Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por fosgass2020 » 10/12/2020 13:18

Disclaimer: Detive 45k obrigações da TAP que despachei, com prejuízo, a 80.49, no dia 23 de Novembro.

No meu entender, vejo que está a acontecer à TAP o que aconteceu ao país em 2011. Há um buraco que é necessário acautelar de um negócio que não tem pernas para andar. Exactamente igual a Portugal em 2011 (and counting): um país com uma economia que não é viável mas que precisa de dinheiro para continuar a respirar.

E penso que o que vai acontecer à TAP é o mesmo que aconteceu a Portugal: foram tomadas decisões que de outro modo seriam impossíveis de tomar, à conta de uma "obrigação" superior. O processo é idêntico em tudo, o método o mesmo, os protagonistas idem.

O valor das obrigações da TAP extinguiu-se no momento em que não foi exigido o pagamento integral por quebra das condições, tal como previsto no Prospecto, resultado da votação na última AG dos obrigacionistas, a 14 de Setembro. E, se na data o Governo dizia que conseguia acautelar tudo com os 1.200mio€, a coisa aparentava estar controlada. Tudo feito para a aprovação daquele ponto nº2 da AG. Entretanto, começaram a sair as notícias de que o buraco era muito maior e o Governo tinha que ir à UE pedir para lá meter mais dinheiro...

Neste momento o plano de restruturação não incorpora uma perda para os credores. Primeiro porque não há vontade política: custa votos, uma vez que a TAP tem muitos pequenos obrigacionistas, depois porque ninguém o exigiu. Mas o plano vai à UE e não estou a ver forma da UE aprovar um plano de recuperação com entrada de fundos do contribuinte europeu, sem haver perda para os credores. Primeiro vão os accionistas, depois os obrigacionistas. Simplesmente não me parece que seja possível que a TAP se safe sem perdas para os credores (nem que seja transformar as obrigações em capital que será em pouco tempo diluido, fruto das várias intervenções que o Governo vai ter que fazer).

Finalmente, lá irá o Governo dizer que isto só acontece porque é a única forma da UE aprovar o plano e eles é que mandam e blablablabla... já sabem o final!

Posso estar bastante enganado em relação a isto, só o tempo o dirá. Para já, paguei para ver!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Flav » 10/12/2020 12:42

Bem Marco Martins a tua conbersa parece conbersa de padre, a dar lições de moral, eheh, e acusar o Costa de ser o pior dos políticos. Enfim.

Voltando ao assunto da TAP.

Rezam os Relatórios & Contas da companhia que não entrou qq euro do estado desde 1998. No entanto foi acumulandio dívida, muita com garantia do estado português e só agora em 2020 e pelos motivos que todos sabem entraram 1.200 milhões.
Na área de manutenção é uma referência mundial em qualidade de trabalho e inovação tecnológica. Mas tb aqui foi ludibriada pelo brasileiro com o contrato da Varig.
É oipinião de quem lá trabalha que o o "brasileiro" podia ter feito reeestruturações em devido tempo, mas dado o tipo de alguns contratos em que de certa forma enrolou o estado, até ao último ano fartou-se de ( não se pode dizer m**** i é ganhar) à conta da TAP.
Disseram-me mais informações de algum modo sigilosas por isso fico por aqui.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 10/12/2020 12:30

Flav Escreveu:Ainda sobre este assunto e com base na notícia do Negócios, mais uma atitude errada do Sr. Rui Rio. Afinal parece que tem medo ( e com pena minha não era essa a ideia que tinha dele) de assumir as suas responsabilidades no possível voto parlamentar. O assunto pela sua importância, tal como o do Novo Banco, deve ser escrutinado pela AR e cada partido assumir in loco as suas posições e as suas justificações, mais a mais tratando-se de um governo minoritário na AR. E não há que fazer confusões nem com outros assuntos menos relevantes nem com a hipo´tese de haver mais assuntos a discutir em AR. Cada um assume as suas posições e as respetivas consequências. Estou farto das lenga lengas com bojardas para títulos de jornal que não levam a que sejam responsáveis pelas sua posições.

Para ficar registado (e sem fotografia,eheh)

Rio acusa governo de fugir às responsabilidades na TAP e abrir "precedente muito grave"
O líder do PSD está contra a intenção do Governo de levar o plano de reestuturação da TAP a votação no Parlamento.



