Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Em quem votaria o PSI?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Em quem votaria o PSI?

por Spfgg » 9/10/2019 11:29

5640533 Escreveu:Perguntei ao Gabinete de Estudos do PS (por razões por mim desconhecidas tinham-me contactado para dar opinião sobre o programa do partido) o que o PS pensa fazer em relação à Bolsa. Não tive resposta. Também se pode considerar resposta.


+1.

E diria que nem é por ser o PS, ou um partido de esquerda em geral. É mais uma questão de que é uma componente tão pequena (e cada vez menor) da nossa economia, que não paga quaisquer dividendos políticos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Em quem votaria o PSI?

por cali010201 » 8/10/2019 14:50

Mais um excelente artigo que retrata em termos macro o que mais tem condicionado o mercado nacional nos últimos anos e que provavelmente irá continuar a condicionar no futuro próximo.
Muitas vezes quando equaciono um investimento em bolsa tenho sempre presente em que medida a condução política do país poderá influenciar positiva ou negativamente o hipotético investimento.
A confiança é fundamental para os mercados, poder-se-á dizer que é primeiro pilar de sustentação da boa saúde dos mercados.
Se tivermos uma política de desconfiança dos mercados, de diabolização dos mercados, contra os mercados, é claro que a confiança vai desaparecendo e o mercado vai definhando. Ninguém atrai investimento hostilizando esse mesmo investimento. Este princípio aplica-se também ao investimento das empresas. Ninguém investe o seu dinheiro se souber que quem nos governa tomará medidas que irão penalizar esse investimento.
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: Em quem votaria o PSI?

por Ulisses Pereira » 8/10/2019 13:04

Basicamente, a CMVM é a "polícia do mercado". Cabe à entidade gestora da nossa Bolsa e ao nosso Governo tomarem iniciativas no fomento e desenvolvimento do nosso mercado.

Mas, no global, estou de acordo com o que dizes.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Em quem votaria o PSI?

por Marco Martins » 8/10/2019 12:51

Ulisses Pereira Escreveu:Marco, atenção que algumas das coisas que referes não são competências da CMVM mas da entidade gestora do nosso mercado. (E algumas das
coisas, em última instância, do Governo).

Abraço,
Ulisses


Concordo Ulisses.
Mas muitos dos problemas da nossa bolsa têm de ser questionados por alguém e possivelmente a CMVM (que é a parte mais visível) deveria fazer mais pressão junto de quem tem autoridade para mudar algo.
Certamente o BdP também tem uma influência tal como outros organismos. Mas é preciso que todos se juntem para fazer algo em vez de estarem todos à espera até teremos um PSI1 :)
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Em quem votaria o PSI?

por 5640533 » 8/10/2019 11:49

Perguntei ao Gabinete de Estudos do PS (por razões por mim desconhecidas tinham-me contactado para dar opinião sobre o programa do partido) o que o PS pensa fazer em relação à Bolsa. Não tive resposta. Também se pode considerar resposta.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Em quem votaria o PSI?

por Ulisses Pereira » 8/10/2019 11:35

Marco, atenção que algumas das coisas que referes não são competências da CMVM mas da entidade gestora do nosso mercado. (E algumas das
coisas, em última instância, do Governo).

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Em quem votaria o PSI?

por Marco Martins » 8/10/2019 9:33

Spfgg Escreveu:A bolsa portuguesa qualquer dia tem menos empresas cotadas que o Parlamento tem partidos com representação.
Em cima disso, e dada a falta de volume diário, parece-me que a abstenção aí ainda seria maior.


Neste aspeto penso que a CMVM é a grande culpada!!!!

Demora muito tempo para reagir... deveriam tentar promover mais empresas para o psi20, e criar determinadas regras onde as empresas não possam estar com cotações de centimos, etc

Tem de ser promovida mais dinâmica, pois apesar de haver uma componente de investimento nas empresas, ao mesmo tempo também é um jogo onde todos querem ganhar e para isso tem de se apelativo...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Em quem votaria o PSI?

por Spfgg » 8/10/2019 1:47

A bolsa portuguesa qualquer dia tem menos empresas cotadas que o Parlamento tem partidos com representação.
Em cima disso, e dada a falta de volume diário, parece-me que a abstenção aí ainda seria maior.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Em quem votaria o PSI?

por PXYC » 7/10/2019 13:34

acho importante acrescentar:

    - O PSI e a economia portuguesa não são a mesma coisa, por um lado o PSI é composto de muitos conglomerados que obtém rendimentos em participadas no estrangeiro (Jeronimo, EDP, BCP, etc..), a maior parte em países com políticas económicas liberais; por outro existem muitas empresas portuguesas com crescimento notável (acompanhando o crescimento de exportações portuguesas) que nem sequer estão próximas de cotar na bolsa. É sempre possível fazer o exercicio "em quem votaria o PSI?", apenas não esqueçam que o PSI deveria ter cartão eleitor em Portugal, Polónia, USA, Angola, Chile, Colombia, etc..

