Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard » 30/3/2020 19:37

Eficácia do. Teste e falsos negativos .

”This article is a preprint and has not been certified by peer review [what does this mean?]. It reports new medical research that has yet to be evaluated and so should not be used to guide clinical practice.

Background: As the increasing number of Corona Virus Disease 2019 (COVID-19) patients caused by the severe acute respiratory coronavirus 2 (SARS-CoV-2), which caused an outbreak initiated from Wuhan, China in December, 2019, the clinical features and treatment of COVID-19 patients have been understood. However, it is urgent to need the rapid and accurate detection for SARS-CoV-2 infection diagnosis. We aimed to evaluate the antibodies-based and nucleic acid-based tests (NAT) for SARS-CoV-2-infected patients. Method: We retrospectively and observationally studied 133 patients diagnosed with SARS-CoV-2 and admitted in Renmin Hospital of Wuhan University, China, from Feb 17 to Mar 1, 2020. Demographic data, symptoms, clinical examination, laboratory tests, and clinical outcomes were collected. Data were compared between IgM-IgG antibody test and real-time RT-PCR detection for COVID-19 patients. Results: Of 133 patients with SARS-CoV-2 infection, there were 44 moderate cases, 52 severe cases, and 37 critical cases with no significant difference of gender and age among three subgroups. Overall, the positive ratio in IgM antibody test was higher than in RT-PCR detection. In RT-PCR detection, the positive ratio was 65.91%, 71.15%, and 67.57% in moderate, severe, and critical cases, respectively. Whereas, the positive ratio of IgM/IgG antibody detection in patients was 79.55%/93.18%, 82.69%/100%, and 72.97%/97.30% in moderate, severe, and critical cases, respectively. Moreover, the concentrations of antibodies were also measured in three subgroups. Conclusion: The IgM-IgG antibodies-based test exhibited a comparative superiority to the NAT for COVID-19 diagnosis, which provides an effective complement to the false negative results from NAT for SARS-CoV-2 infection diagnosis.
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 30/3/2020 19:36

Gaio Azul Escreveu:Mas temos a capacidade e obrigação de procurar entender.

"Leitura com mente aberta, flexibilidade e humildade, eis o caminho para aquisição do conhecimento"


Capacidade para averiguar, sem dúvida. Para entender, não necessariamente. Obrigação, não sei (isto aqui iniciava uma discussão filosófica sobre moralidade). Pessoalmente, tendo a inclinar-me fortemente para que sim, desde que a questão seja suficientemente relevante (o que é subjectivo).

Observar, averiguar, analisar e/ou escrutinar, inferir e/ou deduzir são os caminhos para a aquisição e acumulação de conhecimento.

Para o fazermos de forma válida e correcta (valid and sound, no inglês) temos vindo a desenvolver ferramentas há séculos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Gaio Azul » 30/3/2020 19:24

MarcoAntonio Escreveu:Tudo terá eventualmente uma explicação. Nem sempre a conseguiremos descobrir... o nosso conhecimento (informação) e capacidade cognitiva são limitados.


Mas temos a capacidade e obrigação de procurar entender.

"Leitura com mente aberta, flexibilidade e humildade, eis o caminho para aquisição do conhecimento"
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 27/3/2020 7:24

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 30/3/2020 18:40

Tudo terá eventualmente uma explicação. Nem sempre a conseguiremos descobrir... o nosso conhecimento (informação) e capacidade cognitiva são limitados.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Gaio Azul » 30/3/2020 18:37

MarcoAntonio Escreveu:
Gaio Azul Escreveu:A conclusão que tirei do video foi que o Corona existe há muito tempo e que se foi adaptando. Se for verdade, essa informação erá importante para o futuro.


Coronavirus é uma famíllia de virus, existem muitos tipos e subtipos. O SARS-CoV-2 é um novo virus da grande família coronavirus, mais especificamente do género betacoronavirus. A família é conhecida, se não me falha a memória, há cerca de 50 anos.

Nós, humanos, somos da familia dos orangotangos, chimpanzés, bonobos e gorilas: familia hominídeos. Família, na classificação científica, é uma coisa bastante abrangente.

A informação a que ele alude não é novidade nenhuma (penso que já foi mencionada aqui no tópico logo nas primeiras páginas e ele não está a dar nenhuma novidade aos cientistas, está a distorcer para um público generalista o que os cientistas já sabem).


Gaio Azul Escreveu:Atenção: segundo este cientista alemão.


Ele é um médico e está a falar como um pseudo-cientista.