José Coelho/Lusa


Mas se o PSD iniciou o processo de privatização da TAP (assumindo a penalização pública) precisamente porque a TAP não era viável sob a alçada estatal, e se o PSD foi contra o estado voltar a entrar na TAP com uma maioria governativa, porque motivo haverá agora o PSD de aprovar ou votar contra algo que o PS decidiu e com o qual deveria assumir o erro feito!!
Por isso é que cada vez mais as pessoas perdem confiança nos governos e nos políticos... porque agem como se o país e as governações fossem um jogo!!
Basta ver a história o Costa, que tirou o tapete ao Seguro e depois tirou o tapete ao PSD para chegar ao governo, e depois alicia o André Ventura para aprovar o orçamento e no entanto critica o PSD por fazer o mesmo que o PS iniciou!!!
Se tivessemos políticos mais sérios nas suas convicções (mesmo estando erradas) e com mais respeito pelos adversários, certamente teríamos um melhor país....
Infelizmente, esta construção e educação tem de ser feita desde o infantário priveligiando sempre o trabalho de grupo e com um objectivo de melhoria comum.
De nada nos serve promover individualidades e capacidades individuais, se todos os restantes são excluídos e ficam apenas a olhar!!!
A única coisa boa que vi nesta governação, foi a tentativa de consensos com partidos mais à esquerda... só é pena que tenham sido consensos para garantir o poleiro e não para garantir um melhor país mais sustentável.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 10/12/2020 9:16

AP vai diminuir um quarto das suas rotas
O plano de reestruturação prevê que a companhia aérea registe lucros de 30 milhões de euros em 2025. Até lá, as necessidades da TAP estão estimadas em quase 3,3 mil milhões. Os obrigacionistas não serão atingidos e com a banca será negociada a extensão de moratórias.


https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... suas-rotas
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 9/12/2020 23:18

Artista Romeno Escreveu:Já que é para manter cancros a sata devia ser integrada na tap ao menos algumas duplicidades de custos tipo call center, it etc eliminavam-se....

A SATA não tem mesmo nada a ver com a TAP, não há um único aspecto que se possa dizer que estamos a falar do mesmo excepto que os aviões de ambas tem asas.
Espero que se aproveite a onda e que agora se ponha a SATA onde deve estar: a fazer a ligação inter-ilhas e nada mais. E que o faça bem porque tem-no feito de forma muito sofrível.
Se a SATA fosse expurgada da componente política regional ( algo impossível de se fazer ) a coisa até poderia lá ir, assim é o que é.
O caso SATA é tão antigo e tem sido mais que denunciado mas os governos regionais ( e os seus orçamentos ) não estão para aí virados.
Enfim,

Em 2015: https://expresso.pt/sociedade/2015-10-1 ... -obsoletos
Em 2018: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... cao-286167
E muito mais há, basta ir ao google.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 9/12/2020 22:35

Realmente Flav, tens toda a razão, nem sei porque respondo às tuas bajulações ao teu chefe, porque parece-me claro para todos aqui neste fórum aquilo que tu representas, no entanto, dá-me gozo desmascarar a tua lenga-lenga na defesa desta classe gente que nos desgoverna :oh:

Com que então não te preocupa o que a líder do grupo parlamentar do PS pensa, mas do líder da oposição diz, isso sim já te importa :-k

Então porque é que o teu chefe quando renacionalizou a TAP, não levou o assunto ao parlamento :-k

Aqui ficam algumas citações de 2016, que te deviam fazer corar de vergonha :oops:

"Lamentavelmente, a frenética agitação de alguns oportunistas – nomeadamente os que têm vivido à custa de subsídios do Estado – e o capricho ideológico de António Costa, que, ao não respeitar a opinião do ministro das Finanças para não mexer na privatização da TAP, impôs a reversão parcial da privatização feita pelo anterior Governo.

Ao não respeitar um compromisso assumido em nome do Estado, António Costa denegriu a credibilidade de Portugal e afastou potenciais investidores estrangeiros, que não confiam num Governo que anula contratos negociados e assinados pelo seu antecessor, vencedor das eleições. Além disso, o primeiro-ministro António Costa lesou o Estado e os contribuintes, que terão de pagar dezenas de milhões de euros pela sua errada decisão política.

