Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 6/11/2020 15:11

Mutação do coronavírus encontrada em visons foi detetada em 214 pessoas
As infeções foram detetadas entre as pessoas que trabalham em quintas de visons, mas também entre a população local, na Dinamarca.


Uma mutação do vírus SARS-CoV-2 encontrada em visons na Dinamarca foi detetada também em 214 pessoas no país, de acordo com os últimos dados publicados pelo Statens Serum Institut, centro de referência dinamarquês doenças infecciosas.

Entre os infetados, 14 foram detetados fora da região da Jutlândia do Norte, onde o Governo dinamarquês anunciou na quinta-feira a imposição de restrições de movimento e depois de decidir abater 17 milhões de visons.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, disse, num comunicado, que os cidadãos daquela região não poderão deixar os seus municípios nas próximas quatro semanas.

Além disso, durante esse período, a indústria hoteleira da região estará encerrada e todos os eventos culturais e desportivos serão suspensos. As escolas permanecerão abertas.

"A infeção entre as quintas de visons está a aumentar em número e extensão geográfica, sem que medidas preventivas tenham funcionado", admitiu o Statens Serum Institut.

"Novas variantes do novo coronavírus foram encontradas em visons, mostrando sensibilidade reduzida aos anticorpos de várias pessoas com histórico de infeção. Isso é sério, pois pode significar que uma futura vacina de Covid-19 será menos eficaz contra a infeção para essas variantes", alertou o instituto dinamarquês.

O Instituto acrescentou que as infeções foram detetadas entre as pessoas que trabalham em quintas de visons, mas também entre a população local.

O instituto acrescenta que cinco variantes do SARS-CoV-2 foram detetadas em visons e que uma delas "exibe menos suscetibilidade a anticorpos de vários indivíduos com infeções anteriores em relação ao vírus não mutado".

Esta variante, afirma o Statens Serum Institut, foi encontrada em cinco quintas de visons e em 12 amostras de infeções humanas nos meses de agosto e setembro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quinta-feira que está em contacto com as autoridades dinamarquesas para se manter a par dos acontecimentos.

Por sua vez, o Ministério da Agricultura sueco confirmou, também nesta quinta-feira, um surto do novo coronavírus em visons na região de Blekinge (sul) que atinge dez quintas.

Depois de tomar conhecimento da situação na Dinamarca, o Governo britânico anunciou que retirou a Dinamarca da sua lista de corredores aéreos seguros.

Os viajantes procedentes da Dinamarca serão obrigados a ficar em quarentena de 14 dias na sua chegada ao Reino Unido.
https://www.tsf.pt/mundo/mutacao-do-cor ... m=13005381



Infelizmente são mais...
Até estava tentado em oferecer uns visons à Pata... :P , mas sinceramente face aos riscos reais é melhor não. Este vírus tem muito que se lhe diga...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 6/11/2020 1:37

Quanto à questão da imunidade de grupo que tanto se falou...em que alguns Países bem tentaram, mas que não conseguiram, pois não a tem.
Sinceramente parece-me um erro ir por essa via, pelos riscos que isso implica e pelas perdas humanas...altamente perigoso.
Apesar de alguns elementos da própria OMS terem aplaudido a estratégia da Suécia...mas que pelos vistos afinal não é essa a melhor via.
Porventura a imunidade de grupo terá que ser adquirida via vacina, mas tem que ser um vacina extremamente fiável. Estou reticente quanto à questão da vacina..muito menos se for para o mercado sobre "pressões"...etc.
Imunidade adquirida por quem contraiu Covid-19 "diminui muito rapidamente"

A proporção de anticorpos em pessoas com teste positivo para o vírus diminuiu 22,3% ao longo de três meses.

Um estudo britânico revelou que a imunidade adquirida por pessoas que tiveram o novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos, e pode durar apenas alguns meses.

De 20 de junho a 28 de setembro, o Imperial College London e o Instituto Ipsos Mori acompanharam 350 mil pessoas selecionadas aleatoriamente na Inglaterra, testando-as regularmente para verificar se tinham anticorpos contra a Covid-19.

"Durante este período, a proporção de pessoas com teste positivo para anticorpos Covid-19 diminuiu 26,5%" o que, segundo o estudo, "sugere uma redução dos anticorpos nas semanas ou meses após a infeção".

"A imunidade diminui rapidamente", disse Helen Ward, professora de saúde pública do Imperial College London.

Numa primeira fase, os investigadores descobriram que, entre o final de junho e início de julho, cerca de 60 em cada mil pessoas tinham anticorpos detetáveis.

Mas nos testes realizados em setembro o valor já era bem diferente: apenas 44 por mil pessoas tinham os anticorpos.

Estes dados sugerem que o número de pessoas com anticorpos diminuiu em mais de um quarto entre o verão e o outono.

O estudo também mostra que "as pessoas que não apresentaram sintomas relacionados com Covid-19 têm a probabilidade de perder os seus anticorpos detetáveis mais rapidamente do que aquelas que apresentaram os sintomas".

A proporção de anticorpos em pessoas com teste positivo para o vírus diminuiu 22,3% ao longo dos três meses, quando essa redução chegou a 64% naquelas que não declararam ter sido atingidas pela Covid-19.

Se todas as faixas etárias são afetadas por esse declínio da imunidade, mas principalmente os idosos: entre junho e setembro, a proporção de pessoas com mais de 75 anos com anticorpos diminuiu 39%, quando para os jovens entre os 18 e os 24 anos a redução foi de 14,9%.

"Este estudo é uma parte crucial da pesquisa, ajudando-nos a entender como os anticorpos Covid-19 evoluem ao longo do tempo", disse o secretário de Estado da Saúde James Bethell.

No entanto, "ainda não se sabe se os anticorpos conferem um nível eficaz de imunidade ou, se essa imunidade existe, quanto tempo dura", disseram os investigadores, enfatizando a importância de continuar a cumprir as diretrizes de saúde.

Reinfeções podem surgir "a cada ano ou a cada dois anos"
A virologista Wendy Barclay, do Imperial College London, explicou que "este novo coronavírus parece comportar-se de maneira bastante semelhante aos coronavírus sazonais que existem em humanos há décadas, senão centenas de milhares de anos".

Podemos ser "reinfetados a cada ano ou a cada dois anos" por esses coronavírus sazonais devido ao declínio da imunidade, frisou em declarações à Rádio Times.

Perante um possível risco de reinfecção pelo novo coronavírus, o professor não é favorável ao conceito de "passaportes de imunidade", que visa permitir que pessoas curadas do novo coronavírus levem uma vida normal.

"No momento, esta não é uma boa ideia porque a qualidade da resposta do anticorpo pode variar de indivíduo para indivíduo", disse o professor Barclay.

O virologista disse ainda "estar otimista quanto às vacinas porque as vacinas funcionam de maneira diferente" e podem conferir imunidade mais longa.

https://www.tsf.pt/mundo/imunidade-adqu ... m=12968178


Vírus mata mas também provoca efeitos a longo prazo, alerta OMS
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde salientou que ainda se está a aprender sobre o vírus, mas é já claro que a recuperação pode demorar meses.

Odiretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou esta sexta-feira que a Covid-19 não é apenas um vírus que mata pessoas, mas também provoca efeitos graves e diversos a longo prazo.

Numa conferência de imprensa virtual a partir de Genebra sobre a pandemia de Covid-19, o responsável salientou que ainda se está a aprender sobre o vírus, mas é já claro que a recuperação pode demorar meses, embora não se possa precisar para já o número exato de pessoas que sofrem efeitos a longo prazo, que podem ser de qualquer género ou idade.

