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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 27/5/2020 15:05
por Opcard
Lufthansa concorda com o pacote de auxílio estatal


Mas Bruxelas não concorda e o pacote tem de ser alterado , em Portugal o rapaz que é ministro devia talvez vir até a DG concorrência e falar com um simples funcionário
que lhe podia explicar que no fim nem é ele a ditar o futuro da Tap ,

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 27/5/2020 11:43
por Optimiza
leonidas Escreveu:Questões ideológicas à parte, neste momento as obrigações ainda estão com desconto de 12-13% (acrescendo os juros). Consideram um bom investimento?

A minha opinião é que sim, mesmo para perfis mais conservadores. Seja por razões políticas ou com receito da opinião pública (muito patiótrica em relação à transportadora nacional) o estado (todos nós... :roll: :roll: ) vai lá meter dinheiro, sejam quais forem os moldes, e dificilmente vai deixar entrar em default.

mas esta é a minha opinião, acham que há alguma hipotese de o estado deixar cair a TAP?

abraços


Não existe qualquer hipótese de o estado deixar cair a TAP desta vez. Infelizmente!

No enquadramento atual da UE/BCE, até incentivam o Estado Português a torrar mais 1B na TAP (até podiam torrar mais uns B's porque é positivo para os outros países Europeus » são precisos dumb buyers com deep pockets para fabricar mais Airbus, software e hardware em Toulouse, Stutgart, Asturias, etc). Mantem-se empregos e mantem-se um concorrente péssimo e fraco para a Lufthansa, Iberia e Air France (daqueles que faz número, está presente, mas não incomoda). Não existe nada melhor que uma corrida de 100m em que os 6 atletas dopados para as medalhas correm contra 14 anões obesos (um deles a TAP).

TAP nunca será viável (só efeitos temporários de engenharia financeira e injeções de capital darão essa ilusão). Talvez na próxima crise TAP já daqui a 3 /4 anos a Macro-envolvente não permita mais injeções bilionárias. Até lá, é um LUXO de bilionários ter esta companhia, e a TAP até pode perder 220M/ano que muito provavelmente manterá o pagamento das obrigações+juros, sem haircuts.

TAP companhia de bandeira do Governo (não dos Portugueses), é a imagem (e resultado) de um Portugal cada vez mais Estatizado » % do PIB nas mãos do Estado (direta e indiretamente) vai atingir este ano o recorde desde D. Afonso Henriques, infelizmente!

nota - Sempre me identifiquei com o papel redistributivo e social do Estado moderno e Europeu, mas isto é o seu anátema » roubam aos pobres (nacionais) para dar aos ricos (estrangeiros). Pior, se dessem a escolher aos Portugueses, ao mesmo pricing e com benchmark de qualidade, preferiam provavelmente viajar na Emirates, Delta, Qatar, Turkish ou Lufthansa a viajar na TAP.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 27/5/2020 11:21
por DonkInvest
Boas,

Eu tenho dificuldades em acreditar que os políticos portugueses deixem cair a TAP (solução que me parece ser a que tem maior racionalidade económica), contudo se a TAP continuar a dar tiros nos próprios pés (como é o caso da concentração do recomeço de atividade em Lisboa) a opinião pública pode mudar! Conhecendo bem o duo Costa-Marcelo será a percepção destes relativamente à opinião pública que ditará o futuro de apoio ou não à TAP...

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 27/5/2020 11:10
por leonidas
Questões ideológicas à parte, neste momento as obrigações ainda estão com desconto de 12-13% (acrescendo os juros). Consideram um bom investimento?

A minha opinião é que sim, mesmo para perfis mais conservadores. Seja por razões políticas ou com receito da opinião pública (muito patiótrica em relação à transportadora nacional) o estado (todos nós... :roll: :roll: ) vai lá meter dinheiro, sejam quais forem os moldes, e dificilmente vai deixar entrar em default.

mas esta é a minha opinião, acham que há alguma hipotese de o estado deixar cair a TAP?

abraços

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 27/5/2020 8:05
por Opcard
Opcard Escreveu:Ao contrário desse nulo que é ministro a Alemanha dá o exemplo não quer mandar quer recuperar o dinheiro investido .