Depois de António Costa ter garantido, repetidamente, que o Estado ia ter 51% do capital da TAP, “a bem ou a mal”, o que se verificou é que foi derrotado. Não só porque aceitou que o Estado continue a não mandar na gestão da empresa, como também porque não conseguiu os 51% que antes garantira obter, “com acordo ou sem acordo”… Mais uma vez, “palavra dada”… não foi honrada.

António Costa, além de colocar na empresa pelo menos mais seis “boys” da sua confiança política, levou o Estado a assumir a negociação das dívidas da TAP."

https://www.publico.pt/2016/03/19/econo ... co-1726540
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Artista Romeno » 9/12/2020 21:52

djovarius Escreveu:Entretanto, nos Açores, bronca.
A Comissão Europeia mandou devolver a ajuda da Região à SATA, por ser ilegal, pois não tiveram autorização prévia de Bruxelas.

Brux-elles não perdoa, não.
Estou para ver o que sai amanhã sobre a TAP.

Eu adoro a política comercial desta última, agora são 75.000 lugares a 75 euros. :lol: :lol:
Para quem dizia que a Ryanair era um autocarro com asas, quando faziam promoções à maneira, não está nada mau.
Depois vai-se ver e esses preços têm de ser pagos com milhas além do referido dinheiro.
Então é assim que se captam novos clientes? Se eu fizesse isso nas unidades hoteleiras onde fui chefe de vendas, tinha logo uns patins à porta!!
A concorrência tem os mesmos preços e não precisam de milhas !!! :shock:

Abraço

dj

Já que é para manter cancros a sata devia ser integrada na tap ao menos algumas duplicidades de custos tipo call center, it etc eliminavam-se....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Flav » 9/12/2020 21:49

Realmente Caramelo reconheço que por vezes é uma perda de tempo trocar argumentos com alguns foristas. Mas o que é que me interessa a posição do lider parlamentar do PS. Eu tenho a minha opinião e foi isso que disse. Ao contrário do Caramelo e mais um ou outro nem tudo o que diz o chefe, lol, está sempre certo, eheh. Repito para mim é um assunto que devia ser decidido na AR até porque as consequências vão envolver elevados encargos e responsabiulidades em vários orçamentos que podem ter de ser exercidas por outros governos que não o do PS. Capice?
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 9/12/2020 20:30

Flav Escreveu:O assunto pela sua importância, tal como o do Novo Banco, deve ser escrutinado pela AR e cada partido assumir in loco as suas posições e as suas justificações, mais a mais tratando-se de um governo minoritário na AR. E não há que fazer confusões nem com outros assuntos menos relevantes nem com a hipo´tese de haver mais assuntos a discutir em AR. Cada um assume as suas posições e as respetivas consequências. Estou farto das lenga lengas com bojardas para títulos de jornal que não levam a que sejam responsáveis pelas sua posições.


Parece que a líder do grupo parlamentar do teu partido gosta é de "lenga lengas" :-k :mrgreen:

“Para o grupo parlamentar do PS, é muito claro: este é um plano de reestruturação cuja responsabilidade é do Governo. Há necessidade de o Governo prestar contas ao Parlamento sobre o que está a fazer, mas não há necessidade de o plano de reestruturação de uma empresa estratégica como a TAP ser votado no Parlamento“, disse a líder parlamentar do partido do Governo.

https://eco.sapo.pt/2020/12/09/ps-diz-q ... arlamento/
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por djovarius » 9/12/2020 19:19

Entretanto, nos Açores, bronca.
A Comissão Europeia mandou devolver a ajuda da Região à SATA, por ser ilegal, pois não tiveram autorização prévia de Bruxelas.

Brux-elles não perdoa, não.
Estou para ver o que sai amanhã sobre a TAP.

