Marco Martins Escreveu:
Em 2009 falava-se do aumento do aeroporto de Bragança para poder receber voos low-cost, e o investimento era de cerca de 30milhões!
Será que 11 anos depois já existem companhias aéreas a voar para Bragança ? Não seria este investimento algo dinamizador para todo o norte interior?
É o mesmo discurso dos autarcas de Beja e os de Fátima também e mais uns tantos por aí. E os povo compra, tal como na novela de Dias Gomes " O bem amado ".
A construção de um aeroporto com normas ICAO custa alguns milhões ( e a UE até em parte os subsidia ) mas depois, no dia a dia, operá-lo custa muito mais, custa muitos milhões por mês. Neste país que construiu estádios de muitos milhões em Leiria e Aveiro acredito que até é possível construir esses aeroportos... mas...
Claro que Beja já tem a barraca à vista e é o que é.
É o mais perfeito deserto, sem passageiros que não tem e nunca terá, e só tem aviões ( civis ) porque a Hy Fly está a deixar por lá os monstros já que as taxas de aeroporto são pequenas, para não dizer de borla. Quase que sai mais barato fazer um night stop em Beja que deixar o avião em Lisboa ou Faro mesmo contando com o gasto de combustível e os ciclos extra saindo de Lisboa ou Faro. Acho que só não o fazem porque como não há alojamento a tripulação teria que dormir no avião e ninguém vai nisso.
Voar para Bragança agora só o dornier airtransmontano da 7air, altissimamente subsidiado pelo estado, que diariamente faz Bragança, Viseu, Cascais, Portimão e depois faz o percurso inverso. Normalmente leva 4 ou 5 passageiros pagantes, importância que pouco mais dá que para pagar as taxas de Cascais e o tempo de voo extra para não sobrevoar Sintra militar. Tudo o resto paga o estado.
Cumprimentos,