Cimeira do clima

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: pata-hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Cimeira do clima

por NirSup » 2/12/2019 13:33

A GUERRA DOS MUNDOS

Arrancou esta segunda-feira, em Espanha, a Cimeira do Clima da ONU com o propósito da diminuição dos combustíveis fósseis para acabar com o aquecimento global e para combater as alterações climáticas.
Nesta semana, vai ter lugar a IPO, oferta pública inicial, da SAUDI ARAMCO que vai ser precificada em mercado no dia 5 de dezembro.
A Arábia Saudita esforça-se pelo sucesso da operação. A outra parte do mundo apela à diminuição dos combustíveis fósseis.
Dois mundos em choque. Dois mundos em guerra. Quem sairá vencedor?
Que as árvores não te impeçam de ver a floresta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 694
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Cimeira do clima

por lfhm83 » 2/12/2019 14:23

Os cofres do estado vão ser os únicos vencedores. De resto somos todos perdedores.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2850
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Cimeira do clima

por rg7803 » 2/12/2019 15:27

lfhm83 Escreveu:Os cofres do estado vão ser os únicos vencedores. De resto somos todos perdedores.



Exacto :lol: é sempre assim....
É como aquelas medidas "vamos aumentar o imposto s/ açucar, o sal e o alcool" a pensar no bem comuns ... as pobres maçãs, saladas e couves é que nunca chega a vez delas ...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3139
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Cimeira do clima

por lfhm83 » 4/12/2019 18:33

É oficial. Comissão Europeia anuncia primeira lei climática para 2020

A nova presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, anunciou esta quarta-feira que a primeira versão do Pacto Ecológico Verde (Green Deal) será oficialmente apresentado a 11 de Dezembro e custará 100 mil milhões de euros.

«Por ano serão necessários 100 mil milhões de euros, que virão do orçamento da União Europeia e dos Estados-membros, mas também do sector privado. O Green Deal tem os seus custos, mas o custo da não acção é ainda maior», disse von der Leyen durante uma conferência de imprensa, em Bruxelas.

Na sua primeira semana à frente do novo Executivo comunitário, a sucessora de Jean-Claude Juncker, mostrou-se convicta de que o Green Deal europeu pode dar «contribuições globais» para a criação de um compromisso a nível global. «Vamos na direcção certa e a Europa deve assumir-se como a líder da corrida neste tópico da transição energética», afirmou, sublinhando que a Europa implementará a primeira Lei Climática de sempre, com vista à neutralidade carbónica em 2050, já em 2020.

Para a presidente da CE, o Green Deal «chega no momento certo e vai dar confiança à economia e esperança às pessoas». «É um plano ambicioso, mas vale a pena porque vai abranger todos os setores da sociedade e da economia e vai transformar a Europa num exportador de financiamento verde, novas tecnologias e muito mais», concluiu.


Portanto a ideia de criar uma economia sustentável é gastar como se não houvesse amanha. :-k
Por outro lado um plano deste tipo vai puxar pelos mercados, resta saber o resultado no longo prazo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2850
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Cimeira do clima

por Carrancho_ » 4/12/2019 20:20

lfhm83 Escreveu:Os cofres do estado vão ser os únicos vencedores. De resto somos todos perdedores.


Não viria daí qualquer problema não fosse esse cofre não ter fundo.

Obviamente os recursos do planeta são limitados, já não aguenta muito mais, pelo que dizem já nem aguenta por muito tempo o estado actual.
A população mundial cresce sem parar, o consumismo e desperdício também.

A culpa não é dos estados, das empresas, da indústria, do comércio... a culpa é de todos os Terráqueos Humanos individualmente que, por muito que custe, somos os parasitas deste planeta e vamos esgotá-lo. Consumimos em demasia e desperdiçamos ainda mais. Tudo para satisfazer habitação, transporte e alimentação de cada individuo.