"É imperativo que os governos reconheçam os efeitos a longo prazo da Covid-19 e também assegurem o acesso aos serviços de saúde a todos estes pacientes", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus na conferência de imprensa.

Esta realidade, disse, reforça a ideia defendida pela OMS de que é "moralmente inconsciente" e impraticável a estratégia de imunidade de grupo, que não só levaria "a milhões de mortes desnecessárias" como também a um "número significativo" de pessoas que iriam enfrentar "um longo caminho até à recuperação total".

"A imunidade de grupo só é possível com vacinas seguras e eficazes que sejam distribuídas equitativamente por todo o mundo", afirmou, acrescentando que até lá os governos e as pessoas devem fazer tudo para cortar as cadeias de transmissão, a melhor forma de prevenir consequências a longo prazo do vírus.
https://www.tsf.pt/mundo/virus-mata-mas ... 82894.html


Já agora, haja respeito pelas pessoas de faixas etárias mais altas, tem todo o direito a viver, sejam mais 5, 10, 15 anos ou até mais...até porque o vírus não mata e causa problemas só a eles...Enganasse quem pensa assim!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 6/11/2020 1:01

Ulisses Pereira Escreveu:"LUÍS CASTRO FAZ REVELAÇÃO SOBRE JOGADORES COM COVID-19


O treinador português do Shakhtar Donetsk fez, esta segunda-feira, revelação sobre os jogadores do seu plantel que estiveram infetados com o novo coronavírus.

«Infelizmente as pessoas não estão a respeitar um vírus tão perigoso como este. Quando olho para os 10 jogadores que tivemos infetados, três deles tiveram problemas pulmonares e um teve problemas de coração. Só nessa altura percebi o que estava a acontecer, fez-me tomar a consciência do perigo, pois quando é ao nosso lado ficamos mais sensíveis», relatou Luís Castro, quando falava sobre a ausência do público na antevisão ao jogo desta terça-feira com o Borussia Moenchengladbach.

«As pessoas ainda não tiveram consciência disso e leva-nos a ter o futebol sem público. Estranho porque vejo os autocarros cheios, pessoas na rua sem máscara e alguns espectáculos com público, mas infelizmente o mundo está estranho», lamentou."

(in abola.pt)


É sem duvida extremamente importante ler /ouvir estas revelações, vindas de um Sr. do futebol do qual tenho muito respeito, pela forma educada como aborda e sabe estar no futebol ( é nunca representou o clube do qual gosto).
Importante, para que as pessoas tomem de uma vez por todas consciência da deste real problema : Pandemia; quer em primeiro lugar pelas consequências ao nível da nossa saúde e consequentemente económicos, socioculturais , etc . Este vírus é algo muito complexo, como tenho vindo a dizer, é principal causador do verdadeiro problema para tudo que nos rodeia, e não o contrario, como alguns querem passar...sem ter a noção da realidade e intitular este vírus como "banal"...isso é algo perigoso e que infelizmente faz mover as pessoas nesse conceito.

Estamos a falar de profissionais de alta competição, novos e que são altamente controlados por profissionais altamente qualificados e que efectuam todo o tipo de exames de alta tecnologia. Ou tinham problemas saúde para passar por aquela situação :?: Logo o vírus é algo invisível e perigoso. Felizmente foram tratados.
Isto para dizer que as pessoas saudáveis e novas tb passam por diversas situações complicadas em termos de saúde, motivadas pelo vírus.
Como já disse tenho amigos que são profissionais de saúde, especialmente enfermeiros e um ou outro médico, que inicialmente ignoravam este virus, mas que mudaram radicalmente, pois conhecem profissionais que estão no terreno e que me relataram cada situação... :( É verdade que a incidência na mortalidade é nas faixas etárias mais altas, mas os que estão no internamento/UCI não são só idosos, puro engano...jovens, meia idade. Alguns que chegam lá com alguns sintomas/complicações das respiratórios, que de um momento para o outro o quadro clínico se altera, em que os médicos ficam "perplexos" e não sabem se aquele paciente vai sobreviver durante "aquela noite"...Relatos de alguns jovens(30-40) sem problemas de saúde aparentes e que faleceram...

pepe7 Escreveu:
"Que não pareça que estou a dizer que não é nada. Ou que é para fingir que não existe. Nada disso! É para ter cuidado, mas continuar a viver. É um vírus altamente contagioso, mas que a poucos causa doença, e aos poucos que causa doença nas piores das análises 2 a 3% vão morrer. Vai causar uma pressão enormíssima nos serviços de saúde, nomeadamente nos cuidados intensivos, onde eu trabalho. É para estar atento, mas continuar a viver. "


O tal Dr. Gustavo Carona tb "ignorou" de certa forma este vírus, apesar de até alertar para o que iria acontecer...mas porque mudou radicalmente de opinião!? Até porque tudo indica a mortalidade será abaixo da tais "2 a 3%" que mencionou, motivada pelo vírus. Infelizmente a mortalidade parece-me que vai aumentar por outros motivos, pela falta da capacidade dos sistemas de saúde onde o vírus vai ter mais incidência, quiçá de um modo geral e nos Países que tem características de hábitos sociais diferenciados, etc; é mais propícios à propagação do vírus.
Porque mudou?
Porque está no terreno e vê aquilo que no geral "nenhum" de "nós"(exceto os que estão na linha da frente, quem passa por lá,etc), só pode ver situações graves e que não imaginava...É que nos internamentos/UCI não passam só pessoas de faixas etárias altas (apesar da incidência na mortalidade ser nessas faixa etárias) ...isso é uma falsa ideia...
É de louvar a sua mudança , como é óbvio, para as pessoas perceber o problema e para não se estar a passar falsas ilusões...
Pergunto : Será que tinha mudado de opinião se não estivesse na linha da frente :?: viewtopic.php?f=3&t=90128&start=6700#p1590374


Dai ter perguntado o porquê de o tal Dr. Gustavo ter mudado desta forma face à sua primeira abordagem...porque ele até inicialmente fala de parte do que está a acontecer....porque está no terreno e deve certamente ver estados clínicos de diversas faixas etárias, com alterações inexplicáveis e que nunca imaginou presenciar com eles vírus...
Logo, isto é para levar a serio por todos, só assim se consegue controlar a pandemia e evitar mais danos na economia, pois quando mais se propaga o vírus e de forma abrupta (é o que está a acontecer), pior é para a saúde de todos (covid ou não covid) e para a economia.

Depois falta saber as consequências/sequelas reais a médio/longo prazo. E no curto prazo, são "longos" meses de recuperação para quem passou por situações mais complicadas.
NeuroCovid: cientistas pesquisam os danos neurológicos causados pelo novo coronavírus : https://www.rededorsaoluiz.com.br/insti ... oronavirus

Os avisos foram feitos no final de julho, o problema é perceber e cumprir, obviamente não é fácil, tendo em conta os hábitos sociais, etc.
OMS avisa: jovens "não são invencíveis", podem infetar-se e morrer
Tedros Ghebreyesus diz que convencer os jovens da sua vulnerabilidade é um desafio.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou esta quinta-feira que os jovens "não são invencíveis", porque podem infetar-se, morrer e contagiar outras pessoas com o coronavírus da Covid-19, e assinalou que "o desafio" é convencê-los "deste risco".

