Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 13/12/2020 18:20

Xico P Escreveu:Completamente de acordo, de qualquer forma talvez pagar valores naquela ordem de grandeza também não ajuda...tanto mais que o ministro referiu que estavam desfasados com o que ganhavam os pilotos da Ibéria. Cumprimentos!

Claro que se os pilotos ganhassem menos sobrava mais para o desvario, mas no final o prejuízo era igual ou até maior.
O ministro é manhoso, muito manhoso, e sabe bem que a Ibéria é uma subsidiária da IAG, completamente subalternizada pelos ingleses. Porque é que ele não falou nos salários dos pilotos da British Airways, empresa master da IAG?
Se é para levar a TAP ao nível da actual Ibéria mais vale fechar já. E se é para falar da IAG junte-se também a Aer Lingus que está a ser mais mal tratada que a espanhola.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Xico P » 13/12/2020 17:55

PIKAS Escreveu:
Xico P Escreveu:Alguém viu ontem os números dos ordenados dos pilotos que foram adiantados pelo Ministro? "Um oficial piloto com um ano ganha 84 mil euros brutos por ano...um comandante com 30 anos de A320 pode ganhar 260 mil euros", confesso que estes ordenados me custaram a engolir... :wall: . Desta forma a TAP iria continuar a dar prejuízo!

Excelente post, mas de quem está mesmo a leste disto. Pensar que os prejuízos da TAP SGPS são causados pelo transporte a´éreo e pelos seus trabalhadores ( pilotos incluidos ) que são quem dá o corpo ao manifesto na TAP é de dizer: valha-nos Deus... tanto mais que a operação era no pré-pandemia geradora de lucros. Eram lucros mas não chegavam para tapar o desvario que existia, existe e vai continuar a existir.
A TAP deu e vai continuar a registar prejuízos enquanto não houver interesse em limpar o edificio 25 das largas centenas de empregados em funções inúteis que por lá estão e vão continuar a estar, bem pagos, cuja função é estorvar e são intocáveis.
A imprensa falou muito neste caso ( https://www.noticiasaominuto.com/pais/1 ... -mil-euros ) mas há mais e muitos mais, mesmo muitos mais.
E a culpa é do pessoal operacional, não é?
A TAP chegou ao ponto a que chegou não pelo desempenho dos seus trabalhadores operacionais ( em alguns pontos até aceito que há razão para censura mas calma! ) mas, isso sim, por razões políticas; politicas partidárias, decisões governamentais absurdas, falta de visão da tutela, escolha partidária da gestão, cobardia de governos, agendas políticas e... e...
Já nem me quero lembrar dos anos 80, da rota de Macau e dos 4 340 adquiridos para essa rota. Custou 170 milhões de contos de recapitalização ) à altura um balúrdio ) e a culpa foi de quem? das tripulações desses aviões? E o filme repetiu-se, repetiu-se, repetiu-se e voltou a repetir-se.
Cumprimentos,


Completamente de acordo, de qualquer forma talvez pagar valores naquela ordem de grandeza também não ajuda...tanto mais que o ministro referiu que estavam desfasados com o que ganhavam os pilotos da Ibéria. Cumprimentos!
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 13/12/2020 17:47

Xico P Escreveu:Alguém viu ontem os números dos ordenados dos pilotos que foram adiantados pelo Ministro? "Um oficial piloto com um ano ganha 84 mil euros brutos por ano...um comandante com 30 anos de A320 pode ganhar 260 mil euros", confesso que estes ordenados me custaram a engolir... :wall: . Desta forma a TAP iria continuar a dar prejuízo!

Excelente post, mas de quem está mesmo a leste disto. Pensar que os prejuízos da TAP SGPS são causados pelo transporte a´éreo e pelos seus trabalhadores ( pilotos incluidos ) que são quem dá o corpo ao manifesto na TAP é de dizer: valha-nos Deus... tanto mais que a operação era no pré-pandemia geradora de lucros. Eram lucros mas não chegavam para tapar o desvario que existia, existe e vai continuar a existir.
A TAP deu e vai continuar a registar prejuízos enquanto não houver interesse em limpar o edificio 25 das largas centenas de empregados em funções inúteis que por lá estão e vão continuar a estar, bem pagos, cuja função é estorvar e são intocáveis.
A imprensa falou muito neste caso ( https://www.noticiasaominuto.com/pais/1 ... -mil-euros ) mas há mais e muitos mais, mesmo muitos mais.
E a culpa é do pessoal operacional, não é?
A TAP chegou ao ponto a que chegou não pelo desempenho dos seus trabalhadores operacionais ( em alguns pontos até aceito que há razão para censura mas calma! ) mas, isso sim, por razões políticas; politicas partidárias, decisões governamentais absurdas, falta de visão da tutela, escolha partidária da gestão, cobardia de governos, agendas políticas e... e...
Já nem me quero lembrar dos anos 80, da rota de Macau e dos 4 340 adquiridos para essa rota. Custou 170 milhões de contos de recapitalização ) à altura um balúrdio ) e a culpa foi de quem? das tripulações desses aviões? E o filme repetiu-se, repetiu-se, repetiu-se e voltou a repetir-se.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 12/12/2020 21:48

