar óbitos.
Não sei o que os outros pensam mas para mim os existentes e mais antigos vrus/gripes/ doenças já eram suficientes.
Sim, como já disseste noutros posts, temos de morrer um dia. Pois isso não é novidade para ninguém.
O que custa neste caso é haver ainda tantas incógnitas. Sabemos ainda muito pouco sobre um vírus que pode matar. Já pensaste nisso?
E o que dirias se tivesses familiares agora nos EU ou no Brasil?
O que lhes dirias a eles?
"É pá, isto não passa duma gripe, não te preocupes!" É isso?
A minha irmã está em Portland e entre outras doenças autoimunes, tem lúpus. Umas vezes o médico diz lhe que não tem perigo, outras vezes que nem saia para o relvado! Queres que lhe transmite alguma mensagem da tua parte?

Francamente, estes posts já cansam. Fiquei calado até agora, tentei entender, acho que também te defendi porque ao fim e ao cabo todos temos direito a opiniões diferentes, e nas boas das verdades, aqui ainda ninguém sabe nada com toda a certeza absoluta. Algumas vezes, ignorei os teus posts mas isto já é demais.
Desculpa ser tão direto mas como psicólogo tenho observado aqui algumas incongruências e muitos comentários que no fundo são de deixar uma pessoa de queixo aberto e não só.

https://www.google.com/amp/s/www.nation ... -high/amp/


Exacto GaioAzul, não sei se há doença que afecte mais e economia de Portugal que o cancro. Os tratamentos custam uma fortuna anualmente ao estado, o seu sucesso é muitas vezes limitado, morrem na mesma, outros ficam fisicamente debilitados (psicologicamente também) e muitos são o resultado de vícios e maus hábitos dos doentes ao longo da sua vida.

Com tudo a que tem acontecido, com os exemplos e informação que já temos, haver ainda quem defenda que é deixar andar (movido pelo medo da economia), para mim está ao nível de quem defenda que o cancro não deve ser tratado, é preferível deixar morrer, pois custa muito dinheiro aos contribuintes e o seu sucesso não é garantido.

Espero que ninguém se lembre de fazer um "quote" com a parte final da minha última frase para fazer parecer que alguma vez defendi que o Cancro não devia ser tratado. :roll:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 5/5/2020 19:21

Qualnhick,

Fugiste à pergunta que te coloquei..Ou melhor, respondeste unicamente a uma parte.
O que dirias à minha irmã?
Ela tem 39 anos e disse te do que sofria.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 5/5/2020 19:12

Opcard Escreveu:
ricardmag Escreveu:Já tinha falado do caso de covid em fim de dezembro na frança, mas na noticia que li não explicava tão bem como sabiam que era exatamente de dezembro. Na noticia do negócios diz que testaram retroativamente as amostras respiratórias recolhidas na altura do internamento de um doente.

De certeza que alguém já se lembrou disto mas não sei se os dados são públicos.
Que era ir ver os dados de internamentos por dificuldades respiratórias e ver se houve algum aumento em determinada altura.

Eu andei com bastante tosse no inicio de fevereiro, onde trabalho, mais três por essa altura tiveram sintomas, e membros das nossas famílias também tiveram sintomas, uns mais graves que outros mas sem nenhum internamento. Pode ter sido uma gripe normal mas no meu caso posso confirmar que já não me lembrava de ter tosse daquela maneira.



Muitos dizem que o vírus já estava presente na China no outono ´ , eles esconderam e calarem os médicos , mais do que nunca é necessária uma investigação independente , mas o bando de cobardes que nos governam tem medo de chinês .


Há bastante tempo atrás, li que existia na Europá e nos EU já no outono também. As investigações continuam.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 5/5/2020 19:10

Qualnhick Escreveu:
GaioAzul Escreveu:
Qualnhick Escreveu:A Suecia não tem numeros de obitos absolutamente assustadores.


Isso é um ponto de vista.
Como eu dou valor à vida, vejo isto de modo muito diferente.


