Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 24/6/2020 21:57

Depois temos a Lufthansa que vai receber quase 9 mil milhões do Estado Alemão.
Mas é diferente, a empresa mostrou-se bem viável antes do covid-19, razão pela qual pode e deve ser salva.
Do ponto de vista do Estado, é uma pré-privatização. Quando as coisas voltarem ao velho normal, o Estado ainda vai ganhar dinheiro a vender as ações que agora vai deter em seu nome.
Ainda por cima, falar em Lufthansa, hoje, é falar em Eurowings, em Air Austria, Brussels Airlines, etc...

Too big to fail !! :roll:

P.S. - A "nova" TAP poderia ter uma rota na Europa ou duas: Paris e Bruxelas. Também se vê qual a razão !!

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Bar38 » 24/6/2020 21:56

Pata-Hari Escreveu:Eu também concordo. Até admito que o estado assuma uma empresa de tamanho muito diminuto, voando apenas as rotas cruciais para a nação (zonas de emigração e internas) pagando ordenados do estado aos seus empregados. .


Eu até preferia que paga esse serviço a um privado não tenho menor dúvida que seria mais económico. Se bem negociado!!!?? Este é o ponto e não criando lobbys e outros interesses obscuros....
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 24/6/2020 21:48

Eu também concordo. Até admito que o estado assuma uma empresa de tamanho muito diminuto, voando apenas as rotas cruciais para a nação (zonas de emigração e internas) pagando ordenados do estado aos seus empregados. Mais do que isso é extra-estado, o estado não tem que pagar nada nem ser dona de um suposto "negócio".
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Bar38 » 24/6/2020 21:23

djovarius Escreveu:Pois é Marco,

Só que isso nunca vai acontecer !!!

Outros já ocuparam os espaços. O negócio com África (para Lisboa) é viável, vindo de Luanda, Maputo e até da África do Sul.
Mas a TAP não conseguiu rivalizar com a Air France em certas rotas africanas, por razões óbvias.
Faltou jogar com Cabo Verde para "apanhar" clientes de todo o Golfo da Guiné. Mas até aí a Binter Canárias começou a ocupar esses espaços, com base nas ilhas espanholas. Agora é só ir expandido. Até a Madeira vai sendo engolida pela Binter.
Mas o negócio em África é viável.

Na América do Sul, temos forte presença no Brasil, embora os mercados de SP e RJ tenham forte concorrência. Outros destinos são viáveis, mas temos o problema da falta de penetração no mercado da América espanhola.

A TAP tentou jogar com o negócio da América do norte, mas aí a concorrência é enorme.
Na Europa é um desastre: qualquer companhia "low cost" bate aos pontos as FSC até porque as viagens são pequenas, ninguém precisa de um serviço "completo".

Por isso é que a TAP pode ir à vida, devendo existir uma companhia tipo "lusitania express" para apanhar os mercados onde se pode ganhar dinheiro quase por falta de comparência. A TAP "gorda" é um problema estrutural.
Vamos pensar racionalmente: se um Hotel não fosse viável nos últimos dez anos maravilhosos de turismo, perdendo dinheiro na maioria desses anos, haveria alguém a defender a "salvação" do mesmo ?? Mesmo que fosse (talvez) "estratégico" para uma certa localidade???
Talvez alguém o defendesse, mas com o tempo, chegariam à conclusão que se é inviável, é inviável... simples assim !!!

Eu também já pensei que seria bom defender a TAP por essas razões, mas começou a ficar óbvio que esse "estratégico" começou a ser muito caro. Nada que dê consistentemente prejuízo pode ser salvo !!

Abraço

dj


Dj, completamente de acordo.

Uma empresa que em 10 anos só 2 teve lucros e no 3 teve prejuízos da dimensão dos 2 anos anteriores...esquece é deixar cair... é a minha opinião como contribuinte de um serviço que não uso a mais de 15 anos porque por e simplesmente não é competitiva...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 24/6/2020 21:07

Pois é Marco,

Só que isso nunca vai acontecer !!!

