Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

Em quem votaria o PSI?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Em quem votaria o PSI?

por Marco Martins » 8/10/2019 9:33

Spfgg Escreveu:A bolsa portuguesa qualquer dia tem menos empresas cotadas que o Parlamento tem partidos com representação.
Em cima disso, e dada a falta de volume diário, parece-me que a abstenção aí ainda seria maior.

Neste aspeto penso que a CMVM é a grande culpada!!!!

Demora muito tempo para reagir... deveriam tentar promover mais empresas para o psi20, e criar determinadas regras onde as empresas não possam estar com cotações de centimos, etc

Tem de ser promovida mais dinâmica, pois apesar de haver uma componente de investimento nas empresas, ao mesmo tempo também é um jogo onde todos querem ganhar e para isso tem de se apelativo...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Ulisses Pereira » 8/10/2019 11:35

Marco, atenção que algumas das coisas que referes não são competências da CMVM mas da entidade gestora do nosso mercado. (E algumas das
coisas, em última instância, do Governo).

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por 5640533 » 8/10/2019 11:49

Perguntei ao Gabinete de Estudos do PS (por razões por mim desconhecidas tinham-me contactado para dar opinião sobre o programa do partido) o que o PS pensa fazer em relação à Bolsa. Não tive resposta. Também se pode considerar resposta.

Registado: 29/11/2007 1:36

por Marco Martins » 8/10/2019 12:51

Ulisses Pereira Escreveu:Marco, atenção que algumas das coisas que referes não são competências da CMVM mas da entidade gestora do nosso mercado. (E algumas das
coisas, em última instância, do Governo).

Abraço,
Ulisses

Concordo Ulisses.
Mas muitos dos problemas da nossa bolsa têm de ser questionados por alguém e possivelmente a CMVM (que é a parte mais visível) deveria fazer mais pressão junto de quem tem autoridade para mudar algo.
Certamente o BdP também tem uma influência tal como outros organismos. Mas é preciso que todos se juntem para fazer algo em vez de estarem todos à espera até teremos um PSI1 :)

Registado: 7/4/2007 17:13

por Ulisses Pereira » 8/10/2019 13:04

Basicamente, a CMVM é a "polícia do mercado". Cabe à entidade gestora da nossa Bolsa e ao nosso Governo tomarem iniciativas no fomento e desenvolvimento do nosso mercado.

Mas, no global, estou de acordo com o que dizes.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por cali010201 » 8/10/2019 14:50

Mais um excelente artigo que retrata em termos macro o que mais tem condicionado o mercado nacional nos últimos anos e que provavelmente irá continuar a condicionar no futuro próximo.
Muitas vezes quando equaciono um investimento em bolsa tenho sempre presente em que medida a condução política do país poderá influenciar positiva ou negativamente o hipotético investimento.
A confiança é fundamental para os mercados, poder-se-á dizer que é primeiro pilar de sustentação da boa saúde dos mercados.
Se tivermos uma política de desconfiança dos mercados, de diabolização dos mercados, contra os mercados, é claro que a confiança vai desaparecendo e o mercado vai definhando. Ninguém atrai investimento hostilizando esse mesmo investimento. Este princípio aplica-se também ao investimento das empresas. Ninguém investe o seu dinheiro se souber que quem nos governa tomará medidas que irão penalizar esse investimento.

Registado: 29/11/2007 1:33

por Spfgg » 9/10/2019 11:29

5640533 Escreveu:Perguntei ao Gabinete de Estudos do PS (por razões por mim desconhecidas tinham-me contactado para dar opinião sobre o programa do partido) o que o PS pensa fazer em relação à Bolsa. Não tive resposta. Também se pode considerar resposta.

+1.

E diria que nem é por ser o PS, ou um partido de esquerda em geral. É mais uma questão de que é uma componente tão pequena (e cada vez menor) da nossa economia, que não paga quaisquer dividendos políticos.

Registado: 3/10/2017 9:05

Anterior

Quem está ligado: