Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Proposta de tópico "sectorial"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por LTCM » 21/12/2019 12:11

pata-hari Escreveu:Água é uma ideia gira, tal como a classe em que está integrada de sustentabilidade. São ideias que o mundo gosta de gostar e necessidades que temos e que iremos continuar a ter, valorizando cada vez mais. É exactamente isso que acho que poderíamos explorar.

:-k

iShares MSCI KLD 400 Social ETF (DSI)

iShares MSCI Europe SRI UCITS ETF - IE00B52VJ196

SPDR SSGA Gender Diversity Index ETF (SHE)

SPDR MSCI ACWI Low Carbon Target ETF (LOWC)
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por Artista Romeno » 20/12/2019 20:37

pata-hari Escreveu:Outras ideias:

- empresas que produzem produtos em fair-trade; Conheces algum etf ou fundo interessante, Artista?
- O que achas do fundo security da pictet? é uma ideia engraçada e de que eu gosto.

o fundo da Pictet acho interessante é uma tematica que a longo prazo vai estar cada vez mais presente, a volatilidade nao é chocante e o sharpe é proximo de 1. A pictet tem alguns fundos tematicos com ideias interessantes como o robotics ou o water, mas ambos ultimamente tem andado a perder pos indices de referencia ( por exemplo quem investiu no ETF da agua recentemente estará melhor https://www.invesco.com/us/financial-pr ... ductId=PHO)
Na logica do que falei antes existe este fundo da morgan stanley cujo foco é em empresas estaveis e de qualidade https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... 0P00000SLB
Fair trade que conheça nada, no entanto é uma questao de ver na bloomberg, mas isso agora só em 2020!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por Pata-Hari » 20/12/2019 19:26

Outras ideias:

- empresas que produzem produtos em fair-trade; Conheces algum etf ou fundo interessante, Artista?
- O que achas do fundo security da pictet? é uma ideia engraçada e de que eu gosto.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por Artista Romeno » 19/12/2019 22:36

pata-hari Escreveu:Keyboard, Energia é ciclico: se os mercados cairem muito, cairá também (à partida). Gostaria de encontrar coisas que caiam menos que o mercado nas alturas más. Não fiz o trabalho de casa mas imagino que energias renovaveis seja um desses sectores, imagino que cuidados de terceira idade seja outro e outros que tal.

Isto não é assim tão facil quanto parece! por exemplo nos eua na ultima crise o XLU e essencialmente o XLP tal como o XLV resistiram melhor ( healthcare e consumer staples, especialmente), mas na europa isto já não foi verdade no SX6E que tombou bem e nunca mais la voltou em parte pelo nuclear.
Quanto as renovaveis a meu ver é necessário separar o trigo do joio! é o futuro, há empresas solidas com bons cash flows tipo EDPR, mas também há muita coisa especulativa e aí há que saber escolher quem não se lembra, da euforia das biotech há 4 5 anos atras.... não foi um grande negocio para quem nele entrou ai :-k
resumindo: acho que sim renovaveis é um setor a explorar mas com critério, cuidados saude & terceira idade também dado o mundo estar cada vez mais velho. Em geral um tipo de ETF que considero interessante de se ter pode ser este https://www.ishares.com/us/products/256 ... factor-etf , existindo também uma versao global.-» empresas solidas e estaveis, presentemente ninguem vai ficar milionario com elas mas para quem nao quer arder pode ser uma hipotese.
Depois quem for mais afoito e achar mesmo que um per de 2x é too much pode apostar num ETF de value stocks, especialmente europeias e que paguem dividendos.....dado que pode ser obtido aqui rendimento em EUROS, coisa rara por estes tempos! há quem diga que as ações value estão historicamente bastante baratas vs as growth.

quanto ao XLE não considero que seja explosivo, em geral o beta das oil companies tirando as especulativas face á matéria prima é inferior ao que a intuição indica! no entanto sim é um setor ciclico
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por Pata-Hari » 19/12/2019 20:11

Água é uma ideia gira, tal como a classe em que está integrada de sustentabilidade. São ideias que o mundo gosta de gostar e necessidades que temos e que iremos continuar a ter, valorizando cada vez mais. É exactamente isso que acho que poderíamos explorar.

