Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 6/5/2020 20:32

Outro site de projeccoes: https://covid19.healthdata.org/
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 6/5/2020 20:23

artista_ Escreveu:
GaioAzul Escreveu:Sim, tiveram duas semanas (ou mais) para se prepararem mas a própria informação não era contraditória?


Gaio, no geral estamos mais ou menos de acordo, haverá apenas uma pequena (ou maior?!) diferença que tem um bocado a ver com esta frase. Eu acho que a informação já não era nada contraditória há algumas semanas, acho que a resposta que deram podia e devia ser muito melhor... assim como devia ter sido melhor na Europa.


Não leves a mal, mas isto é muito discutível. Não é uma área nem preta nem branca, mas sim cinzenta. Pensar assim a posteriori parece me uma aproximação um pouco ingénua. Na altura não havia ainda certezas de nada. Aliás, nem agora as há. Temos apenas alguma informação em relação à propagação deste vírus. A informação ainda está numa fase de evolução.
Se formos refletir acerca do inicio da pandemia ou de qualquer outra situação, é sempre fácil julgar posteriormente. Os casos da Itália e da Espanha foram surpreendentes. Achas que alguém tinha anticipado tal calamidade? É óbvio que não.
Não pretendo desculpar ninguém com isto mas compreendo as hesitações na altura.
Se alguém te desse um muro sem estares à espera, provavelmente a tua reacção seria muito diferente de alguém que estivesse à espera que lhe batessem.
Terias o instinto de te defender a ti próprio muito mais rapidamente porque estarias preparado.
Qualquer governo tem a obrigação de defender uma nação inteira e tem de medir todas as consequências. Nós só sabemos o que nos comunicam os media. Não estamos em colaboração direta com presidentes ou as organizações mundias de saúde. Não temos a informação toda necessária para acusar seja quem for.

Esta pandemia é uma situação inédita cuja resolução está a desenvolver gradualmente.
Mas é simplesmente a minha opinião. É algo que observo diaramente com os meus clientes numa escala obviamente mais pequena: apontar o dedo, julgar sem possuir os dados todos e não olhar para contextos.

O mais assustador nesta história, para mim, é a negação de alguns quanto ao perigo deste vírus hoje ainda.
Editado pela última vez por GaioAzul em 6/5/2020 20:33, num total de 1 vez.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 6/5/2020 19:04

mais_um

Engraçado que a única medida em relação aos passageiros à chegada ao aeroporto parece ser o porte da máscara dentro do próprio aeroporto.
Ontem disse à minha irmã que este ano provavelmente seria acompanhada à chegada até um hotel ou o hospital para seguir uma quarantena obrigatória de 15 dias. :lol:
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por JorgeCastro » 6/5/2020 18:42

serrano63 Escreveu:.....
.....
Quanto à vacina estou apreensivo pois reparem que até ao momento não temos vacina para vírus como os da: Sida, Ébola, Zica...Por agora as armas que temos são : Máscaras, quando usadas correctamente, distanciamento social e medidas de higiene e etiqueta respiratória. Será com isto que teremos que encarar a próxima vaga, que acredito seja lá para Outubro/Novembro.



Fator a ter em atenção. Sem dúvida.
 
Mensagens: 85
Registado: 29/11/2007 4:36
Localização: moreira maia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 6/5/2020 18:31

GaioAzul Escreveu:Sim, tiveram duas semanas (ou mais) para se prepararem mas a própria informação não era contraditória?


Gaio, no geral estamos mais ou menos de acordo, haverá apenas uma pequena (ou maior?!) diferença que tem um bocado a ver com esta frase. Eu acho que a informação já não era nada contraditória há algumas semanas, acho que a resposta que deram podia e devia ser muito melhor... assim como devia ter sido melhor na Europa.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 6/5/2020 18:26

mais_um Escreveu:
ricardmag Escreveu:Saiu um estudo genético, vi hoje no expresso, que confirma que o virus já estava na europa em dezembro, muito provavelmente pouco disseminado.

Quanto aos números dos pib da suécia, para mim faz sentido que tenham quebras na mesma ordem de grandeza, mas também faz sentido que não tenham tantas despesas com subsídios.



Não consigo encontrar o estudo, podes partilhar o link?