Em declarações aos jornalistas, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, recordou, repetindo um aviso feito em março, que os jovens "não são invencíveis", uma vez que podem infetar-se, morrer e contagiar outras pessoas.

"Estão também em risco, o desafio é convencê-los deste risco", afirmou, numa videoconferência de imprensa, a partir da sede da OMS, em Genebra, Suíça, salientando que alguns países têm reportado o aumento de infeções entre os jovens.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, todas as pessoas têm "o papel de reduzir a exposição ao vírus", não fazerem "coisas desnecessárias", e os jovens "devem liderar a mudança" de comportamentos perante a covid-19 e não desvalorizarem os seus efeitos.

Na quarta-feira, a OMS, pela voz do diretor-regional para a Europa, Hans Kluge, pediu um comportamento responsável aos jovens, que podem estar na origem do aumento de novas infeções em vários países europeus.

Hans Kluge defendeu que as autoridades de saúde de cada país devem melhorar as estratégias de comunicação para que as mensagens sobre a pandemia da covid-19 tenham eficácia entre os jovens.

Hoje, na videoconferência de imprensa, a Organização Mundial da Saúde lembrou que os jovens devem, como as demais pessoas, evitar locais de grande aglomeração, usar máscara e fazer a higiene das mãos.

A OMS anunciou a criação de um grupo de aconselhamento para o comportamento na saúde para gerir situações com as geradas pela covid-19.
https://www.tsf.pt/mundo/oms-avisa-jove ... 82441.html


Estou vontade para dizer isto, pois nunca confinei, alterei alguns hábitos, prevenção (mascara da qual não gosto, pois trás as suas complicações, mas uso e evito quase sempre nos locais abertos), alguns distanciamento nomeadamente com amigos e família, não é fácil, mas é por uma boa causa.
ah, fui de férias para o Algarve... :P , pois o clima e a praia não tem da a ver com o norte... :evil: :) , para reforçar o sistema imunitário e não só... :wink:
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Lisboa_Casino » 5/11/2020 20:43

Ulisses Pereira Escreveu:"LUÍS CASTRO FAZ REVELAÇÃO SOBRE JOGADORES COM COVID-19


O treinador português do Shakhtar Donetsk fez, esta segunda-feira, revelação sobre os jogadores do seu plantel que estiveram infetados com o novo coronavírus.

«Infelizmente as pessoas não estão a respeitar um vírus tão perigoso como este. Quando olho para os 10 jogadores que tivemos infetados, três deles tiveram problemas pulmonares e um teve problemas de coração. Só nessa altura percebi o que estava a acontecer, fez-me tomar a consciência do perigo, pois quando é ao nosso lado ficamos mais sensíveis», relatou Luís Castro, quando falava sobre a ausência do público na antevisão ao jogo desta terça-feira com o Borussia Moenchengladbach.

«As pessoas ainda não tiveram consciência disso e leva-nos a ter o futebol sem público. Estranho porque vejo os autocarros cheios, pessoas na rua sem máscara e alguns espectáculos com público, mas infelizmente o mundo está estranho», lamentou."

(in abola.pt)


Sem dúvida ..........o mundo está estranho !

Estranho pensarmos em publico nos estádios quando a formação está parada !

Estranho quando uma equipa e confrontada com 24 casos positivos ou mais, são encerradas instalações, mas não se questiona a situação da equipa que jogou no dia anterior com essa formação !

Numa turma, vai tudo para casa de quarentena

Mas .............no futebol

Parece haver IMPUNIDADE DE GRUPO !
 
Mensagens: 3272
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Lisboa_Casino » 5/11/2020 20:19

Pata-Hari Escreveu:...e um dia são os visons, no dia seguinte os gatos, depois os periquitos... surpreende-me bastante esta noticia sobretudo por ser já o segundo país a adoptar a medida.


Talvez não seja tão surpreendente assim...............

Surpreendente é não se reconhecer ainda o contagio dos animais ao Homem e vice versa.

Mas como andamos sempre a reboque,,,,,,,,,talvez na 3 onda se reconheça e o CAO passe a andar de máscara !

Bom,,,,,,,,,,,,,, De máscara e sacos de plástico !

A par das teorias da imunidade de grupo ( como e evidente na ( Lombardia) , o contagio dos animais será mais outra situação a ser reconhecida.

Como e evidente , são achismos - não podemos extrapolar o que se passa com os vison com os outros animais - Isto ataca alguns animais....mas são selvagens. Os domésticos não se constipam........)

Saúde para todos
 
Mensagens: 3272
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 5/11/2020 14:57

"LUÍS CASTRO FAZ REVELAÇÃO SOBRE JOGADORES COM COVID-19


O treinador português do Shakhtar Donetsk fez, esta segunda-feira, revelação sobre os jogadores do seu plantel que estiveram infetados com o novo coronavírus.

«Infelizmente as pessoas não estão a respeitar um vírus tão perigoso como este. Quando olho para os 10 jogadores que tivemos infetados, três deles tiveram problemas pulmonares e um teve problemas de coração. Só nessa altura percebi o que estava a acontecer, fez-me tomar a consciência do perigo, pois quando é ao nosso lado ficamos mais sensíveis», relatou Luís Castro, quando falava sobre a ausência do público na antevisão ao jogo desta terça-feira com o Borussia Moenchengladbach.

«As pessoas ainda não tiveram consciência disso e leva-nos a ter o futebol sem público. Estranho porque vejo os autocarros cheios, pessoas na rua sem máscara e alguns espectáculos com público, mas infelizmente o mundo está estranho», lamentou."

(in abola.pt)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 5/11/2020 14:42

...e um dia são os visons, no dia seguinte os gatos, depois os periquitos... surpreende-me bastante esta noticia sobretudo por ser já o segundo país a adoptar a medida.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 5/11/2020 12:54

[quote="pepe7"]Dinamarca vai abater milhões de visons após mutação do novo coronavírus
A mutação do Sars-Cov-2 foi detetada em 12 pessoas.

Bom, vamos acabar com uma espécie, porque ela pode ser prejudicial ao homem!!!
Se na Dinamarca pode ter mutação, nos outros países igualmente!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 4/11/2020 19:39

Dinamarca vai abater milhões de visons após mutação do novo coronavírus
A mutação do Sars-Cov-2 foi detetada em 12 pessoas.

A Dinamarca vai abater todos os visons criados naquele país, que serão entre 15 milhões a 17 milhões, após ter sido verificada uma mutação do novo coronavírus que infetou 12 pessoas, anunciou a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen.

A líder do executivo dinamarquês argumentou que esta evidência ameaça a eficácia de uma futura vacina contra a doença covid-19, que é provocada por um novo coronavírus (SARS-Cov-2).

"A mutação do vírus via visons pode criar o risco da futura vacina não funcionar como deveria (...). É preciso abater todos os visons", afirmou Mette Frederiksen, numa conferência de imprensa.

Segundo as autoridades dinamarquesas, a população destes pequenos mamíferos naquele país situa-se entre os 15 milhões e os 17 milhões.
A Dinamarca segue o exemplo dos Países Baixos que, em agosto passado, decretaram o fim da prática de criar visons para a indústria de peles naquele país, após o registo de vários focos de infeção pelo novo coronavírus em explorações dedicadas à criação destes pequenos mamíferos.

Em junho passado, e após suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas, também as autoridades holandesas ordenaram o abate de vários milhares de visons.

