Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos acumulação vs Fundos distribuição

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos acumulação vs Fundos distribuição

por Pata-Hari » 30/10/2019 14:53

Não, ninguém garante e haverá alturas em que os mercados caem e que estariam melhor nem tendo o fundo! mas como a ideia é estar investido e não estar fora, a distribuição obriga a que se encontrem alternativas de investimento. Ou seja, a meu ver a questão prende-se mais com a tua necessidade de cash e de rendimento que com outra coisa. Se precisares de cash, faz sentido a distribuição. Se não precisares, não vejo nenhuma razão para optar por distribuição.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Fundos acumulação vs Fundos distribuição

por Franck Carvale » 30/10/2019 11:16

De facto, faz-me um pouco confusão como se fala em distribuição como algo de penalizador. Então nesta altura se um banco num depósito a prazo desse 3% liquido por ano seria uma excelente aplicação, mas um fundo isento de comissões distribuir 3% liquido anuais não compensa porque tem de pagar 28% de impostos, sendo que o argumento de risco num país onde faliram 3 bancos acaba por tornar o conceito de risco muito subjetivo.

Ninguém pode garantir que no longo prazo o fundo de acumulação irá ter um retorno superior ao de distribuição sendo que a liquidez que se ganha na distribuição pode permitir um reinvestimento numa altura de baixa.
 
Mensagens: 29
Registado: 13/8/2019 11:25

Re: Fundos acumulação vs Fundos distribuição

por rsacramento » 30/10/2019 5:11

José Costa Escreveu:Queria evitar fazer isso dado que fiz a aplicação há pouquissimo tempo, mas se é o melhor... lá terá que ser.

mas isso leva-te a perder assim tanto dinheiro?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Fundos acumulação vs Fundos distribuição

por José Costa » 29/10/2019 16:53

freitax Escreveu:Numa carteira de longo prazo os fundos de distribuição só fazem sentido caso queiras retirar algum capital ao longo do período de investimento. Caso o objetivo seja manter uma carteira para não mexer durante um período longo os fundos de distribuição não fazem sentido pois vais levar com retenção na fonte (28%) aquando do recebimento dos dividendos e, caso queiras reinvestir o valor recebido, vais voltar a incorrer em custos de aquisição.

Bons negócios.


Sim, trata-se de um fundo de obrigações e o meu objectivo é mais de médio/longo prazo.
Devo entender então que o melhor caminho é mesmo corrigir o meu erro e vender o fundo de distribuição, correto? Queria evitar fazer isso dado que fiz a aplicação há pouquissimo tempo, mas se é o melhor... lá terá que ser.
Sendo assim, e indo vender, posso equacionar adquirir outro fundo de obrigações (de acumulação!... agora não me vou enganar :oops: ). Dão-me alguma sugestão?
 
Mensagens: 15
Registado: 31/1/2016 21:05

Re: Fundos acumulação vs Fundos distribuição

por freitax » 29/10/2019 16:37

Numa carteira de longo prazo os fundos de distribuição só fazem sentido caso queiras retirar algum capital ao longo do período de investimento. Caso o objetivo seja manter uma carteira para não mexer durante um período longo os fundos de distribuição não fazem sentido pois vais levar com retenção na fonte (28%) aquando do recebimento dos dividendos e, caso queiras reinvestir o valor recebido, vais voltar a incorrer em custos de aquisição.

Bons negócios.
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Fundos acumulação vs Fundos distribuição

por José Costa » 29/10/2019 16:22

Tenho uma pequena carteira de fundos, todos de acumulação.
Recentemente (há duas semanas), por engano meu no ISIN, adquiri um Fundo na versão distribuição, quando pretendia adquirir aquele mesmo fundo mas na versão acumulação. Agora não sei o que devo fazer... se corrigir o erro (vendendo um para comprar o outro, arcando com os custos inerentes) ou se me compensa mais deixar ficar assim e, só daqui a uns tempos, vender e corrigir.
O que acham? Para o investidor comum, com uma pequena carteira, ter um fundo de distribuição tem aspectos negativos ou é indiferente relativamente aos fundos de acumulação?
Podem dar-me um esclarecimento, por favor?
Obrigado.
 
Mensagens: 15
Registado: 31/1/2016 21:05


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Andre vez, baltag, bento.jp13, Bing [Bot], caganixo7, CORTIÇA, Garfield, iniciado1, latbal, malakas, MPAM, MR32, PAULOJOAO, PMP69, trend=friend, WofG, yggy e 156 visitantes