Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portfólio ETF - longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portfólio ETF - longo prazo

por freitax » 26/8/2019 17:32

Obrigado pela explicação.

E relativamente a matérias-primas e imobiliário, alguma opinião sobre a sua inclusão (ou não) num portefólio deste género?
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Portfólio ETF - longo prazo

por TheKeyboardDuck » 26/8/2019 17:22

A ver se consigo explicar-me com uma analogia muito bregeira.

Tu queres fazer um arroz de cabidela e para isso precisas de ir ao hiper mercado comprar arroz.
Dentro do arroz, tens carolino, agulha, basmati, arbiolo, etc. Tens que escolher o tipo de arroz que melhor se enquadra na tua cabidela.

Dentro do tipo de arroz, depois tens várias marcas, pessoalmente a mim a marca dá-me igual, eu quero é sempre o melhor rácio preço / qualidade.

Ou seja, procuro sempre duas coisas nos ETFs:
- Maturidades curtas- médias 5/7 a 10 anos
- maturidades muito longas de forma a stackar os meus preciosos dolares (não procuro grandes retornos mais sim segurança)

Para isso uso um conjunto de algoritmos que face a inputs como por exemplo preço, maturidades, expense ratios, volatilidade, correlações, etc... vão me dar os ETFs mais enquadrados com os meus parametros.

O meu objetivo a longo prazo é sempre minimizar drawdowns e pagar o minimo possivel, quer comissões, quer preço unitário

Fica outro backtest desde 2007 pré crise com os dois portefolios acima Vs SP500
Anexos
Portfolio_20190826162119.pdf
(440.22 KiB) Transferido 207 Vezes
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Portfólio ETF - longo prazo

por freitax » 26/8/2019 17:00

TheKeyboardDuck Escreveu:A plataforma que uso é https://www.portfoliovisualizer.com/

O mercado americano é um monstro e a exposição ao mesmo de forma tática consegue exposição em mercados internacionais de forma defensiva.

Por exemplo consegues estar exposto ao sector financeiro indiano que está em expansão através do Citigroup.
Ainda acrescento a parte pessoal de preferir ter grande parte da minha wealth em dolares e não em euros.



Relativamente as maturidades é uma questão de de duração vs racios de preço / Mean reversion. Procurar as coisas a melhor preço que vão ter mais ou menos o mesmo resultado.

Quanto ao crude, é outra questão pessoal, é uma commodity que faço trade diariamente e acredito que irá fazer parte dos mercados ainda por muitos anos.
De forma tática é uma excelente forma de estar protegido contra contrações e é um boost em expansões.

Poderias trocar o USO por contratos de futuro mas os custos de rollover não valem a pena.


Relativamente ao portefolio só de acções, ainda sou um jovem rapaz com alguns anos pela frente, consigo ter alguma tolerância ao risco.
Quanto a tributação dos dividendos, é mais afetado quem tem domicilio fiscal em portugal :lol:



Pelo facto de o mercado americano ser um monstro e estar todo ele alavancado de forma completamente irracional é que acho extremamente arriscado tamanha exposição, mas temos perfis de risco e ideias diferentes.. :D

A questão das maturidades no caso das obrigações é que gostava mesmo de perceber qual a melhor forma de as escolher, istoporque não percebo nada sobre o tema.

Quanto ao petróleo, tenho exatamente a opinião contrária 8-)
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Portfólio ETF - longo prazo

por TheKeyboardDuck » 26/8/2019 16:54

A plataforma que uso é https://www.portfoliovisualizer.com/

O mercado americano é um monstro e a exposição ao mesmo de forma tática consegue exposição em mercados internacionais de forma defensiva.

Por exemplo consegues estar exposto ao sector financeiro indiano que está em expansão através do Citigroup.
Ainda acrescento a parte pessoal de preferir ter grande parte da minha wealth em dolares e não em euros.



Relativamente as maturidades é uma questão de de duração vs racios de preço / Mean reversion. Procurar as coisas a melhor preço que vão ter mais ou menos o mesmo resultado.