Já em maio, as autoridades holandesas já tinham decidido proibir o transporte de peles de visons em todo o país, depois da divulgação do caso de dois trabalhadores de uma exploração localizada na zona do sul dos Países Baixos que teriam contraído o novo coronavírus através daqueles pequenos animais.

Na altura, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, e perante as suspeitas, que estas possíveis contaminações poderiam ser os "primeiros casos conhecidos de transmissão" do novo coronavírus de animais para seres humanos.

Vison ou marta é a designação comum a várias espécies de mamíferos mustelídeos, que se assemelham às doninhas da América do Norte.
https://www.tsf.pt/mundo/dinamarca-vai- ... m=12998535
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 4/11/2020 2:52

Concordo totalmente que os políticos, seja qual for o partido, tem que ser os primeiros a dar o exemplo e na verdade em diversos casos não o tem feito. Não se pode criar excepções para uns e para outros não. Tem que haver equidade/imparcialidade e rigor para todos. O exemplo tem que vir de cima...

Quanto ao SNS deviam ter criado condições antecipadamente para o que ai vinha...com o aproximar do outono/inverno.
Como a coisa correu relativamente bem na fase inicial, devido especialmente ao confinamento e pelo que estava a acontecer nos países vizinhos, as pessoas acataram +- as medidas, depois criou-se uma falsa ilusão que afinal cá não nos vai acontecer nada comparável com a Itália (especialmente), Espanha, França, etc...somos diferentes e afinal este vírus aqui é "tranquilo"...
Alias, pela Europa fora também não se prepararam, a acalmia do Verão tb criou essa falsa ilusão...relaxar.."afinal isto não é nada de especial". Pelos discursos por ai "fora"...dava a sensação que nem estávamos Pandemia...
Um dos problema no sistema de saúde é arranjar da noite para a dia profissionais, principalmente na área específica de epidemiologia das doenças respiratórias, penso que não temos assim tantos, a capacidade está muito limitada nesta área e que é precisa nesta fase.

Entretanto...

Covid-19. Hospital de Penafiel em ruptura


O hospital Padre Américo lançou um pedido de ajuda à administração regional de saúde e ao governo. O hospital pede médicos de família para assegurar as urgências.

As transferências de doentes aumentaram para os hospitais vizinhos, os quais admitem estarem a chegar também ao limite da capacidade.

Com o Serviço Nacional de Saúde a dar sinais de exaustão, os hospitais das Forças Armadas começaram a colaborar no tratamento e acolhimento de doentes com covid-19.
Há 12 crianças internadas no país devido à Covid-19 : https://www.noticiasaominuto.com/pais/1 ... gn=1619421


"Curioso", salvo erro a OMS já veio aplaudir a estratégia da Suécia com a Imunidade de grupo...mas pelos vistos já mudaram de opinião...pelo mencionado abaixo, a forma com a Suécia e a população agiram na fase inicial, ao ignorem o vírus...na minha opinião foi um erro...pois podiam ter evitado a mortalidade por covid na fase inicial e não conseguiram a imunidade de grupo. E hoje seriam sim, um sucesso, o que não o são se formos comparar com os Países vizinhos.
Após o Verão (apesar não termos dados sobre mortalidade por covid atualizados), aparentemente para já as coisas estão a correr bem, e isso devesse em grande parte na minha opinião à lição tirada da primeira abordagem...passaram a abordar de foram mais seria, rigorosa e disciplinada, característica dos Suecos, sendo uma população já com hábitos Sociais totalmente diferentes da Europa Ocidental/Sul, isolamento social, condições de habitabilidade (avós não coabitam com filhos e netos), questão dos meios de transporte (evitar meios transportes públicos), etc. Devem estar a cumprir com o distanciamento social...porventura protegendo as pessoas idosos nos lares de forma diferente e disciplinada (devem ter melhores condições de habitabilidade/espaço/divisórias, etc; e tenho duvidas que não utilizem mascaras.. :roll: ).
Tem condições para ter sucesso agora (após verão), se levarem a Pandemia a serio, vamos ver se assim continua...
Para já acho que o esse mérito após a primeira vaga é da população que essencialmente cumpre com as recomendações e as regras, como disciplina. Também advém das suas características/hábitos Sociais e culturais.
Mesmo assim, continuo com reservas quanto à evolução da Pandemia na Suécia...com as medidas atuais lá.

Vírus mata mas também provoca efeitos a longo prazo, alerta OMS
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde salientou que ainda se está a aprender sobre o vírus, mas é já claro que a recuperação pode demorar meses.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou esta sexta-feira que a Covid-19 não é apenas um vírus que mata pessoas, mas também provoca efeitos graves e diversos a longo prazo.

Numa conferência de imprensa virtual a partir de Genebra sobre a pandemia de Covid-19, o responsável salientou que ainda se está a aprender sobre o vírus, mas é já claro que a recuperação pode demorar meses, embora não se possa precisar para já o número exato de pessoas que sofrem efeitos a longo prazo, que podem ser de qualquer género ou idade.

"É imperativo que os governos reconheçam os efeitos a longo prazo da Covid-19 e também assegurem o acesso aos serviços de saúde a todos estes pacientes", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus na conferência de imprensa.

Esta realidade, disse, reforça a ideia defendida pela OMS de que é "moralmente inconsciente" e impraticável a estratégia de imunidade de grupo, que não só levaria "a milhões de mortes desnecessárias" como também a um "número significativo" de pessoas que iriam enfrentar "um longo caminho até à recuperação total".

"A imunidade de grupo só é possível com vacinas seguras e eficazes que sejam distribuídas equitativamente por todo o mundo", afirmou, acrescentando que até lá os governos e as pessoas devem fazer tudo para cortar as cadeias de transmissão, a melhor forma de prevenir consequências a longo prazo do vírus.


https://www.tsf.pt/mundo/virus-mata-mas ... 82894.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 3/11/2020 11:39

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/festa-do-avante-foi-preparada-com-um-cuidado-extremo-diz-marcelo

Acho piada o PR vir agora falar do Avante!!
Se bem me recordo os problemas entre quem tem obrigação de confinamento e quem não tem, começaram exactamente nas comemorações de 25 de Abril!!! Onde todos estavam confinados em casa, e um grupo de políticos (não quero entrar aqui em questão se a data é importante ou não é, pois durante o ano existem muitas mais datas e tão somente importantes conforme cada caso) resolveu insistir nos festejos.... e depois mediante a indignação pública, foram então reduzindo o número de participantes!!!!

Logo aí começou o belo exemplo que os nossos políticos dão!!!
Tal como o Marcelo... até ter um susto ainda andou aos beijos e abraços!!!
Depois disso, o que temos assistido é um completo desrespeito da classe política para com os cidadãos!!! Foi a insistência do Avante, a insistência dos janteres políticos do Chega, etc....
O restante vem por arrasto... se os políticos podem, porque motivo o futebol não há-de poder, ou os eventos religiosos, casamentos ou os grandes prémios?!?!
Como é que se aceita uma imposição de restrição de movimentos entre concelhos e logo nas primeiras excepções aparecem os políticos que podem andar sem qualquer limitação bastando apenas a sua palavra de honra?!?!!??
É isto que me enerva... os políticos acham-se numa actividade totalmente diferente e superior a todos os outros e no entanto são muitas vezes, autenticos parasitas da sociedade!!!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ZeNovato » 3/11/2020 11:26

Às vezes fico na dúvida e questiono-me:

Será que fazem de propósito para testarem a imunidade de grupo e no final alegam e dizem nos media que estão a fazer tudo para controlar a pandemia??

