Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Lutando contra os dividendos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Lutando contra os dividendos

por tyui » 7/5/2019 23:08

Em minha opinião Ulisses está 100% certo relativamente aos dividendos.

Ainda hoje tivemos um exemplo real disso mesmo... a Galp. Distribuiu um dividendo de 0,355€ mas a acção com esse desconto incorporado acabou por baixar bem mais.

Portanto para os pequenos investidores mais vale comprar acções no(s) dias seguintes ao ex-dividendo!
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: Lutando contra os dividendos

por Dr Tretas » 7/5/2019 18:55

ZeNovato Escreveu:Essa é nova para mim. :shock: Não sabia.
O meu pai tem um empresa familiar (uma micro, nano, pico) e sempre que faz distribuição, fá-lo através de uma retirada como prémio afectado de IRS em função do valor e SS dos tais 34,75%.


Pois, ele que leia o art. 40-A do Código do IRS. Desde que viva em Portugal, e a empresa tenha também sede em Portugal, os lucros distribuídos a accionistas só entram em 50%.

Claro que há outras considerações, a distribuição de lucro não conta como despesa para a empresa, ao passo que o prémio se calhar sim; tem que se fazer as contas tanto do lado do IRC como do IRS e ver o que vale mais a pena.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Lutando contra os dividendos

por ZeNovato » 7/5/2019 17:20

Laribau Escreveu:
ZeNovato Escreveu:Quando referi a SS estava a falar de distribuição de resultados (equivalente aos dividendos das empresas cotadas) mas de empresas não cotadas.
Um patrão, quando no final do ano faz distribuição de resultados não tem de fazer através de uma retirada de prémio ou algo do género? Essa retirada é incluida juntamente com o vencimento e ai paga SS. Pelo menos penso que é assim.


Uma empresa pequena ou grande, cotada ou não cotada, pode distribuir lucros sob a forma de dividendos, sendo a sua tributação efetuada de acordo com as mesmas regras.


Essa é nova para mim. :shock: Não sabia.
O meu pai tem um empresa familiar (uma micro, nano, pico) e sempre que faz distribuição, fá-lo através de uma retirada como prémio afectado de IRS em função do valor e SS dos tais 34,75%.
Era por isso que eu falava que para estas situações o melhor era deixar ficar o dinheiro nas empresas porque por cada 1k descontar mais 34% a empresa pagava muitos impostos.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Lutando contra os dividendos

por Laribau » 7/5/2019 16:21

ZeNovato Escreveu:Quando referi a SS estava a falar de distribuição de resultados (equivalente aos dividendos das empresas cotadas) mas de empresas não cotadas.
Um patrão, quando no final do ano faz distribuição de resultados não tem de fazer através de uma retirada de prémio ou algo do género? Essa retirada é incluida juntamente com o vencimento e ai paga SS. Pelo menos penso que é assim.


Uma empresa pequena ou grande, cotada ou não cotada, pode distribuir lucros sob a forma de dividendos, sendo a sua tributação efetuada de acordo com as mesmas regras.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Lutando contra os dividendos

por ZeNovato » 7/5/2019 16:15

Laribau Escreveu:
ZeNovato Escreveu:A distribuição de dividendos das empresas cotadas desconta-se 28% por quem recebe e quem paga? Se não for cotada em bolsa paga 34% para a segurança social e quem recebe ainda desconta em função do seu escalão.


Onde é que aprendeu essa dos 34 % para a SS? Quanto ao escalão de IRS, paga se englobar e mesmo assim só paga sobre 50% (tanto faz estar cotada ou não...!).


Quando referi a SS estava a falar de distribuição de resultados (equivalente aos dividendos das empresas cotadas) mas de empresas não cotadas.
Um patrão, quando no final do ano faz distribuição de resultados não tem de fazer através de uma retirada de prémio ou algo do género? Essa retirada é incluida juntamente com o vencimento e ai paga SS. Pelo menos penso que é assim.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Lutando contra os dividendos

por forza algarve » 7/5/2019 14:51

a empresa ja paga taxas sobre os ganhos e depois ainda nos somos taxados..e um 28%...um absurdo ..uma taxa abnorme numa bolsa que deveria ter taxas baixas justamente para impulsionar ainda mais os investimentos e a liquidez..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Lutando contra os dividendos

por Laribau » 7/5/2019 13:44

ZeNovato Escreveu:A distribuição de dividendos das empresas cotadas desconta-se 28% por quem recebe e quem paga? Se não for cotada em bolsa paga 34% para a segurança social e quem recebe ainda desconta em função do seu escalão.


