Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugueses com SMN dos maismal pagos..

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por atomez » 14/4/2003 21:41

Lion_Heart Escreveu:Caro Atomez,explique-me como e que os serviços produzem riqueza efectiva para um Pais!Nao produzem!Claro que hoje em dia os grandes Paises do mundo tem grande percentagem de serviços,mas eles produzem em algum lado!Ai e que esta o pormenor,eles "chupam" os Paises chamados do terceiro mundo,mas as empresas sao do "1º mundo".

Eu não tenho o know how para lhe explicar uma coisa dessas, mas isso faz parte das coisas básicas da Economia. E nessa área há pessoas muito melhor qualificadas para o fazer. Leia os clássicos, desde o Adam Smith, até aos mais recentes teóricos da "nova economia" que deve ajudar.

Ainda assim permito-me dar-lhe a minha opinião. É que o que cria valor (ou riqueza) não é a fabricação, em si, ou produção de um produto qualquer. Mais importante que isso são coisas como a sua concepção, desenvolvimento, a tecnologia com que vai ser feito, o design, a decisão das caracterísricas que vai ter, o marketing (como vai ser comercializado, em que mercados, a que preços), a distribuição, como é que vai ser financiado, a protecção das suas patentes ou direitos autorais, etc. É aí que está a maior parte do valor acrescentado, e tudo isso entra na categoria de "serviços".

A fabricação em si representa uma parte ínfima do valor do produto (o valor de um produto ou serviço é aquilo que alguém estiver disposto a pagar por ele). Menos de 5% na maior parte dos casos! E com tendência a diminuir porque a produção é cada vez mais automatizada e robotizada...

Além do que a grande parte dos bens transaccionados actualmente são bens imateriais. Quer dizer, nem sequer usam matérias primas.

Por exemplo, nos EUA (refiro-me a esses porque há muitos mais dados estatísticos disponíveis na internet) os principais sectores de actividade são, em termos de PIB:

* cerca de 20% os serviços de cuidados médicos e de saúde (é o maior sector!)
* cerca 15% o sector do entretenimento, o que inclui música, cinema, televisão, teatro, desporto, turismo, parques temáticos, etc.
* cerca de 15% o sector financeiro

E ainda há os sectores de investigação e desenvolvimento hi-tech, software, bio-tecnologias, telecomunicações e muitos outros que agora nem me ocorrem.

Vá lá dizer aos tipos que aí trabalham que isso não cria riqueza!!!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Lion_Heart » 14/4/2003 21:01

Atomez Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:O nosso Pais virou um Pais de serviços,ora os serviços nao geram riqueza!

Desculpe lá, mas está redondamente enganado!

É certo que há serviços e serviços. Tanto entra em "serviços" uma empregada de limpeza como uma analista financeira ou um investigador de bio-tecnologia.

Mas o que é certo é que nos países mais ricos do mundo (grosso modo os da OCDE) os serviços representam mais de 80% do PIB (e também da população activa). A indústria cerca de 15% e a agricultura entre 3 a 5%!

A indústria é uma coisa boa, é... para o 3º mundo!
Mesmo em Portugal o sector de serviços já é mais de 50% da economia. O nosso problema é que são serviços de ... (porcaria com 5 letras).

Caro Atomez,explique-me como e que os serviços produzem riqueza efectiva para um Pais!Nao produzem!Claro que hoje em dia os grandes Paises do mundo tem grande percentagem de serviços,mas eles produzem em algum lado!Ai e que esta o pormenor,eles "chupam" os Paises chamados do terceiro mundo,mas as empresas sao do "1º mundo".
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por atomez » 14/4/2003 20:39

Lion_Heart Escreveu:O nosso Pais virou um Pais de serviços,ora os serviços nao geram riqueza!

Desculpe lá, mas está redondamente enganado!

É certo que há serviços e serviços. Tanto entra em "serviços" uma empregada de limpeza como uma analista financeira ou um investigador de bio-tecnologia.