Eu também dou valor à vida, preocupo-me é tanto com os afetados diretamente por este problema como com os outros ,99% (ou 90, 80, o que quiseres, sao muito mais do que os afetados diretamente) da populacao.
Esses estao ja a sofrer economicamente, com desemprego, pobreza, de doencas do foro psicológico, etc.

GaioAzul Escreveu: Se para ti, são números normais, não posso fazer nada para te ajudar. Já outros tentaram antes.


Se a Suecia esta com menos mortalidade desde janeiro do que em anos anteriores so posso concluir que la estes numeros sao normais. O mesmo se passa em Portugal, ja agora.

GaioAzul Escreveu:
E o que dirias se tivesses familiares agora nos EU ou no Brasil?
O que lhes dirias a eles?


Dependia da idade e de terem ou nao outras doencas.
Se tivessem mais de 60 anos diria para se protegerem, se tivessem menos que 60 anos sem outras doencas graves diria para fazerem a vida normal.
E sim, nao tenho familia mas tenho amigos muito proximos quer no Brasil quer nos EUA.


O teu tom despreocupado é bastante alarmante. Realmente nem todos reagimos da mesma forma face a qualquer perigo.
Gostaria de estar equivocado e de te dar a razão.
Aprendi que na vida é ridículo afirmar que "nunca" faremos ou diremos algo. Como dizia , salvo erro, o Einstein a mudança é a única constante na vida.
Por isso existe sempre a possibilidade de te atribuir a razão um dia. Mas por enquanto a realidade e a ciência apontam para o oposto do que tens postado.
Ainda falta muito para me convenceres.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard » 5/5/2020 19:01

ricardmag Escreveu:Já tinha falado do caso de covid em fim de dezembro na frança, mas na noticia que li não explicava tão bem como sabiam que era exatamente de dezembro. Na noticia do negócios diz que testaram retroativamente as amostras respiratórias recolhidas na altura do internamento de um doente.

De certeza que alguém já se lembrou disto mas não sei se os dados são públicos.
Que era ir ver os dados de internamentos por dificuldades respiratórias e ver se houve algum aumento em determinada altura.

Eu andei com bastante tosse no inicio de fevereiro, onde trabalho, mais três por essa altura tiveram sintomas, e membros das nossas famílias também tiveram sintomas, uns mais graves que outros mas sem nenhum internamento. Pode ter sido uma gripe normal mas no meu caso posso confirmar que já não me lembrava de ter tosse daquela maneira.



Muitos dizem que o vírus já estava presente na China no outono ´ , eles esconderam e calarem os médicos , mais do que nunca é necessária uma investigação independente , mas o bando de cobardes que nos governam tem medo de chinês .
 
Mensagens: 4385
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 5/5/2020 18:59

Mais um sector em dificuldades..

Norwegian Cruise Line flags doubts about its ability to stay afloat

(Reuters) - Norwegian Cruise Line Holdings Ltd (NCLH.N), the world’s third-largest cruise operator, raised doubts about its ability to keep running as a business on Tuesday, the first in the sector to signal it may succumb to the coronavirus crisis.

Norwegian Cruise and rivals Carnival Corp (CCL.N) and Royal Caribbean Cruises (RCL.N) have been among the most high-profile victims of the pandemic after deadly outbreaks on some cruise ships led to extended port quarantines in Japan and California.

https://www.reuters.com/article/us-norw ... 2H1PK?il=0
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 5/5/2020 18:54

GaioAzul Escreveu:
Qualnhick Escreveu:A Suecia não tem numeros de obitos absolutamente assustadores.


Isso é um ponto de vista.
Como eu dou valor à vida, vejo isto de modo muito diferente.


Eu também dou valor à vida, preocupo-me é tanto com os afetados diretamente por este problema como com os outros ,99% (ou 90, 80, o que quiseres, sao muito mais do que os afetados diretamente) da populacao.
Esses estao ja a sofrer economicamente, com desemprego, pobreza, de doencas do foro psicológico, etc.