Onde é que aprendeu essa dos 34 % para a SS? Quanto ao escalão de IRS, paga se englobar e mesmo assim só paga sobre 50% (tanto faz estar cotada ou não...!).
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Lutando contra os dividendos

por ZeNovato » 7/5/2019 12:47

Como é que uma empresa portuguesa pode aplicar os seus lucros em vez de os distribuir (mesmo que não seja cotada)?
Pode por exemplo comprar um apartamento para alugar mesmo que não seja do ramo imobiliário? Pode comprar um terreno ou novo armazém? Pode comprar acções?
A distribuição de dividendos das empresas cotadas desconta-se 28% por quem recebe e quem paga? Se não for cotada em bolsa paga 34% para a segurança social e quem recebe ainda desconta em função do seu escalão.
O que quero dizer é que às vezes fica caro fazer essas distribuições.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Lutando contra os dividendos

por Dr Tretas » 30/4/2019 15:43

Agora anda na moda criticar as distribuições de dividendo. Claro que o melhor uso que uma empresa deve dar ao excesso de capital é reinvestir no negócio (incluo aqui aquisições), ninguém discorda disso, penso eu.
As outras possibilidades são:

- pagar dividendos
- compra de acções próprias (share buybacks em "Amaricano" :mrgreen: )
- pagar dívida

Desta lista fica sempre bem criticar os dividendos, mas já os buybacks é uma cena fixe :roll: quando na verdade ambas são formas de distribuir capital pelos accionistas.

Como já aqui foi dito, em termos fiscais os dividendos ganham, pelo menos cá em Portugal. Nos EUA, deve ser diferente, por isso eles por lá gostam é de buybacks.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Lutando contra os dividendos

por Brah » 30/4/2019 15:34

Laribau Escreveu:
The Doctor Escreveu:Sobre a política de remuneração do accionista seguida pela empresa, e ignorando aqui a fiscalidade do accionista, é essencial ter em conta o perfil da empresa.

Se eu for accionista da fintech A, por exemplo, não faz qualquer sentido esperar que esta me pague qualquer dividendo caso tenha resultados positivos (ainda que muito positivos). Pela sua natureza, todos os meios libertos e resultados devem ser reinvestidos pela empresa A. Quando eu aplicasse esses dividendos dificilmente teruia uma rentabilidade superior à dos investimentos desta empresa.
Poderá surgir, então, o seguinte argumento “com os dividendos da A posso diversificar investindo noutra startup ou, em alternativa, reduzir o risco da minha carteira e investir numa empresa com um histórico de valorização e distribuição de dividendos mais estável como a REN ou EDP”. Mesmo nesse caso também não faz sentido limitar o crescimento da A (e respectiva valorização das acções) pois nada me impede de aproveitar essa valorização para reduzir a minha participação e prosseguir a minha estratégia de diversificação/limitação de risco.
Se a empresa tem vários investimentos alternativos com elevada rentabilidade e capacidade de crescimento, não se entende que limitasse a sua estrutura de capital através da distribuição de dividendos.


Por outro lado, se eu for accionista da empresa B, por exemplo a REN, faz sentido, etc.., etc.., etc..,


Evidentemente. Respondia apenas àqueles (são vários aqui) que parecem achar que dividendos são uma obrigação das empresas e um direito dos accionistas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 581
Registado: 2/11/2006 11:31
Localização: coimbra

Re: Lutando contra os dividendos

por Laribau » 30/4/2019 13:41

The Doctor Escreveu:Sobre a política de remuneração do accionista seguida pela empresa, e ignorando aqui a fiscalidade do accionista, é essencial ter em conta o perfil da empresa.