Sou contra confinamento e ficarmos em casa. A vida continua, mas acho as regras e a falta de obrigatoriedade de as cumprir um absurdo. País de governantes que não se entendem.
Li que o congresso de Novembro do PCP é para manter, disse o Jerónimo. E acho bem, mas apertem com as regras!! Para todos.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ZeNovato » 3/11/2020 11:17

Acredito que em parte a culpa dos aumentos do numero de positivos seja do descuido da população e o não acatarem as regras, mas os nossos políticos e delegados de saúde são bem piores.
Veja-se o que se passou na creche onde anda o filho do meu colega de trabalho na semana passada:
Numa das turmas tiveram duas crianças e uma prof positivas com sintomas. Até aqui nada de especial. Foram enviadas para casa em quarentena. O pior foi o que fizeram a seguir.... as crianças dessa turma sem sintomas foram juntá-las a outra turma no dia seguinte.
Desculpem a ignorância mas mesmo que tivessem sido todos testados (que me parece não ter sido o caso), deveriam ir todos para quarentena para casa.
Foi o que aconteceu na escola do meu filho numa turma ao lado (prof positiva e toda a gente dessa turma recambiada para casa 14 dias). Já regressaram todos e a vida prossegue.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 3/11/2020 10:55

De que adiantam medidas de combate ao vírus se ouvimos constantemente situações de alunos que ficam em quarentena (por precaussão de possível contágio) e os irmãos continuam a ir à escola?
Como se entende que haja casos nas escolas onde a criança vai para casa e os professores e colegas não são testados?

Até podem ser casos isolados, mas para os relatos que já ouvi na primeira pessoa, (não é de pessoas que ouviram que o primo da prima da irmã da avó...) fico um bocado chocado com o real combate ao que se está a passar.

Em relação ao aumento de meios para o SNS, esses já deveriam ter sido contemplados há uns meses e não agora, pois não é simplesmente a criar mais camas e espaços que se resolve o problema! Tem de haver mais pessoal que certamente terá de ser contratado ou deslocado e isso como em tudo envolve tempo e organização.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 3/11/2020 10:45

pepe7 Escreveu:
Constatado por português (+-) a 22 de março :


É a qualidade das instituições do ocidente no século XXI.

O vídeo é realmente do Halloween na semana passada.

Pelo que li a na Ásia está-se a fazer uma vida relativamente normal.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8747
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 3/11/2020 1:33

BearManBull Escreveu:Entretanto Wuhan.


BearManBull,
É desde ano :?: :shock:

"Incrível" ou não...parece que lá não se passa nada! Se realmente não se passa, pergunto : O porquê :?:

É uma ditadura, mas no que toca ao combate à Pandemia ajuda e muito (pelos vistos) :
- hábitos sociais diferentes, distanciamento social, rigor, disciplina, estratégia, todos cumprem as regras e adopção de medidas duras de prevenção (uso de mascara já era algo habitual para eles), capacidade de testes, etc. E agora caso seja verdade, pelo que se diz agora vivem a vida normalmente. Falta saber se assim vai continuar a curto/médio ou se altera... :-k

E atenção a Pandemia começou na china...

Na Europa Ocidental/Sul, etc...por natureza já tem hábitos sociais/culturais diferentes, mas que na verdade não ajudam nada e não se mudam do noite para a dia, propícios à propagação galopante do vírus.O vírus "gosta" e muito disso...
Não se levou o problema (Pandemia) a sério, a população não entende isso, os perigos e as contrapartidas e que era extremamente fundamental no combate. Não estávamos/estamos preparados para esta realidade que nos bateu à porta, que tudo se alterou e que não podíamos ter a mesma vida do pré-covid.
Os governos cometem os seus erros (mas a população tb nada quer aceitar...), não dão exemplo com "Avantes, etc ; "Formulas 1", "Nazarés" e os sistemas de saúde tb não estão preparados para a dimensão deste problema.
De que adianta usar mascaras,etc no local trabalho e não só, se depois cá fora (na rua, nos cafés, restaurantes, bares, em casa com jantaradas, almoços, festas, etc) então todos juntos uns com os outros sem mascaras, entre colegas de trabalho, amigos, famílias inteiras,etc; NADA!
E não estou a dizer que é fácil usa mascara, pois tem as suas contrariedades, se não usamos temos que manter o distanciamento, principalmente em grupos.

Resumindo: Pontapé para a frente e fé em Deus...Acho que a Pandemia está descontrolada...por "culpa" de todos...e da complexidade do vírus.
E pelo que vou ouvindo, as pessoas ocultam que estão infectadas e vão trabalhar, etc; outras até sabem que os amigos estão infectados e realizam jantares, etc..agora quem testa positivo fica em casa 10 dias, ao fim dos mesmo se não tiver sintomas vai trabalhar ou para a escola...sem fazer novo teste.

Que fique bem claro, não sou a favor de ditaduras, mas um esforço de todos em todos os sentidos hoje poderíamos estar noutra situação. Mas tb admito que não é fácil face aos nosso hábitos, etc...

Especialista chinês diz que segunda vaga de Covid-19 na China é improvável
O rastreio tornou-se uma estratégia decisiva em território chinês, como prova a medida de isolar a cidade de Kashgar e de testar 4,74 milhões de pessoas em apenas três dias. O principal especialista em doenças infecciosas na China acredita que o território não deverá enfrentar uma segunda vaga da doença.

“Aqui não se questiona. Cumpre-se.” Português repatriado em fevereiro regressou a Wuhan
O principal especialista em doenças infecciosas na China considera improvável uma segunda vaga de infeções pelo novo coronavírus no país, numa altura em que os casos disparam em vários países europeus.

Zhong Nanshan disse numa conferência que, embora a China continue a lutar contra surtos esporádicos, os controlos existentes significam que é "improvável" que haja um ressurgimento generalizado da transmissão, "na casa das dezenas de milhares".

"Temos uma experiência inestimável acumulada. O Governo central adotou uma estratégia de bloquear a propagação no epicentro, enquanto pratica métodos de prevenção em massa em outros lugares", disse Zhong.

"Esta é a chave para a nossa vitória decisiva", explicou.

A China tomou medidas duras para controlar um surto em Kashgar, ao isolar a cidade, que fica em Xinjiang, no extremo noroeste do país, e testar 4,75 milhões de pessoas em três dias.

Xinjiang registou, até à data, um total de 54 casos confirmados. A primeira infeção deste surto, o mais recente no país, foi relatada a 24 de outubro, mas a origem dos casos permanece desconhecida.

Na província de Shandong, no nordeste do país, as autoridades estão a tentar analisar um lote de carne de porco congelada importada do Brasil, após a descoberta, na quinta-feira passada, de vestígios do coronavírus numa embalagem.

O rastreio tornou-se outra estratégia importante para o controlo da doença na China. No domingo, mais de oito mil amostras de produtos e embalagens, além de funcionários que podem ter manuseado a mercadoria importada do Brasil, foram testados pelas autoridades na cidade de Yantai.

Os resultados foram todos negativos, segundo as autoridades.

Os clientes de uma churrascaria e os compradores no mercado de carnes nas proximidades de Weihai, para onde parte da carne de porco seguiu, foram solicitados a realizarem o teste de ácido nucleico no sábado.

