Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 9/3/2020 23:48

Depois da Itália , ai está quem chega a Israel fica de Quarentena , finamente os líderes estão a levar isto a sério .

Quando vírus estava na China no resto do mundo era a festa e a anedótica OMS dava conferências para nada, para eles isto ainda não é sério Ainda tem de se agravar para declarar que é uma pandemia .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por macau5m » 9/3/2020 23:46

Jonatin Escreveu:Agora parece-me um erro se entrarmos pela via de fechar todas as fronteiras. Portugal vai com 30 caso confirmados e já se fala em fechar fronteiras, penso que devemos manter a cabeça fria e não nos precipitarmos.

Precipitação é não tomar medidas musculadas, onde se inclui fechar fronteiras.
A Itália andou a brincar, vi muitas reportagens na televisão concretamente em Milão, onde apareciam os italianos a desvalorizar a epidemia, por pensamentos como o que demonstraram é já espalharam o virus por mais países que a própria China.
Agora têm 16 milhões em quarentena por serem incompetentes a tratar o problema.
Tal como incompetente está o nosso e muitos outros governos em permitir voos e entrada de pessoas vindas de Itália.
Os Portugueses que foram gozar férias para Itália sabendo que havia esta epidemia, se foram irresponsáveis o Governo devia dar-lhes uma lição de responsabilidade e metê-los em quarentena. (os que vieram da China não ficaram em quarentena?!!!
Referes que há que ter calma e deixar o Governo agir e não fechar fronteiras, Pois é casa arrombada, trancas à porta. mas depois é capaz de ser tarde como foi na Itália, na Espanha, etc. etc.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 420
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 9/3/2020 23:11

Jonatin Escreveu:Se os outros países europeus fecharem fronteiras será o descalabro económico. Possivelmente governos cairão e sabe-se lá o que virá. A Europa não é a China, temos menos folga económica e o povo chinês faz o que o governo manda e não se queixa. Grandes convulsões sociais na Europa aconteceram não há muito com consequências trágicas e que se arrastaram por décadas, muito para além das epidemias. Esperemos não chegar lá mas estou a ver a coisa preta. Dito isto apenas gostava de ver um pouco de equilíbrio nisto. Ver um país Europeu fechar fronteiras choca-me um pouco devo confessar.


Sim, é um retrocesso na europa e na livre circulação de pessoas, o problema é que se a europa não fizer o mesmo, de nada servirão as medidas em Itália...
Para um país como a China, em pleno crescimento fazer o que fez, com todas as possíveis implicações económicas e sociais é algo incompreensível que apenas associamos ao comunismo!!! No entanto Itália está a fazer o mesmo e é um país democrático!!!
O que leva um país a fazer isso, certamente não será somente porque quer... há algo de muito forte com este vírus e que ainda não sabemos bem como será o seu comportamento e se se adaptará ou terá mais mutações!!
Se os restantes país da europa não entendem isso, de nada nos serve andar a tentar tapar o sol com a peneira!!!!

Hoje parece que todas as faculdades de medicina e enfermagem foram fechadas em Portugal!!! Será que os professores e alunos que lecionam nas outras escolas são pessoas de segunda?!?!?!

Que desnorte!!!

Para além disto temos em mãos o problema do petróleo que já está a causar mossa e ainda agora começou... alguns países como Angola já poêm em questão entrar em default porque são totalmente dependentes do preço do petróleo.... e isto a acontecer, levará a um problema económico mundial, que terá impacto na saúde e vice versa!!!!

Contava, como já tenho dito, que o problema do coronavírus afectasse a economia, mas isto do petróleo surpreendeu-me bastante e neste momento, creio que temos um problema em duas frentes que se interligam, tal como um fogo com muito vento... e com o qual não saberemos direito qual combater primeiro.

Este fim de semana houve mais um evento mundial na Maia com 1200 atletas, pelo que possivelmente a Maia será a próxima cidade a entrar em quarentena!
https://www.dn.pt/desportos/maia-volta-a-ser-palco-da-maior-prova-de-ginastica-acrobatica-do-mundo-10655828.html
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Jonatin » 9/3/2020 23:07

Este é um tema sensível, entendo que possa haver opiniões diferentes, isso é democracia. Eu entendo a gravidade disto e entendo que podem morrer milhões da epidemia se não for contida. Só queria que se visse também outro lado porque me parece que isto está muito balançado para o lado de conter o vírus e se está a esquecer que há outras formas de morrer que não são tão facilmente contabilizadas.
 