Outros já ocuparam os espaços. O negócio com África (para Lisboa) é viável, vindo de Luanda, Maputo e até da África do Sul.
Mas a TAP não conseguiu rivalizar com a Air France em certas rotas africanas, por razões óbvias.
Faltou jogar com Cabo Verde para "apanhar" clientes de todo o Golfo da Guiné. Mas até aí a Binter Canárias começou a ocupar esses espaços, com base nas ilhas espanholas. Agora é só ir expandido. Até a Madeira vai sendo engolida pela Binter.
Mas o negócio em África é viável.

Na América do Sul, temos forte presença no Brasil, embora os mercados de SP e RJ tenham forte concorrência. Outros destinos são viáveis, mas temos o problema da falta de penetração no mercado da América espanhola.

A TAP tentou jogar com o negócio da América do norte, mas aí a concorrência é enorme.
Na Europa é um desastre: qualquer companhia "low cost" bate aos pontos as FSC até porque as viagens são pequenas, ninguém precisa de um serviço "completo".

Por isso é que a TAP pode ir à vida, devendo existir uma companhia tipo "lusitania express" para apanhar os mercados onde se pode ganhar dinheiro quase por falta de comparência. A TAP "gorda" é um problema estrutural.
Vamos pensar racionalmente: se um Hotel não fosse viável nos últimos dez anos maravilhosos de turismo, perdendo dinheiro na maioria desses anos, haveria alguém a defender a "salvação" do mesmo ?? Mesmo que fosse (talvez) "estratégico" para uma certa localidade???
Talvez alguém o defendesse, mas com o tempo, chegariam à conclusão que se é inviável, é inviável... simples assim !!!

Eu também já pensei que seria bom defender a TAP por essas razões, mas começou a ficar óbvio que esse "estratégico" começou a ser muito caro. Nada que dê consistentemente prejuízo pode ser salvo !!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 24/6/2020 20:29

A TAP para fazer sentido o estado estar como investidor, teria de:
- garantir algumas rotas para países lusofonos,
- distribuir os voos por Faro, Lisboa, Porto (garantindo ligações internas para esses voos)
- dinamizar a venda de pacotes empresariais para empresas nacionais (tanto em voos nacionais como internacionais)
- teria de ter um benefício/vantagens nos aeroportos nacionais

Só consigo perceber um investimento lesivo para o estado, quando de alguma forma o estado é compensado de outra forma.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Artista Romeno » 24/6/2020 18:08

O atr dos de helice pode ser bom dentro do universo, mas anda a competir com avioes a jato em rotas ibericas, nao sei quem anda nisso! Aquilo faz uma barulheira fui de pmi pa ibz e chegou.
Com o banif cuidado no fim o banif custou entre 2 a 3 bi, nao e nada claro k a tap nao custe 2 bi que dada a recuperacao da oitante e os 150m do santander foi o que custou
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 24/6/2020 16:04

Artista Romeno Escreveu:
PIKAS Escreveu:
Odevir Escreveu:A TAP só dava lucro enquanto mula dos tráficos do novo triangulo do atlántico Brazil/Venezula-Caboverde-Lisboa... :-"

Para primeiro post não está mal.
Aliás, só falta o palito no canto do dente e a mini em cima do balcão. E já agora uns minuins.
Cumprimentos,

Ele é palito e teve um post sport, mas tu era uns dos que dizia k a tap agr com neelman era uma ganda empresa, e é pa ele que nao meteu nem 1 euro recebeu 80 m€ da airbus pa encher a tap de avioes e emprestou dinheiro colateralizado em caixa com uma taxa de juro pornografica alem de ter despachado para aqui aqueles tratores da azul "as arrastadeiras atr"
Bottom line a tap para a comissao nao era uma empresa viavel pré covid, afinal eu nao era assim tao tonto...agora cabe questionar se nao era antes como vai ser agora com mais divida no buxo a tap é um zombie do ar