Afinal não foi no expresso, foi no DN

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/coronavirus-espalhou-se-rapidamente-pelo-mundo-desde-o-final-do-ano-passado-12158642.html

Análise genética em mais de 7600 doentes de todo o mundo mostra que o vírus circula a partir de novembro e dezembro. Mas, segundo este novo estudo, nada há provas que as mutações tornem o coronavírus mais facilmente transmissível ou causem danos mais graves.(...)


Imagem
Editado pela última vez por ricardmag em 6/5/2020 18:35, num total de 1 vez.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 6/5/2020 17:14

mais_um Escreveu:
GaioAzul Escreveu:Em relação à abertura das fronteiras, alguém tem informação sobre o protocolo uma vez à chegada ao aeroporto da Portela? Agradecia qualquer informação.


https://www.ana.pt/pt/lis/guia-do-passa ... r/covid-19


Obrigado.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 6/5/2020 17:02

GaioAzul Escreveu:Em relação à abertura das fronteiras, alguém tem informação sobre o protocolo uma vez à chegada ao aeroporto da Portela? Agradecia qualquer informação.


https://www.ana.pt/pt/lis/guia-do-passa ... r/covid-19
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 6/5/2020 16:59

Em relação à abertura das fronteiras, alguém tem informação sobre o protocolo à chegada ao aeroporto da Portela? Agradecia qualquer informação.
Estou a falar de voos vindo de França e EU.
Editado pela última vez por GaioAzul em 6/5/2020 17:02, num total de 1 vez.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 6/5/2020 16:26

artista_ Escreveu:
GaioAzul Escreveu:Se reparares, a situação da Europa não será assim tão diferente da dos EU.
Cada país da UE decidiu das suas próprias medidas de confinamento e da sua aplicação. Cada país usufruiu da sua independência política e do seu poder de decisão apesar de fazer parte da UE.
Refletindo bem, os nossos governos não deviam ter concordado também, à partida, na forma de evitar a propagação do vírus? Onde esteve a união? O plano de reabertura na UE nao difere de país para país ?
Onde está o sincronismo? Não partilhamos fronteiras e das instituições europeias? Por quê não olhar para cada país como parte da UE?


isso é tudo verdade, e por isso é que muita gente, eu incluído, acho que a Europa falhou tal como os EUA estão a falhar... até a Ursula Von der Leyen concorda com isto, e já assumiu que a UE falhou e pediu desculpa aos Italianos. Haverá uma pequena diferença, os EUA tiveram mais 2 ou 3 semanas para se preparem, e mesmo assim está a ser o que se vê... e, na minha análise, a desorganização é ainda mais visivel do que a que foi na Europa.

GaioAzul Escreveu:Nos EU, cada governo representa um grupo eleitoral diferente. Cada estado é quase um pais. Há muitas diferenças de estado para estado e a constituição americana permite muita independência em relação à casa branca. Como já disse aqui, cada estado tem sua própria cultura.
Neste momento cada estado que seguiu medidas de confinamento está a seguir o seu próprio protocolo para reabrir a economia.
Por quê chamar lhes de desorganizados aos americanos e não à UE?


Também concordo, mas acho que devia haver uma estratégia nacional e um protocolo que cada estado adaptaria à sua realidade. Havendo isso pelo menos sabia-se melhor quem não estava a seguir orientações centrais e quem estava, e nem isso se consegue discernir, parece que vale tudo e ninguém sabe ao certo quem está a tomar medidas adequadas, porque na realidade não parece haver plano que o defina.

GaioAzul Escreveu:Ao meu ver, o problema nasce da forma como vêem o vírus. Se realmente tivessem acreditado que estavam perante um perigo para a saúde pública americana ou até mundial, penso que a casa branca teria decretado Martial law. Isso não aconteceu. Da mesma forma que na realidade nada disso aconteceu na UE.
Os motivos detrás da falta de medidas mais rigorosas nos dois continentes são vários (economia e pressão eleitoral são só algumas). É óbvio que o confinamento foi parcial tanto num continente como no outro.
A desorganização e a falta de sincronismo acontece aqui e lá.
Por isso, temos taxas de óbitos descontroladas em muitos países europeus e o mesmo irá acontecer nos EU.

É fácil apontar o dedo em qualquer situação. É sempre mais difícil refletirmos sobre nós e reconhecermos as nossas falhas. Ao meu ver, como conjunto nós também falhámos.