Xico P Escreveu:Alguém viu ontem os números dos ordenados dos pilotos que foram adiantados pelo Ministro? "Um oficial piloto com um ano ganha 84 mil euros brutos por ano...um comandante com 30 anos de A320 pode ganhar 260 mil euros", confesso que estes ordenados me custaram a engolir... :wall: . Desta forma a TAP iria continuar a dar prejuízo!


E se forem ver os sa´lários na RTP para profissões que exigem uma formação menor nem têm a vida nas mãos de centenas de pessoas, vamos ver que existem situações ainda mais absurdas!
Só é pena que a RTP não tenha sido privatizada, para que agora viessem à tona todos os problemas que continuamos todos a pagar!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Xico P » 12/12/2020 15:21

Alguém viu ontem os números dos ordenados dos pilotos que foram adiantados pelo Ministro? "Um oficial piloto com um ano ganha 84 mil euros brutos por ano...um comandante com 30 anos de A320 pode ganhar 260 mil euros", confesso que estes ordenados me custaram a engolir... :wall: . Desta forma a TAP iria continuar a dar prejuízo!
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 12/12/2020 13:28

Quem diria, Pedro Nunes Santos é o Vitor Gaspar de barba :lol:

https://www.youtube.com/watch?v=utLB06a ... sist_app=1
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 11/12/2020 21:58

djovarius Escreveu:O problema é o seguinte: como admitir, após os fenómenos BES e outras bancas, que isto se repita !!!??
O Paulo Morais diz que anda tudo ligado :-k
Anexos
PM.png
PM.png (389.63 KiB) Visualizado 9518 vezes
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 11/12/2020 20:57

Pois a minha bravata, que realmente parece uma espécie de bravata de um marado, é contra todos esses subsídios que são para uns e não há para outros.
Eu acho, como o Ulisses, que reverter a privatização foi do outro mundo. Onde o Estado mete a colher, é de fugir.

No Brasil, a ditadura militar acabou por decreto com a famosa Pan Air do Brasil, que era um espanto na época, até aparece em filmes antigos portugueses, tinha serviços de prata para servir as refeições a bordo.
Tudo para fazer a Varig ser uma empresa do regime.
No fim dos anos noventa, adeus, Varig, adeus Transbrasil (eu voei nisto tudo, graças a Deus), não houve pão para malucos. Dá prejuízos por sistema? Acaba. Simples assim.
Assim como estão a fazer é uma mistura de "crony capitalism" com "covitalism" - pior é impossível.

Para salvar a Lufthansa (privada), boa antes da covid 19, o Estado alemão ajudou mas entrando no capital, com a promessa de o vender a privados, quando as condições forem boas para tal. O Estado alemão ainda vai ganhar $$$$ um dia, com esta operação, semelhante até ao que se passou nos EUA em 2008 em relação a várias empresas e bancos. Deu certo e pode continuar a dar.

Aqui é outra história. Com ou sem Estado, a coisa perdeu dinheiro por sistema, aliás o Marques Mendes falou disso, daí que haja razões para criticar, sobretudo agora que vou ter que meter os meus €€€€, mesmo sem voar pela mesma desde 2004.
Além daquilo que eu disse e que já se confirmou. Os detentores de OT vão ficar na boa, porque nós somos uns belos fiadores.

O problema é o seguinte: como admitir, após os fenómenos BES e outras bancas, que isto se repita !!!??