    - Como referido por outro usuario, o PSI teve fracassos brutais nos últimos anos, a PT, BES, BCP, etc.. claro que a política está metida pelo meio, mas não a esquerda nem a direita, senão que uma cambada de empresarios/políticos incompetentes e corruptos que meteram os privados a beneficiar-se do estado todos estes anos. O PS tem o seu bode expiatório, mas enquanto a direita não fizer o seu mea culpa por mim não têm o meu voto de confiança. Quem garante que o PSD não voltaria aos estímulos duvidosos aos grandes grupos? Ao menos com o PS tenho a garantia de que agora serão melhor "auditados".

    - A historia da Farfetch é o exemplo perfeito de que se um português tiver uma boa ideia de negócio e queira ficar rico logo com o financiamento, deve nascer logo numa das grandes bolsas mundiais, mas isso não tem na minha opinião que ver com o partido governativo do nosso país, o mesmo aplicaria a qualquee país irrelevante como o nosso!

    - Portugal ainda é o 3o país com maior dívida relativa ao PIB, logo depois da Grecia..

    - Uma das principais críticas às políticas fiscais liberais de Trump, que foram muito friendly da bolsa, é que a almofada financeira foi usada para buybacks, e não necessariamente para novo investimento ou aumentos salariais. Só o tempo dirá se os buybacks servem para fortalecer a economia, tenho dúvidas.

Eu pessoalmente espero que o PS ou qualquer outro partido centro a governar tenha uma boa relação com a Bolsa, que pague a nossa dívida, e que liberalize um pouquinho mais a economia. E não acho de todo que o PS seja nem a salvação nem a ruina da nossa economia, pelo menos nem mais nem menos que o PSD.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Em quem votaria o PSI?

por Marco Martins » 7/10/2019 11:37

lfhm83 Escreveu:O que extrapolar destas eleições.

Antes de mais parabéns a IL pelo primeiro deputado, seria excelente um segundo deputado mas infelizmente não chegou, vamos esperar que o debate na AR permite que cresça e se torne uma força alternativa de centro.

Temos um Livre que chega à AR sem que ninguém saiba ao certo a agenda politica que tem e que de Livre só tem o nome.

O Chega que é uma espécie de sindicado das forças de segurança.

O PS com um resultado desastroso, vai ter de negociar acordos, resta saber com quem, o ideal para o país seria o PSD, mas já sabemos que a esquerda é esquerda e só vê os interesses próprios acima de tudo.



A meu ver se o PSD ficar com o Rio a liderar, creio que será bom para o país... pois acho-o capaz de por os interesses do país à frente do partido.
Se o PSD mudar de líder nesta fase será mau, porque daqui a 2 anos vai haver eleições para eleger novo líder (e não me parece que ganhe eleitorado pela confiança, mas sim apenas pela mudança).
Vejo o líder de um partido, um pouco como um treinador... por vezes é preciso um chicotada psicológica, mas as maiores vitorias, acontecem pela estabilidade e com um projecto a longo termo.
O Porto normalmente é estável e o SLB, desde que criou esse hábito, também tem estado melhor...
Ou seja, .nem para sempre, nem para um só dia...

O PS, terá um problema grave pela frente, que será quando os juros começarem a subir... recordo-me do tempo de Sócrates quando o mesmo aconteceu...
Neste momento se isso acontecer, será um baralho de cartas, porque não temos margem para piorar a dívida!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Em quem votaria o PSI?

por BearManBull » 7/10/2019 7:22

O que extrapolar destas eleições.

Antes de mais parabéns a IL pelo primeiro deputado, seria excelente um segundo deputado mas infelizmente não chegou, vamos esperar que o debate na AR permite que cresça e se torne uma força alternativa de centro.

Temos um Livre que chega à AR sem que ninguém saiba ao certo a agenda politica que tem e que de Livre só tem o nome.

O Chega que é uma espécie de sindicado das forças de segurança.