Para mim a solução passava principalmente por estes 5 tópicos:

1- Travar o crescimento da população e eventualmente conseguir uma redução;
2- Consumir muito menos
3- Evitar o desperdício
4- reutilizar e reciclar

5- taxar, sim taxar. Taxar porque quem prejudica os outros tem de os compensar, taxar porque todos sabiam que usar cinto de segurança era importante para a sua própria segurança mas só passou a ser de uso generalizado quando passou a ser penalizado por lei.
Isto não é bom para mercados financeiros e globalização etc... mas vamos ter de pagar a pegada ecológica de cada produto que consumimos. Falaram aí em maçãs e alfaces... pois eu defendo que se uma maçã tiver de fazer 1000 km para chegar à minha mesa vou ter de pagar uma taxa por essa pegada. Chamem-lhe proteccionismo sem fronteiras se quiserem.

Mas como não acredito que nada disto seja possível, porque vejo o Humano como um parasita que vai sempre sugar o seu hospedeiro até à sua morte, então só nos resta uma salvação... dar o salto para outro planeta. Não sei é se não estamos muito atrasados a esse nível.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Cimeira do clima

por NirSup » 5/12/2019 0:43

Não há ainda grande informação sobre o Pacto Ecológico Verde (Green Deal) mas não me parece que seja o propósito dos mentores desta Lei Climática a arrecadação de receitas através da cobrança de taxas para o cofre dos Estados Membros.
O que disse a Sra. Ursula von der Leyen foi que a implementação desta Lei ou Pacto Verde terá um custo anual de 100 mil milhões de euros, que virão do Orçamento da União Europeia e dos Estados-membros, mas também do sector privado.
Portanto, em vez de se pensar na cobrança de taxas e taxinhas porque não pensar que haverá incentivos, por exemplo, para quem decida usar sacos de papel em vez de sacos de plástico, para quem produza e consuma energia limpa ou para quem compre um carro eléctrico?
Vão acontecer grandes mudanças e há que estar atento para saber quais os sectores que irão beneficiar com a entrada em vigor dessa lei.
Mas duma coisa tenho a certeza: apenas com o chicote ou com a cenoura se consegue mudar certos comportamentos.
Boa noite.
Que as árvores não te impeçam de ver a floresta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 694
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Cimeira do clima

por Carrancho_ » 5/12/2019 1:35

Acredito que um dos sectores que mais drástica e rapidamente pode mudar é o automóvel mas com os veículos autónomos. Potencialmente pode ter impacto enorme em n actividades económicas que terão de se adaptar. Como será se ninguém necessitar mais de ter uma garagem em casa nem dos parques e estacionamentos nas cidades, como será com os mecânicos e stands de automóveis, os fabricantes, as gasolineiras, quem vai lavar esses veículos, quem os vai disponibilizar, deixa de fazer sentido o seguro automóvel, centros de inspecção, haverá mais segurança menos mortes, menos necessidade de cuidados médicos, serão 100% eléctricos?!? Se pegar pode abanar com isto tudo. Um que vai beneficiar pela certa é o das bebidas alcoólicas :idea: 8-)
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Cimeira do clima

por MNPTLIS » 5/12/2019 9:48

Sem mencionar que o problema dito climático não passa de uma enorme farsa montado na ONU com agendas obscuras de uma nova ordem mundial basta olhar que todas as informações que sejam contra são apagadas temos uma ciência que está contaminada e capturada pela política e pela economia uma medicina captura pela industria farmacêutica ,etc
Existem muitos cientistas com informação e dados recolhidos que são contrários a propaganda bombardeada todos os dias mas não se fala neles isto é como a historia do Colesterol um dos cientistas que tinha dados contra nos primeiros anos foi destituído da investigação para não estragar o negocio das farmacêuticas.
Ainda a dias falava com uma colega bióloga que me confirmava que muita gente tinha feito analises e que refutava o que era dito sobre o clima mas que foram abafados.
O Clima é dinâmico e não estático está sempre a mudar aliás o planeta já esteve 6º mais quente e não existiam carros, fabricas , etc.