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por mais_um » 11/12/2020 18:11

Mais alguns exemplos:
Ryanair is being investigated by European competition authorities over allegations that the budget airline received help from the local government in Frankfurt that would contravene EU state aid rules.

https://www.sharecast.com/news/internat ... 62366.html




European Commission forces Ryanair to return illegal state aid

The European Commission has found that low-cost carrier Ryanair received illegal state aid as part of a marketing agreements with the local Association for the Promotion of Touristic and Economic Flows (APFTE) at the airport of Montpellier in France.
https://www.ifn.news/posts/european-com ... state-aid/



Ryanair profits boosted by subsidies, say rivals
https://www.irishtimes.com/news/ryanair ... s-1.659808
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por mais_um » 11/12/2020 18:02

PIKAS Escreveu:
djovarius Escreveu:
Nesse aspeto e por essa ordem de ideias, as companhias aéreas que trazem outros passageiros / turistas para Portugal e em muito maior número, poderiam se candidatar a subvenções do Estado português, não?
dj

Achas que a Ryanair, Easyjet, Transavia e outras tantas sobrevivem com tarifas de 20 ou 30€ e sem a galinha chamada executiva?
Possívelmente são cias que não pagam os aviões aos lessors, o combustível é a borla, as taxas aeroportuárias não existem, as tripulações não recebem salários, os seguros são grátis, a assistência em terra é oferecida e a manutenção de linha é feita pelos comissários, não?
Ninguém mo diz mas eu tenho muita curiosidade ( apenas curiosidade e nada mais ) em saber quanto é que o estado português, directa e indirectamente, transfere por ano para estas cias. O estado português e todos os outros estados para onde estas low-cost voam.
Portanto, não precisam agora de se candidatar a subvenções porque já as recebem desde o primeiro dia e sendo dinheiro público somos nós, os contribuintes, que pagamos.
Cumprimentos,


Claro que não, recebem apoios não só dos governos centrais como regionais e locais.
O motivo é o mesmo, lá e cá.

Government agency Scottish Enterpise gave more than £650,000 to Ryanair, the airline at the centre of a staffing dispute that has resulted in thousands of flights from Scottish airports being cancelled this winter, The Ferret can reveal.
https://theferret.scot/critics-say-no-g ... t-subsidy/


Ireland-based Ryanair has received £600m (about $730 million) from the United Kingdom’s Covid Corporate Financing Facility (CCFF). This move comes as the low-cost carrier’s CEO has been critical of state aid to airlines.
https://simpleflying.com/ryanair-730-million-loan/
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Optimiza » 11/12/2020 17:55

Lamento a TAP sacar 400 euros a cada Português, do recém nascido ao idoso que nunca vai andar de avião.
Lamento a discussão sobre as bilionárias injeções do Estado não irem ao parlamento.
Se o PS indica que vão ser necessários injetar 3.7B na TAP até 2025 é sinal que na realidade vão ser precisos uns 6B (parte da dívida a incrementar ficará encapotada). Lamento também que o Estado pague a 100% as dezenas de milhares de viagens anuais na TAP (quando um mero particular consegue descontos até mais de 60%)
Temos também a certeza que quando a TAP estiver com um episódico e marginal resultado líquido positivo em 2025 (porque com injeções de 1B anuais até um cancro, mal gerido e com péssima produtividade/hora, dá lucro mais tarde ou mais cedo). vão começar as greves dos trabalhadores de terra e do ar, a exigir mais salários e mais trabalhadores.

Se quiserem mesmo uma companhia de aviação nacional (não é de todo necessário), que o Governo tenha a decência de fechar a 6x falida TAP (com uma qualidade e produtividade sofrível e pontualidade horrorosa), já e financiar a juros 0 uma nova companhia 100% PRIVADA que absorva os 70% de trabalhadores mais produtivos da TAP (consegue-se obter as mesmas slots da companhia actual e manter os fornecedores locais). Em vez de gastar 6B, perderá no máximo 1B em subvenções.

O nome diz tudo = TAP = Take Another Plane https://www.facebook.com/TAP-Take-Anoth ... 603525406/
source - Telegraph "The worst airline in Europe was judged to be TAP Portugal, which notched up a score of 75, falling into the bottom bracket for each element."
TAP = "Take Another Plane"; the old joke is as valid as ever! (Trip advisor)
TAP.png
TAP.png (6.13 KiB) Visualizado 9671 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 12/12/2020 15:25, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 11/12/2020 17:50

Ulisses Pereira Escreveu:A minha maior questão na TAP sempre foi a reversão da privatização. Sou contra reversão de privatizações. Mas entendo quem o faz por uma questão ideológica. O que não entendo é como é que se faz uma reversão de uma privatização e não se fica a controlar a empresa. Para quê então a reversão?