O que li nos jornais está incompleto deixo um resumo de uma solução da Lufthansa o estado compra 20% do grupo por 300 milhões de euros, com grande desconto 2,56 euros as ações estão cotadas 8,5

Também injetará 4,700 milhões de euros em fundos sem direito a voto como parte de uma “participação silenciosa”, na qual a Lufthansa pagará juros progressivos que variam de 4% em 2020 e 2021 a 7,5% em 2027 .

O Estado tem dois lugares no conselho fiscal da Lufthansa sem direto de voto
Também renuncio ao seu direito de voto nas assembléias gerais
Além disso, há um empréstimo de 3 000 milhões .

Caso apareça uma OPA o estado por 1000 milhões tem direito a 5% mais uma ação , minoria de bloqueio .


Vi hoje de manhã está na linha do que se perspectivava.

“ IAG: Lufthansa concorda com o pacote de auxílio estatal

O Conselho Executivo da Lufthansa e o Fundo de Estabilização Económica (WSF) da República Federal da Alemanha concordaram e aprovaram um pacote de estabilização para a empresa.

O pacote prevê medidas de estabilização e empréstimos de até 9 mil milhões de euros.

O WSF terá uma participação perpétua silenciosa de até 5,7 mil milhões de euros (dos quais 4,7 mil milhões de euros serão classificados como capital próprio), com a Lufthansa a ter a capacidade de resgatá-lo trimestralmente, no todo ou em parte. A Lufthansa pagará um cupão de 4% para os anos de 2020 e 2021, que aumentará nos anos seguintes até 9,5% em 2027.

Além disso, o WSF irá subscrever ações através de um aumento de capital para obter uma participação de 20% no capital social da Lufthansa. O preço de subscrição será de 2,56 euros por ação, de forma a que a contribuição em dinheiro seja de cerca de 300 milhões de euros. O WSF também pode aumentar a sua participação para os 25% mais uma ação, no caso de aquisição da empresa. O WSF terá a possibilidade de converter a participação silenciosa em ações no caso de não pagamento da remuneração pela Lufthansa (5% do capital social será convertido o mais cedo possível entre 2024 e 2026, respetivamente). A conversão também deve ser possível para a proteção contra a diluição, se o WSF não tiver aumentado a participação anterior em conexão com o caso de aquisição acima mencionado. O WSF compromete-se, no entanto, a vender a sua participação integral pelo preço de mercado até 31 de dezembro de 2023, sujeito ao reembolso total das participações silenciosas da Lufthansa e a um preço mínimo de venda de 2,56 euros por ação, acrescido de juros anuais de 12%.

As medidas de estabilização são complementadas por uma linha de crédito sindicado de até ¿ 3 mil milhões de euros, com prazo de três anos, com a participação do KfW e de bancos privados. Esta linha de crédito ainda está sujeita à aprovação dos órgãos relevantes. As condições esperadas referem-se, em particular, à renúncia a futuros pagamentos de dividendos e restrições à remuneração da administração. Além disso, dois assentos no Conselho de Supervisão devem ser preenchidos de acordo com o governo alemão, um dos quais tornar-se-á membro do Comitê de Auditoria. Exceto em caso de aquisição, o WSF compromete-se a não exercer os seus direitos de voto na Assembleia Geral Anual em conexão com as resoluções usuais das Assembleias Gerais Ordinárias.”

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 26/5/2020 17:04
por Bar38
Não queria politizar mas é a realidade da política portuguesa principalmente social democrática. Primeiro fazem-se negócios ruinosos depois vão para o parlamento dar murros na mesa e culpa-se os privados...é aqui é na banca...enfim...

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 26/5/2020 16:35
por Opcard
Tenho um posição de princípio defendo aeroportos públicos e companhias aéreas privadas explico .

Os aeroportos são monopólios se quiser aterrar em Lisboa não tenho alternativa , para para lá chegar tenho várias companhias ,além disso os aeroportos são fronteiras nacionais .