Exato! O que escrevi atrás reflete a minha opinião também em relação a esta parte. Falhámos todos, os EUA tiveram mais tempo para se preparar e, sobretudo, tiveram a vantagem de ver que o virus se tinha espalhado para fora da China (algo que infelizmente os italianos não tiveram) e mesmo assim a resposta tem sido, a meu ver, ainda pior que a Europeia... sendo certo que isso se deverá em grande parte às situações que também apontas, que tem a ver com a maior pressão que a economia provocará nos EUA em relação à Europa.


Sim, deveria haver um protocolo. O problema é esta situação ter sido uma novidade para todos. Havia protocolos aqui para isto? Claro que não!
Muitos protocolos nascem da experiência. Antes do 11 de Setembro também não havia protocolos.

Quanto à desorganização à qual te referes, não concordo. Cada estado seguiu as suas próprias medidas. Como não foi decretada a Martial Law, cada estado agiu independentemente como se cada um constituísse um país. A organização existe dentro das fronteiras de cada estado.
É o que permite a constituição americana. Isto é um direito básico inerente aos EU.

Sim, tiveram duas semanas (ou mais) para se prepararem mas a própria informação não era contraditória?
Infelizmente, pelo que li nos últimos dias, o preço a pagar será muito grande. É mais um exemplo de como o Zé Povinho paga com a vida pelas decisões de um grupo muito restrinto e privilegiado.

EDIT: há mais outro fator: a realidade do paciente 0. Quando e onde?
Desde há algumas semanas que me parece muito provável a contaminação ter iniciado antes da data afirmada pela China.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 6/5/2020 16:16

Actualização:
Números de hoje:
Suécia + 87 óbitos
Dinamarca + 3 óbitos
Noruega + 1 óbito
Finlândia + 6 óbitos

óbitos por habitante:
Suécia 291 óbitos por milhão
Dinamarca 87 óbitos por milhão
Noruega 40 óbitos por milhão
Finlândia 45 óbitos por milhão

A continuar a este ritmo, mais 3 ou 4 dias e a Suécia (7º) apanha a Holanda (6º) no numero de óbitos por habitante (mundo).
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Serrano1963 » 6/5/2020 16:13

Parabéns ao Marco António pela dinâmica do tópico e a todos os que têm para isso contribuído. Não consigo acompanhar por motivos profissionais :x Mas quero reforçar o que o colega artista diz quanto ao falhanço. Pelo que se depreende, e agora falando empiricamente, tudo parece indicar tratar-se de mais um vírus com características sazonais :roll: :roll: (pelos gráficos apresentados tudo leva a acreditar nisso). O desconfinamento pode trazer um caso ou outro mas que será mais facilmente confinado. Noto, no meu hospital (onde faço diariamente testes à generalidade dos doentes (praticamente fazem teste cerca de 90%), de que há 6 dias não temos positivos. Chegámos a fazer 10% de todos os testes no país (no início).
Agora que a generalidade dos países (incluindo nós) não tomou medidas atempadamente, isso é verdade. Foram mais penalizados aqueles que por questões epidemiológicas foram os primeiros (china , Itália e Espanha ) acrescentando-se a isto o facto de terem populações mais velhas. Repare-se que os lares de idosos são e serão sempre um foco altamente preocupante. Onde se nota o atraso (por exemplo nosso) é na aquisição de materiais de protecção para os serviços que, foi demorada :cry: :cry: . Foi minimizada depois pela reconversão da industria para produtos indispensáveis e que poderá até salvar algumas empresas.
Quanto à vacina estou apreensivo pois reparem que até ao momento não temos vacina para vírus como os da: Sida, Ébola, Zica...Por agora as armas que temos são : Máscaras, quando usadas correctamente, distanciamento social e medidas de higiene e etiqueta respiratória. Será com isto que teremos que encarar a próxima vaga, que acredito seja lá para Outubro/Novembro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 271
Registado: 3/12/2007 21:57
Localização: Guarda

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 6/5/2020 16:00

MarcoAntonio Escreveu:Certo, Gaio, mas os Estados Unidos são "um país" e a forma como os estadunidenses circulam entre estados não é comparável à de cá, especialmente no contexto da pandemia. Além disso, o segundo aspecto (para além da desordenação) é a estratégia errática.