:wall:
 
Mensagens: 255
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Cimeira do clima

por NirSup » 5/12/2019 11:32

Caro MNPTLIS ,
O meu propósito ao abrir este tópico não era de modo algum contribuir para essa discussão que é mais uma guerra do que uma discussão.
O meu objectivo era pura e simplesmente abrir um amplo debate sobre as vantagens, ganhos ou perdas para as empresas cotadas das leis na forja com vista a combater as «ditas» alterações climáticas.
Todos conhecemos o poderio económico das farmacêuticas capaz de influenciar o mundo científico e o mundo político. Mas, já agora, desculpe que lhe pergunte: acha que o ar irrespirável de algumas cidades na Índia e na China são uma farsa da comunicação social ou um complot de forças ocultas? Não acha que a poluição do ar contribui para o aparecimento de várias doenças?
Lutar por deixar um mundo melhor e mais limpo aos nossos filhos e aos nossos netos não será lutar por uma boa causa?
Que as árvores não te impeçam de ver a floresta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 694
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Cimeira do clima

por Carrancho_ » 5/12/2019 14:26

MNPTLIS Escreveu:Sem mencionar que o problema dito climático não passa de uma enorme farsa montado na ONU com agendas obscuras de uma nova ordem mundial basta olhar que todas as informações que sejam contra são apagadas temos uma ciência que está contaminada e capturada pela política e pela economia uma medicina captura pela industria farmacêutica ,etc
Existem muitos cientistas com informação e dados recolhidos que são contrários a propaganda bombardeada todos os dias mas não se fala neles isto é como a historia do Colesterol um dos cientistas que tinha dados contra nos primeiros anos foi destituído da investigação para não estragar o negocio das farmacêuticas.
Ainda a dias falava com uma colega bióloga que me confirmava que muita gente tinha feito analises e que refutava o que era dito sobre o clima mas que foram abafados.
O Clima é dinâmico e não estático está sempre a mudar aliás o planeta já esteve 6º mais quente e não existiam carros, fabricas , etc.

:wall:


Pois eu prefiro acreditar na generalidade da comunidade cientifica que garante não ter dúvidas que as alterações climáticas são óbvias, radicais e provocadas pela acção Humana, do que na tua amiga bióloga que lhe falou numas análises não sei de quê abafadas não sei por quem, tal como prefiro acreditar que o Homem já foi à Lua, mesmo sabendo que há muita gente a dizer que não.

O clima é dinâmico sim, inclusivamente muda de dia para dia, de estação para estação. Fora algum acontecimento súbito e drástico (como seria o impacto de um grande meteorito, erupção de um super vulcão...) esses 6º de que fala não levariam centenas, nem milhares de ano... estariamos a falar em Milhões de anos. O que a comunidade cientifica nos está a alertar é que estamos na presença de mudanças drásticas, sem eventos inesperados, em apenas dezenas de anos. A mim parecem-me evidentes essas alterações e ainda não tenho 50 anos.

Não sendo cientista mas fazendo um pequeno exercício de lógica, facilmente percebemos que habitamos um planeta limitado em circuito praticamente fechado que obviamente não aguenta tudo. Há apenas 500 anos (que devem equivaler na vida humana a milésimos de segundo) Portugal partiu à descoberta do mundo com uma população de pouco mais de 1 Milhão de pessoas, hoje temos 10 Milhões e dizemos que somos poucos, consumimos per capita muito mais, desperdiçamos muito mais e construímos coisas que demoram uma eternidade a serem decompostas e que são nocivas para os seres vivos. Qual é para ti o limite? Ou acreditas que podemos continuar nesta direcção indeterminadamente?
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Cimeira do clima

por lfhm83 » 5/12/2019 14:29

Tudo pelo ambiente!
Anexos
iber.jpg
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2850
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Cimeira do clima

por MarcoAntonio » 5/12/2019 15:19

MNPTLIS,


Penso que, com base no que escreveste, é óbvio e justo dizer que acreditas que existe uma conspiração e que as alterações climáticas são uma farsa. O que te convenceu? Qual é aqui o critério ao certo para determinar o que se conforma com a realidade?


Existem "muitos cientistas" que defendem muita coisa. O consenso científico está solidamente do lado das alterações climáticas sendo o aquecimento global um dos seus principais aspectos, sendo ainda que a maior parte concorda que tem essencialmente origem antropogénica (note-se que são 3 coisas diferentes, ainda que relacionadas). As duas primeiras virtualmente não são disputadas e a terceira reúne um enorme consenso científico. Não é a ONU que decide estas coisas. A ONU tem um painel internacional que emite pareceres, mas a informação vem em última instância da comunidade científica (da investigação e do processo de peer-reviewing).