Se eu for accionista da fintech A, por exemplo, não faz qualquer sentido esperar que esta me pague qualquer dividendo caso tenha resultados positivos (ainda que muito positivos). Pela sua natureza, todos os meios libertos e resultados devem ser reinvestidos pela empresa A. Quando eu aplicasse esses dividendos dificilmente teruia uma rentabilidade superior à dos investimentos desta empresa.
Poderá surgir, então, o seguinte argumento “com os dividendos da A posso diversificar investindo noutra startup ou, em alternativa, reduzir o risco da minha carteira e investir numa empresa com um histórico de valorização e distribuição de dividendos mais estável como a REN ou EDP”. Mesmo nesse caso também não faz sentido limitar o crescimento da A (e respectiva valorização das acções) pois nada me impede de aproveitar essa valorização para reduzir a minha participação e prosseguir a minha estratégia de diversificação/limitação de risco.
Se a empresa tem vários investimentos alternativos com elevada rentabilidade e capacidade de crescimento, não se entende que limitasse a sua estrutura de capital através da distribuição de dividendos.


Por outro lado, se eu for accionista da empresa B, por exemplo a REN, faz sentido, etc.., etc.., etc..,
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Lutando contra os dividendos

por Brah » 30/4/2019 13:19

Sobre a política de remuneração do accionista seguida pela empresa, e ignorando aqui a fiscalidade do accionista, é essencial ter em conta o perfil da empresa.

Se eu for accionista da fintech A, por exemplo, não faz qualquer sentido esperar que esta me pague qualquer dividendo caso tenha resultados positivos (ainda que muito positivos). Pela sua natureza, todos os meios libertos e resultados devem ser reinvestidos pela empresa A. Quando eu aplicasse esses dividendos dificilmente teruia uma rentabilidade superior à dos investimentos desta empresa.
Poderá surgir, então, o seguinte argumento “com os dividendos da A posso diversificar investindo noutra startup ou, em alternativa, reduzir o risco da minha carteira e investir numa empresa com um histórico de valorização e distribuição de dividendos mais estável como a REN ou EDP”. Mesmo nesse caso também não faz sentido limitar o crescimento da A (e respectiva valorização das acções) pois nada me impede de aproveitar essa valorização para reduzir a minha participação e prosseguir a minha estratégia de diversificação/limitação de risco.
Se a empresa tem vários investimentos alternativos com elevada rentabilidade e capacidade de crescimento, não se entende que limitasse a sua estrutura de capital através da distribuição de dividendos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 581
Registado: 2/11/2006 11:31
Localização: coimbra

Re: Lutando contra os dividendos

por JohnyRobaz » 30/4/2019 0:39

Julgo que numa óptica de investidor, faz todo o sentido receber dividendos, desde que sustentáveis. São os lucros da empresa da qual faz parte como accionista, seja pequeno ou grande. Como diz o Peter Lynch, mais vale distribuir aos accionistas que diversificar em investimentos que são só tiros no pé.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Lutando contra os dividendos

por afcapitao » 29/4/2019 22:20

Boa noite Ulisses. Por acaso não concordo muito com a tua visão. Os dividendos são uma espécie de compromisso que as empresas fazem com os seus sócios. O mercado nem sempre avalia justamente uma cotada. Há momentos em que o preço da ação está subavaliado, e são os dividendos que asseguram (idealmente) uma remuneração acionista sem que o sócio tenha que vender ações (ver exemplos: REN, EDP.. etc).
Já para não falar que do ponto de vista da tributação, grosso modo, é semelhante: se eu vender ações com mais-valia, sou taxado a 28%. A mesma tributação de 28% incide sobre os dividendos. Além disso, em Portugal é favorável o englobamento de dividendos de ações portuguesas, onde consegues obter taxas inferiores.
Claro que idealmente as empresas retinham o capital, e utilizavam-no e capitalizavam-no dentro da empresa. Mas este compromisso de distribuição de dividendos é importante. Penso que o teu artigo é mais numa ótica de trading. Na ótica de investimento, uma renda estável e consistente é sempre bem-vinda. Pergunto-te: se fores sócio de uma empresa não cotada, como esperas ser remunerado?
Se calhar o mercado acionista tem outras especificidades, ou os perfis de investidores e maneira de estar no mercado também são diferentes. Mas não consigo deixar de associar a estabilidade de dividendo a um bom investimento.
Abraço
 
Mensagens: 252
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Lutando contra os dividendos

por Laribau » 29/4/2019 22:06

Ulisses Pereira Escreveu:A diferença é que o valor da casa não diminui por receberes esse income extra, mas na empresa naturalmente que sim.