GaioAzul Escreveu: Se para ti, são números normais, não posso fazer nada para te ajudar. Já outros tentaram antes.


Se a Suecia esta com menos mortalidade desde janeiro do que em anos anteriores so posso concluir que la estes numeros sao normais. O mesmo se passa em Portugal, ja agora.

GaioAzul Escreveu:
E o que dirias se tivesses familiares agora nos EU ou no Brasil?
O que lhes dirias a eles?


Dependia da idade e de terem ou nao outras doencas.
Se tivessem mais de 60 anos diria para se protegerem, se tivessem menos que 60 anos sem outras doencas graves diria para fazerem a vida normal.
E sim, nao tenho familia mas tenho amigos muito proximos quer no Brasil quer nos EUA.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 5/5/2020 18:52

Já tinha falado do caso de covid em fim de dezembro na frança, mas na noticia que li não explicava tão bem como sabiam que era exatamente de dezembro. Na noticia do negócios diz que testaram retroativamente as amostras respiratórias recolhidas na altura do internamento de um doente.

De certeza que alguém já se lembrou disto mas não sei se os dados são públicos.
Que era ir ver os dados de internamentos por dificuldades respiratórias e ver se houve algum aumento em determinada altura.

Eu andei com bastante tosse no inicio de fevereiro, onde trabalho, mais três por essa altura tiveram sintomas, e membros das nossas famílias também tiveram sintomas, uns mais graves que outros mas sem nenhum internamento. Pode ter sido uma gripe normal mas no meu caso posso confirmar que já não me lembrava de ter tosse daquela maneira.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 5/5/2020 18:09

Qualnhick Escreveu:Mas podes pegar em qualquer surto de gripe em Portugal ou no pais que quiseres, afecta sempre mais umas regioes que outras e nao ha confinamento nenhum.


Estás a usar números de uma pandemia que foi objecto de medidas de contenção (e sim, não foram equiparáveis aos desta porque esta é uma pandemia muito pior). Mas tu não estás a usar números de epidemias não mitigadas. Isto mina completamente o teu argumento.

O que tu tens de mostrar é uma epidemia de um virus que se propaga facilmente e que mata individuos na escala e com a desproporção que eu mostro acima e sem medidas de mitigação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 5/5/2020 18:06

Qualnhick Escreveu:A Suecia não tem numeros de obitos absolutamente assustadores.



Isso é um ponto de vista.
Como eu dou valor à vida, vejo isto de modo muito diferente.
Se para ti, são números normais, não posso fazer nada para te ajudar. Já outros tentaram antes.
Eu, sinceramente, cheguei ao ponto de já não me importar se é gripe ou apendicite.
É algo que pode matar. Isso é o que me interessa.
Tens afirmado que não é mais que uma gripe. No entanto, o que tu chamas de "gripe" é mais uma doença que temos de adicionar a outras para contabilizar óbitos.
Não sei o que os outros pensam mas para mim os existentes e mais antigos vrus/gripes/ doenças já eram suficientes.
Sim, como já disseste noutros posts, temos de morrer um dia. Pois isso não é novidade para ninguém.
O que custa neste caso é haver ainda tantas incógnitas. Sabemos ainda muito pouco sobre um vírus que pode matar. Já pensaste nisso?
E o que dirias se tivesses familiares agora nos EU ou no Brasil?
O que lhes dirias a eles?
"É pá, isto não passa duma gripe, não te preocupes!" É isso?
A minha irmã está em Portland e entre outras doenças autoimunes, tem lúpus. Umas vezes o médico diz lhe que não tem perigo, outras vezes que nem saia para o relvado! Queres que lhe transmite alguma mensagem da tua parte?