Mas o que é certo é que nos países mais ricos do mundo (grosso modo os da OCDE) os serviços representam mais de 80% do PIB (e também da população activa). A indústria cerca de 15% e a agricultura entre 3 a 5%!

A indústria é uma coisa boa, é... para o 3º mundo!

Mesmo em Portugal o sector de serviços já é mais de 50% da economia. O nosso problema é que são serviços de ... (porcaria com 5 letras).
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por Oeiras » 14/4/2003 20:12

Respondo ao visitante se ele se identificar, só pelo facto de me ter chamado anonymous, é que por acaso está lá assinado Oeiras e estou registado desde o dia da inauguração do Caldeirão

Registado: 4/11/2002 22:29

Alguns ganham demais outros de menos

por Zum » 14/4/2003 19:45

Quando fizeram a caldeirada meteram no mesmo caldeiro quem tinha uma licenciatura com outros que nem o 5ºano tinham. Uns passam a vida a ver testes e a corrigir outros não fazem nem corrigem testes.Uns aturam hora e meias as bestas da nossa população em espaços de uma sala de aulas outros brincam com eles no pátio e chamam-lhe Educação fisica .No final é tudo o mesmo ganham igual . Uns formam matemáticos, médicos ....etc, a quem se exige um bom ensino.; outros formam 2atletas" a quem se exige que sejam campeões?
Zum

Das duas uma

por Visitante » 14/4/2003 19:16

Anonymous Escreveu:Eu não consigo enquadrar os professores em escalões mais elevados, porque o sou e com 17 anos de carreira ganho bem abaixo dos 1.500€, apesar de estar efectivo à mais de 14 anos.
Só se o visitante se refere a professores universitários, mas esses que já tem um bom salário são uma minoria em toda a classe docente.

Oeiras

Falas de valores liquidos ou íliquidos? E mesmo assim achas pouco, comparado com o SMN? Olha que durante 10 anos pertenci a essa classe e nunca me queixei, pelo contrário, só a ADSE vale outro ordenado, já para não falar que mais de 40% do tempo tinha livre não incluindo os 3 meses de férias anuais, nem os artgºs que metia. Olha aproveita e faz mais um curso no âmbito do foco e vais ver que tens mais uns créditos $$$, no meu tempo fiz um de dança lol, é verdade, mas o que eu queria era uns créditos, isto tá lindo tá tá, quem pagam são os alunos :( e a classe trabalhadora mais baixa como sempre, desgraçados, e andam os tipos das televisões a fazerem a cabeça da opinião pública sobre o império do Sadam e filhos, mas eu conheço muita gente que tem dezenas de carros de colecção, iates privados e montanhas de apartamentos de luxo, com moradores na entrada a viverem em caixotes de papelão e em Portugal, já para não falar nos States, qual a diferença? Lavagem ao cérebro por parte dos média lol.
Visitante

por Lion_Heart » 14/4/2003 18:55

Todas essas noticias sao velhas.Claro que Portugal e e sera sempre o Pais mais pobre da europa,a par com a Grecia talvez.Isto porque as pessoas comparam alhos com bogalhos.Nenhum Pais e assim pobre em materias primas como o nosso,nem demasiado periferico (dado essencial),tb nenhum tem uma mao de obra excessivamente desqualificada como o nosso.O nosso Pais virou um Pais de serviços,ora os serviços nao geram riqueza!Nao comparem Malta connosco,vejam o valor da moeda maltesa (a mais cara do mundo) e o tamanho daquilo.Malta vive de turismo ,dos italianos e franceses.Portugal vive dos fundos da ue (ate acabarem) :wink:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Oeiras » 14/4/2003 18:53

(Esqueco-me sempre se entrar com o registo)

Já agora por falar em responsabilidade, como é que é possível que o Presidente da FPF vai asinar um contrato de 2 anos com o António Oliveira a dois dias de um jogo que nos podia eliminar de uma Copa do Mundo e passados pouquissimos dias descobre que o homem não serve, onde está o respeito pelo dinheiro dos contribuintes e depois ainda tem o descaramento de voltar a concorrer e ganha, isto é que é um País espectacular, para mim, tanto me faz que esteja ele ou outro, não tem nada a ver com o nome, mas sim com a situação.