Mais uma vez, obrigado.
É na partilha de conhecimentos e com espírito a priori inquistivo que se aprende.
Tenho por objetivo entender e, por isso, entrei neste fórum.
Parto do principio que tudo tem uma explicação por mais estranha que possa ser.
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 27/3/2020 7:24

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 30/3/2020 18:33

Actualização/Itália

Casos activos confirmados: +1648 (total:75528)
Recuperados: +1590 (total:14620)
Óbitos: +812 (total:11521)

Em cuidados intensivos: 3981 (+75)



Os dados dos últimos dias sugerem que a Itália está a ficar relativamente próxima do pico (hoje não tive oportunidade de ouvir a conferência de imprensa, não faço ideia se fizeram menção a isto).



Imagem


Casos novos confirmados diários ao longo das últimas duas semanas:

Imagem


Casos activos desde o início do mês:

Imagem


Fonte dos dados: Protezione Civile.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 30/3/2020 18:26

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 30/3/2020 18:19

Gaio Azul Escreveu:A conclusão que tirei do video foi que o Corona existe há muito tempo e que se foi adaptando. Se for verdade, essa informação erá importante para o futuro.


Coronavirus é uma famíllia de virus, existem muitos tipos e subtipos. O SARS-CoV-2 é um novo virus da grande família coronavirus, mais especificamente do género betacoronavirus. A família é conhecida, se não me falha a memória, há cerca de 50 anos.

Nós, humanos, somos da familia dos orangotangos, chimpanzés, bonobos e gorilas: familia hominídeos. Família, na classificação científica, é uma coisa bastante abrangente.

A informação a que ele alude não é novidade nenhuma (penso que já foi mencionada aqui no tópico logo nas primeiras páginas e ele não está a dar nenhuma novidade aos cientistas, está a distorcer para um público generalista o que os cientistas já sabem).


Gaio Azul Escreveu:Atenção: segundo este cientista alemão.


Ele é um médico e está a falar como um pseudo-cientista.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 30/3/2020 18:13

Joao.D Escreveu::)

"Enfrentem o vírus como homens, não como moleques (miúdos), pô! Vamos enfrentar o vírus com realismo, todos nós vamos morrer um dia."-.

https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/b ... mos-um-dia


Espero que algo os ajude (o clima ou outra coisa qualquer), caso contrário, o Brasil está à beira de uma tragédia humanitária!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Gaio Azul » 30/3/2020 18:11

artista_ Escreveu:
Gaio Azul Escreveu:artista, não disse que acreditava. Simplesmente, pedi para comentar.

Os meus motivos são simples:
Tentar perceber o que se está realmente a passar enquanto a informação deriva de várias fontes.
Partlhar, analisar pontos de vista. Chegar a conclusões.
Pragmatismo.
Receio do que possa acontecer aos familiares noutros países, que é o meu caso.

Tudo muito normal.

"A liberdade de expressão é o coração da humanidade" (Salman Rushdie)


Não leves a mal, eu nem quis referir-me diretamente a ti, mas nesta altura já aqui se debateram muitas vezes pontos de vista desses, alguns há já algumas semanas atrás. Hoje, com tudo o que se está a passar, já me parece que não deveria haver ninguém que pudesse dar algum tipo de credibilidade a quem tenta fazer crer que não há grandes diferenças entre o Corona virus e outros virus da gripe... muito provavelmente, mesmo que tenha sido apenas de uma forma inconsciente, este tipo de opiniões contribuiu para que as coisas tenham atingido níveis tão dramáticos, já que contribuiram para a desvalorização inicial da perigosidade do Corona Vírus!


Venho aqui informar-me, partilhar e debater. Não tenho a pretensão de saber tudo.
Neste preciso momento sei unicamente que tenho receio não por mim mas pelos que se encontram do outro lado do Atlântico.
As medidas tomadas em NY não fizeram estrondo noutras partes dos EU ainda. Resultado: parece que o número de contaminados vai aumentando em silêncio noutros estados.

A conclusão que tirei do video foi que o Corona existe há muito tempo e que se foi adaptando. Se for verdade, essa informação erá importante para o futuro.

Atenção: segundo este cientista alemão.
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 27/3/2020 7:24

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 30/3/2020 17:56



Ok, obrigado, depois dou uma olhada quando tiver oportunidade.