O negócio das viagens aéreas deve ser privado as companhias com mando de estado em período normal foram um desastre ver o valor da ajudas mesmo assim algumas faliram, na crise sem culpa própria o modelo alemão é justo deixa a liberdade de gestão aos privados mas supervisiona a recuperação do seu dinheiro .

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 26/5/2020 16:18
por PIKAS
optimiza Escreveu: e salários por piloto que ascendem a 22.000€/mês no topo da carreira.


Num universo de 1.200 pilotos esse é o salário de 8 ou 12 pilotos ( da DOV e os pilotos-chefe de frotas ).
Tudo o resto é bem menos incluindo os tais no topo de carreira, os pilotos comandante de avião.
A TAP paga de acordo com o mercado e, paradoxalmente, em alguns casos paga aos pilotos menos que as low-cost.
Cumprimentos,

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 26/5/2020 16:11
por Optimiza
Ulisses Pereira Escreveu:Fui contra a reversão da privatização da TAP. São muitos milhões ali enterrados por questões ideológicas. Mas compreendo quem defende o oposto de mim, do ponto de vista político. O que não faz qualquer sentido é que tendo havido uma reversão (parcial) da privatização da TAP , o Estado tenha ficado sem voz lá dentro. Então para isso, para que se fez a reversão?

Abraço,
Ulisses


Para quem conhece poucos detalhes dos custos explícitos e implícitos (salários dos seniores de terra acima da Iberia), da fraca produtividade comparativa/excesso de pessoal por avião (divisão do total de trabalhadores pelo total de aviões), da falta absurda de competitividade, de uma TAP em tempos pré-covid » a dívida real das 3 empresas principais do Grupo será 30% superior aos 3,3B apregoados, tenho a convição que a melhor solução para Portugal seria a falência pura e simples da empresa (claro que o Bloco e o PCP não o deixarão porque acham que os miseráveis contribuintes devem sustentar pacotes de fringe benefits e salários por piloto que ascendem a 22.000€/mês no topo da carreira.

A TAP estrutural e conjunturalmente não é viável, na realidade nunca foi viável no pós-25 (fora engenharia financeira no penúltimo AC) e nunca será viável no pós-covid. É uma sanguessuga gigante » 7X pior que o Grupo RTP.

O Estado poderia criar depois em conjunto com Grupo Pestana ou Grupo Amorim, a LusAIR, apenas com 34 aviões, cobrindo APENAS a Lusofonia e Bruxelas (apenas 17 destinos; Açores - só S, Miguel e Terçeira, Madeira+Porto Santo, Porto, Faro, Lisboa, Maputo, Luanda, Sal, Santiago, São tomé, Guiné Bissau, Rio, São Paulo, Baía, Bruxelas). Dívida da futura companhia nunca poderia exceder a faturação anual bruta!
TAP será para todo o sempre directa e indirectamente um sorvedouro milionário de dinheiros públicos.jpg
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 26/5/2020 15:47
por Ulisses Pereira
Fui contra a reversão da privatização da TAP. São muitos milhões ali enterrados por questões ideológicas. Mas compreendo quem defende o oposto de mim, do ponto de vista político. O que não faz qualquer sentido é que tendo havido uma reversão (parcial) da privatização da TAP , o Estado tenha ficado sem voz lá dentro. Então para isso, para que se fez a reversão?

Abraço,
Ulisses

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 26/5/2020 15:41
por PIKAS
Bar38 Escreveu:Ora aqui está um exemplo a seguir...mas em Portugal!!??? O estado está mais interessado em definir rotas, quotas e proporcionalidades entre aeroportos, não permitindo que seja a procura e o mercado a decidir para onde e quando querem voar. Ora com o estado a entrar e ter uma participação activa na administração da TAP será fácil de ver o que vem ai...mais dinheiro dos CONTRIBUINTES


Convém não esquecer que o estado é o principal accionista da TAP com 50% do capital. Não sei se será um pormenor mas isso faz toda a diferença.
Por isso é que o estado, principal accionista, deveria ter participação e voz activa na administração.
Cumprimentos,

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 26/5/2020 14:15
por Bar38
Opcard Escreveu:Ao contrário desse nulo que é ministro a Alemanha dá o exemplo não quer mandar quer recuperar o dinheiro investido .