Keyboard, um carry trade é um trade clássico. Nada de novo. Sim, podes investir em tudo o que te apetecer sempre e em qualquer momento. Neste caso, estou a procurar um tipo de ideias especifico, não tem que ser um maná mas sim, ideias "de futuro", as "next big thing" ou pelo menos as "next-like-to-love-thing". Desculpa se não me consegui explicar à primeira.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por TheKeyboardDuck » 19/12/2019 20:02

pata-hari Escreveu:keyboard,

A ideia é fazermos um pouco de brainstorming. Tens sugestões?

Não estou a tentar fazer nada em particular, estou `à procura de ideias "engraçadas" que façam sentido. Fazer pesquisa matemática faz sentido mas pode não ser tudo. Moeda não é algo que faça com facilidade sentido e é altamente imprevisivel. Não se pretende ideias para trading mas para investimento. Ideiasde investimento com cabeça tronco e membros e não possibilidades de trading. Moeda faz sentido se houver um racional por detrás.



Vamos lá ver, apresentei dois argumentos com dados empíricos não se trata de trading mas sim investimento, os gráficos que postei são graficos de rácios e comps para sector rotations, Uma das formas mais básicas de investimento.
Se tens uma perspectiva de investimento, para ti o estado atual do mercado não deverá ser um problema, pois o teu horizonte será grande. Logo o teu argumento de correlações e exposições ao SP500 é difícil de perceber.

Podes ter uma queda acentuada do SP500 (index) sem ter quedas ou over Perfs de sectores.
Basta haver um sector rotation para energia ou industriais que o SP500 vai descer a nivel de pontos pois é heavy em Tech e Consumer.

Quanto a currencies, são um investimento como outro qualquer. Alias se tivesses em regime buy and hold por exemplo zlotys consegues fazer um carry trade Vs Euro. Isto é dos mais simples investimentos que consegues fazer para um horizonte longínquo.

Pelo o que estou a conseguir perceber dos posts, não se está a procura de bases para investimento mas sim do próximo maná como o lítio ou a cannabis.

Recomendo que dêem uma olhada em Big data, $AMZN $ESTC $TLND $SPLK $MDB | etf ex: $AIQ
e data security ETF $BUG
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por rg7803 » 19/12/2019 18:59

Mais um par de ideias, com mais tempo posso pesquisar se há já fundos ou etf´s sobre o tema (sobre o segundo caso):
-um é relativo a empresas ligadas a exploração de água (distribuição, tratamento, captação etc; aqui conheço este (LU0104885248); um link mais decente
https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR04K4A
-outro sector que penso que terá um futuro interessante é ligado à exploração espacial de asteróides, visando obtenção de minerais; eu quando li a primeira vez sobre o tema pensei ser um bocado sci-fi; na altura pesquisei um bocado e percebi que existem várias empresas neste sector, embora muitas estejam ainda em fases muito prematuras; mas é a acompanhar
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por Pata-Hari » 19/12/2019 17:52

keyboard,

A ideia é fazermos um pouco de brainstorming. Tens sugestões?

Não estou a tentar fazer nada em particular, estou `à procura de ideias "engraçadas" que façam sentido. Fazer pesquisa matemática faz sentido mas pode não ser tudo. Moeda não é algo que faça com facilidade sentido e é altamente imprevisivel. Não se pretende ideias para trading mas para investimento. Ideiasde investimento com cabeça tronco e membros e não possibilidades de trading. Moeda faz sentido se houver um racional por detrás.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por TheKeyboardDuck » 19/12/2019 15:14

pata-hari Escreveu:Keyboard, Energia é ciclico: se os mercados cairem muito, cairá também (à partida). Gostaria de encontrar coisas que caiam menos que o mercado nas alturas más. Não fiz o trabalho de casa mas imagino que energias renovaveis seja um desses sectores, imagino que cuidados de terceira idade seja outro e outros que tal.



Então o que queres não é investir em sectoriais, o que tu procuras são correlações inversas ou low beta.

Recomendo que faças umas pesquisas sobre currency ETFs como FXY, FXB. Usas currencies para fazer Hedge ao teu portefólio, sobretudo usa correlações.