Desses há pelo menos um que já vi antes aqui no tópico e a análise dele tem diversas falhas (refiro-me a John Ioannidis). Entretanto ele agravou a fraca análise que já tinha efectuado referindo-se a um "estudo" (não há estudo nenhum, trata-se de um programa de testes semi-aleatório que tinha começado há dias quando ele falou!) na Islândia acerca do qual ele distorceu os dados e ignorou a parte que vai contra a tese dele. Além disso, ele passa o tempo a usar a expressão "reliable data" mas depois nas entrevistas sai-se com "estimativas" que supostamente recebeu por telefone de "amigos/colegas" dele de Itália (procura, ele deu esta entrevista à CNN). É um daqueles casos em que pela boca morre o peixe.

Quanto a outros, depois dou uma olhada assim que tiver oportunidade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Gaio Azul » 30/3/2020 17:51

MarcoAntonio Escreveu:
Gaio Azul Escreveu:Agradeço a análise. Recebi vários links de cientistas a dizerem o mesmo que este indivíduo.


Queres partilhar?




https://youtu.be/jbx6Xwmxn4E

https://www.google.com/amp/s/www.global ... 707532/amp
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 27/3/2020 7:24

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 30/3/2020 17:41

Questionar é saudável, sem dúvida. Quanto a isso, nada a dizer.



Aproveito e deixo os dados que consegui obter do SICO para os dias 14 a 28 de Março de 2020 e períodos homólogos de 2014 a 2019, óbitos por causas naturais deduzido de óbitos por causas externas (acidentes de trabalho, viação, suicidios, homicídios, etc):

Disclaimer: Isto é uma análise muito superificial e algo simplista, não aconselho ninguém a retirar daqui grandes ilações.


Imagem


Por causas externas (acidentes de trabalho, viação, suicídios, homicídios, etc):

Imagem



(nota: óbitos por causa por averiguar estão incluídas no primeiro gráfico)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 30/3/2020 17:38

Gaio Azul Escreveu:artista, não disse que acreditava. Simplesmente, pedi para comentar.

Os meus motivos são simples:
Tentar perceber o que se está realmente a passar enquanto a informação deriva de várias fontes.
Partlhar, analisar pontos de vista. Chegar a conclusões.
Pragmatismo.
Receio do que possa acontecer aos familiares noutros países, que é o meu caso.

Tudo muito normal.

"A liberdade de expressão é o coração da humanidade" (Salman Rushdie)


Não leves a mal, eu nem quis referir-me diretamente a ti, mas nesta altura já aqui se debateram muitas vezes pontos de vista desses, alguns há já algumas semanas atrás. Hoje, com tudo o que se está a passar, já me parece que não deveria haver ninguém que pudesse dar algum tipo de credibilidade a quem tenta fazer crer que não há grandes diferenças entre o Corona virus e outros virus da gripe... muito provavelmente, mesmo que tenha sido apenas de uma forma inconsciente, este tipo de opiniões contribuiu para que as coisas tenham atingido níveis tão dramáticos, já que contribuiram para a desvalorização inicial da perigosidade do Corona Vírus!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Gaio Azul » 30/3/2020 17:21

artista_ Escreveu:
mais_um Escreveu:
Gaio Azul Escreveu:Alguém quer comentar?


https://youtu.be/CIocOx4AK_U


Vi o video até o fim, não perdi tempo a investigar a credibilidade do Sr. porque não me parece necessário, basta pensar 30 segundos, conheces alguma época de gripe ou de outro vírus (corona ou não), que tenha colapsado áreas alargadas de serviços de saúde de países como Itália, Espanha, Holanda, França, EUA, etc...?


Eu só me pergunto é como é que ainda há pessoas a fazer este tipo de comparações e/ou a dar algum tipo de credibilidade a quem as faz... só consigo perceber isso em pessoas que não se informem minimamente sobre o que se está a passar em todo o mundo, em especial nos países mais afetados, como Itália e Espanha... e também nos EUA, onde a cada dia que passa até o presidente Trump é obrigado a recuar nas intenções de não parar a economia e a passar pelo ridículo de os jornalistas lhe perguntarem pelo que ainda há poucos dias tinha dito e estar agora a fazer o contrário... ontem estive a ver um bocado a CNN e aquilo já parece o «quem quer humilhar o presidente?»! Enquanto isso os cientistas/médicos assumem a protagonismo que nunca tiveram, sendo o Dr. Anthony Fauci o mais citado/ouvido!


artista, não disse que acreditava. Simplesmente, pedi para comentar.

Os meus motivos são simples:
Tentar perceber o que se está realmente a passar enquanto a informação deriva de várias fontes.
Partlhar, analisar pontos de vista. Chegar a conclusões.
Pragmatismo.
Receio do que possa acontecer aos familiares noutros países, que é o meu caso.