Pelo que sei, a circulação entre Estados foi bastante controlada. Milhares de pessoas aderiram ao confinamento e evitaram viajar. Como sabes, muitos voos foram cancelados e não me estou a referir só a voos intercontinentais. O mesmo aconteceu em relação à circulação rodoviária. Houve alguns estados que não aderiram a nada mas na maioria, seguiram um protocolo parecido ao dos países da UE. E isso também aconteceu entre estados vizinhos.
Sim, os EU são "um país" formado por países à semelhança da UE. Como disse, ao meu ver, a desordenação e a estratégia foram semelhantes nos dois continentes.
Não pretendo defender ninguém, estou só a tentar ver a situação de forma objetiva.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 6/5/2020 15:29

GaioAzul Escreveu:Se reparares, a situação da Europa não será assim tão diferente da dos EU.
Cada país da UE decidiu das suas próprias medidas de confinamento e da sua aplicação. Cada país usufruiu da sua independência política e do seu poder de decisão apesar de fazer parte da UE.
Refletindo bem, os nossos governos não deviam ter concordado também, à partida, na forma de evitar a propagação do vírus? Onde esteve a união? O plano de reabertura na UE nao difere de país para país ?
Onde está o sincronismo? Não partilhamos fronteiras e das instituições europeias? Por quê não olhar para cada país como parte da UE?


isso é tudo verdade, e por isso é que muita gente, eu incluído, acho que a Europa falhou tal como os EUA estão a falhar... até a Ursula Von der Leyen concorda com isto, e já assumiu que a UE falhou e pediu desculpa aos Italianos. Haverá uma pequena diferença, os EUA tiveram mais 2 ou 3 semanas para se preparem, e mesmo assim está a ser o que se vê... e, na minha análise, a desorganização é ainda mais visivel do que a que foi na Europa.

GaioAzul Escreveu:Nos EU, cada governo representa um grupo eleitoral diferente. Cada estado é quase um pais. Há muitas diferenças de estado para estado e a constituição americana permite muita independência em relação à casa branca. Como já disse aqui, cada estado tem sua própria cultura.
Neste momento cada estado que seguiu medidas de confinamento está a seguir o seu próprio protocolo para reabrir a economia.
Por quê chamar lhes de desorganizados aos americanos e não à UE?


Também concordo, mas acho que devia haver uma estratégia nacional e um protocolo que cada estado adaptaria à sua realidade. Havendo isso pelo menos sabia-se melhor quem não estava a seguir orientações centrais e quem estava, e nem isso se consegue discernir, parece que vale tudo e ninguém sabe ao certo quem está a tomar medidas adequadas, porque na realidade não parece haver plano que o defina.

GaioAzul Escreveu:Ao meu ver, o problema nasce da forma como vêem o vírus. Se realmente tivessem acreditado que estavam perante um perigo para a saúde pública americana ou até mundial, penso que a casa branca teria decretado Martial law. Isso não aconteceu. Da mesma forma que na realidade nada disso aconteceu na UE.
Os motivos detrás da falta de medidas mais rigorosas nos dois continentes são vários (economia e pressão eleitoral são só algumas). É óbvio que o confinamento foi parcial tanto num continente como no outro.
A desorganização e a falta de sincronismo acontece aqui e lá.
Por isso, temos taxas de óbitos descontroladas em muitos países europeus e o mesmo irá acontecer nos EU.

É fácil apontar o dedo em qualquer situação. É sempre mais difícil refletirmos sobre nós e reconhecermos as nossas falhas. Ao meu ver, como conjunto nós também falhámos.


Exato! O que escrevi atrás reflete a minha opinião também em relação a esta parte. Falhámos todos, os EUA tiveram mais tempo para se preparar e, sobretudo, tiveram a vantagem de ver que o virus se tinha espalhado para fora da China (algo que infelizmente os italianos não tiveram) e mesmo assim a resposta tem sido, a meu ver, ainda pior que a Europeia... sendo certo que isso se deverá em grande parte às situações que também apontas, que tem a ver com a maior pressão que a economia provocará nos EUA em relação à Europa.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 6/5/2020 15:20

Certo, Gaio, mas os Estados Unidos são "um país" e a forma como os estadunidenses circulam entre estados não é comparável à de cá, especialmente no contexto da pandemia. Além disso, o segundo aspecto (para além da desordenação) é a estratégia errática.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 6/5/2020 15:13

MarcoAntonio Escreveu:Entretanto, os Estados Unidos parece que caminham para uma nova "estratégia": a de uma reabertura desordenada.