Francamente, estes posts já cansam. Fiquei calado até agora, tentei entender, acho que também te defendi porque ao fim e ao cabo todos temos direito a opiniões diferentes, e nas boas das verdades, aqui ainda ninguém sabe nada com toda a certeza absoluta. Algumas vezes, ignorei os teus posts mas isto já é demais.
Desculpa ser tão direto mas como psicólogo tenho observado aqui algumas incongruências e muitos comentários que no fundo são de deixar uma pessoa de queixo aberto e não só.

https://www.google.com/amp/s/www.nation ... -high/amp/
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 5/5/2020 18:03

m-m Escreveu:https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/um-dia-a-suecia-tinha-que-dar-mau-exemplo/

"A realidade conta, no entanto, outra história. "

Ana Rita Guerra, 5 de Maio de 2020


Pois conta ... conta a historia de um pais que nao adoptou confinamento e que esta com mortalidade inferior a outros anos.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 5/5/2020 18:02

MarcoAntonio Escreveu:Qualnhick, o virus estava pela Itália toda, há óbitos de norte a sul. Mas no centro e sul conseguiu-se prevenir a explosão que ocorreu na Lombardia. Não tem que ver com cercos. O centro e sul não são ilhas e já lá tinham o virus. Mas nunca explodiu como no norte.

A Itália mostra que as medidas de confinamento funcionam. De forma gritante, mostra que funcionaram.


Nao nao mostra.
As infeccoes tipo gripe e esta nao se espalham de forma uniforme.
Ja te mostrei, por exemplo, a questão da gripe de 2009 em Portugal que afetou maisno algarve e regiao de Lisboa que o Norte e nao houve nenhum confinamento.
Mas podes pegar em qualquer surto de gripe em Portugal ou no pais que quiseres, afecta sempre mais umas regioes que outras e nao ha confinamento nenhum.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por m-m » 5/5/2020 18:01

https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/um- ... u-exemplo/

"A realidade conta, no entanto, outra história. Com uma população similar a Portugal – 10,4 milhões de habitantes – num território muito mais vasto, com menor densidade populacional, a Suécia contabiliza à data de hoje 22.721 casos de infecção e 2.769 mortos. Tem uma das taxas de mortalidade por covid-19 mais elevadas do mundo, e muito superiores às dos vizinhos escandinavos: a Dinamarca regista 493 mortos, a Finlândia 240, a Noruega 214 e a Islândia 10. É também o país que menos testes tem feito à população."

Ana Rita Guerra, 5 de Maio de 2020
 
Mensagens: 124
Registado: 25/2/2008 17:56
Localização: 14

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 5/5/2020 17:59

Mortality above normal levels has been very high in Sweden this year
https://www.bloomberg.com/opinion/artic ... virus-code

When looking at all-cause mortality — which is probably a better gauge of the real level of coronavirus deaths — Sweden has been hit with “very high” excess deaths since the start of the year, according to the European body monitoring these statistics. In Denmark, they’ve been “low.”

Source: EuroMOMO

Note: Shows the highest level of excess deaths through the first 17 weeks in 2020. Level is a z-score, which allows for cross-country comparisons and measures deviation from a baseline. U.K. is England and Germany is Berlin.
Anexos
teste.jpg
teste.jpg (60.31 KiB) Visualizado 5631 vezes
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 5/5/2020 17:57

Qualnhick Escreveu:O que estás a dizer são coisas diferentes.
O que estás a dizer é que o que aqui se chamaram de cercas sanitarias funciona.
Mas para o fazeres não precisas de confinar as pessoas de outras regiões em casa, basta "fechares" uma determinada região e não deixares que as pessoas circulem entre outros locais e essa região.

(...)

Se conseguisses isolar uma região do mundo, tipo ilha, essa região iria ser infectada ?



Qualnhick, o virus estava pela Itália toda, há óbitos de norte a sul. Mas no centro e sul conseguiu-se prevenir a explosão que ocorreu na Lombardia. Não tem que ver com cercos. O centro e sul não são ilhas e já lá tinham o virus. Mas nunca explodiu como no norte.

A Itália mostra que as medidas de confinamento funcionam. De forma gritante, mostra que funcionaram.