O PS com um resultado desastroso, vai ter de negociar acordos, resta saber com quem, o ideal para o país seria o PSD, mas já sabemos que a esquerda é esquerda e só vê os interesses próprios acima de tudo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Em quem votaria o PSI?

por BearManBull » 25/9/2019 9:15

O "bloco central" seria talvez outra opção em que o PSI votaria. O facto de o Costa nem sequer equacionar essa hipótese só demonstra (infelizmente para Portugal) que realmente é mais dado ao fundamentalismo que ao pragmatismo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Em quem votaria o PSI?

por 5640533 » 25/9/2019 0:32

Eu só sei que António Costa não vai votar no PSI. Quero dizer que ele é também daqueles que vêem na Bolsa o diabo.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Em quem votaria o PSI?

por BearManBull » 24/9/2019 23:15

O PSI votaria sem margem de dúvida no PSD. Há novos partidos que podem ter algum potencial e que poderiam estar na mira do PSI mas por agora ainda lhes falta maturidade.

Outra coisa é o que votaria o PSI na conjuntura actual, atendendo ás sondagens, um PS com maioria seria certamente um estímulo forte para o curto prazo, mas o PS ao contrário do que defende o Ulisses, na minha visão, é um partido de esquerda e até mesmo extremista em determinados pontos. O PSD é centro-esquerda, sendo dos partidos mais moderados e pragmáticos do panorama político português, centro-direita é talvez o CDS e de direita pura só temos proto partidos.

Sendo o PS um partido de esquerda vai sempre actuar na medida de aumentar estado e reduzir liberdade económica, como tal no curto prazo acredito no efeito estimulo porque iam abrir os cordões à bolsa e gastar tudo o que pudessem gastar, mas como sempre deixariam a conta para pagar mais tarde.

No momento actual sou muito céptico se é possível um bull market que dure mais que um par de anos, temos de passar um crise profunda para haver capacidade reformar a economia portuguesa e torna-la competitiva para o longo prazo. Seja quem seja que ganhe as eleições tem uma potencial perfect storm na mira e á partida vai ser um mandato muito complicado.
Anexos
25_09_PSI20 Daily.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Em quem votaria o PSI?

por Ativo » 24/9/2019 21:50

Depois de terem sido apresentados gráficos mensais relativos à Bolsa de Valores portuguesa e à Bolsa de Valores grega, desde 2005, apresentam-se, a seguir, gráficos semanais dessas Bolsas de Valores, desde 16/10/2011.

Bolsa de Valores portuguesa, desde 16/10/2011:

PSI 20.png


Bolsa de Valores grega, desde 2011:

ATG.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Em quem votaria o PSI?

por MarcoAntonio » 24/9/2019 20:54

ativo Escreveu:Meu caro, é verdade que os gráficos apresentados mostram o desempenho da Bolsa de Valores portuguesa e da Bolsa de Valores grega desde 2005, mas também é verdade que os últimos anos também estão espelhados nos gráficos. As imagens dizem tudo!



Como a escala é linear, na verdade não se consegue perceber claramente o que se passou nos últimos anos.

As alternativas são:

- manter a escala linear mas focar num prazo / numa variação mais reduzido/a;

- mudar a escala para logarítmica e manter o prazo (uma vez que passa a ser irrelevante).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38082
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Em quem votaria o PSI?

por Ativo » 24/9/2019 15:59

ativo Escreveu:
Flav Escreveu:Era para não dizer nada mas por vezes os factos são demasiado evidentes para serem "esquecidos".
A bosa grega foi das que mais cresceu na Europa e imaginem com um governo de "extema esquerda"!!
Não fosse o mau desempenho anual dos CTT e do BCP ( só como exemplos principais) e teríamos outros valores. E o investimento estrangeiro felizmente não se reduz às empresas do PSI.

A Bolsa de Valores portuguesa, desde 2005:

PSI 20.png


A Bolsa de Valores grega, desde 2005:

ATG.png

Flav Escreveu:Ativo pensei que toda a gente devia perceber que me estava a referir aos últimos anos e em particular o último. Vais buscar dados de 2005 que nem sequer o BE lá do sítio ( da Grécia para entenderes) estava no governo.

:shame:

Meu caro, é verdade que os gráficos apresentados mostram o desempenho da Bolsa de Valores portuguesa e da Bolsa de Valores grega desde 2005, mas também é verdade que os últimos anos também estão espelhados nos gráficos. As imagens dizem tudo! :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Em quem votaria o PSI?

por Marco Martins » 24/9/2019 15:42

Thoth Escreveu:A mim não me parece que os principais fatores limitativos da bolsa portuguesa sejma fatores políticos.
O PSI não sobe porque as constituintes não apresentam resultados promissores.