Já não se livrarão de um número elevado de óbitos: é mais ou menos evidente que será de mais de 100 mil em menos de um ano, falta saber em quanto excederão. E falta saber se "salvarão" a economia. O que me preocupa não é procurarem uma solução de compromisso, é essencialmente o percurso errático e desordenado em que não fazem sempre a mesma coisa ao longo do tempo nem fazem todos a mesma coisa (ie, não seguem a mesma estratégia) em todo o lado. Não há um poder central que garanta o "sincronismo" e a ordem entre as diferentes regiões, é cada governador por si (excepto alguns que se organizaram entre si). E claro, os efeitos, que isso poderá ter no resto do mundo...


Tens razão mas como sabes nada é assim tão simples de analisar.
Sem pretender defender sejá quem for, a minha análise dos acontecimentos desta vez difere da tua. Vou tentar explicar e quem quiser debater, força! :wink:

Se reparares, a situação da Europa não será assim tão diferente da dos EU.
Cada país da UE decidiu das suas próprias medidas de confinamento e da sua aplicação. Cada país usufruiu da sua independência política e do seu poder de decisão apesar de fazer parte da UE.
Refletindo bem, os nossos governos não deviam ter concordado também, à partida, na forma de evitar a propagação do vírus? Onde esteve a união? O plano de reabertura na UE nao difere de país para país ?
Onde está o sincronismo? Não partilhamos fronteiras e das instituições europeias? Por quê não olhar para cada país como parte da UE?

Nos EU, cada governo representa um grupo eleitoral diferente. Cada estado é quase um pais. Há muitas diferenças de estado para estado e a constituição americana permite muita independência em relação à casa branca. Como já disse aqui, cada estado tem sua própria cultura.
Neste momento cada estado que seguiu medidas de confinamento está a seguir o seu próprio protocolo para reabrir a economia.
Por quê chamar lhes de desorganizados aos americanos e não à UE?

Ao meu ver, o problema nasce da forma como vêem o vírus. Se realmente tivessem acreditado que estavam perante um perigo para a saúde pública americana ou até mundial, penso que a casa branca teria decretado Martial law. Isso não aconteceu. Da mesma forma que na realidade nada disso aconteceu na UE.
Os motivos detrás da falta de medidas mais rigorosas nos dois continentes são vários (economia e pressão eleitoral são só algumas). É óbvio que o confinamento foi parcial tanto num continente como no outro.
A desorganização e a falta de sincronismo acontece aqui e lá.
Por isso, temos taxas de óbitos descontroladas em muitos países europeus e o mesmo irá acontecer nos EU.

É fácil apontar o dedo em qualquer situação. É sempre mais difícil refletirmos sobre nós e reconhecermos as nossas falhas. Ao meu ver, como conjunto nós também falhámos.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 6/5/2020 14:45

miguellene Escreveu:E continuamos com números muito baixos, o que é ótimo mas simultaneamente me relembra sempre da questão da bcg (ou de outra razão): o que é que nos está a proteger?
.


E porque não considerar a hipótese de que aquilo nos está a proteger é o mesmo que protegeu uma larga maioria de países Europeus que aplicaram medidas com uma base de infetados relativamente reduzida (Rep Checa, Polónia, Roménia, Áustria, Dinamarca, etc)... fica a sugestão!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 6/5/2020 14:32

The head of Sweden's no-lockdown coronavirus plan said its heavy death toll 'came as a surprise'

The man leading Sweden's coronavirus response said the country's "death toll really came as a surprise to us" in an interview on the controversial strategy.

He denied that Sweden's strategy to avoid a compulsory lockdown was a conscious decision to accept a higher death toll, and instead said that was never part of the plan.

Dr Anders Tegnell, Sweden's state epidemiologist, described Sweden's approach on "The Daily Show with Trevor Noah" on Tuesday.

He said: "We never really calculated with a high death toll initially, I must say."

