Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Baralha e volta a dar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Baralha e volta a dar

por pemides2 » 6/4/2019 23:45

Ulisses Pereira Escreveu:Acho que os investidores não devem estar sempre completamente investidos. Não creio que vender uma acção para comprar outra faça sentido. Quando eu compro uma acção, acredito só a vender quando mostrar sinal de fraqueza. Até que isso aconteça, acho que se devem correr os ganhos e, por isso, uso a expressão "manter". E por que não comprar? Porque em alguns momentos, se a acção está longe de um suporte, por exemplo, entrar numa acção com tendência descendente mas só poder colocar o "stop" muito longe faz com que seja um negócio com uma má relação rentabilidade/Risco. Ou se a resistência estiver perto, o "timing" de entrada não poderia ser pior.


Obrigado pela resposta (tive problemas em fazer logins nestes dias e não consegui responder mais cedo). Não me leves a mal, perguntei-te isto a ti mas a expressão "manter" é utilizada por todos os analistas, pelo que seguramente faz sentido e sou eu que não tenho experiência suficiente de mercados para a perceber (e não tenho).

Mas se um negócio tem uma má relação rentabilidade/risco para quem está a entrar, não tem também a mesma má relação rentabilidade/risco para quem está dentro? Eu sei que quem já entrou mais cedo provavelmente já fez algum dinheiro com a posição, mas são os ganhos passados motivo para considerar de forma diferente a rentabilidade/risco que o trade tem de hoje em diante? Lembro-me das recomendações que já vi por aqui serem dirigidas aos senhores do "Só perco se vender": esquecer quanto dinheiro já perdeu na acção e avaliar se hoje entraria na mesma acção. Se não entraria, então estaria na altura de se desfazer da mesma e procurar uma melhor oportunidade. E é por isso que me fazem confusão as recomendações de manter uma acção que hoje não se recomendaria comprar.

Uma coisa eu entendo: psicologicamente é muito mais fácil não tomar nenhuma acção quando não há um sinal claro para nenhum dos lados. E "manter" é o "no action" de quem está dentro :P
 
Mensagens: 78
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Jogo de Bolsa

Re: Baralha e volta a dar

por Ulisses Pereira » 1/4/2019 17:41

Olá pemides. A pergunta é muito interessante. Quando escrevo, escrevo para os pequenos investidores, pelo que não estou preocupado com o impacto deles na acção nem tão pouco com as comissões. Por isso, vou explicar-te o meu raciocínio.

Acho que os investidores não devem estar sempre completamente investidos. Não creio que vender uma acção para comprar outra faça sentido. Quando eu compro uma acção, acredito só a vender quando mostrar sinal de fraqueza. Até que isso aconteça, acho que se devem correr os ganhos e, por isso, uso a expressão "manter". E por que não comprar? Porque em alguns momentos, se a acção está longe de um suporte, por exemplo, entrar numa acção com tendência descendente mas só poder colocar o "stop" muito longe faz com que seja um negócio com uma má relação rentabilidade/Risco. Ou se a resistência estiver perto, o "timing" de entrada não poderia ser pior.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Baralha e volta a dar

por pemides2 » 1/4/2019 17:17

Ulisses Pereira Escreveu:Alguns leitores perguntam-me qual a melhor estratégia a seguir na atual conjuntura do mercado português. A primeira questão importante é saber se o investidor já detém ações ou não. Caso já detenha, creio que apenas fará sentido fechar essas posições caso o PSI quebre a decisiva zona de suporte entre os 5.000 e os 5.050 pontos porque, caso isso aconteça, é um sinal de fraqueza que não devemos ignorar. Para quem está fora do mercado, uma vez que estamos próximos de uma resistência tão importante, acredito que a melhor estratégia passe por entrar apenas no caso da resistência dos 5.250/5.300 pontos ser quebrada.


Tenho esta dúvida sempre que leio recomendações sobre acções. Para investidores com posições de tamanho pequeno o suficiente para serem price takers, mas grandes o suficiente para as fees não serem muito relevantes, faz sentido a recomendação "Manter"? :-k Sempre achei que se alguma acção não está num ponto em que seja recomendável comprar, então também não vale a pena estar a empatar dinheiro a manter. Mais vale sair e entrar noutra que tenha maior potencial de valorização (recomendações de comprar). :P Há alguma coisa que me esteja a escapar, ou estas recomendações de manter são dadas principalmente para investidores que são comidos pelas fees, ou que dão um rombo no preço cada vez que saem de uma acção?
 
Mensagens: 78
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Jogo de Bolsa

Re: Baralha e volta a dar

por Ulisses Pereira » 1/4/2019 12:33

Oooops, vou pedir para corrigirem.

Abraço e obrigado,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Baralha e volta a dar

por freitax » 1/4/2019 12:09

Ulisses, o gráfico utilizado no artigo é o da EDP Renováveis... lapso!
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Baralha e volta a dar

por Ulisses Pereira » 1/4/2019 12:00

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "Baralha e volta a dar":

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/baralha-e-volta-a-dar?ref=HP_DestaquesOpiniao3Noticias1

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Garfield, hugob0ss, Mmmartins, PAULOJOAO e 131 visitantes