Mensagens: 14
Registado: 23/9/2019 11:12

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 9/3/2020 22:59

Universidades de Coimbra e de Lisboa também suspendem as aulas.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 9/3/2020 22:54

gatogato Escreveu: Em Cuba, Venezuela e Coreia do Norte não há, aparentemente, infectados do Coronavírus.


Não temos qualquer garantia que isso seja verdade de facto. O que se pode dizer é que oficialmente, não têm.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38570
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por gatogato » 9/3/2020 22:50

Jonatin Escreveu:Quando digo deixar o vírus fazer o seu trabalho, digo que neste momento devemos tentar conter sim e fechar fronteiras no norte de Itália tudo bem mas se virmos que o vírus não se contém acho inútil fechar todas as fronteiras. Pode haver uma altura em que se terá de escolher um mal menor e eu não sei se um mal menor é conter a epidemia. É que uma crise económica também causa muitos mortos, só não são diretamente contabilizáveis. Isto é a minha opinião como cidadão apenas, obviamente que outros podem ter opiniões diferentes. Agora parece-me um erro se entrarmos pela via de fechar todas as fronteiras. Portugal vai com 30 caso confirmados e já se fala em fechar fronteiras, penso que devemos manter a cabeça fria e não nos precipitarmos.


E, diria eu, acrescentando ao contraponto: não é só a questão económica, é a implícita falta de liberdade e crescimento do controlo por parte do Estado (que estas situações sempre podem proporcionar).

Na China todos sabemos uma das razões porque está a correr melhor do que nos países democráticos. Em Cuba, Venezuela e Coreia do Norte não há, aparentemente, infectados do Coronavírus. Uma das perguntas que se põe é: E vale a pena? Desejavam estar na China, Coreia do Norte, Cuba ou na It´ália, França ou EUA? O tema é velho: segurança vs liberdade.
 
Mensagens: 137
Registado: 28/5/2016 8:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 9/3/2020 22:48

O que eu gostava de ver era o virus não ter aparecido. Mas o que gostariamos não interessa para nada.

O importante será, em primeiro lugar, ter noção do que se está a passar (muitos ainda não têm pelo que tenho visto nos últimos dias), esclarecer, informar, agir de forma responsável e quanto aos governos, tomar medidas proporcionais e adequadas à situação para conter, na medida do possível, a epidemia.

Não vou estar aqui a opinar especificamente o que devem fazer. Apenas direi, a esse respeito, que foram letárgicos. Não o digo agora, comentei-o aqui há duas semanas atrás e mantenho.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38570
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Jonatin » 9/3/2020 22:38

Se os outros países europeus fecharem fronteiras será o descalabro económico. Possivelmente governos cairão e sabe-se lá o que virá. A Europa não é a China, temos menos folga económica e o povo chinês faz o que o governo manda e não se queixa. Grandes convulsões sociais na Europa aconteceram não há muito com consequências trágicas e que se arrastaram por décadas, muito para além das epidemias. Esperemos não chegar lá mas estou a ver a coisa preta. Dito isto apenas gostava de ver um pouco de equilíbrio nisto. Ver um país Europeu fechar fronteiras choca-me um pouco devo confessar.
 
Mensagens: 14
Registado: 23/9/2019 11:12

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 9/3/2020 22:30

Estas medidas da Italia sao tardias e nao vao conseguir parar o virus..sao medidas incompletas e cada vez estao aumentando as medidas em vez de parar tudo de vez..agora ate 3 de abril para ver se freiam isto..

Fiz o papel de cassandra vos avisando da situaçao mas nao acreditaram..agora os factos sao bem claros..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 9/3/2020 22:24

Jonatin Escreveu:Com o pânico que estou a ver não tenho dúvidas que vem aí uma crise e das valentes. É melhor apertar os cintos.