Tudo muito normal.

"A liberdade de expressão é o coração da humanidade" (Salman Rushdie)
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 27/3/2020 7:24

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 30/3/2020 15:38

Algumas destas peças (existem diversos artigos virais ou semi-virais de contrarians por aí) foram escritas/elaboradas há semanas atrás. Entretanto há dados novos que contradizem cabalmente alguns dos argumentos que se encontram nessas peças. Se os autores revêm a tese ou não, é com cada um. Mas convém ter em consideração que se está muitas vezes a ler coisas que foram elaboradas há semanas atrás. Entretanto, a realidade continua a desenrolar-se...

Exemplo, Estado de New York: 700 óbitos atribuíveis a COVID nos últimos 5 dias e com tendência de subida.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 30/3/2020 15:29

mais_um Escreveu:
Gaio Azul Escreveu:Alguém quer comentar?


https://youtu.be/CIocOx4AK_U


Vi o video até o fim, não perdi tempo a investigar a credibilidade do Sr. porque não me parece necessário, basta pensar 30 segundos, conheces alguma época de gripe ou de outro vírus (corona ou não), que tenha colapsado áreas alargadas de serviços de saúde de países como Itália, Espanha, Holanda, França, EUA, etc...?


Eu só me pergunto é como é que ainda há pessoas a fazer este tipo de comparações e/ou a dar algum tipo de credibilidade a quem as faz... só consigo perceber isso em pessoas que não se informem minimamente sobre o que se está a passar em todo o mundo, em especial nos países mais afetados, como Itália e Espanha... e também nos EUA, onde a cada dia que passa até o presidente Trump é obrigado a recuar nas intenções de não parar a economia e a passar pelo ridículo de os jornalistas lhe perguntarem pelo que ainda há poucos dias tinha dito e estar agora a fazer o contrário... ontem estive a ver um bocado a CNN e aquilo já parece o «quem quer humilhar o presidente?»! Enquanto isso os cientistas/médicos assumem a protagonismo que nunca tiveram, sendo o Dr. Anthony Fauci o mais citado/ouvido!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 30/3/2020 15:24

Gato, eu li essa parte. O que é que tem que ver com o que eu escrevi? Exactamente o que é que estás a querer sugerir que se relacione com a parte que eu comentei? Confesso que não estou a entender as tuas respostas.

Já agora, estive a ver os dados SICO disponíveis e discriminam mortes por acidente de trabalho, acidente, etc (causas externas). Fica esta nota/rectificação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por gatogato » 30/3/2020 15:21

MarcoAntonio Escreveu:
gatogato Escreveu:A SICO dá estatísticas do número de mortes diárias, não de causas de morte. O que, embora sendo um indicador vago, acaba por ser um melhor (ou pelo menos, complementar) indicador para verificar o impacto real de um surto.


Parece-me óbvio que não é. Em primeiro lugar, como referi antes, o surto está concentrado em particular em determinadas áreas. Depois, como descontas dos números globais uma eventual redução de mortes por outras causas (por exemplo, acidentes de trabalho ou de viação) em virtude do lockdown e quarentena ou qualquer outro efeito não descontado? Como é que números globais vão ser um melhor indicador de uma causa específica?


Se quiseres (está à vontade) lê esta parte também: "Como nota anedotal, pelos vistos (lido na internet) na Rússia há poucas mortes pelo coronavírus mas, por outro lado, parecem ter tido "azar" uma vez que as pneumonias aumentaram 40%."
 
Mensagens: 137
Registado: 28/5/2016 8:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 30/3/2020 15:11

gatogato Escreveu:A SICO dá estatísticas do número de mortes diárias, não de causas de morte. O que, embora sendo um indicador vago, acaba por ser um melhor (ou pelo menos, complementar) indicador para verificar o impacto real de um surto.


Parece-me óbvio que não é. Em primeiro lugar, como referi antes, o surto está concentrado em particular em determinadas áreas. Depois, como descontas dos números globais uma eventual redução de mortes por outras causas (por exemplo, acidentes de trabalho ou de viação) em virtude do lockdown e quarentena ou qualquer outro efeito não descontado? Como é que números globais vão ser um melhor indicador de uma causa específica?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 30/3/2020 15:08

Gaio Azul Escreveu:Alguém quer comentar?


https://youtu.be/CIocOx4AK_U


Vi o video até o fim, não perdi tempo a investigar a credibilidade do Sr. porque não me parece necessário, basta pensar 30 segundos, conheces alguma época de gripe ou de outro vírus (corona ou não), que tenha colapsado áreas alargadas de serviços de saúde de países como Itália, Espanha, Holanda, França, EUA, etc...?
Editado pela última vez por mais_um em 30/3/2020 15:11, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por gatogato » 30/3/2020 15:06

MarcoAntonio Escreveu:Existem estatísticas para as principais causas de morte (coligidas por exemplo pela OMS anualmente). (...)


