Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Norma IFRS 16 - impacto nas DF's

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Norma IFRS 16 - impacto nas DF's

por Triplano » 15/11/2019 1:24

Boa noite

Não sei se alguém já criou um tópico relativamente ao impacto da introdução da IFRS 16 nas demonstrações financeiras das empresas.
Esta norma contabilística entrou em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2019 e veio alterar o panorama das contas...
Este assunto despertou a minha atenção durante a noite de ontem, após a Sonae ter apresentado os resultados do 3T2019.

A título de exemplo e apenas considerando o rendimento trimestral e o book value atribuído aos acionistas da empresa-mãe relativamente à Sonae, temos:

Book Value atribuído aos acionistas da empresa-mãe
Trimestre »»»»»»»»»» Antes da IFRS 16 »»»»»»»» Considerando a IFRS 16
1T2018 »»»»»»»»»»»»»»» 1.898M »»»»»»»»»»»»»»»» 1.799M
2T2018 »»»»»»»»»»»»»»» 1.966M »»»»»»»»»»»»»»»» 1.856M

Reaultados trimestrais atribuídos aos acionistas da empresa-mãe
Trimestre »»»»»»»»»» Antes da IFRS 16 »»»»»»»» Considerando a IFRS 16
1T2018 »»»»»»»»»»»»»»» 20M »»»»»»»»»»»»»»»» 17M
2T2018 »»»»»»»»»»»»»»» 78M »»»»»»»»»»»»»»»» 63M

Nota: estes dados foram consultados nas DF's da Sonae publicados na CMVM.

A questão principal que coloco é face a alterações tão significativas (a diferença é de milhões de euros), como é que agora nos orientamos em questões fundamentais, por exemplo nos rácios?

Por exemplo, supondo que à data em que os resultados foram publicados e admitindo que a Sonae tinha uma capitalização bolsita de 1.600M, o PBV do 1T2018 passaria de 0,84 para 0,88, com a consideração da IFRS 16; por sua vez, o PBV do 2T2018 passaria de 0,81 para 0,86.

Evidentemente que diferença não é muita. Mas o que dizer de outros rácios, como o PER? E no que respeita ao peso da dívida, cuja aplicação da IFRS 16 à Sonae MC fez quase com que a mesma duplicasse (https://eco.sapo.pt/2019/04/02/sonae-mc ... e-duplica/)?

É que umas das técnicas que utilizo para analisar ações tem precisamente a ver com a relação do preço com alguns parâmetros fundamentais facultados pelas DF's. O problema que agora me surge é que tenho a impressão que com a introdução da IFRS 16, os dados anteriores a 1 de Janeiro de 2019 deveriam ser ponderados por esta norma, pois a relação entre estes e o preço da ação mudou.... Qual o impacto deste aspeto no preço das ações? Será que o mesmo foi ajustado a estas alterações, ou o mercado não ligou patavina?

Como então proceder à ponderação dos valores das DF's do passado? O trabalho seria imenso, para não dizer impossível (além de ser necessário ser um barra a contabilidade e vasculhar a pente fino os dados dos relatórios e contas)...

Ou seja, estou meio perdido e sem saber muito bem o que fazer...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Akinfiev, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Crissssx, Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], Goya777, hbsilva, m-m, malakas, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, vasco007, zulu404 e 82 visitantes