Uma crise haveria sempre. Quanto mais cedo e agressivamente se reagir, melhor. A China está a encaminhar-se para ter o problema resolvido e já se começa a falar da reactivação económica (supermercados a abrir, etc). Não quero ou pretendo dar isto por adquirido, mas é claro que pelo menos conseguiram controlar a epidemia (dou credibilidade aos números uma vez que a missão da OMS voltou de lá confirmando o cenário).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38570
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Jonatin » 9/3/2020 22:21

Com o pânico que estou a ver não tenho dúvidas que vem aí uma crise e das valentes. É melhor apertar os cintos.
 
Mensagens: 14
Registado: 23/9/2019 11:12

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por luislobs » 9/3/2020 22:06

Ronaldo ontem touxe amas cozinheiras ...
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2219
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 9/3/2020 22:00

forza algarve Escreveu:Toda Italia declarada igual a Lombardia.todo o pais com as mesmas regras e controles



Certo, foi anunciada a quarentena geral do país (eventos públicos, desportivos, cinemas, escolas, casamentos, etc banidos e escolas encerradas até 3 de Abril).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38570
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 9/3/2020 21:58

Toda Italia declarada igual a Lombardia.todo o pais com as mesmas regras e controles
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado

por Opcard33 » 9/3/2020 21:48

MarcoAntonio Escreveu:
Opcard33 Escreveu:Estou a falar dos recuperados que andam pelos 10% se morrerem 5% há 85% que continuam doentes Isto é diabólico , para mim é o que mais valorizo mas algo nunca realçado .


Uma chamada de atenção, porém, dado que não pretendo passar mensagens equívocas: esclareço que esses números são números de uma situação que está a decorrer e que na Europa está numa fase muito inicial. A percentagem de recuperados vai subir muito (isso já está acautelado na estimativa do CFR).

Dentro do que referes, é importante contudo notar que muitos destes recuperados demoram dias/semanas até ficarem recuperados (segundo a OMS, a recuperação poderá demorar até 6 semanas).


As doenças respiratórias demoram tempo na sua recuperação , é importante determinar o tempo médio com apoio hospitalar ( quando escrevia uma notícia dava conta do doente zero de 38 anos que contaminou vários numa cidade italiana já respirava por ele isto é uma péssima notícia com esta idade precisa de ventilação Quando foram milhares ??

E isto satânico
https://www.scmp.com/news/china/science ... e-and-stay
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 9/3/2020 21:44

Já agora, quero acrescentar que por exemplo, para Itália, 2936 (ou seja, 37% dos casos activos) estão a recuperar no domicílio.

Mas não consigo colocar tudo no quadro nem tenho esse tipo de informação para todos os países.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38570
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 9/3/2020 21:27

Opcard33 Escreveu:Estou a falar dos recuperados que andam pelos 10% se morrerem 5% há 85% que continuam doentes Isto é diabólico , para mim é o que mais valorizo mas algo nunca realçado .


Uma chamada de atenção, porém, dado que não pretendo passar mensagens equívocas: esclareço que esses números são números de uma situação que está a decorrer e que na Europa está numa fase muito inicial. A percentagem de recuperados vai subir muito (isso já está acautelado na estimativa do CFR).

Dentro do que referes, é importante contudo notar que muitos destes recuperados demoram dias/semanas até ficarem recuperados (segundo a OMS, a recuperação poderá demorar até 6 semanas).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38570
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 9/3/2020 21:24

Estão por declarar toda Italia zona vermelha
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 9/3/2020 21:23

Os números apresentados pelo Marco são assustadores não pelos Positivos ou mortos , a uma coluna que mete medo.

Estou a falar dos recuperados que andam pelos 10% se morrerem 5% há 85% que continuam doentes Isto é diabólico , para mim é o que mais valorizo mas algo nunca realçado .

Quanto tempo ficam de cama ou ventilados há casos que chega às 3 semanas não há nenhum sistema do mundo que aguente .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 9/3/2020 20:45

Portugal: tratam-se de 339 casos testados (272 efectivos uma vez que os restantes estão a aguardar resultado) com 39 confirmações.

Para se perceber o panorama, deixo o quadro anexo com uma selecção de países (os números são baseados nos números oficiais, com uma ou outra correcção e não posso assegurar a veracidade das fontes, que são genericamente as oficiais). Entendam também os valores como meramente indicativos e preliminares.

A última coluna é uma estimativa conservadora para o CFR efectivo com base nos números disponíveis e poderá baixar, dependendo de uma variedade de factores.