Quanto a essa questão fiscal, se não houver dividendos podes fazer uma gestão fiscal o mais eficiente que conseguires enquanto nos dividendos, como bem afirmas, isso não é possível porque são logo taxados à cabeça.

Abraço,
Ulisses



A questão não é asim tão líquida. É bem verdade que a questão fiscal pode e deve ser bem ponderada, quer por parte da empresa quer por parte do investidor. Por exemplo: há empresas que remuneram (opcionalmente) os acionistas mediante aumentos de capital, recomprando de seguida o mesmo número de ações que distribuiram no AC e cancelando as mesmas, evitando assim a tributação do Dividendo e também a diluição decorrente do AC.

Quanto à distribuição de dividendo enquanto politica, é uma questão que não tem uma resposta universal para todas as empresas. Acaso uma empresa não tenha forma de reinvestir os seus lucros de forma a manter uma adequada remuneração dos capitais próprios, deverá a mesma devolver o excesso aos acionistas, sob pena de perder competitividade no mercado de capitais. Quando uma empresa tem excesso de capital e por isso a respetiva rendibilidade é baixa, o que acontece é que a empresa se encaminha para um valor de cotação que não reflete os capitais próprios (por defeito), por forma a tornar mais interesssante a rendibilidade de potenciais investidores (vide price to book value dos bancos que na europa estão atulhados de regulamentação e imposições de capital cada vez maiores).

Quanto ao ajuste do valor da cotação, é verdade, o copo fica um pouco mais vazio, mas ao longo do ano seguinte vai enchendo novamente... 8-)

Contas de agricultor (não liguem muito...!)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Lutando contra os dividendos

por Ulisses Pereira » 29/4/2019 18:01

A diferença é que o valor da casa não diminui por receberes esse income extra, mas na empresa naturalmente que sim.

Quanto a essa questão fiscal, se não houver dividendos podes fazer uma gestão fiscal o mais eficiente que conseguires enquanto nos dividendos, como bem afirmas, isso não é possível porque são logo taxados à cabeça.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Lutando contra os dividendos

por Minsk » 29/4/2019 17:57

Ulisses Pereira Escreveu:Os investidores recebem o dividendo e a acção desvaloriza-se. A questão é essa. Não vejo qual a vantagem de um pequeno accionista ter o dividendo na conta e ter acções que valem menos.

Os dividendos são verdadeiramente importantes para os grandes accionistas que não podem vender as suas acções para não perderem o controlo da empresa. Se um pequeno investidor é accionista de uma empresa que não distribuiu dividendos e se acha que a empresa deveria distribuir um dividendo X tem uma solução fácil: vende anualmente essa percentagem das suas acções.

Abraço,
Ulisses


Ulisses, existem também os pequenos acionistas que gostam/precisam daquele income extra que dá os dividendos o qual pode ser usado para consumo ou investimento. Isto mantendo aquele número de ações inalterado. Em analogia, como possuir um imóvel e receber a renda anual toda de uma vez, mantendo o valor da propriedade. A vantagem disto? Uma delas por exemplo evitar declaração de impostos visto que o dividendo é taxado na fonte.
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: Lutando contra os dividendos

por Clinico » 29/4/2019 17:53

Desculpem uma opinião pessoal, não baseada em estudos:

Se formos a ver o preço das nossas cotadas, é claro que qualquer dividendozeco se reflecre no preço das mesma

Se investimos nos EUA, os dividendos não me parecem que tenham grande reflexo no preço ou na direcção da cotada

Pelo sim , pelo não, concordo com a opinião de muitos,e sigo - a, que uma carteira de médio/longo prazo deveria conter value stocks - que não dão dividendos mas são boas companhias - FB, AMZN por exemplo, e dividend stocks - companhias sólidas que dão bons dividendos - MSFT, JPM e mesmo a T e a MMM apesar dos resultados, entre outras. Nestas ultimas, não consigo notar a influencia do dividendo na cotação da companhia

Seja como for, e apesar de parecer estarmos em fins de ciclo (estamos?) parece-me adequado conter estes 2 tipos de cotadas em carteira
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lutando contra os dividendos

por Ulisses Pereira » 29/4/2019 16:31

Os investidores recebem o dividendo e a acção desvaloriza-se. A questão é essa. Não vejo qual a vantagem de um pequeno accionista ter o dividendo na conta e ter acções que valem menos.