Quanto às alegações da tua colega bióloga, podes concretizar? A informação científica nunca esteve tão facilmente acessível e tão distribuída como está nos dias de hoje. Isto é válido de resto para a comunidade científica e não só, qualquer individuo hoje em dia com acesso à internet tem acesso à generalidade da informação, investigação e dados disponíveis sobre os diversos temas podendo sempre ler pelo menos os abstract (que já contém um resumo do que se pretende determinar, a metodologia seguida e o essencial das conclusões) quando não mesmo os papers completos.


Quanto ao carácter das alterações climáticas, julgas que quem desenvolve investigação e estuda as alterações climáticas não conhece já o histórico das alterações climáticas e as suas possíveis e prováveis explicações? Isto obviamente já é levado em linha de conta no estudo das alterações climáticas. Esse é um dado perfeitamente conhecido.



Dito isto, eu não tenho convicções absolutas sobre nada e toda a informação é provisória e transitória. Estou aberto a mudar de opinião quando a informação que me for disponibilizada for realmente... persuasiva. Coisa que um alegação sobre uma suposta teoria da conspiração sem qualquer dado concreto de novo não é.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31684
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Vilar do Paraíso

Re: Cimeira do clima

por AlfaTrader » 5/12/2019 15:46

Boas,

Não tendo nada a ver com este assunto, mas para dizer que temos de filtrar bem a informação, pois sabemos que consoante os interesses, assim se moldam as opiniões das massas.

Agora é o queijo que pode provocar dependência...tipo heroina.... :-k :-k

O queijo é um dos alimentos prediletos dos consumidores, espalhados um pouco por todo o Mundo. Mas agora, um estudo realizado por cientistas da Universidade de Michigan, pode ser o motivo pelo qual muita gente vai repensar na hora de comer mais aquela fatia de queijo ou de trocá-lo por fiambre para uma sandes ao lanche.

Assim, de acordo com a pesquisa científica, o queijo contém um químico que também pode ser encontrado em algumas drogas pesadas e altamente viciantes. Trata-se da caseína, substância presente em todos os produtos lácteos, que pode acionar os recetores opioides do cérebro, que estão diretamente ligados ao vício de estupefacientes.

Assim, o consumo exagerado de queijo pode levar a uma dependência psicológica, indica o estudo.

Alfatrader.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 202
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Cimeira do clima

por MarcoAntonio » 5/12/2019 15:54

AlfaTrader Escreveu:Assim, de acordo com a pesquisa científica, o queijo contém um químico que também pode ser encontrado em algumas drogas pesadas e altamente viciantes. Trata-se da caseína, substância presente em todos os produtos lácteos, que pode acionar os recetores opioides do cérebro, que estão diretamente ligados ao vício de estupefacientes.


Não será "de acordo com um estudo" em lugar de "a pesquisa científica"?

Já agora, podias deixar a fonte...

:wink:




Sem certezas, que isto é já de 2015, suponho que o que esteja em causa seja isto ou algo semelhante:

Abstract

OBJECTIVES:
We propose that highly processed foods share pharmacokinetic properties (e.g. concentrated dose, rapid rate of absorption) with drugs of abuse, due to the addition of fat and/or refined carbohydrates and the rapid rate the refined carbohydrates are absorbed into the system, indicated by glycemic load (GL). The current study provides preliminary evidence for the foods and food attributes implicated in addictive-like eating.

DESIGN:
Cross-sectional.

SETTING:
University (Study One) and community (Study Two).

PARTICIPANTS:
120 undergraduates participated in Study One and 384 participants recruited through Amazon MTurk participated in Study Two.

MEASUREMENTS:
In Study One, participants (n = 120) completed the Yale Food Addiction Scale (YFAS) followed by a forced-choice task to indicate which foods, out of 35 foods varying in nutritional composition, were most associated with addictive-like eating behaviors. Using the same 35 foods, Study Two utilized hierarchical linear modeling to investigate which food attributes (e.g., fat grams) were related to addictive-like eating behavior (at level one) and explored the influence of individual differences for this association (at level two).