Nota: a França deixou de publicar o número de testes mas será seguramente superior a 10 mil, com base nos números a que tive acesso há dias.
Anexos
quadro-provisorio-3b.PNG
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38570
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Jonatin » 9/3/2020 20:33

Quando digo deixar o vírus fazer o seu trabalho, digo que neste momento devemos tentar conter sim e fechar fronteiras no norte de Itália tudo bem mas se virmos que o vírus não se contém acho inútil fechar todas as fronteiras. Pode haver uma altura em que se terá de escolher um mal menor e eu não sei se um mal menor é conter a epidemia. É que uma crise económica também causa muitos mortos, só não são diretamente contabilizáveis. Isto é a minha opinião como cidadão apenas, obviamente que outros podem ter opiniões diferentes. Agora parece-me um erro se entrarmos pela via de fechar todas as fronteiras. Portugal vai com 30 caso confirmados e já se fala em fechar fronteiras, penso que devemos manter a cabeça fria e não nos precipitarmos.
 
Mensagens: 14
Registado: 23/9/2019 11:12

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 9/3/2020 20:13

ativo Escreveu:
ativo Escreveu:
Coronavírus: Governo já admite fechar fronteiras.

Em declarações à TSF, a secretária de Estado da Proteção Civil admitiu esta segunda-feira que o Governo poderá fechar fronteiras e impor quarentenas forçadas. "Neste momento, o fecho de fronteiras ainda não foi identificado como absolutamente essencial. Se o for, é praticamente garantido que as autoridades o avaliarão e poderá ser essa uma das opções tomadas", disse àquela rádio Patrícia Gaspar.


Face ao que se está a passar em Espanha é imperativo o fecho de fronteiras.... e talvez a bolsa...
Quando acharem que existe um problema não controlado, aí já é tarde e realmente não adiantará fechar as fronteiras...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 9/3/2020 18:47

MarcoAntonio Escreveu:
Jonatin Escreveu:Se chegarmos a um ponto em que a consequência de travarmos este vírus é uma gigantesca crise económica, talvez nessa altura nos devamos questionar se vale a pena continuar a tentar conter o vírus ou deixá-lo fazer o seu trabalho.



Uma questão: o que é que quer dizer exactamente deixar o virus fazer o seu trabalho?



Cerca de 5 a 10% dos infectados necessita de cuidados intensivos incluindo coisas como um ventilador. Parar de tratar a doença significa a explosão da taxa de letalidade (para mais do dobro) e deixar proliferar a epidemia significa que não existirão cuidados de saúde suficientes.

O tratamento para os que recuperam pode demorar até 6 semanas com cuidados hospitalares (estamos a falar de mais de 10% dos infectados).

Para 80% ou mais, o virus não se revela mais do que o equivalente a uma gripe, se tanto. Mas o que acontece aos outros não pode ser ignorado.



Eu julgo que há pessoas que ainda não entenderam bem o que é que está em causa (mesmo depois da China e da Itália) e existir por aí quem diga que o virus é inócuo, espalhando desinformação, seguramente não ajuda.



Houve um problema de comunicação , ainda hoje falo com amigos que estão convencidos que Isto é uma gripe como as outras .

Culpo poder político e comunicação social comparavam o número de mortos da gripe normal com a do novo vírus , ainda esta semana num grande jornal francês vinha ao lado de informação sobre este vírus a notícia que tinham morrido 6 crianças em França com a gripe .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por luislobs » 9/3/2020 18:40

Italia acaba de divulgar interrupção de todas actividades desportivas.

Ronaldo bem que chegou cheio de malas...


Pelas tvs se via um total desrespeito pelo virus por parte dos italianos, a maneira como circulam em lisboa e na madeira demonstra total falta de respeito pelos outros

Nao sei se a policia italiana tera o punho dos chineses.

Ja dias o disse dentro de 15 dias os chineses terao a coisa controlada, e serao eles que viram em nosso auxilio mas se calhar e fazem bem tbem fecharam as fronteiras, nos ultimos dias teem sido invadidos por malta q.vem de italia
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2219
Registado: 19/2/2007 10:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], bpcolaco, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, JoeP, jota2022, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nfaz, nunorpsilva, PAULOJOAO, rg7803, Tx9262, vasco007 e 290 visitantes