Os dividendos são verdadeiramente importantes para os grandes accionistas que não podem vender as suas acções para não perderem o controlo da empresa. Se um pequeno investidor é accionista de uma empresa que não distribuiu dividendos e se acha que a empresa deveria distribuir um dividendo X tem uma solução fácil: vende anualmente essa percentagem das suas acções.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Lutando contra os dividendos

por PIKAS » 29/4/2019 16:24

lfhm83 Escreveu:Sempre achei que os dividendos deviam ficar todos nas empresas e serem investidos para permitir maior crescimento, ou para saldar divida.

Actualmente vejo que para alguns investidores terão interesse em ter uma renda anual do capital investido e como em tudo é uma questão de equilíbrio, parece-me que deve realmente existir um dividendo, para atrair esta categoria de investimento que procura a renda fixa, mas que seja um dividendo moderado sem por em causa as contas e o desenvolvimento da cotada.


O dividendo é a remuneração do capital. Então o capital investido não se remunera? Já agora não se remunerava também o trabalho, logo os trabalhadores não recebiam salário.
O que não concordo é a gestão distribuir mais em dividendos que o lucro obtido, endividando assim a empresa.
Para mim, acho que todas as empresas deviam distribuir 75% do lucro obtido, percentagem que me parece justa.
Exceptuava os casos em que a gestão apresentasse aos accionistas planos credíveis de expansão e crescimento para os quais essa verba pudesse fazer toda a diferença e obtivessem acordo deles.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Lutando contra os dividendos

por Pageup » 29/4/2019 16:15

lfhm83 Escreveu:Sempre achei que os dividendos deviam ficar todos nas empresas e serem investidos para permitir maior crescimento, ou para saldar divida.

Actualmente vejo que para alguns investidores terão interesse em ter uma renda anual do capital investido e como em tudo é uma questão de equilíbrio, parece-me que deve realmente existir um dividendo, para atrair esta categoria de investimento que procura a renda fixa, mas que seja um dividendo moderado sem por em causa as contas e o desenvolvimento da cotada.



Então acho que achaste mal...lol

As empresas foram para a bolsa, isto é venderam-se elas próprias para arranjarem dinheiro a custo zero para poderem crescer, tem que dar algum estimulo aos seus investidores, porque para isso ponho o dinheiro no banco a render 0,0010 enão corro riscos.

Como se diz no alentejo " era dado e de aregassado"
 
Mensagens: 730
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Lutando contra os dividendos

por JorgeM2014 » 29/4/2019 16:06

Ulisses.

A questão do efeito dividendos passa, pelo que vejo atualmente no conhecimento por parte dos pequenos investidores na possibilidade de englobar rendimentos taxando em IRS apenas 50% dos dividendos. Em algumas situações torna-se muito vantajoso comprar antes da distribuição.
Abraço
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: Lutando contra os dividendos

por BearManBull » 29/4/2019 12:46

Sempre achei que os dividendos deviam ficar todos nas empresas e serem investidos para permitir maior crescimento, ou para saldar divida.

Actualmente vejo que para alguns investidores terão interesse em ter uma renda anual do capital investido e como em tudo é uma questão de equilíbrio, parece-me que deve realmente existir um dividendo, para atrair esta categoria de investimento que procura a renda fixa, mas que seja um dividendo moderado sem por em causa as contas e o desenvolvimento da cotada.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Lutando contra os dividendos

por Ulisses Pereira » 29/4/2019 12:00

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "Lutando contra os dividendos":
[url]
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao ... 3Noticias1[/url]

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, IX Hispana, latbal, nfaz, Pedromoreiraaaa, peterteam2, Shimazaki_2 e 371 visitantes