Abraço,
Ulisses
Parece-me que este artigo explica isso:
Caramelo Escreveu:
"Lamentavelmente, a frenética agitação de alguns oportunistas – nomeadamente os que têm vivido à custa de subsídios do Estado – e o capricho ideológico de António Costa, que, ao não respeitar a opinião do ministro das Finanças para não mexer na privatização da TAP, impôs a reversão parcial da privatização feita pelo anterior Governo.

Ao não respeitar um compromisso assumido em nome do Estado, António Costa denegriu a credibilidade de Portugal e afastou potenciais investidores estrangeiros, que não confiam num Governo que anula contratos negociados e assinados pelo seu antecessor, vencedor das eleições. Além disso, o primeiro-ministro António Costa lesou o Estado e os contribuintes, que terão de pagar dezenas de milhões de euros pela sua errada decisão política.

Depois de António Costa ter garantido, repetidamente, que o Estado ia ter 51% do capital da TAP, “a bem ou a mal”, o que se verificou é que foi derrotado. Não só porque aceitou que o Estado continue a não mandar na gestão da empresa, como também porque não conseguiu os 51% que antes garantira obter, “com acordo ou sem acordo”… Mais uma vez, “palavra dada”… não foi honrada.

António Costa, além de colocar na empresa pelo menos mais seis “boys” da sua confiança política, levou o Estado a assumir a negociação das dívidas da TAP."

https://www.publico.pt/2016/03/19/econo ... co-1726540
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Ulisses Pereira » 11/12/2020 17:44

A minha maior questão na TAP sempre foi a reversão da privatização. Sou contra reversão de privatizações. Mas entendo quem o faz por uma questão ideológica. O que não entendo é como é que se faz uma reversão de uma privatização e não se fica a controlar a empresa. Para quê então a reversão?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 11/12/2020 17:42

Ulisses Pereira Escreveu:Pedro Nuno Santos já disse que hoje que gostava de ter visto a questão a ser levada ao Parlamento mas que foi vencido nessa decisão.

Abraço,
Ulisses

Sim e também disse que o "brasileiro" afinal "perdeu 169 milhões de euros" com a TAP :-k :mrgreen:

“Não houve nenhuma bravata contra o privado”, sustentou, afirmando que sem o reforço do Estado a empresa falia. Afirmou que Neeleman teria direito a prestações acessórias de 224 milhões, pelo que, tendo recebido 55 milhões do Estado pela sua posição de 22,5%, “aceitou perder 169 milhões de euros”.
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 11/12/2020 17:33

djovarius Escreveu:
Nesse aspeto e por essa ordem de ideias, as companhias aéreas que trazem outros passageiros / turistas para Portugal e em muito maior número, poderiam se candidatar a subvenções do Estado português, não?
dj

Achas que a Ryanair, Easyjet, Transavia e outras tantas sobrevivem com tarifas de 20 ou 30€ e sem a galinha chamada executiva?
Possívelmente são cias que não pagam os aviões aos lessors, o combustível é a borla, as taxas aeroportuárias não existem, as tripulações não recebem salários, os seguros são grátis, a assistência em terra é oferecida e a manutenção de linha é feita pelos comissários, não?
Ninguém mo diz mas eu tenho muita curiosidade ( apenas curiosidade e nada mais ) em saber quanto é que o estado português, directa e indirectamente, transfere por ano para estas cias. O estado português e todos os outros estados para onde estas low-cost voam.
Portanto, não precisam agora de se candidatar a subvenções porque já as recebem desde o primeiro dia e sendo dinheiro público somos nós, os contribuintes, que pagamos.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Ulisses Pereira » 11/12/2020 17:31

Pedro Nuno Santos já disse que hoje que gostava de ter visto a questão a ser levada ao Parlamento mas que foi vencido nessa decisão.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 11/12/2020 17:25

Que pena não podermos contar mais com os cêntimos do Marques Mendes do Caldeirão, nesta discussão tão importante :oops:
Flav Escreveu:Mas já dei os meus dois cêntimos para esta discussão e com alguns foristas (meio doentes da política, lol) nem isso devia ter gasto.
Flav Escreveu:
Contudo refiro já também que é muito importante e uma jogada política de mestre levar o assunto do Plano de Reestruturação à AR.
António Costa confirma que plano da TAP não vai passar pelo Parlamento
“Creio que quem anunciou, ou teve uma má fonte, ou se precipitou naquilo que era a perspetiva da atuação do Governo”
https://sol.sapo.pt/artigo/717702/anton ... parlamento