Caro,
Ninguém te chamou tonto e quanto à TAP não mudei radicalmente de opinião.
A TAP está como está mas mesmo aquelas que tu dizias que eram o supra sumo da aviação europeia, com balanços extraordinários, estão à porta dos governos a pedir milhares de milhões. E a TAP havia de estar melhor, não?
Quanto ao Neelman não tenhas a menor dúvida que o homem já fez mais na aviação mundial do que aquilo que tu sonhas um dia fazer na tua actividade. E mais fará quando tudo isto estiver ficado para trás e espero que possa trabalhar na TAP.
A TAP vai continuar, os obrigacionistas receberão o que lhes é devido no seu tempo, e custará dinheiro mas muito menos que um BES, BANIF e por aí a fora. Até lá paga muitos milhões de impostos, mesmo reestruturada os trabalhadores pagarão muitos milhões de impostos, e continuará a ser uma cia eficiente, segura e de referência na aviação europeia, mesmo que o balanço esteja torcido.
Só um aparte: os ATR não são os tratores que tu dizes. São seguros e excelentes aviões, confortáveis, fáceis e baratos de operar e manter e excelentes para percursos curtos/médios. Não tens muito melhor e digo-te isto porque turbo prop's conheço eu bem.
Cumprimentos e passa bem.
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Artista Romeno » 24/6/2020 15:28

cmgm Escreveu:Ora então vamos lá falar da TAP

http://merlin37.com/home-1/falardatap

E o roic da tap é portanto ups.....nao é nada de jeito, isso o autor nao conta
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por cmgm » 24/6/2020 15:04

Ora então vamos lá falar da TAP

http://merlin37.com/home-1/falardatap
Jesus saves. Moses invest.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1408
Registado: 20/10/2004 12:16

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Artista Romeno » 24/6/2020 14:26

PIKAS Escreveu:
Odevir Escreveu:A TAP só dava lucro enquanto mula dos tráficos do novo triangulo do atlántico Brazil/Venezula-Caboverde-Lisboa... :-"

Para primeiro post não está mal.
Aliás, só falta o palito no canto do dente e a mini em cima do balcão. E já agora uns minuins.
Cumprimentos,

Ele é palito e teve um post sport, mas tu era uns dos que dizia k a tap agr com neelman era uma ganda empresa, e é pa ele que nao meteu nem 1 euro recebeu 80 m€ da airbus pa encher a tap de avioes e emprestou dinheiro colateralizado em caixa com uma taxa de juro pornografica alem de ter despachado para aqui aqueles tratores da azul "as arrastadeiras atr"
Bottom line a tap para a comissao nao era uma empresa viavel pré covid, afinal eu nao era assim tao tonto...agora cabe questionar se nao era antes como vai ser agora com mais divida no buxo a tap é um zombie do ar
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 24/6/2020 13:59

Odevir Escreveu:A TAP só dava lucro enquanto mula dos tráficos do novo triangulo do atlántico Brazil/Venezula-Caboverde-Lisboa... :-"

Para primeiro post não está mal.
Aliás, só falta o palito no canto do dente e a mini em cima do balcão. E já agora uns minuins.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 24/6/2020 13:52

A FINNAIR está também a precisar de cash e é participada pelo estado em 30%. A operação feita é através de um aumento de capital por emissão de direitos. Cada acção dá direito à compra de 10 novas acções a metade do preço da acção detida.... :shock: .

E pronto. Há sempre modos diferentes de fazer as coisas sem ir directamente e inteiramente aos bolsos dos contribuintes não consentaneos. Se calhar porque os finlandeses não podem deixar déficits para as gerações futuras e têm que gerir o que têm e não o que os seus filhos hão de vir a criar e gerar.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Odevir » 23/6/2020 22:16

A TAP só dava lucro enquanto mula dos tráficos do novo triangulo do atlántico Brazil/Venezula-Caboverde-Lisboa... :-"
 
Mensagens: 4
Registado: 23/6/2020 22:10

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 23/6/2020 16:56

Nem de propósito...

