Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Plano para acabar com moedas de 1 e 2 cêntimos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Plano para acabar com moedas de 1 e 2 cêntimos

por PXYC » 2/2/2020 0:52

e Portugal está preparado? afinal, com excepção da Argentina, Portugal é o único país que conheço onde a maior parte dos comércios recusa pagamentos com cartão para quantias abaixo de 5€, sendo que alguns poucos não aceitam cartões de todo. :roll:
mal posso esperar pelos arredondamentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Plano para acabar com moedas de 1 e 2 cêntimos

por Carrancho_ » 29/1/2020 19:12

Quem conseguir guardar estas moedas em estado de conservação Soberba ou flor De Cunho umas décadas, vai ter um bom retorno pois serão raras. Não pela quantidade emitida mas porque poucas resistirão ao tempo.

Compro todos os anos a série portuguesa de circulação em FDC, mas não acredito que sobrevivam. Além da pobre qualidade de cunhagem e metal, não confio nas cadernetas onde as moedas vêm, pois estão em contacto com o plástico, que contem PVC e que acaba também por reagir com o metal.

Os Romanos até nisto estavam muito à frente. A qualidade de cunhagem, metal e arte era muito superior à época medieval e até ao presente. Por incrível que pareça já encontrei no mesmo terreno moedas romanas que estão há 2000 anos enfiadas na terra a levarem com tractores, chuva, esterco, químicos... em cima em estados de conservação fantásticos e no mesmo terreno encontrar medievais e modernas todas rebentadas, os Euros são ainda de pior qualidade que o Escudo da República, não aguentam nem 10 anos na terra.

Fica um exemplo, que não é o melhor pois a moeda foi cortada possivelmente por um tractor, é um Denário cunhado em Roma em 103 ac onde estão perfeitamente visíveis todos os pormenores da moeda, busto de Marte virado à direita no anverso e soldado romano em luta com bárbaro, com companheiro romano ferido no chão e legenda no reverso. Podem não achar que se vê muito bem pois a patina está como saiu da terra e é muito complicado de a fotografar nestas condições, não limpo moedas pois a patina é um certificado de garantia. Esta encontrei num terreno terrível, intensamente cultivado pelo menos desde o reinado de D Manuel I, próximo do mar, húmido, que levou durante décadas moliço salgado em cima para estrumar... mesmo terreno onde encontrei euros que nem se percebe bem o que são.
Anexos
AB.JPG
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Plano para acabar com moedas de 1 e 2 cêntimos

por djovarius » 29/1/2020 17:52

Até que enfim !!!!!
Acabavam logo com as de 2 cents e davam um período de 2 anos de transição para acabar com as de 1 cent, após o que se arredondariam as contas para a casa dos 5 cents, por defeito ou excesso conforme a proximidade dos tais 5 cents.

Creio que na Irlanda já fizeram algo assim.... já acabaram mesmo.

Tchau

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8756
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Plano para acabar com moedas de 1 e 2 cêntimos

por Thoth » 29/1/2020 15:09

É bem verdade o que dizes carrancho.

Desde que o euro entrou em portugal já fui algumas vezes levar ao banco lotes de cerca de 100 euros em moedas de um e de dois.
Além do peso ainda se paga para depositar, dassssss
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Plano para acabar com moedas de 1 e 2 cêntimos

por LoneWolf » 29/1/2020 11:02

na holanda nao se usam moedas de 1 ou 2 centimos. Arronda-se sempre a nao ser q paguem com cartao.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Plano para acabar com moedas de 1 e 2 cêntimos

por Carrancho_ » 29/1/2020 10:58

Na verdade as moedas de 1; 2 e 5 cêntimos já são feitas para se auto-destruírem. Com núcleo de aço coberto por cobre, estes metais acabam por reagir entre si, oxidam e desfazem-se. Já toda a gente deve ter tido na mão uma moedas destas com bolhas e todas rebentadas :x
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Plano para acabar com moedas de 1 e 2 cêntimos

por Thoth » 29/1/2020 10:23

:clap:

Comissão Europeia tem plano para acabar com moedas de 1 e 2 cêntimos

Imagem

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deve anunciar a medida na apresentação do programa para a UE até 2024. Objetivo é reduzir a burocracia e poupar no fabrico de moedas.

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, quer retirar de circulação as moedas de um e dois cêntimos. Esta intenção estará incluída no programa da Comissão até 2024 que será apresentado esta quarta-feira. O objetivo é reduzir a burocracia e poupar. A moeda mais baixa passaria a ser a de cinco cêntimos.

A Comissão apresentará o seu programa de trabalho na quarta-feira e o plano inclui três linhas de ação. O jornal alemão Süddeutsche Zeitung diz que teve acesso ao rascunho dos três documentos, e assegura que, entre as medidas propostas, está a retirada das moedas de um e dois centavos de circulação.

A controversa ideia, diz o jornal, pode ser encontrada no ponto 43 da lista de iniciativas para reduzir a burocracia. Trata-se de uma "proposta de regras uniformes de arredondamento" com o objetivo de eliminar as moedas de um e dois cêntimos. É feita referência a um relatório da Comissão em 2018, no qual se afirma que cada vez mais países do euro começaram a arredondar para cinco centavos.

A eliminação destes cêntimos permite também economizar os custos de fabricação de moedas de um e dois centavos e o esforço envolvido na contagem e no transporte. Num estudo de 2013 já era referido que a poupança é real. Estimativas mostram que deixar de cunhar estas moedas pode fazer com que Bruxelas poupe 1,4 mil milhões de euros. Das 126 mil milhões de moedas de euro em circulação, cerca de 48% são de um ou dois cêntimos, correspondendo a um total de 61 mil milhões de moedas.

Mas a medida pode ter resistência. Há quem aponte que é o início de um plano para acabar com o dinheiro físico. O eurodeputado alemão Markus Ferber (CSU) já disse que "o que a Comissão está a planear sob o nome inocente de 'regras de arredondamento uniforme' deve fazer soar os alarmes"​​​​​​. O objetivo, apontou, pode ser acabar com o dinheiro físico.

https://www.dn.pt/dinheiro/comissao-europeia-tem-plano-para-acabar-com-moedas-de-1-e-2-centimos-11759862.html
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], c, Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, Inácio Barreto, latbal, nfaz, Shimazaki_2, tami, Ze nabo e 372 visitantes