Quanto ao crude, é outra questão pessoal, é uma commodity que faço trade diariamente e acredito que irá fazer parte dos mercados ainda por muitos anos.
De forma tática é uma excelente forma de estar protegido contra contrações e é um boost em expansões.

Poderias trocar o USO por contratos de futuro mas os custos de rollover não valem a pena.


Relativamente ao portefolio só de acções, ainda sou um jovem rapaz com alguns anos pela frente, consigo ter alguma tolerância ao risco.
Quanto a tributação dos dividendos, é mais afetado quem tem domicilio fiscal em portugal :lol:
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Portfólio ETF - longo prazo

por freitax » 26/8/2019 16:37

TheKeyboardDuck Escreveu:É um tema muito interessante, e no qual eu gasto muito do meu tempo.

Pessoalmente, para muito longo prazo gosto de criar portefólios com o mínimo rácio de growth/drawdown possivel.

Tomei a liberdade de fazer um pequeno backtest (muito pequeno devido a um dos ETFs que usas ter inception em 2016) ao teu portefólio Vs dois que tenho e recomendo para uma perspectiva a longo prazo.



OT: boa ideia para um tópico, espero ver montes de ideias novas e estratégias diferentes.


Excelente análise comparativa entre portefólios. que plataforma utilizas?

No portefólio de ações dos USA, não gosto por causa da vertente dos dividendos e consequente tributação, prefiro ter os retornos diretamente investidos no ETF. Além disso, acho que numa lógica de longo prazo estás apenas exposto a ações e a um país em espec´ífico o que para mim tem demasiado risco.

No portefólio All Weather, gosto da estrutura, só te queria questionar o porquê de teres escolhido aquelas maturidades de obrigações (em detrimento das por mim escolhiadas, por exemplo. Pelo que li ETFs que sigam obrigações com maturidades deverão ter melhores rentabilidades) e a lógica de exposição ao petróleo dos USA.

Obrigado pelo teu feedback!
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Portfólio ETF - longo prazo

por TheKeyboardDuck » 26/8/2019 16:23

É um tema muito interessante, e no qual eu gasto muito do meu tempo.

Pessoalmente, para muito longo prazo gosto de criar portefólios com o mínimo rácio de growth/drawdown possivel.

Tomei a liberdade de fazer um pequeno backtest (muito pequeno devido a um dos ETFs que usas ter inception em 2016) ao teu portefólio Vs dois que tenho e recomendo para uma perspectiva a longo prazo.



OT: boa ideia para um tópico, espero ver montes de ideias novas e estratégias diferentes.
Anexos
Portfolio_20190826151951.pdf
(372.58 KiB) Transferido 271 Vezes
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Portfólio ETF - longo prazo

por freitax » 26/8/2019 14:03

Crio o presente tópico para discutir uma carteira de ETFs para investimento de longo prazo (30-35 anos) com reforços anuais.

A minha sugestão de alocação é a seguinte: (ações/obrigaçoes: 70/30)

Em detalhe:

Ações US: iShares Core S&P 500 ETF - 35%
Ações Internacionais países desenvolvidos: iShares Core MSCI EAFE ETF - 30%
Ações Internacionais Mercados Emergentes: iShares Core MSCI Emerging Markets ETF - 5%

Obrigaçoes US 1-5y: iShares Core 1-5 Year USD Bond ETF - 7,5%
Obrigações US - 5-10y: iShares Core 5-10 Year USD Bond ETF - 7,5%
Obrigações Internacionais: iShares Core International Aggregate Bond ETF - 15%

O meu objetivo é ter uma carteira o mais simples possível para ser fácil de fazer rebalanceamento/ reforço anual de forma mais simples, daí não ter incluído Ouro, matérias primas ou imobiliário? Acham estas classes de ativos essenciais para uma carteira relativamente diversificada?

Espero contribuir para uma discussão salutar sobre este tema que tem sido pouco desenvolvido por estas bandas (pelo menos atualmente!).

Obrigado,
freitax
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, PAULOJOAO, trend=friend e 104 visitantes