RESULTS:
In Study One, processed foods, higher in fat and GL, were most frequently associated with addictive-like eating behaviors. In Study Two, processing was a large, positive predictor for whether a food was associated with problematic, addictive-like eating behaviors. BMI and YFAS symptom count were small-to-moderate, positive predictors for this association. In a separate model, fat and GL were large, positive predictors of problematic food ratings. YFAS symptom count was a small, positive predictor of the relationship between GL and food ratings.

CONCLUSION:
The current study provides preliminary evidence that not all foods are equally implicated in addictive-like eating behavior, and highly processed foods, which may share characteristics with drugs of abuse (e.g. high dose, rapid rate of absorption) appear to be particularly associated with "food addiction."


https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25692302
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31684
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Vilar do Paraíso

Re: Cimeira do clima

por MarcoAntonio » 5/12/2019 16:08

Mesmo que não seja este estudo a origem do comentário, é relevante na mesma.

Até porque o queijo aparece em 16º na tabela 2 e 10º na tabela 3 entre 35 produtos alimentares. Quanto mais não seja para colocar "a pesquisa científica" em perspectiva e verificar o que é que os investigadores realmente escrevem nos estudos, que não é bem o que aparece nos headlines das notícias ou nas redes sociais na esmagadora maioria dos casos, diz-me a experiência.


PS: não, não li o paper todo, não tive tempo nem pouco mais ou menos, só dei uma olhada na diagonal.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31684
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Vilar do Paraíso

Re: Cimeira do clima

por lfhm83 » 5/12/2019 16:16

Há estudos para tudo...

Tudo que sai da ONU parece-me ser altamente enviesado e claro que um estudo também tem muitos resultados condicionados a quem os solicita e financia...

Na minha opinião pessoal acredito que existe realmente um efeito no aquecimento da temperatura global provocado pelas emissões de gases com efeito de estufa.

Não acredito em cenários de "emergência climática" até porque o nível do mar permanece inalterado e ainda temos 4 estações bem definidas.

O que realmente me deixa preocupado é o aproveitamento politica que está a fazer do assunto e que provavelmente só vai ter consequências ainda mais devastadoras para o meio ambiente. A forma de solucionar problemas à la socialist é gastar tudo o que for possível gastar.

Também não acredito que enquanto existam combustíveis fosseis disponíveis a humanidade vá parar de os consumir por uma causa politica. O mundo é muito grande e se não gastar a Europa gasta a China, senão gasta África ou a América do Sul.

Mais ainda acredito que o maior perigo para a humanidade seria uma devastadora crise económica, que potencie guerras à escala global, sorte temos de haver agora o shale em abundância porque senão provavelmente já teríamos tido guerras muito graves.

A solução é como disse o Marco noutro tópico a educação e a investigação científica. Também acredito que se devia considerar seriamente as estações de captura de CO2 e o nuclear 4G.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2850
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Cimeira do clima

por MarcoAntonio » 5/12/2019 17:45

Continuando a investigar um pouco sobre o "curiosíssimo" assunto do queijo, e sem surpresas pois estou farto de me esbarrar em coisas destas, verifico que a história tem efectivamente origem naquele estudo mas que este não diz praticamente nada do que se lê numa série de artigos de jornal e afins. E que chegam ao ponto de citar autores de livros de receitas e dietistas que nada têm que ver com o estudo e que afirmam coisas que não se encontram em lado nenhum naquele estudo.

Mas uma deliciosa (pun intended!) curiosidade é que o bacon ocupa virtualmente a mesma posição que o queijo no estudo na génese desta história (ver tabela 2 e 3)!