Embora cientistas estrangeiros tenham expressado dúvidas de que alimentos congelados possam causar infeções, pesquisadores do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças de Pequim e da Academia Chinesa de Ciências Médicas publicaram descobertas no mês passado que ligam salmão importado a um surto em Pequim, em junho passado, que envolveu 335 casos.
Zhong disse que a China vai continuar a viver com estes surtos "esporádicos" e que não deve relaxar as medidas de prevenção da epidemia.

"O ambiente atual na China é seguro agora, mas isso foi conquistado com dificuldade", disse.
https://www.tsf.pt/mundo/governo-chines ... 88848.html



Constatado por português (+-) a 22 de março :

Treinador português "aterrorizado" com suavidade das medidas de combate à Covid-19

Luís Miguel está na China a trabalhar e sublinha que o vírus é para ser levado a sério.

Luís Miguel, treinador adjunto do antigo técnico do FC Porto, Vítor Pereira, diz que ficou aterrorizado com aquilo que viu em Portugal, no combate ao novo coronavírus.

O treinador está a trabalhar há três anos na China, mas esteve em Portugal na última semana. Quando regressou ao país asiático, viajou com a ideia que em Portugal estão a desvalorizar o vírus.

"Vim para o aeroporto de Lisboa e constatem que não havia controlo de temperatura. Aqui, na China já havia há três meses. Os trabalhadores do check-in, em contacto com várias pessoas, é um problema muito grande. O que me dói a mim, tivemos três meses para preparar as coisas, desvalorizámos este inimigo fortíssimo. Fiquei aterrorizado", explicou.

O treinador fez escala em Singapura e diz que foi a partir daí que começou a ver um combate a sério à pandemia. "Vi-as as hospedeiras todas protegidas, com luvas, máscaras e óculos."

O treinador deixa ainda alguns conselhos às pessoas, como usar sempre máscara quando sai à rua, desinfetar a roupa e o calçado quando chega a casa e evitar corridas nos parques.
https://www.tsf.pt/desporto/treinador-p ... 69043.html


“Aqui não se questiona. Cumpre-se.” Português repatriado em fevereiro regressou a Wuhan

Na China, acredita-se que a aplicação para telemóveis ajudou muito a controlar a pandemia. Luis Estanislau, treinador de futebol na China, vai ficar isolado com a equipa, longe da família, até ao fim do campeonato
Foi no primeiro fim de semana de fevereiro que um grupo de cerca de duas dezenas de portugueses emigrados na China voltou a Portugal. Um repatriamento motivado pela pandemia de Covid-19, com origem na cidade onde viviam: Wuhan, na província chinesa de Hubei.

Nas duas semanas seguintes, foram obrigados a cumprir quarentena e só depois puderam juntar-se às famílias. Entre eles, estava Luis Estanislau. O português, treinador de futebol, ficou em Portugal praticamente seis meses, mas em julho regressou à China, e está de novo a treinar.

A partir do continente asiático, Estanislau conta à TSF que teve de fazer 15 dias de quarentena na primeira cidade chinesa onde o voo fez escala, e só depois pôde seguir para Wuhan.

Uma cidade “completamente igual” a antes da pandemia
Meio ano depois, Luis Estanislau garante que se vive com absoluta normalidade em Wuhan, por estes dias. “À excepção do uso de máscara, que é obrigatório em locais fechados, tudo normalíssimo”. Até nos locais onde habitualmente há mais gente.

Ainda assim, em Wuhan, não há notícia de novas infeções por coronavírus. É à boleia disso, que a conversa resvala para a polémica instalada em Portugal, por causa da intenção do Governo de tornar obrigatória a aplicação “stayaway covid”.
https://www.plataformamedia.com/2020/10 ... u-a-wuhan/
https://www.jn.pt/desporto/luis-estanis ... 69744.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 2/11/2020 16:55

Entretanto Wuhan.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8747
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 2/11/2020 10:35

Entretanto saiu este artigo que penso que é muito interessante ...

https://www.nytimes.com/2020/10/27/heal ... O4t0jdDJbo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 2/11/2020 1:46

GaioAzul Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Resumo da evidencia e conselhos relativos à vitamina D por exemplo aqui:

https://www.nice.org.uk/advice/es28/cha ... y-messages


Marco, defendi isso desde o início. A melhor defesa é fortalecer o sistema imunológico. Vitamina D3 e Vitamina C!
As pessoas precisam ser proativas e cuidar da própria saúde, não apenas esperar pacientemente que a Covid nos bata à porta.


Salvo erro, já postei um video do Dr. Lair Ribeiro sobre a importância do Sol/vitamina D no nosso sistema imunitário. O Sol de forma moderada é um bem essencial à vida!
É preciso ter em atenção, para quem faz ou vai fazer suplementação de vitamina D3, antes de iniciar deve efetuar analise para saber se tem défice de vitamina D3 e deveria ser acompanhado pelo médico. Pois é preciso ter em atenção as doses diárias recomendadas.

- Declaração Portuguesa da Vitamina D (em anexo)
- O poder curativo do sol!!! e os benefícios da vitamina D3!!! Dr. lair ribeiro : https://www.youtube.com/watch?v=fHNq-IN9_-Q ("15 a 20 minutos por dia"); https://www.youtube.com/watch?v=ZU70na2nu_w
- "Apanhem sol, pelo menos uma hora por dia." Vitamina D pode ajudar a prevenir Covid-19 :
"A absorção da vitamina D faz-se com a absorção de radiações ultra violeta que serão potencialmente perigosas, por isso é que terá que se fazer esta exposição solar numa hora potencialmente perigosa, entre as 10h e as 14h, mas pouco tempo e depois não retirar logo porque se forma um a película que se for demasiadamente lavada vai perder esta absorção que poderá levar algumas horas" https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/a ... m=12968455

- Estudo: 70% dos portugueses têm falta de vitamina D
https://www.enetural.com/pt/anti-envelh ... 8578_4260/

Suplemento :

https://www.myprotein.pt/sports-nutriti ... n=10530531
https://www.kuantokusta.pt/search?q=vitamina%20d3
Anexos
Declaração Portuguesa Vitamina D_2009_final.pdf
(613.4 KiB) Transferido 124 Vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 2/11/2020 0:52

pepe7 Escreveu: Mas é de louvar esta atitude :clap:

Profissionais do Santo António dedicam sábados a "recuperar" cirurgias

No Hospital de Santo António, no Porto, médicos, enfermeiros e assistentes operacionais voluntariaram-se para dedicar os sábados a "recuperar a lista de espera" de cirurgias de ambulatório, um programa que chegará a mais de centena e meia de doentes.

"Isto não é uma determinação da administração. São os profissionais que se auto-organizam e voluntariamente se disponibilizam para trabalhar ao sábado (...).
https://www.noticiasaominuto.com/pais/1 ... gn=1617246


Quando refiro é de louvar e bem, é no sentido que foi por iniciativa própria, pois podiam ficar acomodados em casa no sofá e no seio da família (que coabitam na mesma casa), pois deduzo que para muitos seria mais importante o descanso, a família, etc; , alias para qualquer um de nós, quer seja do privado ou estado!Depende da situação de cada um e opções! Estou a dar este exemplo no Estado face à situação em causa. Estou à vontade para falar, pois não sou nem médico ou enfermeiro, apesar de ter amigos enfermeiros e acabo por conhecer e falar com um médico ou outro médico colegas/amigos deles.
Como em qualquer profissão temos bons e menos bons profissionais. Por exemplo, o meu médico de família é uma excelente pessoa, mas não é um excelente médico, quando estou com problema saúde mais complexo, recorro a outros médicos (privados) da especialidade, mas os custo são outros!
A saúde para mim é bem essencial, tal como para todos, digo eu.Mas tb tenho amigos que levam uma vida à grande à Francesa, depois quando toca em questão de saúde, queixam-se que é muito caro, deixam andar e depois...
No inicio da Pandemia os meus amigos (enfermeiros) e até médicos, ignoravam por completo este vírus, quando falava com eles...questionei algumas situações e até alertei, eles riam-se e gozavam comigo...nem imaginam...Hoje a maior já não pensam da mesma forma...
Tal como a minha a "miúda" profissionalmente fala com médico(a)s (clientes) que conhecem a realidade, pois tem colegas que trabalham na linha da frente...