Não me fiz entender, quiçá.

A SICO dá estatísticas do número de mortes diárias, não de causas de morte. O que, embora sendo um indicador vago, acaba por ser um melhor (ou pelo menos, complementar) indicador para verificar o impacto real de um surto. Como nota anedotal, pelos vistos (lido na internet) na Rússia há poucas mortes pelo coronavírus mas, por outro lado, parecem ter tido "azar" uma vez que as pneumonias aumentaram 40%.
 
Mensagens: 137
Registado: 28/5/2016 8:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 30/3/2020 14:52

Gaio Azul Escreveu:Agradeço a análise. Recebi vários links de cientistas a dizerem o mesmo que este indivíduo.


Queres partilhar?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 30/3/2020 14:50

Aparentemente estamos a fazer mais testes e a taxa de aumentos diários até está a diminuir, bastante até... a confirmarem-se são sinais muito bons!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Gaio Azul » 30/3/2020 14:48

MarcoAntonio Escreveu:Existem estatísticas para as principais causas de morte (coligidas por exemplo pela OMS anualmente).

Esse vídeo tem literalmente dezenas de reacções na web a explicar como ele distorce os factos e inclusivamente diz coisas que simplesmente não são verdade. O video descreve uma fantasia, é um individuo sentado numa cadeira com uma teoria da conspiração e uma abordagem pseudo-científica.


Entretanto, no mundo real:

Diamond Princess: os dados do Diamond Princess apontam para cerca de 10 vezes mais mortes por causa do novo coronavirus do que seria expectável ocorrer num cruzeiro por causa de todos os virus da gripe juntos (morreram pelo menos 10 pessoas até agora, 9 continuam em estado crítico). Há conhecimento de pelo menos mais duas mortes entre individuos que já foram repatriados e não estão em Yokohama. Portanto, pelo menos 12 num cruzeiro. Expectavelmente morreria uma pessoa ou coisa do género por doenças respiratórias tipo gripe/pneumonia num cruzeiro, por ano. Os dados do Diamond Princess são limitados, mas são uma pista já suficiente alarmante. Entretanto há dados ainda mais importantes de outros lados.

Itália e Espanha: estão a morrer todos os dias na ordem de 10x mais do que seria expectável por gripe ou outras doenças respiratórias similares (e em cada um deles são especialmente duas as regiões afectadas, a epidemia nem sequer está disseminada pelo país inteiro de forma uniforme), ao que se somam necessidades de camas UCI e ventiladores a níveis completamente anormais, ao ponto dos médicos terem de escolher a quem destinam os recursos. Isto é real, não é uma teoria da conspiração. Há literamente nesta altura dezenas de depoimentos de profissionais de saúde que vêm de Itália, Espanha, entretanto Estados Unidos e outros países. De quem está no terreno a lutar com isto.




Volto a dizer, há números para estas coisas (já coloquei fontes aqui no tópico diversas vezes). Por exemplo, em Itália estima-se que no país inteiro, em quatro anos, terão morrido 65 mil pessoas por gripe ou similar (artigo científico disponível atrás no tópico). Estamos a falar de 4 anos / temporadas e do país inteiro. Na lombardia, em menos de um mês, faleceram pelo menos 6 mil (que se tenham detectado!... as autoridades já disseram que só estão a contabilizar os casos testados e/ou registados em ambiente hospitalar, os óbitos reais são certamente superiores). Em 4 semanas, na verdade, a maior parte (5 mil) nas últimas duas semanas. Aos óbitos somam-se as unidades de cuidados intensivos, que nesta altura, situa-se nos muitos milhares só na lombardia.

Portanto, tens 5 mil mortes em 10 milhões em 2 semanas por um virus (ou 6 mil em 4 semanas).

Versus 65 mil mortos em 60 milhões em 4 anos por uma data de virus e bactérias juntos.

Portanto, há a realidade e depois há a fantasia.


Agradeço a análise. Recebi vários links de cientistas a dizerem o mesmo que este indivíduo.
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 27/3/2020 7:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Cem pt, macau5m, OCTAMA, PAULOJOAO, VALHALLA e 351 visitantes