A TAP já parecia, digamos, "inviável" antes do "apocalipse". Agora... não me parece que possa ir longe. Não rola !!
Meus belos 1.2 mil milhões, davam para ajudar as empresas turísticas que tanto dão a este país.

Há muito tempo que a TAP não ajuda, por exemplo, Faro (FAO) e Porto (OPO).
No Algarve, nos 6 meses de maior movimento, a TAP só representa entre 2 e 3% dos voos, sendo que os mesmos são apenas de Lisboa. Irrelevante, portanto, e ainda pode estar a "roubar" um Slot que poderia ser para um voo que trouxesse mais turistas do exterior, portanto, mais exportações para ajudar a conta externa.

Solução: se tiver que ir à falência, temos pena. O Estado pode depois ter uma companhia "magra" só para atender aos mercados da lusofonia. Assim, ainda ganhavam dinheiro.
Passem a companhia para mim, que eu digo como é que se faz :mrgreen: :mrgreen: :x

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Sacanitajose » 23/6/2020 16:14

aparentemente, pagou juros das Obrigações :-k
Meus caros, se os Empregados, dos TAP, forem, para o Desemprego ! :shame: :?: O Estado via Seg. Social, irá pagar, muitos milhões do dito !!! :roll:
Na retaguarda, sempre houve muita " gente" a, tomar conta daqueles que, trabalham ! :-"
:clap: Nos estamos bem ! a proxima, NOS ( um bom fruto, sebem que por dentro !? algum as estarão estragadas, ou ranços_as ! lol
Desculpem, estamos na Tap e Nos, não joga aqui !!! =;
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por don_spiritone » 23/6/2020 15:08

Nao percebo como é que se acha possível que em 6 meses se pode pagar uma ajuda de 1200 milhoes de €, especialmente na situaçao em que estamos. Nao conheço os detalhes das ajudas dos outros países às companhias de aviaçao, mas nao me parece que sejam para devolver/pagar em 6 meses.
 
Mensagens: 86
Registado: 6/8/2013 10:15

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 23/6/2020 14:11

Socorro...

"É óbvio que a TAP não tem condições para pagar dívida em seis meses"
Bruxelas autorizou Portugal a conceder à um empréstimo estatal no valor máximo de 1,2 mil milhões de euros, com uma maturidade de seis meses. O presidente da companhia aérea não considera este prazo viável.


https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por pedrofpais » 15/6/2020 13:28

DesconfiadoTotal Escreveu:Na minha opinião quem perde sempre é portugal.

Não entendo muito bem esta obsessão em manter a TAP sob a alçada do governo "enterrando" constantemente M€ do erário publico.
Neste momento até entenderia a ajuda à TAP se esta fosse uma empresa lucrativa. Mas não é. Nunca foi e nunca o será.

Pessoalmente é raro utilizar os serviços da TAP. É uma empresa Cara e as alternativas são muito mais económicas. Dizer que sem a TAP não haverá outras companhias a efectuar os voos que esta faz é tentar enganar tolos.

Ainda gostava que me explicassem esta obsessão na TAP...



Certamente sem a TAP continuaríamos a chegar aos mesmos destinos que a TAP serve. Para mim as perguntas fundamentais são:
1 - Há benefícios em existir em Lisboa um hub que interliga em especial destinos transantlânticos (EUA e Brasil) com voos europeus?
2 - Se sim, como garantir que esse hub se mant´ém?