"Que não pareça que estou a dizer que não é nada. Ou que é para fingir que não existe. Nada disso! É para ter cuidado, mas continuar a viver. É um vírus altamente contagioso, mas que a poucos causa doença, e aos poucos que causa doença nas piores das análises 2 a 3% vão morrer. Vai causar uma pressão enormíssima nos serviços de saúde, nomeadamente nos cuidados intensivos, onde eu trabalho. É para estar atento, mas continuar a viver. "


O tal Dr. Gustavo Carona tb "ignorou" de certa forma este vírus, apesar de até alertar para o que iria acontecer...mas porque mudou radicalmente de opinião!? Até porque tudo indica a mortalidade será abaixo da tais "2 a 3%" que mencionou, motivada pelo vírus. Infelizmente a mortalidade parece-me que vai aumentar por outros motivos, pela falta da capacidade dos sistemas de saúde onde o vírus vai ter mais incidência, quiçá de um modo geral e nos Países que tem características de hábitos sociais diferenciados, etc; é mais propícios à propagação do vírus.
Porque mudou?
Porque está no terreno e vê aquilo que no geral "nenhum" de "nós"(exceto os que estão na linha da frente, quem passa por lá,etc), só pode ver situações graves e que não imaginava...É que nos internamentos/UCI não passam só pessoas de faixas etárias altas (apesar da incidência na mortalidade ser nessas faixa etárias) ...isso é uma falsa ideia...
É de louvar a sua mudança , como é óbvio, para as pessoas perceber o problema e para não se estar a passar falsas ilusões...
Pergunto : Será que tinha mudado de opinião se não estivesse na linha da frente :?:

Face a velocidade de contagio e perigos deste vírus, esta Pandemia é complexa....como tenho dito!Pois como verificamos é difícil mudar hábitos sociais da noite para o dia, mesmo que seja por uma boa causa...o contagio vai acontecer sempre, não pode é ser de forma abrupta!
Por um lado é salvar vidas e os sistemas de saúde (a saúde de todos nós), por outro tb tentar salva as economias...
A essência da problema é a Pandemia! Caso contrario hoje éramos mais felizes!
Isto não é uma questão de "medo", e ter "medo"/respeito no bom sentido é uma forma de ajudar combater este real problema.
Como diz o Dr. Gustavo Carona, isto tem que ser levado a sério!

Um relato verídico : uma assistente de bordo portuguesa que trabalha em Inglaterra, regressou de férias a Portugal, o seu pai tinha 50 e poucos anos e o avó pelos 80 anos...estava assintomática/pré-assintomática, não sabia que estava infectada, tudo indica que foi ela que contagiou ambos, a "história" teve um final muito triste, veio para ir ao funeral de ambos...para além da perda dos entes queridos., imaginem como é que ele se deve sentir...ela no fundo não tem culpa...a culpa é o vírus. Mas como se deve sentir...isto é muito complexo...
Pergunto : Se não tivéssemos esteve vírus, já tinham morrido? O avó pela idade tinha essa probabilidade...

ZeNovato Escreveu:
Tal como a minha mulher diz... "quem me dera fazer estes sábados onde se fazem várias cirurgias de recuperação das listas".
No hospital onde a minha mulher trabalha sempre se fizeram cirurgias "extras" aos sábados (já lá vão 12 anos de trabalho). É onde ganham bons extras ao ordenado. No entanto, não quero tirar mérito, pois tb faço horas extras no meu emprego


Tenho ideia que faziam horas extraordinárias, tal como no privado, mas se fazem por regra e sendo bem remunerados, acho um erro, alias é geral! Neste caso sendo por regra no Público, estão a tapar a possibilidade da entrada de novos profissionais licenciados no mundo do trabalho que bem precisam, então posso deduzir que se as horas extraordinárias são bem pagas, os custos estão a ser maiores para o Estado e para todos nós! Não é preferível contratar mais profissionais na ordem das horas extraordinárias :?: Até pelo que me dizem esses meus amigos enfermeiros a remuneração base no inicio da carreira não é nada de extraordinário. Que deixar partir os jovens profissionais para outros Países e depois vemos na televisão a serem reconhecidos, como o fez o Boris Johnson! Certamente muito deles gostaria de estar no nosso País!
Depois temos outra questão : trabalharem imensa horas extraordinárias, quantas mais pior é, o rendimento profissional não é o mesmo, quer em qualidade/quantidade, venha quem vir.Os riscos de erro aumentam significativamente...não deveria acontecer, muito menos na saúde. Alias como em qualquer outra profissão!
Excepcionalmente, no caso desta pandemia, muitos estão a trabalhar...mas isso é outra questão.
Editado pela última vez por pepe7 em 2/11/2020 2:05, num total de 1 vez.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ZeNovato » 1/11/2020 9:00

Nada na vida é prefeito, tal como na saúde ou em qualquer outra profissão...etc
Não sou médico, nem enfermeiro, mas sem eles não somos nada...
Saúde é um bem essencial ao ser humano

Mas é de louvar esta atitude :clap:

Profissionais do Santo António dedicam sábados a "recuperar" cirurgias

No Hospital de Santo António, no Porto, médicos, enfermeiros e assistentes operacionais voluntariaram-se para dedicar os sábados a "recuperar a lista de espera" de cirurgias de ambulatório, um programa que chegará a mais de centena e meia de doentes.

"Isto não é uma determinação da administração. São os profissionais que se auto-organizam e voluntariamente se disponibilizam para trabalhar ao sábado (...).
https://www.noticiasaominuto.com/pais/1 ... gn=1617246

Tal como a minha mulher diz... "quem me dera fazer estes sábados onde se fazem várias cirurgias de recuperação das listas".
No hospital onde a minha mulher trabalha sempre se fizeram cirurgias "extras" aos sábados (já lá vão 12 anos de trabalho). É onde ganham bons extras ao ordenado. No entanto, não quero tirar mérito, pois tb faço horas extras no meu emprego
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por nunoand99 » 31/10/2020 19:58

Não sei em que termos está a conversa que não li o que vinha de trás.

Sei que estou em Amesterdão right now e isto é aquilo que aqui se passa:

1. Não é preciso usar máscara em lado nenhum a não ser em transportes públicos, e outros poucos sitios que discricionariamente obrigam;
2. Ninguém tem medo de nada, somente fecharam restaurantes e cafés desde 14 de Outubro, só funcionam em take away;
3. O Red Light está aberto, as Cofee Shops estão abertas, tudo business as usual;
4. No Hotel onde estou instalado deixaram-me usar o micro ondas e eu fui a própria cozinha do hotel sem lavar mãos sem nada, nem eu nem ninguém, nem máscara nenhuma ahahah fartei-me de rir, assim é que é, sem medos, de facto é outra cultura!