Flav Escreveu: E os bons vencimentos que recebem são competitivos com os de outras companhias de referência, incluindo de Singapura e Emirates. Aliás foram bastantea assediados por essas e outras companhias.
Siza diz que salários da TAP são superiores a outras companhias aéreas
https://eco.sapo.pt/2020/12/09/siza-diz ... 3iXWEyZCuw
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Flav » 11/12/2020 16:49

Lamento que o Djovárius esteja também aqui num mode meio populista, de certa forma a misturar alhos com bogalhos e a não dar uma ideia mais completa dos pontos importantes deste assunto, que aliás estão bem escalpelizados em diversas opiniões na comunicação social.
Mas já dei os meus dois cêntimos para esta discussão e com alguns foristas (meio doentes da política, lol) nem isso devia ter gasto.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 11/12/2020 16:30

Com este ministro e o seu chefe, as pernas dos banqueiros alemães... perdão, as pernas dos contribuintes portugueses até tremem :cry:
Anexos
PNS.jpeg
PNS.jpeg (58.97 KiB) Visualizado 9776 vezes
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 11/12/2020 16:19

Pois é amigos / companheiros / camaradas :lol:

Não tem piada, mas aqui neste tópico já antecipámos 4 bi. Portanto, está mesmo quase lá !! :wall: :wall:

Interessante o ministro, vê-se que é político de produção nacional, a justificar ajudas, entre outras razões, com o facto de "exportar" serviços no valor de 2 mil milhões de euros, como terá ocorrido em 2019.
Duas coisas: no mundo real, uma empresa privada, por muito que exporte, se apresentar prejuízos constantes, vai à falência, mais cedo ou mais tarde, porque não se vê o acionista a colocar dinheiro para aumentar o capital até ao infinito.
Os serviços "exportados" poderiam ter sido "exportados" por outros. Nesse aspeto e por essa ordem de ideias, as companhias aéreas que trazem outros passageiros / turistas para Portugal e em muito maior número, poderiam se candidatar a subvenções do Estado português, não?

Ora, se isso fosse argumento, então quanto teria de ser a ajuda ao outros exportadores de serviços, digamos hotelaria, restauração, etc..., enfim, relacionados com o turismo, que exportaram mais de 20 mil milhões de euros. Esses, em conjunto, mereciam quanto dinheiro do Estado, então ???

É lamentável que não haja um ou dois bi para essas entidades, isso sim !! :oops:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 11/12/2020 15:32

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/necessidades-de-financiamento-da-tap-podem-ultrapassar-37-mil-milhoes-ate-2024

É curioso que quase todos os dias surgem novos números para as necessidades da TAP... agora ´ja vai em 3,7mil milhões!!!

O percurso parece ser idêntico ao que se passou com os bancos... até que... aconteceu o que aconteceu com o Banif (onde o estado estava como accionista)... Nos outros aconteceu o que aconteceu e o estado ficou como "acompanhante" :)

Mas com todo este cenário, como vão ficar as outras companhias aéreas? Não terão direito a qualquer apoio do estado? E se alegarem a mesma situação da TAP perante a comissão europeia como sendo uma intervenção estatal que viola a livre concorrência do mercado?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 11/12/2020 12:30

Por onde andará esta senhora aposentada, que nunca mais se viu, será que anda na TAP a visitar todos os cantos do mundo :-k

https://www.youtube.com/watch?v=HU_EtlV ... 956MGsTWbI
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por MPCapital » 10/12/2020 23:54

Flav Escreveu:Bem Marco Martins a tua conbersa parece conbersa de padre, a dar lições de moral, eheh, e acusar o Costa de ser o pior dos políticos. Enfim.

Voltando ao assunto da TAP.

Rezam os Relatórios & Contas da companhia que não entrou qq euro do estado desde 1998. No entanto foi acumulandio dívida, muita com garantia do estado português e só agora em 2020 e pelos motivos que todos sabem entraram 1.200 milhões.
Na área de manutenção é uma referência mundial em qualidade de trabalho e inovação tecnológica. Mas tb aqui foi ludibriada pelo brasileiro com o contrato da Varig.
É oipinião de quem lá trabalha que o o "brasileiro" podia ter feito reeestruturações em devido tempo, mas dado o tipo de alguns contratos em que de certa forma enrolou o estado, até ao último ano fartou-se de ( não se pode dizer m**** i é ganhar) à conta da TAP.
Disseram-me mais informações de algum modo sigilosas por isso fico por aqui.


