Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/3/2020 17:26

Audição muito interessante de Graças Freitas na Assembleia da República, que inspira alguma confiança em relação aos mecanismos que estão a ser activados. O objetivo, disse, é "atrasar, atrasar, atrasar a progressão do virus" por forma a aliviar os hospitais num dado período de tempo. Isto é, aplanar a curva da epidemia. Mas tem estado a discutir muitos outros aspectos com relativo detalhe.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/3/2020 16:37

Consultaste a informação?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 10/3/2020 16:36

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, repito que qualquer individuo pode consultar em detalhe toda a informação (e progressão) dos números em Itália aqui, segundo a Protezione Civile:

https://github.com/pcm-dpc/COVID-19

A Itália é, na perspectiva do observador externo, dos países neste momento mais transparente e com informação mais completa e sistemática a que estou a ter acesso.

Revela exacta e precisamente a situação? Expectavelmente, não (ver posts anteriores).



pausa para risos
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/3/2020 16:35

Já agora, repito que qualquer individuo pode consultar em detalhe toda a informação (e progressão) dos números em Itália aqui, segundo a Protezione Civile:

https://github.com/pcm-dpc/COVID-19

A Itália é, na perspectiva do observador externo, dos países neste momento mais transparente e com informação mais completa e sistemática a que estou a ter acesso.

Revela exacta e precisamente a situação? Expectavelmente, não (ver posts anteriores).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 10/3/2020 16:31

no Brasil por exemplo ha 3 dias que nao aumenta nem de 1 os infectados por coronavirus :mrgreen: :mrgreen:
mas os supeitos ja beiram os mil...
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/3/2020 16:29

forza algarve Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Situação em França, onde se anunciam novas medidas e diversos apelos:

https://www.lefigaro.fr/sciences/2020/0 ... s-clos.php



espero que os numeros da França sejam reais e nao como os que destes em todos estes dias da Italia que se viu que eram completamente falsos



Eu não tenho conhecimento que tenha dado qualquer número falso de Itália.

Sobre os números, os números oficiais, como já tive o cuidado de referir (por mais que uma vez) não reflectem necessariamente a realidade da situação. Em primeiro lugar, sabe-se (é inevitável) que o número de infectados é superior. Os números reflectem os casos testados e identificados como positivos, o que é desde logo condicionado pelo processo de teste. Em relação ao número de mortos, a contagem não reflecte necessariamente o número real. É um registo.


Há países que suspeito fortemente que os números não estejam nem perto de reflectir a realidade da situação (proeminentemente o Irão) mas não é uma mera suspeita, tenho diversos indicadores (desde a sequência e progressão dos números a acesso de notícias internas e outras informações que os números não são "reais"). Neste caso, estou bastante à vontade para dizer que com enorme probabilidade, os números publicados oficialmente não reflectem o que as autoridades sabem estar a passar-se.

Dito isto, não tenho qualquer evidência que a Itália ou a França estejam a usar de decepção.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 10/3/2020 16:24

MarcoAntonio Escreveu:Situação em França, onde se anunciam novas medidas e diversos apelos:

https://www.lefigaro.fr/sciences/2020/0 ... s-clos.php



espero que os numeros da França sejam reais e nao como os que destes em todos estes dias da Italia que se viu que eram completamente falsos
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/3/2020 16:18

Situação em França, onde se anunciam novas medidas e diversos apelos:

https://www.lefigaro.fr/sciences/2020/0 ... s-clos.php
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 10/3/2020 15:59

mais_um Escreveu:Muito tem se escrito neste tópico sobre a responsabilidade dos governos no controlo da propagação do COVID-19 e por isso parece-me pertinente colocar esta noticia aqui:

https://ionline.sapo.pt/artigo/688504/m ... ao=Mundo_i

Estou a "vender" a noticia como a "comprei", não tive tempo para cruzar com outras fontes para perceber se é mesmo assim como descrevem.

Sobre a implementação de medidas do mesmo tipo nos paises da UE parece-me extremamente complicado, diria mesmo impossível. E seria necessário que todos os países da UE adoptassem estas medidas para serem eficientes, como sabem todos os dias deslocam-se centenas de milhares de pessoas nas fronteiras terrestres no espaço Schengen, por isso se implementadas apenas por um pais não seria possivel obter o efeito desejado.