Eu adoro a política comercial desta última, agora são 75.000 lugares a 75 euros. :lol: :lol:
Para quem dizia que a Ryanair era um autocarro com asas, quando faziam promoções à maneira, não está nada mau.
Depois vai-se ver e esses preços têm de ser pagos com milhas além do referido dinheiro.
Então é assim que se captam novos clientes? Se eu fizesse isso nas unidades hoteleiras onde fui chefe de vendas, tinha logo uns patins à porta!!
A concorrência tem os mesmos preços e não precisam de milhas !!! :shock:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Flav » 9/12/2020 18:08

Ainda sobre este assunto e com base na notícia do Negócios, mais uma atitude errada do Sr. Rui Rio. Afinal parece que tem medo ( e com pena minha não era essa a ideia que tinha dele) de assumir as suas responsabilidades no possível voto parlamentar. O assunto pela sua importância, tal como o do Novo Banco, deve ser escrutinado pela AR e cada partido assumir in loco as suas posições e as suas justificações, mais a mais tratando-se de um governo minoritário na AR. E não há que fazer confusões nem com outros assuntos menos relevantes nem com a hipo´tese de haver mais assuntos a discutir em AR. Cada um assume as suas posições e as respetivas consequências. Estou farto das lenga lengas com bojardas para títulos de jornal que não levam a que sejam responsáveis pelas sua posições.

Para ficar registado (e sem fotografia,eheh)

Rio acusa governo de fugir às responsabilidades na TAP e abrir "precedente muito grave"
O líder do PSD está contra a intenção do Governo de levar o plano de reestuturação da TAP a votação no Parlamento.



José Coelho/Lusa

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt16:27
Rui Rio criticou o Governo por pretender levar a votação do plano de reestruturação da TAP a votação no Parlamento.

PUB
Com esta opção, segundo o líder do PSD, o Executivo de António Costa está a "abrir um precedente muito grave", ao mesmo tempo que foge "às suas responsabilidades".
LEIA TAMBÉM
TAP precisa de 970 milhões de apoios do Estado em 2021

"Por esse caminho, poderemos ter qualquer matéria governamental a ser votada em plenário, com todas as consequências daí decorrentes", refere Rui Rio na sua conta no Twitter.

LEIA TAMBÉM
TAP vai cortar massa salarial em 250 a 300 milhões ao ano
LEIA TAMBÉM
Governo aprovou plano da TAP que prevê mais ajudas públicas de 1,8 mil milhões

No domingo, no seu espaço de comentário na SIC, Marques Mendes disse que o Governo vai levar a debate no parlamento o plano de reestruturação da TAP e que se este for chumbado a companhia aérea vai para liquidação.

Na segunda-feira, fonte da direção do PSD disse que o grupo parlamentar social-democrata foi informado pelo Governo da intenção do Executivo de levar o plano de reestruturação da TAP a debate na Assembleia da República.

Questionada pela Lusa, fonte da direção do PSD adiantou que a intenção do Executivo de levar o plano de reestruturação da TAP a debate no parlamento foi transmitida pelo Governo não ao presidente do partido, Rui Rio, mas sim "ao grupo parlamentar, através de um deputado" da bancada laranja.

Contudo, Bruno Dias, do PCP, disse no fim da reunião desta quarta-feira com o Governo que a votação do plano na Assembleia da República não está colocada neste momento. E João Gonçalves Pereira, do CDS-PP, adiantou que a decisão do Governo de submeter o plano ao Parlamento ainda não está tomada.

O Governo aprovou na última noite o plano de reestruturação da TAP que prevê a injeção de mais 1,8 mil milhões de euros na companhia aérea até 2024, que será alvo de corte de postos de trabalho e reduções salariais.

O Governo começou esta quarta-feira de manhã as reuniões com os vários partidos com assento parlamentar para apresentação do plano de reestruturação desenhado para a TAP. Para quinta-feira está agendada, para já, a reunião com o PSD.

A apresentação do plano de reestruturação da TAP à Comissão Europeia até quinta-feira é uma exigência da Comissão Europeia, pela concessão de um empréstimo do Estado de até 1.200 milhões de euros, para fazer face às dificuldades da companhia, decorrentes do impacto da pandemia de covid-19 no setor da aviação.

O plano prevê o despedimento de 500 pilotos e 750 trabalhadores de terra, assim como a redução de 25% dos seus salários, divulgaram os sindicatos que os representam.

O Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) apelaram ao Governo que negoceie com Bruxelas o adiamento da apresentação do Plano de Reestruturação da TAP, denunciando que este está baseado em previsões de mercado "completamente desatualizadas".
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 9/12/2020 16:27

Neste momento a melhor opção para a TAP, acho que seria aproveitar aquilo que da lucro (sem depender unicamente dos voos TAP) e vender o restante como os aviões a uma companhia que viabilizasse os funcionários existentes, evitando assim a redução do tamanho da TAP.
Como garantia, o estado teria de ter asseguradas determinadas rotas em x anos, bem como a utilização dos vários aeroportos nacionais.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 9/12/2020 16:15

Flav Escreveu:Sim tb estou a incluir esse prémio, mas qual é o teu problema, serás machista ?? lol.
O resto (outro tipo de cassete) nem vale a responder.


Por acaso coloquei também lá este prémio, mas como não tinha foto, não deves ter visto :lol:

https://eco.sapo.pt/2017/01/20/o-melhor ... an-da-tap/
Anexos
Lacerda.png
Lacerda.png (609.41 KiB) Visualizado 8912 vezes
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Flav » 9/12/2020 16:00

Sim tb estou a incluir esse prémio, mas qual é o teu problema, serás machista ?? lol.
O resto (outro tipo de cassete) nem vale a responder.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 9/12/2020 15:55

Flav, em relação à cassete, quem está sempre aqui a debitar as benfeitorias do Kosta e amigos do PS és tu, normalmente colocando uns paninhos quentes sempre por baixo do rabinho desta gente que nos levou 3 vezes à falência e se prepara para mais uma :-k

Ah... e como não podia deixar de ser a culpa é mais uma vez do... Passos :-k

Em relação a prémios, seguramente que te referes a estes :mrgreen:

https://eco.sapo.pt/2017/01/20/o-melhor ... an-da-tap/
Anexos
SS.png
SS.png (244.59 KiB) Visualizado 8941 vezes
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Flav » 9/12/2020 15:28

Eheh mais um poste à la mode Caramelo. Explica lá pelas tuas palavras e sem copiares uma ou outra cassete anti-TAP ( não me refiro a algumas opiniões aqui postadas) porque és pelo fecho da TAP ( e como vais explicare isso aos teus amigos do PSD, que muitas culpas também têem na atual situação da TAP). O Costa fez o que poderia ser feito para evitar entre outras coisas continuar a mà gestão "privada", com distribuição de prémios chorudos em anos de prejuizos, etc, porque no fundo acha que se pode viabilizar a TAP aproveitando a sua marca e os mercados onde se pode expandir.
E o SEF não é assunto para este tópico, mas O Caramelo gosta de misturar as coisas, lol.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Caramelo » 9/12/2020 15:16

É impressionante como se continua a estoirar dinheiro neste país e continua tudo impávido e sereno a pagar sem dizer um pio, mesmo aqueles que nunca andaram de avião vão levar mais uma martelada, para já de 3 mil milhões de euros, que no fim veremos multiplicados por quanto :wall:

https://eco.sapo.pt/2020/12/03/carga-fi ... a-da-ocde/

E tudo isto porque o Kosta resolveu brincar aos aviões e renacionalizar aquilo que tanto custou a privatizar e ninguém o confronta com isto :-k

A propósito, já que o desgraçado do Ucraniano foi morto à pancada no aeroporto, o prémio dado à directora demissionária do SEF é 12.000,00 Euros mensais :clap:

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/05-nov- ... 8Xje1N2W3c

Enfim... temos aquilo que merecemos :cry:
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Flav » 9/12/2020 13:49

Aqui vou dar uma primeira pequena resposta ao Otimiza.

Das pessoas que conheço bem e que trabalharam ou trabalham na TAP (desde cargos de chefia no setor da manutenção a pilotos séniores) são do melhor que existe nomeadamente em termos de competência profissional. E os bons vencimentos que recebem são competitivos com os de outras companhias de referência, incluindo de Singapura e Emirates. Aliás foram bastantea assediados por essas e outras companhias.
O processo de reestruturação da TAP que está para ser enviado a Bruxelas, supostamente pretende tornar a TAP uma empresa viável, mantendo os elevados padrões de qualidade ( e não é necessário ter aspenas gajas boas nas hospedeiras de bordo, como refere o Nuno99, lol).
Depos de ter mais opiniões dessas pessoas que conheço da TAP, volto ao assunto.
Contudo refiro já também que é muito importante e uma jogada política de mestre levar o assunto do Plano de Reestruturação à AR. Obriga muita gente, nomeadamente os deputados a não emitirem opiniões tipo blablabla, sem medirem as consequências na TAP, nos trabalhadores, no Hub de Lisboa, nas empresas fornecedoras da TAP e em última análise na possibilidade de receber ajudas da UE.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Optimiza » 9/12/2020 12:49