Certamente que não existe uma relação directa.
Embora algumas políticas de esquerda ou de direita possam ter impacto no crescimento das empresas (ou na espectativa de crescimento)... isso certamente poderá ter impacto nos índices.
Situações onde um país recorre ao FMI, independentemente do governo, trarão sempre uma queda dos índices e, se o país recuperar, trarão um crescimento natural dos índices, independentemente do governo ser esquerda ou direita.

No geral, pelo sentimento especulativo que existe, e na maior circulação de dinheiro, os governos de direita promovem o crescimento bolsista das empresas, mesmo que isso possa não corresponder a um crescimento real. E certamente o inverso também poderá acontecer...

Mas números são números e podemos sempre vê-los de várias maneiras, dependo da indexação que tiverem.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Em quem votaria o PSI?

por Flav » 24/9/2019 14:35

Ativo pensei que toda a gente devia perceber que me estava a referir aos últimos anos e em particular o último. Vais buscar dados de 2005 que nem sequer o BE lá do sítio ( da Grécia para entenderes) estava no governo.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Em quem votaria o PSI?

por Thoth » 24/9/2019 14:09

A mim não me parece que os principais fatores limitativos da bolsa portuguesa sejma fatores políticos.
O PSI não sobe porque as constituintes não apresentam resultados promissores.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Em quem votaria o PSI?

por Ativo » 24/9/2019 12:59

Flav Escreveu:Era para não dizer nada mas por vezes os factos são demasiado evidentes para serem "esquecidos".
A bosa grega foi das que mais cresceu na Europa e imaginem com um governo de "extema esquerda"!!
Não fosse o mau desempenho anual dos CTT e do BCP ( só como exemplos principais) e teríamos outros valores. E o investimento estrangeiro felizmente não se reduz às empresas do PSI.

A Bolsa de Valores portuguesa, desde 2005:

PSI 20.png


A Bolsa de Valores grega, desde 2005:

ATG.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Em quem votaria o PSI?

por Flav » 24/9/2019 11:44

Era para não dizer nada mas por vezes os factos são demasiado evidentes para serem "esquecidos".
A bosa grega foi das que mais cresceu na Europa e imaginem com um governo de "extema esquerda"!!
Não fosse o mau desempenho anual dos CTT e do BCP ( só como exemplos principais) e teríamos outros valores. E o investimento estrangeiro felizmente não se reduz às empresas do PSI.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Em quem votaria o PSI?

por Marco Martins » 24/9/2019 9:45

5640533 Escreveu:
serpim1 Escreveu:Atribuir o mau desempenho do PSI20 desde 2015 à geringonça e aos partidos de esquerda que a compõem, ignorando situações como a queda brutal dos CTT e da PT e as saídas do BES, BPI, BANIF e ESF, assim como o fato de ter menos 2 cotadas, diz bem da qualidade da analise e da mão com que foi escrita, mas cada uma acredita naquilo que quer...

Bons negócios
SP

Apoiado.


Note-se que o Ulisses não defendeu o governo de esquerda ou direita... apenas fez uma relação entre os crescimentos bolsistas com governos de esquerda ou direita (isto não está relacionado com influenciar as políticas que queremos ou não para o país).
Se por cá tivemos problemas com empresas, outros países também os tiveram... se bem que nem todos recorreram ao FMI.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Em quem votaria o PSI?

por lfa » 24/9/2019 8:50

Caro Ulisses,

Como em tudo na vida os números não enganam e são bem elucidativos.

Subscrevo inteiramente a tua análise e só não vê quem não quer.

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Em quem votaria o PSI?

por 5640533 » 24/9/2019 0:23

serpim1 Escreveu:Atribuir o mau desempenho do PSI20 desde 2015 à geringonça e aos partidos de esquerda que a compõem, ignorando situações como a queda brutal dos CTT e da PT e as saídas do BES, BPI, BANIF e ESF, assim como o fato de ter menos 2 cotadas, diz bem da qualidade da analise e da mão com que foi escrita, mas cada uma acredita naquilo que quer...

Bons negócios
SP

Apoiado.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], chico_laranja, Garfield, JotaFreitas1, jvrs, latbal, m-m, malakas, PAULOJOAO e 107 visitantes