Claro que no meio de isto é importante o sentido civico das pessoas, como esta notica demonstra a falta do mesmo:

https://expresso.pt/sociedade/2020-03-0 ... -travou-os


Há pelo menos um coisa que por cá é incompreensível que não tenha sido feita. Desde há algumas semanas deveria haver um plano de controle dos voos provenientes de Itália e China. Quanto mais não fosse deviam ser alertadas para terem alguns cuidados nas próximas duas semanas, depois de entrarem no país. Medir a temperatura regularmente, ter o menor contacto possível com outras pessoas, se possível ficarem em casa, etc... isto teria reduzido grandemente o número de infetados. Só para dar um exemplo, a miúda que ficou infetada em Portimão, veio de Itália e foi à escola desde o dia 27 de fevereiro. Por causa disso já fecharam duas escolas (a escola onde ela estudava e a escola onde estudam os irmãos) e uma série de instalações em Portimão. A escola onde estou este ano, em Lagos, também pode vir a fechar em breve, porque há dois professores da escola que também dão algumas horas na escola de Portimão em que anda a aluna infetada com o virus. Ou seja, uma única pessoa infetada faz com que uma zona do país pare parcialmente. E, se aparecerem mais casos por lá terão de fechar tudo, ou quase tudo.

EDIT: Se há coisa que tenho a forte convicção é que houve claramente uma desvalorização dos perigos deste virus e agora pode ser tarde para o conter sem elevados prejuízos, humanos e financeiros.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 10/3/2020 15:47

a regian Veneto tambem esta por fechar tudo (fabricas etc etc) por 15 dias
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 10/3/2020 13:37

O que me deixa sem dormir ( eu gosto de decisões rápidas )

“O que é problemático, porque o desfecho (morte ou cura) demora muito tempo, até lá as unidades de saúde vão ficando saturadas e os ventiladores ocupados. O primeiro caso italiano, o maratonista de 38 anos, só saiu ontem do ventilador.”
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 10/3/2020 11:55

Muito tem se escrito neste tópico sobre a responsabilidade dos governos no controlo da propagação do COVID-19 e por isso parece-me pertinente colocar esta noticia aqui:

https://ionline.sapo.pt/artigo/688504/m ... ao=Mundo_i

Estou a "vender" a noticia como a "comprei", não tive tempo para cruzar com outras fontes para perceber se é mesmo assim como descrevem.

Sobre a implementação de medidas do mesmo tipo nos paises da UE parece-me extremamente complicado, diria mesmo impossível. E seria necessário que todos os países da UE adoptassem estas medidas para serem eficientes, como sabem todos os dias deslocam-se centenas de milhares de pessoas nas fronteiras terrestres no espaço Schengen, por isso se implementadas apenas por um pais não seria possivel obter o efeito desejado.

Claro que no meio de isto é importante o sentido civico das pessoas, como esta notica demonstra a falta do mesmo:

https://expresso.pt/sociedade/2020-03-0 ... -travou-os
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BOMBA99 » 10/3/2020 11:39

66 novos casos na Dinamarca (tinha 90 casos)

São estas surpresas que assustam. Estes países da Europa do Centro e Norte estão com um problema muito grave e já se percebeu que as paralizações são para ir aumentando. Uma cidade aqui, outra ali, uma empresa, outra empresa.

A contração da economia europeia vai ser nítida e vai-se refletir nos resultados das empresas nos primeiros 6 meses de 2020. Isso já é uma certeza.
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 10/3/2020 10:35

a Lombardia esta' por fechar as fabricas e o transporte
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Masterchief » 10/3/2020 10:16

Suspensão de aulas é essencial na minha opinião.
Chamem-lhe antecipação das férias da páscoa ou o que quiserem. Sem aulas grandes centros de possíveis infecções, as escolas, é reduzido. Outras medidas mais drásticas devem ser tomadas. Não brinquem com isto, como aconteceu na itália, senão as consequências serão graves. Muito graves.

Se logo de inicio tivessem recorrido à quarentena obrigatória de todos os viajantes de zonas afectadas, tudo isto poderia ter sido evitado. Olhem os israelistas o que já estão a fazer.

Nós não temos meios para combater esta epidemia depois de espalhada pela população em geral!
Infelizmente também me parece que não temos gente a governar com capacidade ou "tomates" para tomar as decisões que devem ser tomadas. Vão andar a "empurrar com a barriga" até ser tarde demais.

Espero que pelo menos isto vá servir de lição para futuros outbreaks serem travados logo que surgem. Que os paises tornem obrigatório imediatamente a quarentena de viajantes que vem de fora da UE. Criar zonas de quarentena nos aeroportos é essencial!