Xico P Escreveu:Optimiza, tocas num ponto interessante...é justo manter os trabalhadores da TAP com as regalias que têm e depois temos enfermeiros a ganhar 6 euros? Ou os médicos a ganhar o que ganham... :|


Xico P, não é socialmente justo, não é moralmente adequado, não é financeiramente comportável, não motiva ninguém.

Mesmo para os trabalhadores da TAP, divididos por dezenas de facções sectoriais com interesses contraditórios, ninguém acha que devem ganhar muito mais do que os homólogos, mesmo trabalhando pouco ou nada, só porque são ungidos pelo Estado Português.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Xico P » 9/12/2020 12:35

Optimiza, tocas num ponto interessante...é justo manter os trabalhadores da TAP com as regalias que têm e depois temos enfermeiros a ganhar 6 euros? Ou os médicos a ganhar o que ganham... :|
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Optimiza » 9/12/2020 12:07

Xico P Escreveu:Talvez a TAP tenha servido em demasia para alguns cargos políticos...(assim de repente lembro-me da mulher do Medina). Não faz sentido o Estado continuar a injectar dinheiro nesta companhia. Existem outras prioridades ao qual o Governo deve prestar atenção, assim de repente lembro-me da natalidade. Gerir um país é isto, é optar...


Alternativa correctissima. Colocar assim uma alternativa REFUNDACIONAL (tentar eliminar a redução e envelhecimento acentuado do país) para o "investimento" do Estado de 3B (1.2B+1.8B) na TAP em 5 anos e de um passivo que facilmente chegará aos 5B.

O negócio das companhias aéreas é de escala, de eficiência e de mercados cativos. Ora a TAP tenderá a ser cada vez menos competitiva (apenas no Estado Novo tinha mercados cativos e preços impostos).

Versus Emirates e Singapore Airlines (grandes companhias de pequenissimos países) - nunca a TAP terá escala Mundial e imagem de qualidade superlativa. Nunca terá as eficiências nas compras e sobretudo no rácio de trabalhadores por avião (pior companhia na Europa em 2019). Nunca mais terá mercados cativos dentro da UE (ao contrário de companhias na Asia/Medio Oriente, USA, Brasil).

Logo, o ideal em 2021 seria fechar a inviável TAP e a) financiar com 1.8B uma nova companhia "bandeira" 100% privada, mediante condições de investimento, de incorporação de 70% dos trabalhadores da TAP (bastam 70% escolhidos a dedo para manter a frota actual), de domínio acionista e de rentabilidade projetada. b) fazer uma parceria a 20 anos, com grupo Europeu que assegurasse as rotas rentáveis e parte dos trabalhadores, subsidiando as 9 rotas não rentáveis mas necessárias).

p.s. Como os "melhores dos melhores" funcionários públicos, os empregados TAP beneficiam de salários tremendos e de regalias incomparáveis. São mais que às mães, com produtividade assustadora nos últimos 30 anos, mas em média, levam (direta e indiretamente) para casa 10 vezes mais que um GNR » Quem tem dinheiro tem vícios!

nota - todos nós quando pagamos as viagens de avião quase nunca escolhemos TAP. Quando queremos preço (maioria das vezes) optamos pela Ryanair, easyjet, quando queremos qualidade (ao mesmo preço da TAP), optamos por Emirates, Singapore, Turkish e Lufthansa. TAP...só quando o bilhete é-nos entregue.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 9/12/2020 12:04

Marco Martins Escreveu:
mais_um Escreveu:Ulisses,

Depois do que se passou no BES e agora bastante recentemente com a votação do OE no que diz respeito ao Novo Banco, já não digo nada.

Não meto um € nas obrigações da TAP.
Como não sai do bolso dos deputados o impacto das suas decisões, penso que vai haver politiqueira até ao ultimo segundo dessa votação na AR (a acontecer).