Registado: 4/11/2002 22:29

por Visitante » 14/4/2003 18:47

Eu não consigo enquadrar os professores em escalões mais elevados, porque o sou e com 17 anos de carreira ganho bem abaixo dos 1.500€, apesar de estar efectivo à mais de 14 anos.
Só se o visitante se refere a professores universitários, mas esses que já tem um bom salário são uma minoria em toda a classe docente.

Oeiras
Visitante

concordo contigo ulisses

por cmafonso » 14/4/2003 18:37

quanto aos politicos, alias eu creio que mesmo na europa ganham pouco ,no entanto ha profissoes onde se ganha desproporcionadamente senao dou-te este exemplo( eu sou de uma zona rural e sei isto): ha pessoas (a maioria pelas minhas bandas)que recebem 40-50contos de reforma e para irem a uma consulta de 30 minutos pagam 10 contos ,o mesmo se passa com quem ganha o ordenado minimo parecen-te preços razoaveis para o poder de compra do nosso pais?ou sera que para uns se passearem de BMW outros tem que passar fome ? e olha que nao digo isto por estar nessa situaçao que felismente nao estou.um abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

por atomez » 14/4/2003 18:31

SO what?

Nos States nem sequer há isso de "salário mínimo" e eles não parecem muito preocupados com isso ...
Niccolò Machiavelli

por zé povinho » 14/4/2003 18:30

o "visitante" também se enganou nos salários da actual administração da TAP, e já agora...
bem podem pagar a este homem o dobro ou o triplo do que têem pago aos anteriores.

se os salários reflectissem a qualidade da gestão, muitos dos que por lá andaram, deveriam ter pago em vez de receber.

e a este homem deixem-no trabalhar em paz.

Registado: 4/11/2002 23:38

por Ulisses Pereira » 14/4/2003 18:16

Acredita que não, Visitante... Fala-se muito dos ordenados elevadíssimos dos políticos mas, em linha com o que acontece com as restantes profissões, os políticos portugueses são os mais mal pagos da UE. Eu sei que não é politicamente correcto dizê-lo, mas é a verdade. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Mas olha que

por Visitante » 14/4/2003 18:09

nos escalões mais elevados como sejam professores, militares, magistrados, médicos, politicos, administradores da TAP (100.000 euros mensais), dirigentes e jogadores de futebol, devemos andar na frente ou não? Claro que depois existe a média que é feita de acordo com interesses :(
Isto está lindo tá tá, quero ver quem vai assegurar as reformas desses que ganham milhares mensais, será o Fundo Social Europeu? :lol:
D´ont cry for me Argentina :cry:
Visitante

Portugueses com SMN dos maismal pagos..

por Info » 14/4/2003 17:50

Assim se vê a capacidade de o país tem de "gerar riqueza" aos que ganham menos... e por arrasto aos "escalões" seguntes:

in AF:

"Portugal é o único país da UE com salário mínimo abaixo de 500 euros

Portugal é o único país da União Europeia (UE), onde o salário mínimo se situa abaixo dos 500 euros mensais, revelam os dados do Eurostat.

Tendo como base os nove países em que existe a figura do salário mínimo, os portugueses são os mais mal pagos, já que, em Portugal, o salário mínimo se situa nos 356,60 euros, quando descontados os subsídios de férias e de Natal. Contando com estes dois meses extra, a média do salário mínimo sobe para 416 euros, um valor, ainda assim, muito abaixo da média europeia.

Pelo contrário, o salário mínimo mais elevado é o do Luxemburgo, onde ascende aos 1.369 euros mensais, e o da Holanda, onde é de 1.249 euros. Em terceiro lugar surge a Bélgica, com 1.163 euros por mês.

Em matéria de rendimento mínimo, Portugal não é só ultrapassado pelos pares da União, mas também pelos países de Leste candidatos à adesão, como a Eslovénia, e Malta."
Info

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, António Sousa 56, Google Adsense [Bot], icemetal, Jonas74, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 296 visitantes