E mostram também o que sempre disse: quão mais cedo tomadas, mais eficazes são. Como de resto dizem também os especialistas.

Eu percebo que tu prefiras/defendas medidas diferentes. Tudo bem. Mas as medidas funcionaram. Salvaram vidas. Preveniram rebentamentos de sistemas de saúde em muitos pontos do planeta. Estamos a ver uma pandemia mitigada. Os dados mostram-no. Os epidemiologistas concordam. Depois, podemos debater quais medidas tinham sido melhores e se o modelo da Suécia ia funcionar em todo o lado e quão bem está a funcionar na Suécia.



O virus está por toda a Itália. Mas só explode no norte. Como os dados demonstram:

Imagem

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 5/5/2020 17:52

mais_um Escreveu:Actualização:
Números de hoje:
Suécia + 86 óbitos
Dinamarca + 10 óbitos
Noruega + 1 óbito
Finlândia + 6 óbitos

óbitos por habitante:
Suécia 283 óbitos por milhão
Dinamarca 87 óbitos por milhão
Noruega 40 óbitos por milhão
Finlândia 44 óbitos por milhão


A Suecia está com menos mortalidade desde o inicio do ano do que em outros anos.
A Dinamarca, Noruega e Finalandia não sei, mas gostava de saber.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 5/5/2020 17:49

MarcoAntonio Escreveu:O melhor que tenho à mão é isto e mesmo para isto, para termos uma perspectiva mais completa e segura, teremos de aguardar. Mas é mais ou menos claro que o Inverno estava a ser brando na Europa e que os óbitos, antes do COVID, estavam abaixo dos do ano anterior.


As infecções tipo gripe não se dispersam equitativamente pelas regiões ou paises.
Basta ver o site do euromomo, tens anos em que a gripe ataca mais uns paises, outro ano ataca mais outros paises ...
Mesmo dentro dos paises uns anos ataca mais umas regiões do que outras, sem qualquer confinamento.
Olha por exemplo a gripe de 2009 em Portugal:
Capturar23.JPG
Capturar23.JPG (38.85 KiB) Visualizado 5654 vezes


https://www.dgs.pt/documentos-e-publica ... l-pdf.aspx
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 5/5/2020 17:47

Actualização:

Números de hoje:
Suécia + 86 óbitos
Dinamarca + 10 óbitos
Noruega + 1 óbito
Finlândia + 6 óbitos

óbitos por habitante:
Suécia 283 óbitos por milhão
Dinamarca 87 óbitos por milhão
Noruega 40 óbitos por milhão
Finlândia 44 óbitos por milhão
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 5/5/2020 17:42

Para cada questão dá uma resposta diferente. A realidade é esta:

1 - A suécia tem muito mais mortos por covid que qualquer um dos vizinhos nórdicos, não é mais 30 ou 40%, é mais 500 ou 600%!
2 - A estratégia sueca dificilmente não seria desastrosa na maioria dos países da europa, com densidades populacionais muito maiores e hábitos cívicos e sociais muito diferentes (o UK tentou o mesmo e deu no que deu, não tarda muito são o país europeu com mais mortes);
3 - Com a estratégia sueca será atingida a imunidade de grupo mais depressa e no futuro tenderão a estar melhor e a equilibar os danos da pandemia? Em relação à primeira pergunta parece-me claro que sim, em relação à segunda, ninguém pode responder neste momento, é apenas aquilo em que os Suecos acreditam;
4 - A estratégia sueca prejudica menos a economia, é o que muitos defendem, mas será verdade? Admitindo que as estimativas que se têm feito não estarão muito longe da realidade, os suecos não ganharão nada em termos económicos. Mas veremos ao longo do ano com os dados oficiais que forem saíndo.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aguia__RED, Aprapr, Bing [Bot], Cem pt, Lisboa_Casino, Masim , Nuno V, Olhar Leonino, Opcard, PAULOJOAO e 130 visitantes