O estudo, que não é sobre o queijo mas que analisa 35 produtos alimentares, descreve literalmente as evidências como preliminares. E sobre o eventualmente paralelismo com drogas que causam dependência, convido a ler o que realmente o estudo refere e deixo aqui um excerto para exemplo:

Although there is little evidence in humans of what foods may be addictive, animal models suggest that highly processed foods are associated with addictive-like eating. Rats with a propensity towards binge eating exhibit addictive-like behavior in response to highly processed foods, such as Oreo Double Stuf cookies or frosting, but not to their typical chow [28,29]. Rats maintained on a diet of highly processed foods, such as cheesecake, exhibit downregulation in the dopamine system that also occurs in response to drugs of abuse [30]. Further, rats are motivated to seek out highly processed foods despite negative consequences (foot shock), which is another feature of an addiction [31]. Therefore, at least in animal models, overconsumption of highly processed foods, but not standard rat chow, appears to produce some addictive-like characteristics. This reinforces the idea that not all foods are likely to be equally associated with addictive-like eating behaviors.


Há outras passagens igualmente relevantes, não vou colocar aqui tudo. O estudo refere "drugs" um total de 14 vezes no conteúdo portanto é fácil verificar o que realmente dizem e tudo o que faz, reiterando que há pouca evidência em humanos sobre os eventuais mecanismos de adição na alimentação, é traçar similaridades e paralelos e também algumas diferenças de acordo com investigação em animais.




Se alguém decidir comer bacon ou fiambre por causa destas notícias pseudo-científicas e acreditar que o queijo e o queijo em particular é como a heroína, a culpa não é do estudo nem da ciência mas da falta de diligência em verificar as fontes e do paupérrimo serviço de informação prestado pelos meios que disseminam esta "informação", estou inclinado a dizer meramente guiados por critérios editoriais (parece que o tema até se tornou meio viral e não é difícil adivinhar o papel que o social media deve ter desempenhado ali pelo meio).



Isto é relevante para o queijo ou para as alterações climáticas. É preciso ir às fontes se realmente estamos interessados em saber o que é que a ciência diz, se é que diz alguma coisa, se é a opinião de alguém, se é um estudo, se é o consenso científico e qual é a natureza das conclusões. E é preciso ir às fontes porque, sistematicamente, os outros canais prestam um péssimo serviço de divulgação.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31684
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Vilar do Paraíso

Re: Cimeira do clima

por AlfaTrader » 5/12/2019 18:44

MarcoAntonio Escreveu:
AlfaTrader Escreveu:Assim, de acordo com a pesquisa científica, o queijo contém um químico que também pode ser encontrado em algumas drogas pesadas e altamente viciantes. Trata-se da caseína, substância presente em todos os produtos lácteos, que pode acionar os recetores opioides do cérebro, que estão diretamente ligados ao vício de estupefacientes.


Não será "de acordo com um estudo" em lugar de "a pesquisa científica"?

Já agora, podias deixar a fonte...

:wink:



A fonte, vale o que vale, é o CM.
https://www.cmjornal.pt/viver-com-saude ... as-pesadas

:-k
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 202
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Cimeira do clima

por MarcoAntonio » 5/12/2019 18:56

A fonte não é o outlet mas o estudo. Já o encontrei e verifiquei entretanto que é mesmo aquele que está na génese de artigos noutros canais que tornaram a coisa meio viral.

O problema está precisamente em achar que a fonte são os outlets...

Convido-te a ler o meu post anterior.



O estudo, que é de 2015, não fala em caseína (nem casomorphins como citam os sucedâneos em inglês) - os dois preditores considerados no estudo são sódio e lípidos tendo os autores concluído que os lípidos são o melhor preditor, para mais ler o estudo - nem faz nenhuma dessas e outras alegações em artigos semelhantes pela net fora e alguém só vai trocar o queijo por fiambre se não ler efectivamente o que é que o estudo realmente diz. Pois não faz sentido nenhum por pelo menos três razões: o bacon ocupa basicamente a mesma posição, o estudo classifica claramente as evidências como preliminares e seja como for não diz em parte nenhuma que consumir estes produtos é o mesmo que consumir drogas pesadas nem pouco mais ou menos.



Eu também tenho uma teoria da conspiração mas não sei se a deva colocar aqui...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31684
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Vilar do Paraíso

Re: Cimeira do clima

por MarcoAntonio » 5/12/2019 19:21

Portanto e peço desculpa antecipadamente se estou a ser maçador, mas isto vai directamente ao cerne da questão do teu primeiro post no tópico e interessa para qualquer tema que meta a ciência ao barulho.

