Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teorias ou verdades?...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

esse valor dos 50 milhões é um exagero...

por u2u » 15/4/2003 1:59

... mas posso-te dizer que existem 182 municípios (num universo de 308) onde existe mais de uma casa por cada dois habitantes. E há uma série de autarquias em que se aproxima de uma casa por cada habitante. Olhem para os autarcas a esbracejarem contra as reduções da sisa e da CA... sabem porquê? em alguns dos concelhos estamos a falar de um terço das suas receitas...

Um abraço

u2u

Registado: 4/11/2002 22:17

li

por Kooc » 14/4/2003 0:23

li há uns dias atrás que os PDM de todo o país, preveêm habitações para 50 milhões de habitantes :shock:

claro que ainda não estão feitas, mas já estão previstas. Algum dia há-de estourar

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

Se tanto a bolsa como o imobiliário...

por u2u » 13/4/2003 22:31

... estão em crise, não significa que uma delas deixa de estar. Podem, de facto, andar ambas em baixo. De qualquer modo, no caso português, não prevejo que o mercado imobiliário tenha uma retoma idêntica à que a bolsa poderá vir a ter. O mercado habitacional está extremamente saturado e o único segmento que poderia crescer é o de segunda habitação que não avançará muito por causa da crise económica geral. Aliás, o que vai acontecer no imobiliário é uma situação idêntica à da bolsa. Antes, há uns anos pensava-se que sempre que se compravam acções a X, conseguia-se vender passado uns tempos a X+Y. No caso da habitação, as pessoas tb estão habituadas a esse sistema: tudo valoriza. Mas atenção, o que vai acontecer, se se continuar por este caminho, é que o mercado imobiliário desvaloriza, sobretudo quando estamos em zonas de subúrbios massificadas.

Isto dava pano para mangas, mas fica aqui uma pequena reflexão.

Um abraço.

u2u

Registado: 4/11/2002 22:17

por Incognitus » 13/4/2003 20:55

Embora os ciclos do Imobiliário e dos mercados Mobiliários sejam desfazados, não quer isso dizer que não possam os dois estar numa parte MÁ do ciclo, ou numa parte BOA do ciclo ao mesmo tempo. Apenas os topos e fundos normalmente não coincidem (como se vê nos EUA, onde vários anos depois da bolha ainda o imobiliário está a dar).

Mas também existem exemplos de momentos em que ambos os mercados estão maus, tanto nos EUA, como no Japão, como em Portugal.

Registado: 6/11/2002 19:27

Teorias ou verdades?...

por R_Martins » 13/4/2003 19:06

Como o caldeirãodebolsa.com, é um saco de informação e sobretudo de opinião, recordo-me de ter lido algumas teorias aqui, que dizem que a relação da bolsa com o mercado do imobiliário andam sempre ao contrário, isto é, nas fazes Bull dos índices o imobiliário tende a descer em valor e quantidade. Ou seja, investe-se mais na Bolsa e menos em Apartamentos.
Isto para dizer o quê?...
O meu amigo Tó, agente imobiliário, vendeu nos últimos 9 meses de 2002, 11 apartamentos, de valor entre 30000/40000 contanitos. O que vai de 2003, entre Janeiro e Fevereiro vendeu 1 destes e nos últimos 2 meses vendeu Zero. Se continuar assim o meu amigo Tó, vai ficar mesmo Tótótó...e pedir dinheiro adiantado á empresa.

Será que de acordo com o negócio do Tó, que se passará a chamar eventualmente Tótótó, o indicativo da teoria Imobiliário versus Bolsa, esta ultima vai subir?...

Eu como estou nos dois, procuro dedicar mais tempo ao que melhor vier...
Se alguem tiver opinião, vamos a ela.
Um abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, António Sousa 56, Google [Bot], icemetal, Jonas74, JUKIMSUNG, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006 e 297 visitantes