O que li nos jornais está incompleto deixo um resumo de uma solução da Lufthansa o estado compra 20% do grupo por 300 milhões de euros, com grande desconto 2,56 euros as ações estão cotadas 8,5

Também injetará 4,700 milhões de euros em fundos sem direito a voto como parte de uma “participação silenciosa”, na qual a Lufthansa pagará juros progressivos que variam de 4% em 2020 e 2021 a 7,5% em 2027 .

O Estado tem dois lugares no conselho fiscal da Lufthansa sem direto de voto
Também renuncio ao seu direito de voto nas assembléias gerais
Além disso, há um empréstimo de 3 000 milhões .

Caso apareça uma OPA o estado por 1000 milhões tem direito a 5% mais uma ação , minoria de bloqueio .


Ora aqui está um exemplo a seguir...mas em Portugal!!??? O estado está mais interessado em definir rotas, quotas e proporcionalidades entre aeroportos, não permitindo que seja a procura e o mercado a decidir para onde e quando querem voar. Ora com o estado a entrar e ter uma participação activa na administração da TAP será fácil de ver o que vem ai...mais dinheiro dos CONTRIBUINTES

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 25/5/2020 19:58
por Opcard
Ao contrário desse nulo que é ministro a Alemanha dá o exemplo não quer mandar quer recuperar o dinheiro investido .

O que li nos jornais está incompleto deixo um resumo de uma solução da Lufthansa o estado compra 20% do grupo por 300 milhões de euros, com grande desconto 2,56 euros as ações estão cotadas 8,5

Também injetará 4,700 milhões de euros em fundos sem direito a voto como parte de uma “participação silenciosa”, na qual a Lufthansa pagará juros progressivos que variam de 4% em 2020 e 2021 a 7,5% em 2027 .

O Estado tem dois lugares no conselho fiscal da Lufthansa sem direto de voto
Também renuncio ao seu direito de voto nas assembléias gerais
Além disso, há um empréstimo de 3 000 milhões .

Caso apareça uma OPA o estado por 1000 milhões tem direito a 5% mais uma ação , minoria de bloqueio .

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 25/5/2020 18:47
por Marco Martins
A tap neste momento é uma empresa regional!!!

Quando muito, o estado poderia sugerir a criação de várias empresas e ficar com uma delas para garantir algumas rotas estratégicas e para os países lusofonos.

Quando muito, poderia facilitar uma gestão privada da nova empresa.

Neste momento, andar a injectar milhões na TAP pode ser um tiro no pé, pois apenas se vai estar a adiar um problema, dado que centenas de companhias aéreas, neste momento estão na mesma situação da tap!!! Por isso nos próximos tempos, tenderá a haver uma concentração do sector da aviação, os preços poderão diminuir ou as margens diminuir e a concorrência aumentar, pelo que se o estado injectar milhões vai apenas criar um buraco maior do qual não se conseguirá livrar sem milhões de prejuízo.

Por exemplo, o Waren Buffet, assim que a pandemia chegou aos states, ele vendeu tudo o que tinha na aviação com perdas brutais.... certamente não será por ele gostar de perder dinheiro!!!

As obrigações da TAP serão seguras, até vir a conta para o estado pagar... (e caso não tenhamos novamente a troika à porta... pois isso só teremos uma certeza maior perto do final do ano...)

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 5/5/2020 11:13
por pemides2
Eu até percebo que o governo queira salvar a TAP, mas acho absurdo usar dinheiro dos contribuintes para salvar acionistas e obrigacionistas. Se está falida, abram outra ao lado, vendam os activos a preços de mercado e transfiram o pessoal. Com o dinheiro que resultou da venda dos activos, a TAP que pague as dívidas pela ordem de senioridade e, se sobrar, aos acionistas. A la BES… :roll:

Também A la BES, os contribuintes ficam com o problema futuro de deterem uma empresa que não dá lucro e que vai requerer constantes injeções de capital. Mas se quando é preciso, os acionistas privados não o injetam, já temos esse problema agora, pelo que não vejo motivo para os "salvar"

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 4/5/2020 23:43
por Sr_SNiper
O governo disse hoje ou deu a entender que as obrigações da parpublica de 30M de euros vão ser convertíveis em ações, mas ainda fica a faltar muita massa... No mínimo a TAP precisa de 800M...