Não tenho informação suficiente sobre a 1, embora intuitivamente me pareça que a resposta seja sim. Falta quantificar quanto isso vale. Em relação à 2, tenho sérias dúvidas que a resposta seja ser acionista controlador da TAP. No máximo, que se seja um acionista minoritário com poder de veto estratégico em relação a temas ligados a este hub. Não sei se é possível manter o hub sem a TAP.

Estou a excluir todas as considerações de rotas de serviço público que para mim devem ser suportadas através de concursos abertos. Ou seja, acho legítimo querer garantir um certo número de ligações às ilhas ou até determinadas regiões do continente mas tal deve ser feito por via de incentivos abertos a qualquer operador. P.ex. não é a TAP que opera a rota Bragança-Portimão.
 
Mensagens: 16
Registado: 2/1/2014 11:14

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por rg7803 » 13/6/2020 13:00

Não há obsessão.
Simplesmente a TAP é vista, pela opinião pública, como um símbolo de soberania, de identidade nacional.
Ela tem tanto peso, em particular junto da comunidade emigrante, como a seleção nacional, o hino, o pastel nata, o bacalhau e a sardinha assada, o fado, o hino etc etc etc.
Pessoal o país mudou em muita coisa, para melhor, mas noutras (mentalidade) não está assim tão diferente.
Nota, apesar do que escrevi, não significa que não concorde contigo.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Desconfiadopt » 13/6/2020 12:33

Na minha opinião quem perde sempre é portugal.

Não entendo muito bem esta obsessão em manter a TAP sob a alçada do governo "enterrando" constantemente M€ do erário publico.
Neste momento até entenderia a ajuda à TAP se esta fosse uma empresa lucrativa. Mas não é. Nunca foi e nunca o será.

Pessoalmente é raro utilizar os serviços da TAP. É uma empresa Cara e as alternativas são muito mais económicas. Dizer que sem a TAP não haverá outras companhias a efectuar os voos que esta faz é tentar enganar tolos.

Ainda gostava que me explicassem esta obsessão na TAP...
 
Mensagens: 149
Registado: 19/8/2019 21:48

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 13/6/2020 1:28

rg7803 Escreveu:
Mas achas que isso faz algum sentido !? Pensaste 2 mints sobre o que escreveste?
Mas qual é o interesse da Europa em PT manter a TAP...
A TAP é um player regional com alguma predominância nas rotas América Sul e África.
Achas mesmo que os restantes paises europeus vão pressionar Portugal a manter essas rotas na esfera da transportadora nacional ?
Se há um interessado primordial em manter a TAP aberta é o Governo local por motivos mais do que óbvios. Embora concorde com os que defendam que racionalmente, no longo prazo, a decisão nem é muito positiva.


A relação que fiz com a autoeuropa foi apenas um exemplo de pressão europeia. O facto da TAP continuar a funcionar não se traduz apenas em voos para países lusófonos.. A TAP tem aviões e serviços que compra a Airbus e certamente é um negócio de muitos milhões.. Por isso se a TAP falir existem alguns países têm têm muito a perder.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Bar38 » 10/6/2020 23:21

Opcard Escreveu:
Lufthansa concorda com o pacote de auxílio estatal


, em Portugal o rapaz que é ministro devia talvez vir até a DG concorrência e falar com um simples funcionário
que lhe podia explicar que no fim nem é ele a ditar o futuro da Tap ,


Ora nem mais....não podias estar mais certo....
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por rg7803 » 27/5/2020 15:17

Marco Martins Escreveu:
optimiza Escreveu:
leonidas Escreveu:


Não duvido em nada que o estado portugues tenha uma pressão europeia para manter a TAP, sob ameaça de mudarem a autoeuropa ou outras grandes empresas.....
O problema que vamos ter é um conjunto de dependências e ameaças que cada vez mais nos impedem de ser um país livre e com autonomia...
A europa é muito bonita, mas ao mesmo tempo é um negócio onde se dá com uma mão e se recebe com a outra... e muitas vezes temos de optar se queremos pactuar ou não com aquilo que vemos e assistimos... mesmo que isso também tenha interesses para nós.... ou seja, preso por ter cão e por não ter... :)