Não é de acordo com a pesquisa científica. É de acordo com sites na internet que escrevem e alegam coisas que não estão de todo no estudo que apontam como origem da informação. Ou seja, nada tem que ver com ciência, nada!

Se estivesse no estudo (e não está!) mesmo assim não seria "a pesquisa científica", seria quanto muito a conclusão de um estudo. A menos que o estudo seja uma meta-análise e tenha passado pelo processo de peer-review em publicações relevantes / de referência (isto é, que seja considerada competente pelos peritos da área). Ou que seja um trabalho seminal que tenha passado o teste dos tempos, cujo valor científico foi testado e/ou se mantém comprovado por outros na área ou algo equiparável.

Porque alguém publicar um disparate, isso não é ciência. Disparates nas publicações não científicas são esmagadores e ocasionalmente alguns passam o filtro, que não é perfeito, e saiem nas publicações científicas também. Isto não os qualifica automaticamente como ciência, se realmente entendemos ciência como o método científico ou como o corpo de conhecimento.



Mas isto (e prevendo já que estou a ser maçador) não interessa realmente à generalidade das pessoas e tem que ver com a "teoria da conspiração" a que aludo acima e que tenho renitência em expandir.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31684
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Vilar do Paraíso

Re: Cimeira do clima

por Carrancho_ » 5/12/2019 20:34

Marco, conta lá a tua teoria da conspiração que agora ficamos curiosos. Acho que seria algo inédito :D
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Cimeira do clima

por MarcoAntonio » 5/12/2019 20:43

A teoria da conspiração está entre aspas e não tem nada de mais. Tem que ver com as nossas fragilidades como individuos e qual a nossa atitude e prioridades pelas nossas próprias vidas fora. Podia expandir, com exemplos mais concretos, mas o risco de ser mal interpretado é enorme e não vou colher simpatias de praticamente ninguém dado que esta "teoria da conspiração" tem milhões de tentáculos. Todos, uns mais outros menos, lá contribuímos para esta terrível conspiração de que somos vítimas.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31684
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Vilar do Paraíso

Re: Cimeira do clima

por NirSup » 6/12/2019 13:47

EL CORTE INGLÉS VERDE

O grupo EDP acordou o fornecimento de energia 100% renovável a três centros comerciais da marca El Corte Inglés em Espanha, avança a publicação Europapress. Vai usar-se a tecnologia blockchain para permitir a verificação da origem da energia.

Esta notícia, saída na imprensa diária, não ter´á merecido a devida importância do público em geral e dos "caldeireiros" em particular.
Começa a perceber-se e faz todo o sentido que, em termos de imagem de marca, potenciadora de nova (literalmente) clientela, nada melhor do que um grande estabelecimento comercial poder ostentar uma target onde se lê: este edifício é abastecido 100% a energia renovável.
Boa tarde e bom fim de semana a todos.
Que as árvores não te impeçam de ver a floresta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 694
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Cimeira do clima

por Opcard33 » 6/12/2019 14:03

Nisto há muito coração e pouca cabeça , a China ja polui mais que a Europa e os USA juntos e a Índia não para, a a Europa é de longe o continente mais “limpo”
pouco interessa , quando reduzimos os chineses multiplicam .


A indústria automóvel europeia é a melhor do mundo e tudo estamos a fazer para
a destruir as baterias vem da China em barcos que poluem por 1 000 000 de carros .

Mas a única solução eficaz nem é falada ,(tanto imbecil) Taxa de carbono nas fronteiras da Europa .
 
Mensagens: 419
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Cimeira do clima

por Carrancho_ » 6/12/2019 18:52

A China polui, mas a Europa não tem esse moral todo. Não tem porque já poluímos muito mais que eles e também porque lhes compramos o que produzem. Pessoalmente acho que os principais responsáveis não são políticos nem tão pouco a indústria, são o consumidor final, nós todos individualmente.

Isso para mim tem um nome, hipocrisia europeia.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 17/1/2015 1:54

Próximo