"We calculated on more people being sick, but the death toll really came as a surprise to us."

https://www.businessinsider.com/coronav ... ise-2020-5
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 6/5/2020 14:30

ricardmag Escreveu:Saiu um estudo genético, vi hoje no expresso, que confirma que o virus já estava na europa em dezembro, muito provavelmente pouco disseminado.

Quanto aos números dos pib da suécia, para mim faz sentido que tenham quebras na mesma ordem de grandeza, mas também faz sentido que não tenham tantas despesas com subsídios.



Não consigo encontrar o estudo, podes partilhar o link?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 6/5/2020 13:03

Saiu um estudo genético, vi hoje no expresso, que confirma que o virus já estava na europa em dezembro, muito provavelmente pouco disseminado.

Quanto aos números dos pib da suécia, para mim faz sentido que tenham quebras na mesma ordem de grandeza, mas também faz sentido que não tenham tantas despesas com subsídios.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Luís Silva » 6/5/2020 12:31

Não deixa de surpreender um diferencial tão positivo em 2020 face nuestros hermanos.

Portugal
Imagem

Espanha
Imagem
 
Mensagens: 73
Registado: 30/4/2016 11:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 6/5/2020 12:10

Já agora, pegando nesses 3 países, para completar a informação, nessa previsão da UE, Portugal passa de uma taxa de desemprego de 6,5 para 9,7%, a Suécia de 6,8 para 9,7% e a Dinamarca de 5,0 para 6,4%. O que reforça as tuas conclusões.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 6/5/2020 11:00

Previsão da primavera da CE, (melhores que o FMI):

https://ec.europa.eu/info/business-econ ... by-country

Portugal não é dos piores, Dinamarca melhor que Suécia (pib e desemprego), Suécia melhor que Finlândia no pib e pior no desemprego.

Melhor que a Dinamarca, só a Polónia.

Até ver as previsões não apontam para que a Suécia tire vantagem na área económica de medidas menos restritivas mas no fim é que se fazem as contas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Luís Silva » 6/5/2020 9:26

ACTUALIZAÇÃO
Eis os elementos publicados ontem no Worldometer, aqui tratados por milhão de habitantes (pmh).
São indicadores históricos a ler com cuidado tendo em conta as limitações dos dados e dos comparativos entre os países face a diferentes critérios de contabilização.

Óbitos e casos diários pmh (escala linear)
Imagem

Total de óbitos pmh (escala logarítmica)
Imagem

Óbitos diários pmh média dos últimos 7 dias (escala linear)
Imagem

Casos diários pmh média dos últimos 7 dias (escala linear)
Imagem

Casos diários pmh (escala linear)
Imagem

Casos activos pmh (escala linear)
Imagem

Sem grandes alterações face aos últimos dias prossegue a diminuição de novos casos e óbitos nos países europeus analisados. Quanto a novos casos, Reino Unido (65 pmh) e EUA (75 pmh) são entre os países analisados os que tem mais novos casos. Fora desse perímetro, assinalar o crescimento na Russia (69 novos casos pmh) e America do Sul.

Com levantamento gradual de algumas medidas restritivas a partir de 14 de Abril, continua a tendência de diminuição de novos casos diários na Austria e Rep. Checa. (< 10 novos casos pmh), mantendo-se mais plano na Dinamarca (< 30 novos casos pmh). Em Portugal, menos de 23 novos casos na média dos últimos 7 dias.

A Suíça, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Rep. Checa, Itália, Espanha e França reduzem o número de casos ainda activos face aos máximos já alcançado.
 
Mensagens: 73
Registado: 30/4/2016 11:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 5/5/2020 23:58

O ISTAT publicou ontem o relatório relativo ao primeiro trimestre, que se encontra disponível aqui:

https://www.istat.it/it/files//2020/05/ ... at_ISS.pdf

Segundo o ISTAT, entre 20 de Fevereiro e 31 de Março registaram-se 90946 óbitos (a média para o mesmo período de 2015 a 2019 foi de 65592). Os óbitos atribuídos a COVID a nível nacional, neste período, foi de 13710. Note-se que o relatório, em função dos dados comunicados, cobre 86.4% da população (note-se também, porém, que a taxa de cobertura é maior nos locais mais afectados).


Imagem
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Barão de Soestrova, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], farami, GamesOver, Garfield, goncaladas, Google [Bot], latbal, malakas, MC Investidor, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shift72, traderh e 123 visitantes