PS: Ainda hoje continuam a entrar pessoas que vem de itália e espanha sem qualquer tipo de controlo. Lol.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 619
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/3/2020 1:57

Apaguei o post anterior que por lapso olhei para o relatório errado ao escrevê-lo e os números que coloquei eram da véspera (o gráfico está certo). Corrigido:

A situação (de epidemia) está essencialmente resolvida na China, segundo os números oficiais: 19 novos casos, dos quais apenas dois fora de Hubei, 17 mil contactos sob vigilância e 18 mil casos de infecção por resolver.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 10/3/2020 1:49

Esses gráficos são muito esclarecedores...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/3/2020 1:43

Evolução da situação na China (a claro) e no resto do mundo (a escuro) desde que começaram a ser produzidos relatórios diários.

A azul, casos diários. A vermelho, fatalidades.

O valor de hoje é provisório. O spike na China diz respeito ao dia em que incluíram mais de 10 mil diagnósticos clínicos sem confirmação laboratorial para acelerar o processo (nota: o gráfico está truncado).
Anexos
registos-diarios-casos.PNG
registos-diarios-casos.PNG (11.08 KiB) Visualizado 8436 vezes
registos-diarios-fatalidades.PNG
registos-diarios-fatalidades.PNG (11.77 KiB) Visualizado 8436 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 10/3/2020 0:28

Perceber porque foi obrigada a Itália a colocar o país de quarentena .É necessário reduzir o número d3 infetados .

3,2 camas por 1.000 habitantes ,

440 pessoas em terapia intensiva, não mais lugares em Milão

10% da equipas médicas foram infectados nos primeiro surto

Ontem a cardiologia dava o último ventilador que lhe restava do hospital de Milão. O que significa adiar as operações
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por macau5m » 10/3/2020 0:16

MarcoAntonio Escreveu:Macau, são 60 milhões, a quarentena e as regras foram estendidas ao país inteiro.


Sim Marco eu apenas me referia à primeira grande media na Lombardia, que agora se estendeu a toda a Itália.

Para que se desfaça alguma confusão com o o meu nike name,

No território de Macau que serão cerca de 650.000 habitantes não há qualquer infectado com o Corona virus, o ultimo paciente curado, após alta foi recambiado para a China.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 420
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por macau5m » 10/3/2020 0:07

gatogato Escreveu:Na China todos sabemos uma das razões porque está a correr melhor do que nos países democráticos. Em Cuba, Venezuela e Coreia do Norte não há, aparentemente, infectados do Coronavírus. Uma das perguntas que se põe é: E vale a pena? Desejavam estar na China, Coreia do Norte, Cuba ou na It´ália, França ou EUA? O tema é velho: segurança vs liberdade.

Apesar de haver alguma falta de liberdade na China, a principal será politica, não vejo os chineses descontentes com o País que têm, aliás façam uma pergunta aos Chineses se gostam do seu País e mais de 90% gostam do País tal e qual ele é, e não pensem que a resposta é condicionada pela Policia Politica como na Corea do Norte.
Quanto a liberdades, por quererem o Iraque um País livre e Democrático é que tranformaram o médio Oriente e o Mundo como ele é agora, ou alguém duvida que a morte do Sadam foi o que despoletou o que se vive agora no Médio Oriente.
Há algum País no Médio Oriente em Paz e em democracia?!!!
Falando de liberdades, experimenta circular a partir do por do sol em muitas ruas do nosso país, e faz essa experiência em qualquer rua da China e depois me dirás o real valor da LIBERDADE.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 420
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 9/3/2020 23:57

Opcard33 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Macau, são 60 milhões, a quarentena e as regras foram estendidas ao país inteiro.


Marco desculpa nao percebo Macau serão menos de 1 milhão , como és bom em números será gralha ?


Macau é o participante (macau5m, estava a dirigir-me a ele, especificamente à parte em que ele diz 16 milhões em quarentena).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 9/3/2020 23:53

MarcoAntonio Escreveu:Macau, são 60 milhões, a quarentena e as regras foram estendidas ao país inteiro.


Marco desculpa nao percebo Macau serão menos de 1 milhão , como és bom em números será gralha ?
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 9/3/2020 23:49

Macau, são 60 milhões, a quarentena e as regras foram estendidas ao país inteiro.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Cem pt, Francisco Sendas, Gioes, Google [Bot], Nuno V, PAULOJOAO, Phil2014, Tx9262, vmb1426 e 407 visitantes