Mas achas que isso faz algum sentido !? Pensaste 2 mints sobre o que escreveste?
Mas qual é o interesse da Europa em PT manter a TAP...
A TAP é um player regional com alguma predominância nas rotas América Sul e África.
Achas mesmo que os restantes paises europeus vão pressionar Portugal a manter essas rotas na esfera da transportadora nacional ?
Se há um interessado primordial em manter a TAP aberta é o Governo local por motivos mais do que óbvios. Embora concorde com os que defendam que racionalmente, no longo prazo, a decisão nem é muito positiva.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 27/5/2020 15:11

optimiza Escreveu:
leonidas Escreveu:Questões ideológicas à parte, neste momento as obrigações ainda estão com desconto de 12-13% (acrescendo os juros). Consideram um bom investimento?

A minha opinião é que sim, mesmo para perfis mais conservadores. Seja por razões políticas ou com receito da opinião pública (muito patiótrica em relação à transportadora nacional) o estado (todos nós... :roll: :roll: ) vai lá meter dinheiro, sejam quais forem os moldes, e dificilmente vai deixar entrar em default.

mas esta é a minha opinião, acham que há alguma hipotese de o estado deixar cair a TAP?

abraços


Não existe qualquer hipótese de o estado deixar cair a TAP desta vez. Infelizmente!

No enquadramento atual da UE/BCE, até incentivam o Estado Português a torrar mais 1B na TAP (até podiam torrar mais uns B's porque é positivo para os outros países Europeus » são precisos dumb buyers com deep pockets para fabricar mais Airbus, software e hardware em Toulouse, Stutgart, Asturias, etc). Mantem-se empregos e mantem-se um concorrente péssimo e fraco para a Lufthansa, Iberia e Air France (daqueles que faz número, está presente, mas não incomoda). Não existe nada melhor que uma corrida de 100m em que os 6 atletas dopados para as medalhas correm contra 14 anões obesos (um deles a TAP).

TAP nunca será viável (só efeitos temporários de engenharia financeira e injeções de capital darão essa ilusão). Talvez na próxima crise TAP já daqui a 3 /4 anos a Macro-envolvente não permita mais injeções bilionárias. Até lá, é um LUXO de bilionários ter esta companhia, e a TAP até pode perder 220M/ano que muito provavelmente manterá o pagamento das obrigações+juros, sem haircuts.

TAP companhia de bandeira do Governo (não dos Portugueses), é a imagem (e resultado) de um Portugal cada vez mais Estatizado » % do PIB nas mãos do Estado (direta e indiretamente) vai atingir este ano o recorde desde D. Afonso Henriques, infelizmente!

nota - Sempre me identifiquei com o papel redistributivo e social do Estado moderno e Europeu, mas isto é o seu anátema » roubam aos pobres (nacionais) para dar aos ricos (estrangeiros). Pior, se dessem a escolher aos Portugueses, ao mesmo pricing e com benchmark de qualidade, preferiam provavelmente viajar na Emirates, Delta, Qatar, Turkish ou Lufthansa a viajar na TAP.


Não duvido em nada que o estado portugues tenha uma pressão europeia para manter a TAP, sob ameaça de mudarem a autoeuropa ou outras grandes empresas.....
O problema que vamos ter é um conjunto de dependências e ameaças que cada vez mais nos impedem de ser um país livre e com autonomia...
A europa é muito bonita, mas ao mesmo tempo é um negócio onde se dá com uma mão e se recebe com a outra... e muitas vezes temos de optar se queremos pactuar ou não com aquilo que vemos e assistimos... mesmo que isso também tenha interesses para nós.... ou seja, preso por ter cão e por não ter... :)
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, MPAM, PAULO 1986, PAULOJOAO, VALHALLA e 167 visitantes