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 28/4/2020 23:18
por leonidas
Também concordo, estavam a 75%, e após a entrevista do Mário Centeno a assegurar apoio à TAP e que a nacionalização estava também cima da mesa vieram para os 88%...

Mesmo assim, 12% + os 3 anos de juros dá qualquer coisa como 20% líquidos em 3 anos...

Não é maravilhoso, e não é 100% seguro (embora na prática eu ache que o governo não vai deixar a TAP entrar em incumprimento...), mas já é uma rentabilidade razoável...

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 25/4/2020 12:31
por Goya777
Na altura ainda havia alguma incerteza nas agora já se fala publicamente em ajudas e até nacionalizações se necessário.

A ponderar...

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 25/4/2020 12:27
por rg7803
Goya777 Escreveu:Com a pouca probabilidade de os Estados deixarem falir companhias aéreas, comprar isto a 85cents pode ser interessante. Não acredito que se o Estado entrar façam haircut em dívida colocada junto de particulares.


Já no mês passado escrevi aqui a mesma coisa, estava então a cotar com um desconto de 30%. Nunca em tempo algum um governo PS (ou mesmo PSD) deixará a TAP cair no charco, ou fazer um haircut ao pacote de dívida emitida; a fazê-lo seria quanto muito junto de institucionais.
O vínculo emocional que os portugueses têm à TAP é enorme, em particular junto da comunidade emigrada. É vista como um símbolo da "portugalidade" da mesma maneira que a bandeira, a selecção, o Ronaldo, o vinho do Porto, o fado etc.
Mesmo sendo das piores companhias aéreas que conheço, pelo menos em termos de serviço, não acredito que apareça no horizonte um governo que tão cedo se queira sujeitar ao "peso político" de ter sido o coveiro da TAP...

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 25/4/2020 12:06
por Goya777
Com a pouca probabilidade de os Estados deixarem falir companhias aéreas, comprar isto a 85cents pode ser interessante. Não acredito que se o Estado entrar façam haircut em dívida colocada junto de particulares.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 23/3/2020 13:15
por Goya777
Mr_Trump Escreveu:
Goya777 Escreveu:
Mr_Trump Escreveu:Muitíssimo grave a situação na TAP.

A hipótese de defaults a todos os níveis desta empresa, levará a uma bola de neve imparável.

Na opinião informada do magnata de NY, TAP necessita, infelizmente, de nacionalização urgente.


A TAP está na situação de todas as companhias aéreas que não estão a voar. Receberá empréstimos e garantias estatais certamente. Como muitas outras indústrias



https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ays-564228

O Magnata de NY insiste que vai ser um bocadinho mais complicado do que isso...


Quem é esse?

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 23/3/2020 13:12
por Artista Romeno
Mr_Trump Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Neste momento qual é a percentagem que o estado tem na TAP?


Maioritária.

O problema não é posição. É Governance.


5 por cento dos direitos economicos ser maioritario vou ali e ja volto sr trump. You are fired!!!!!!

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 23/3/2020 12:40
por Mr_Trump
Marco Martins Escreveu:Neste momento qual é a percentagem que o estado tem na TAP?


Maioritária.

O problema não é posição. É Governance.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 23/3/2020 12:39
por Marco Martins
Neste momento qual é a percentagem que o estado tem na TAP?

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

MensagemEnviado: 23/3/2020 12:36
por Mr_Trump
Goya777 Escreveu:
Mr_Trump Escreveu:Muitíssimo grave a situação na TAP.

A hipótese de defaults a todos os níveis desta empresa, levará a uma bola de neve imparável.

Na opinião informada do magnata de NY, TAP necessita, infelizmente, de nacionalização urgente.


A TAP está na situação de todas as companhias aéreas que não estão a voar. Receberá empréstimos e garantias estatais certamente. Como muitas outras indústrias



https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ays-564228

O Magnata de NY insiste que vai ser um bocadinho mais complicado do que isso...