Se realmente és avessa ao risco, vê estes produtos semi novos da http://www.innovatoretfs.com/define/ o produto em si está protegido com o buffer para drawdown, mas também tens um cap no max gain.

Em última instância basta veres o CRB Index, um bull market para commodities está ao virar da esquina, agora falta é saber quantos quarteirões há que andar. :lol:
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por Pata-Hari » 19/12/2019 14:03

Keyboard, Energia é ciclico: se os mercados cairem muito, cairá também (à partida). Gostaria de encontrar coisas que caiam menos que o mercado nas alturas más. Não fiz o trabalho de casa mas imagino que energias renovaveis seja um desses sectores, imagino que cuidados de terceira idade seja outro e outros que tal.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por Pata-Hari » 19/12/2019 13:58

A minha ideia seria investir não em títulos especificos para diminuir o risco especifico mas em fundos sectoriais/trackers ou ETFs. Interessaria comparar o instrumento com o indice de referência dos mercados (normalmente seria MSCI) para avaliar se efectivamente se comporta de modo mais interessante que o indice.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por TheKeyboardDuck » 19/12/2019 13:49

Estou de olho para 2020

Energy comp
investir ETF -> XLE e SXLE
xle.jpg


Madeira ( fisica commodity)
Investir ETFs WOOD
Investir ações como LL
wood.jpg
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por rg7803 » 19/12/2019 11:15

pata-hari Escreveu:RG, investivel de que modo? que instrumento, tens ideia?



Há varias empresas, no norte Europa em particular. Eu acho que este sector tendencialmente terá cada vez maior relevo por motivos à vista (esgotamento dos oceanos e crescimento da população).

https://www.statista.com/statistics/670 ... on-volume/

No link anterior tens as maiores por output na Noruega, penso que algumas deverão estar cotadas.
ETF ou Fundo de Investimento deste sector não conheço. Pode ser que a malta dos fundos conheça (@Virtuagod).

Eu pessoalmente investi nesta já uns anos, depois de ler um artigo sobre a sua actividade.

https://www.bloomberg.com/quote/LSG:NO

https://www.leroyseafood.com/en/
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por Pata-Hari » 19/12/2019 0:34

RG, investivel de que modo? que instrumento, tens ideia?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por rg7803 » 19/12/2019 0:15

Fish farming (por exemplo)?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Proposta de tópico "sectorial"

por Artista Romeno » 18/12/2019 21:39

pata-hari Escreveu:Gostava de sugerir, deixar o seguinte desafio:

seria engraçado conseguirmos em conjunto encontrar sectores de mercado investiveis de modo simples (etfs, fundos), diversificados mas com um interesse intrínseco particular. Por exemplo: um sector que tenha sofrido mais por uma ou outra razão e que esteja a recuperar (banca, por exemplo). Um sector que tem comportamento melhor que o resto do mercado mesmo nas correcções (algo que vá potencialmente crescer mais do que o mercado em geral, sei lá, cuidados de terceira idade, por exemplo).

Penso que é algo que acrescentaria valor e que seria um bom brain-storming.

O que acham? em conjunto poderíamos ter mais ideias e encontrar mais e melhores instrumentos.


Acho que é uma ideia com pernas para andar. Pegando na banca não deixa de ser curioso que essa recuperação vem linkada á subida das yields alemas entre outras na ZE a 10 anos desde Setembro ( quem em setembro estavam em -0.70% e hoje estão a -0.255%).
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Proposta de tópico "sectorial"

por Pata-Hari » 18/12/2019 21:13

Gostava de sugerir, deixar o seguinte desafio:

seria engraçado conseguirmos em conjunto encontrar sectores de mercado investiveis de modo simples (etfs, fundos), diversificados mas com um interesse intrínseco particular. Por exemplo: um sector que tenha sofrido mais por uma ou outra razão e que esteja a recuperar (banca, por exemplo). Um sector que tem comportamento melhor que o resto do mercado mesmo nas correcções (algo que vá potencialmente crescer mais do que o mercado em geral, sei lá, cuidados de terceira idade, por exemplo).

Penso que é algo que acrescentaria valor e que seria um bom brain-storming.

O que acham? em conjunto poderíamos ter mais ideias e encontrar mais e melhores instrumentos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, PAULOJOAO e 381 visitantes