Um abraço


https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/governo-aprovou-plano-da-tap-que-preve-mais-ajudas-publicas-de-18-mil-milhoes

Como todos os Portugueses, indirectamente vai ter de por dinheiro na TAP :)

3 mil milhões para criar uma empresa mais pequena e com um suposto lucro em 2023!!!!

Que alterações implicará esta reestruturação e que rotas a TAP prevê ter sem grande concorrência de forma a garantir um lucro em 2023?
Após toda esta injecção de dinheiro, o estado prevê recuperar algum quando a TAP der lucro?
Seria interessante saber, neste momento qual será a dívida total da TAP e quais os bancos mais entalados para perceber as pressões que o estado está a ter...


Curiosamente as notícias que têm vindo a público indicam que as medidas a tomar agora serão as mesmas de 1994 mas quando a TAP pelo menos tinha uma abrangência mais nacional!!!
Depois de vários anos em contínuo prejuízo, afinal o que esperamos da TAP e o que será diferente agora?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Xico P » 9/12/2020 11:39

Talvez a TAP tenha servido em demasia para alguns cargos políticos...(assim de repente lembro-me da mulher do Medina). Não faz sentido o Estado continuar a injectar dinheiro nesta companhia. Existem outras prioriedades ao qual o Governo deve prestar atenção, assim de repente lembro-me da natalidade. Gerir um país é isto, é optar...
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 9/12/2020 11:18

mais_um Escreveu:Ulisses,

Depois do que se passou no BES e agora bastante recentemente com a votação do OE no que diz respeito ao Novo Banco, já não digo nada.

Não meto um € nas obrigações da TAP.
Como não sai do bolso dos deputados o impacto das suas decisões, penso que vai haver politiqueira até ao ultimo segundo dessa votação na AR (a acontecer).

Um abraço


https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/governo-aprovou-plano-da-tap-que-preve-mais-ajudas-publicas-de-18-mil-milhoes

Como todos os Portugueses, indirectamente vai ter de por dinheiro na TAP :)

3 mil milhões para criar uma empresa mais pequena e com um suposto lucro em 2023!!!!

Que alterações implicará esta reestruturação e que rotas a TAP prevê ter sem grande concorrência de forma a garantir um lucro em 2023?
Após toda esta injecção de dinheiro, o estado prevê recuperar algum quando a TAP der lucro?
Seria interessante saber, neste momento qual será a dívida total da TAP e quais os bancos mais entalados para perceber as pressões que o estado está a ter...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Artista Romeno » 7/12/2020 22:22

djovarius Escreveu:Boas,

Eis mais um exemplo do que o prof. Mauldin (tenho um tópico sobre isso) chamava de "crony capitalism", o verdadeiro "reset" que faz falta é o de acabar com isso para que os bilionários não fiquem com tudo e os outros com nada.
Não é assim que os mercados livres trabalham, pelo menos, como conhecemos e estudamos. Hoje, o risco zero paga quase zero (vide depósitos bancários), antes ainda se podia optar entre poupar e investir, assumindo a responsabilidade por tais atos, pois havia mercado para todas as situações.

Repare-se o que acontece aqui: com a nacionalização parcial e as ajudas, as "bonds" que pagavam na emissão acima de 4% (seriam consideradas "junk" em qualquer ponto da zona EUR), passaram a ser de risco quase nulo, apesar de pagarem bem. Espantoso, não?

Os "krredorrres" da empresa podem rir-se da situação, pois de repente ficaram com um fiador que é o contribuinte português.
Ora, eu não me lembro de assinar um contrato para ser fiador de ninguém. Vocês assinaram?

Era disto que eu falaria se fosse deputado. :shock:

Abraço

dj


este é um bom exemplo do motivo pelo qual portugual é uma roménia, nao havendo destruição criativa o inicio para uma economia mediocre está dado. Depois a mediania dos agentes economicos que so pensam em retornos rapidos e rentismo trata do resto.
quanto á pergunta nem tu nem eu nem ninguem....mas se preciso for ainda ha muito politico que diz que a tap não pode morrer, nem os ctt etc.... :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, jsousa71, latbal, malakas, MR32, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trend=friend, WofG, ze couves e 188 visitantes