A cidade está deserta de turistas, mas isso é óptimo porque os preços descem! (600€ - 15 dias de hotel, num sitio que eu já conhecia, mesmo no centro, coitados, até doi, e metade do valor é taxas municipais de turismo, estão 2 quartos ocupados, num hotel com 30 quartos)

Estão com cerca de 10.000 casos diários de novos infectados, bem acima de nós.

O aeroporto de Schiphol estava deserto quando cheguei, não havia ninguém a não ser do voo que tinha chegado de Lisboa, parecia pós apocaliptico, mas é por opção dos turistas certamente, porque a cidade está "aberta".

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 31/10/2020 18:09

A Pandemia está descontrolada...e daqui a nada cada um de nós passa a estar sujeito ao factor sorte, seja covid ou não covid em caso de uma urgência!
A verdade nua e crua...vai ser doloroso...
É Triste, muito triste... :cry: :pray:
De um vírus intitulado por "alguns" como "banal"...
A Pandemia é a causa/efeito de tudo o que está a acontecer...
A População não estava/está preparada para uma Pandemia...etc. E um grande parte continua sem perceber o real problema, vejo isso por familiares, amigos, etc!
Os Sistemas de Saúde não tem capacidade e condições...os lar, etc
Quanto mais se ignora este vírus..pior é...apesar que pela sua por natureza já é algo muito complexo.

Santo António no Porto esgota capacidade de cuidados intensivos
Neste hospital do Porto estão 115 doentes internados com infeção pelo novo coronavírus em enfermaria,três dos quais crianças internadas no Centro Materno Infantil do Norte, unidade que faz parte do CHUP. Somam-se 28 doentes covid-19 em cuidados intensivos.
OHospital de Santo António, no Porto, esgotou a capacidade de internamento em cuidados intensivos para doentes covid-19 e prepara a abertura de outras camas com "sacrifício" de blocos operatórios, disse este sábado diretor clínico, José Barros.

"A maior pressão, atualmente, é nos cuidados intensivos. Já esgotamos a nossa capacidade. Temos 28 camas [dedicadas à covid-19] e 24 para não covid que temos de manter. Nessas não tocamos. Para covid podemos ir às 32, mas isto já é com sacrifício de um bloco operatório de otorrinolaringologia e estomatologia", referiu o diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) que inclui o Hospital de Santo António.

À data de hoje, neste hospital do Porto estão 115 doentes internados com infeção pelo novo coronavírus em enfermaria, três dos quais crianças internadas no Centro Materno Infantil do Norte, unidade que faz parte do CHUP.

Somam-se 28 doentes covid-19 em cuidados intensivos.

"A situação do Hospital de Santo António é preocupante (...). É uma progressão rápida. Todos os dias temos mais doentes do que no dia anterior e a nossa angústia é não sabermos onde isto vai parar. Estamos muito perto de atingir a capacidade [máxima em enfermaria]", disse o médico.

Especialidades como infecciologia, pneumologia, medicina interna, gastroenterologia e cirurgia geral "já tiveram de sacrificar camas", mas admitindo que "não há recursos humanos para tudo isto", José Barros sublinhou que "os hospitais não estão apenas a cuidar covid".

"Às vezes passa a ideia de que os hospitais só estão dedicados à covid. Isso não é verdade. Os cirurgiões estão disponíveis. Mas podemos não ter anestesistas. E os blocos operatórios podem estar convertidos em unidades de cuidados intensivos. Isso é que limita a atividade cirúrgica", explicou o diretor clínico.

Ainda sobre a capacidade para internamentos em enfermaria, José Barros adiantou que com a "reconfiguração de espaços" poderá "chegar a 125 [camas] este fim de semana e a 163 segunda ou terça-feira".

O diretor clínico do Hospital de Santo António alertou ainda que "o perfil de doente que o hospital está agora a receber é diferente [face à primeira vaga]", uma vez que antes foram internados doentes "praticamente assintomáticos" e "agora só são internados doentes com insuficiência respiratória".

"O número de doentes é agora muito maior. Se fossemos a internar com os critérios da primeira vaga, teríamos centenas internados", referiu, aproveitando para "desmistificar algumas mensagens que podem estar a criar confusões".

"Ao contrário do que se diz, temos [internados] de todas as faixas etárias. Admito que se possam encontrar mais jovens porque se testa mais (...). Nesta segunda vaga, neste hospital, a mortalidade é inferior à que foi na primeira. E os doentes têm alta mais rapidamente também porque os critérios de alta foram aligeirados", analisou.

O diretor clínico do CHUP também descreveu que o "serviço de urgência está reconfigurado de uma forma que nunca esteve antes", o que "gasta muitos mais recursos".

Em causa está a existência de três áreas: para admissões de doentes com teste positivo à covid-19, área respiratória e ala para doente que não é doente covid ou não tem sintomatologia respiratória.

"Portanto um especialista que antes se movimentava em todas as áreas e dava uma opinião aqui e outra ali, agora não pode. Para o fazer tem de equipar, desequipar.

Obriga a mais pessoas e mais recursos. Já temos o reforço de pessoas que antes, pela natureza da sua especialidade, estavam isentas de fazer serviço de urgência", contou o médico.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.468 em Portugal.

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/s ... m=12984872


Nada na vida é prefeito, tal como na saúde ou em qualquer outra profissão...etc
Não sou médico, nem enfermeiro, mas sem eles não somos nada...
Saúde é um bem essencial ao ser humano

Mas é de louvar esta atitude :clap:

Profissionais do Santo António dedicam sábados a "recuperar" cirurgias

No Hospital de Santo António, no Porto, médicos, enfermeiros e assistentes operacionais voluntariaram-se para dedicar os sábados a "recuperar a lista de espera" de cirurgias de ambulatório, um programa que chegará a mais de centena e meia de doentes.

"Isto não é uma determinação da administração. São os profissionais que se auto-organizam e voluntariamente se disponibilizam para trabalhar ao sábado (...).
https://www.noticiasaominuto.com/pais/1 ... gn=1617246
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 31/10/2020 13:18

Bélgica se ha convertido esta semana en el país de la UE más afectado por la covid. Una ciudad empobrecida y con gran presencia de migración lidera las estadísticas de contagios

La comunicación de lo que aquí llaman gestos barrera (mascarilla, distancia social...) resulta, según Lambert, complicada en determinados barrios.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8747
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 30/10/2020 22:00

A generalidade das pessoas levam o vírus mais ou menos a sério estamos a falar de centenas de milhares ou até mesmo milhões de empregos em risco.

Honestamente apesar de tudo acredito que as pessoas estão mal informadas e não respeitam devidamente as regras básicas. Hoje pela primeira vez na vida estive de acordo com o JS: incentivando também o Governo a melhorar a comunicação com os portugueses e a apostar na sua educação, reforçando que é necessário "existir essa pedagogia junto das populações"




Cada dia que passa há mais gente a perder o emprego e maior potencial de manifestaçoes.
Varios detenidos en los graves disturbios tras ls manifestaciones contra las restricciones


No geral de momento estou não estou descontente com a gestão do Costa/Marcelo. Excepto estas restrições de mobilidade que a meu ver não servem para nada, mas pelo menos ainda têm dado bastante liberdade. Também tem de se considerar que o Marcelo sabe bem que pode correr muito mal e nas eleições pagar nas urnas o preço de um novo confinamento. Mais importante do que isso é que simplesmente não há dinheiro para pagar lay offs...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8747
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crissssx, Google [Bot], JorgeLima73, PXYC, Shimazaki_2 e 369 visitantes