Sugiro este resumo:

"Quem assumiu o compromisso de privatizar a TAP foi Sócrates, em 2011, com a “troyka”. Ponto.

A reprivatização da TAP (Gov. Passos Coelho, 2015) foi uma das melhores operações de venda, de sempre. É verdade! Eu explico a coisa, em duas penadas.

A empresa falida, com capitais próprios negativos em 571,3 Milhões de euros - ou seja, em rigor, o Estado teria de pagar aquele montante para zerar a empresa - foi vendida, em concurso, por 10 milhões de euros. O Estado ganhou mais: a Parpublica (a estatal que detinha a TAP) ganhou com a venda quase 700 milhões de euros por “desreconhecimento de activos e passivos”, logo em 2015. Resultou dividendos e IRC para o Estado. E a TAP deixou de ser um problema para o défice orçamental...

Foi o segundo governo de Passos (durou um mês) que vendeu 65% da TAP e manteve 35% dos direitos económicos (ou seja em 2022, a ser o caso, ficaria com 35% dos lucros). E vendeu - não à pressa, a operação decorria desde 2014, após um primeiro falhanço em 2012 - para que o accionista Neelman colocasse 154 Milhões de euros para pagar os salários de Dezembro de 2015 (a TAP não tinha “caixa” para salários). Neelman cumpriu, pagou.

Depois completou a recapitalizaçao, 337,5 milhões de euros.

Em 2017, o fanfarrão Costa e o “seu melhor amigo”, atiçados pelo BE e PC, cometem crimes pátrios. Faz a “reversão”, fica com 50% do capital e 5% dos direitos económicos (ou seja, agora, fosse o caso, só tem direito a 5% dos lucros...).

O acordo de “melhores amigos”, é pior: Neelman comprometeu-se com Gov de Passos em fazer um empréstimo de 120 milhões de euros para recapitalizar a TAP. Costa “ofereceu-se” e meteu 33 milhões de euros, substituindo-se à Azul de Neelman. Passou a ser co-responsável pela recapitalizaçao da TAP. Porquê?

A Ana Gomes sabe? Eu acho isto “uma coisa à Sócrates”... caso de polícia.

Ainda é pior: o Estado passa a ter de meter dinheiro sempre que os capitais próprios fiquem acima dos famosos 571,3 milhões... e a, imaginem, a “prestações acessórias por opção” de... Neelman...!!! É o que lá está, no acordo!

Com a privatização de Passos, não havia pão para malucos: Neelman, num quadro destes, seria obrigado a revender ao Estado por 10 milhões e perdia todo o dinheiro e direitos investidos na TAP! Ponto.

Desculpem, o caso é ainda pior: em caso de nacionalização o “tótó verdinho” Pedro Nuno Santos, terá de pagar, logo à cabeça, os 337, 5 milhões de euros - a massa investida até hoje pelos privados. E o tótó não vai a tribunal, o acordo é taxativo: paga!

Para além, claro, dos falados 1,2 mil milhões de euros à injectar (já) na TAP e a assumpcão do passivo, mais “uns” 1,4 mil milhões de euros... Tudo em defesa do “povo português” como diz o “verdinho” Santos.

CONCLUSÃO: A malta, assim, percebe porque os privados andam tourear Pedro Nuno Santos e estão-se nas tintas para as fitas do homem: tiveram o melhor regime de rendas que um capitalista, transformado em gestor público, pode gozar - dado por Costa, Nuno Santos e BE - e, agora, estão disponíveis para dar de frosques: os próximos dois anos não há turismo que se veja, aviões no ar como em 2019, haverá despedimentos, devoluções de aviões e cortes de linhas aéreas. Só chatices.

Não há papel, não há palhaço."

Sobre o tema recorrente aqui se existe um risco iminente para os obrigacionistas, a verdade é que se os credores obrigacionistas fossem obrigados a perdas depois do, na prática, bailout via saída ao accionista Neeleman, teríamos, mais uma vez, agora na TAP, o PS a gerir o mundo ao contrário.
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 10/12/2020 15:18

Assim é que é, o chefe Kosta a dar o peito às balas :mrgreen:

Costa diz que a TAP não vai ser votada no parlamento. "Quem Governa, governa", mesmo nas decisões impopulares

"Quem governa, governa", salientou António Costa em Bruxelas, reforçando a ideia de que o Governo não vai submeter o plano a uma votação na AR. Quem anunciou que assim seria, "precipitou-se", disse.


https://observador.pt/2020/12/10/costa- ... populares/
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 10/12/2020 13:36

 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado: