Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Lyft, Inc

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Lyft, Inc

por Artista Romeno » 13/5/2019 20:12

richardj Escreveu:Andam a vender estas UBERs, Netflixs, Teslas etc como empresas que vão ter monopólio do seu sector e que vão ser as Amazons do futuro, mas depois vai-se a ver quanto é que a UBER já queimou de dinheiro? Quanto é que a Tesla já queimou de dinheiro? O modelo de negocio destas empresas é, " eu só sou rentavel se tiver 80% do mercado", provavelmente preciso de uns 10 anos para lá chegar, e mesmo assim não sei. E para lá chegar, tenho de fazer preços bem abaixo dos custos...

Estas empresas tem é grandes departamentos de marketing e só sobrevivem porque as taxas estão tão baixas que existe sempre business angels à procura do Euromilhões nas startup unicórnios.

De resto, concordo que estes devem ser dos últimos grandes IPOs... Só falta mesmo o IPO da ARAMCO

Comentario com muita qualidade, para quem criou o topico dp beh ah beh aprendeu mesmo muito!
So acrescentar que a netflix manipula a contabilidade e as demais nao...o mercado parece gostar que o enganem é o que tenho a dizer que apareca la um eps so pa entreter
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Lyft, Inc

por richardj » 13/5/2019 16:34

Andam a vender estas UBERs, Netflixs, Teslas etc como empresas que vão ter monopólio do seu sector e que vão ser as Amazons do futuro, mas depois vai-se a ver quanto é que a UBER já queimou de dinheiro? Quanto é que a Tesla já queimou de dinheiro? O modelo de negocio destas empresas é, " eu só sou rentavel se tiver 80% do mercado", provavelmente preciso de uns 10 anos para lá chegar, e mesmo assim não sei. E para lá chegar, tenho de fazer preços bem abaixo dos custos...

Estas empresas tem é grandes departamentos de marketing e só sobrevivem porque as taxas estão tão baixas que existe sempre business angels à procura do Euromilhões nas startup unicórnios.

De resto, concordo que estes devem ser dos últimos grandes IPOs... Só falta mesmo o IPO da ARAMCO

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Lyft, Inc

por Celsius-reloaded » 13/5/2019 15:22

The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Lyft, Inc

por Celsius-reloaded » 13/5/2019 15:11

Bem, a Lyft tocou hj minimos históricos, nos 47,38.

Desde os maximos há pouco mais de um mês já perdeu quase 50%- :shock:

A sua amiga uber vai pelo mesmo caminho, ou seja a fazer minimos mto abaixo da colocação em bolsa. Hj perde 8%.

Há poucas semanas falava-se em 120bi de valor, agora já são pouco mais do que 60.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Lyft, Inc

por Optimiza » 27/4/2019 18:17

Tesla self driving cars     Called Robo UBER.jpg
Tesla self driving cars Called Robo UBER.jpg (36.34 KiB) Visualizado 7103 vezes
"During Wednesday’s earnings call, the Tesla CEO fielded a call from Galileo Russell of the HyperChange TV YouTube channel regarding a launch date of the Tesla Network. Musk didn’t have a date, but said the program will act as a “shared electro autonomy model.” The owner of the vehicle can share the vehicle at their accord, which Musk called a “Robo-Uber.”

UBer, o lema “We ignite opportunity by setting the world in motion” - Disparam sobre tudo o que mexa (quase tudo).

Não acredito no modelo de negócio, apesar de o usar todas as semanas (também não acredito no business model da Tesla - apesar de grato à ação - sem ser adquirida, e apesar de um design feio, quando me deixam estou sempre a cravar o S).

Agora UBER entra nos fretes marítimos, depois das scooters, do Uber Eats, das bicicletas, dos carros. Vão entrar nos carros autónomos e no frete de camiões!

Como têm layers surpreendentes de camadas financeiras, os prejuízos serão transferidos para "new business" e o lucro para o "old business".

Interessante este artigo https://www.marketwatch.com/story/uber- ... o_homepage

Qual o argumento? Podem perder até 5 biliões ao ano desde que a) cresçam; b) desde que estejam sempre a lançar novos negócios; c) DESDE QUE ATINJAM A LIDERANÇA NOS VÁRIOS MERCADOS E SEGMENTOS! Isto faz lembrar a Amazon em todo o bear market anterior que perdia dinheiro mas que se valorizava constantemente. Qual a diferença? Perdia % 1/20 da facturação ao passe que a UBER se orgulha de perder de facto 1 por cada 4 dollars que factura!

FUSÃO DUPLA OU TRIPLA DE LÍDERES (2020/2022)? (2 máquinas de queimar cash e uma cash cow que já não cresce)/ Ideia absurda para um futuro ano de bear market: Fusão Tesla (carros e camiões autónomos), UBER (software e monetização da mobilidade) e APPLE (carregada de dinheiro, desesperada por investir e voltar a crescer e especialista em software multimodal). Na realidade se a Apple se fundir apenas com a Tesla pode recriar o sotware integrador e monetizador da UBER (só que não é bem a mesma coisa, ou é?).

No fim de contas, sobretudo num Bear market, o que é que o Mercado prefere e investe em peso? 1 - LIDERANÇA, Crescimento a dois dígitos e Inovação (apesar de passivos crescentes ou aumentos de capital anuais)
2 - Lucros significativos, crescimentos e dividendos moderados/sustentáveis (sem passivo)
comparison- Apple, Amazon, Lyft, Tesla.png
comparison- Apple, Amazon, Lyft, Tesla.png (72.04 KiB) Visualizado 7103 vezes
Uber autonomous.jpg
TESLA  Bear st mt lt     Opada ou fusionada.png
TESLA Bear st mt lt Opada ou fusionada.png (93.22 KiB) Visualizado 7103 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Lyft, Inc

por Artista Romeno » 26/4/2019 20:24

Celsius-reloaded Escreveu:A Uber já baixou a sua avaliação para 80 a 90 bi. Ainda por cima há indicios que o crescimento que apregoa para valorizações enormes simplesmente não aconteceu logo no primeiro trimestre.

digo disto o que digo do netflix... mas quem é que quer comprar um ação que não é uma start up e tem 1 USD de prejuizo em cada 3 de vendas :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Lyft, Inc

por Celsius-reloaded » 26/4/2019 19:20

A Uber já baixou a sua avaliação para 80 a 90 bi. Ainda por cima há indicios que o crescimento que apregoa para valorizações enormes simplesmente não aconteceu logo no primeiro trimestre.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Lyft, Inc

por Celsius-reloaded » 17/4/2019 15:14

A lyft já está nos 55$. Já perdeu mais de 20% do valor em bolsa, por referência ao preço de colocação.

Quem se vai lixar vai ser a Uber que neste contexto da principal rival dificilmente consegue ser avaliada em 120bi.

Claro que a Uber supostamente tem outras actividades, mas a verdade é que a má performance da congénere pode contaminar a ipo deles.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Lyft, Inc

por Optimiza » 3/4/2019 15:53

Os Americanos são loucos! Os IPO's de Tech ou correlacionados estão claramente em bolha! Vi hoje o valor pelo qual esperam colocar a UBER = 120B usd (e valor mínimo de avaliação 100B) - A primeira CENTACORN da História (Unicorn = 1B, Decacorn = 10B, Centacorn = 100B). Por uma mera App que perde 1.2B por ano? https://www.ft.com/content/79560992-fa8 ... 22a0b02a6c

Assim, peço desculpa pelo erro de avaliação da LYFT. É uma bolha nos 28B (para mim vale 7B e a Uber 30B), mas na prática tem o valor de mercado defendido por quem pode, nos 58/79 usd…...pela UBER (o líder de mercado e maior concorrente nos USA e Canadá da LYFT, e líder no resto do Mundo).

Pode continuar a torrar dinheiro à doida, desde que cresça, e desde que a UBER venha agora para o mercado está safa. Agora, no primeiro crash USA » toca a shortar como se não houvesse amanhã! (começam as bolhas noutros segmentos tech » larguei, gulosa e precipitadamente a 72 usd a ação do 3º sector que mais me interessei e que agora, 8 meses depois está a 204usd/8B e ainda não vale sequer 3B !!! - TradeDesk e a Roku está outra bolha. Já só tenho uma pequena posição numa semiconductor e de resto já não consigo entrar em nenhum comboio).

p.s o ouro que era suposto estar a cair em força (face ao dólar e a perspectiva de subidas das 10Ytreasuries) aguenta-se de uma forma irritante (da próxima onde está o counter investment seguro?)
Lyft by Uber.gif
Lyft by Uber.gif (7.89 KiB) Visualizado 7642 vezes
TRADE DESK bubble .png
TRADE DESK bubble .png (90.41 KiB) Visualizado 7642 vezes
UBER = UNICORN x 100.jpg
UBER = UNICORN x 100.jpg (26.35 KiB) Visualizado 7642 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Lyft, Inc

por rg7803 » 1/4/2019 21:45

Deve vir aos 50 e qq coisa nos próximos tempos. Isto é típico de alguns IPOs. Muita gente a despachar papel fortemente nas primeiras semanas/meses. Depois de assentar poeira logo se vê se terá pernas para "caminhar".
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Lyft, Inc

por Artista Romeno » 1/4/2019 20:31

Celsius-reloaded Escreveu:Já toca nos 69$, abaixo portanto do valor da IPO. :-s

acreditavas mesmo que valia o valor do IPO? no way, nem metade vale :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Lyft, Inc

por Celsius-reloaded » 1/4/2019 15:47

Já toca nos 69$, abaixo portanto do valor da IPO. :-s
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Lyft, Inc

por Artista Romeno » 31/3/2019 18:35

a meu ver se o mercado aguentar esta treta e a UBER podem muito bem ser dos ultimos grandes IPOS deste bull..e são 2 balentes bolhas.. cheira a fim de ciclo pode durar 1 2 anos mas disso cheira que nao passa esta a uber a netflix a tesla e a spotify sao as bolhas deste bull mas claramente... nao se pode falar de um mercado bolha como um todo mas existem situações potuais só possiveis num bull muito longo :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Lyft, Inc

por Celsius-reloaded » 31/3/2019 12:12

Excelente Optimiza.

Obrigado pela explicação.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Lyft, Inc

por Optimiza » 30/3/2019 22:16

Boa noite Ping pong e Celsius, respondo com subjectividade às vossas questões (porque muitas variáveis são desconhecidas):

a) PP / Estará toda a gente a vender no pânico com prejuízo dando ordens stop-loss, ou são short-sellers que fazem baixar o preço?
Colocada a 72 usd e fechou a 78,29usd, com 9% de ganho em fecho (atingindo 22% de valorização no topo), pode-se assumir que acionistas no momento da colocação e que venderam ao longo da sessão tiveram lucros. Não existiu pânico porque o volume na compra e na venda era esmagador e a variação percentual pós intraday max foi sempre inferior a 4% intra hour. Expectavelmente, os market makers e Institucionais que mantém parte dos 88% de ações remanescentes têm interesse em evitar qualquer sinal de pânico, proteger a cotação podendo colocar ordens de compra na correção de máximos a mínimos intraday. Os shorts terão sido uma minoria marginal e provavelmente apenas nos máximos do dia - 84 a 88,60 usd/intraday max (na E-trade o empréstimo de Lyft coloca logo o short com uma desvantagem de 3% mais juros pelo período a estabelecer, os hedge funds terão obviamente melhores condições entre Institucionais).

b) PP /De onde vem tantas acções para vender?
O primeiro dia de trading tem sempre uma enorme liquidez num IPO relevante - a primeira "Decacorn" do ano (mais de 10B de market cap inicial). Num IPO de 30 milhões de ações ou 10% do capital da Lyft +4,62 milhões de ações de colocação adicional (green shoe), as 70 milhões de ações transacionadas no primeiro dia, correspondem a cerca do dobro da colocação e são resultado de compras e vendas sucessivas (sellers das posições iniciais, buyers ST, MT; LT, day traders, Institucional trading por stock broker+machine trading+automated trading). Em muitos IPO's o objectivo do trade, Institucional ou pequeno investidor, é obter um ganho rápido. Ex: O detentor das ações no minuto 0 que vendesse 20 minutos depois ganhava mais de 20% (nada mau).

c) CR / Preciso de ajuda a perceber esse dado. Quer dizer o quê? A receita é inferior em 40% ao que precisava de ser para ter lucro?
Essa frase que citaste era necessariamente simplista (e deturpa o significado) porque os dados todos não estão em cima da mesa. Refere apenas que no final de 2017 para "receitas líquidas" de 397.2M usd e teve uma receita operacional de -245,4M usd (margem operacional de -62%), e que em 2018 já queimou percentualmente menos dinheiro, ao ter "receitas líquidas" de 669,6M usd e teve uma receita operacional de -270M usd (margem operacional de -40.%). O argumento da companhia, como é óbvio, é que se trata de uma GROWTH STOCK que cresceu 95% Yoy na facturação e que os prejuízos em termos % estão a reduzir-se expressivamente. Querem conquistar quota de mercado mesmo que isso signifique margens negativas constantes (ex: primeiras duas "viagens" de novo cliente, até 25 usd são oferecidas).
Lyft receita vs margem operacional.png
Lyft receita vs margem operacional.png (13.58 KiB) Visualizado 8215 vezes

Nada é linear ou claro, porque a Lyft indica as receitas numa base de "receita líquida" (a receita bruta é muito superior mas à qual só podemos chegar por extrapolação), ou seja omitindo as margens pagas aos condutores/proprietários das viaturas, custos com outras entidades estaduais e privadas. Tudo isto porque se considera apenas um "AGENTE INTERMEDIÁRIO/UM MEDIADOR" no âmbito de um serviço de transportes entre condutores agenciados e utilizadores finais. Podemos extrapolar com margem de erro, um provável fee de 1/5 pela Uber, e que a Lyft sendo 2ª no mercado USA cobraria 1/5,5 de fee sobre cada "viagem". Pelo montante de facturação (e sem outros dados vitais), poderia especular que a Lyft obteria o Breakeven com 940 milhões de viagens/ano (face a menos de metade em 2018), o que não será fácil com o desacelerar do crescimento anual YoY num mercado a caminho da saturação.

nota - Quem ganhou biliões com isto foi a rapaziada acionista ab initio, que para um investimento total a rondar 2.4B (investimento VC - venture capital), tem agora a empresa avaliada pelo Mercado em 28B (os empreendedores ficaram bilionários potenciais e os venture capitalists tb estão em grande, e só esperam pelas datas autorizadas para venda de mais tranches), com 12% do capital já transferido para terceiros no IPO.
3 novos bilionários nesta unicórnio que deu um Pop mas que vale um Poop.jpg
Editado pela última vez por Optimiza em 1/4/2019 0:46, num total de 2 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Lyft, Inc

por Celsius-reloaded » 30/3/2019 15:30

https://www.bloomberg.com/opinion/artic ... ium-europe

A certa altura escrevem que a lyft tem "negative-40 percent operating profit margin.".

Preciso de ajuda a perceber esse dado. Quer dizer o quê? A receita é inferior em 40% ao que precisava de ser para ter lucro?
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Lyft, Inc

por Ping-Pong » 30/3/2019 2:28

Já não é a primeira vez que assisto a uma IPO em que o preço cái abaixo da abertura. Mas não consigo perceber como é possível que numa IPO de 30 milhões de acções e haver um volume de 70 milhões de acções no primeiro dia, o preço cair sem parar.

Estará toda a gente a vender no pânico com prejuízo dando ordens stop-loss, ou são short-sellers que fazem baixar o preço?

De onde vem tantas acções para vender?
 
Mensagens: 1
Registado: 30/3/2019 2:18

Re: Lyft, Inc

por Celsius-reloaded » 29/3/2019 22:21

Ah, the American dream.

Fiquei a saber há puco tempo que h+a condutores que prestam serviços para mais que uma plataforma mais ou menos ao mesmo tempo. Vêem qual está a pagar melhor e optam por umas ou outras consoante isso.

Agora tenho serissimas duvidas que este sector, no presente, não esteja a fazer dumping e por essa via acabar com os táxis basicamente.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Lyft, Inc

por Optimiza » 29/3/2019 18:17

O sector da Uber (líder) e da Lyft é no longo prazo tão bom como o dos petróleos. Com a condução autónoma as marcas, financeiras ou as rent a car dominarão o negócio (dadas as dezenas de biliões de investimento em activos circulantes perdem competitividade as meras plataformas informáticas com pequenos proprietários agregados).

Colocar uma simples aplicação informática, a LYFT a valer 28 biliões de dollars quando a Fiat Chrysler vale 24 biliões usd (posições totais ou de controlo da Maseratti, Ferrari, Fiat, Jeep, Lancia, Alfa Romeo, etc), é fantástico!

"First, let’s run some numbers. At $30 billion, Lyft is commanding 14 times last year’s sales — not earnings, but sales. Lyft has no profits by any standard — not net income, not operating or free cash flow". in CBS marketwatch


Ver gráfico da correção média USA no pós IPO. Ficaria surpreendido que a cotação estivesse acima dos 50usd (agora cota a 80,3usd), no final deste ano.

* 1º sinal perigoso USA » num mercado observar uma Bubble nas avaliações de ações em IPO e após, assusta os touros.
uber lyft.jpg
uber lyft.jpg (5.9 KiB) Visualizado 8588 vezes
pequeno propietário contrato exclusivo LYFT.jpg
o que vale é que os IPos corrigem, se corrigem.png
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Lyft, Inc

por Celsius-reloaded » 29/3/2019 17:45

Disparou + de 20% na abertura até aos 88$

Agora já aliviou e cota nos 80$.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Lyft, Inc

por Celsius-reloaded » 29/3/2019 14:10

A Lyft vai-se estrear em bolsa daqui a minutos.

Que eu saiba é a primeira firma desde tipo de serviços que vai cotar .

O preço da IPO foi 72$. A expectativa do mercado é que valorize nos primeiros dias. Já o futuro é altamente incerto. Nesse valor ela tem 24 mil milhões de $ de capitalização bolsista.

Para mim o bom desta ipo é que, tratando-se de cotada, as contas vão ter q ser divulgados e aí é que se vai ver que tipo de lucro - ou prejuízo - é que empresas deste tipo vão ter. Para já são conhecidas por terem enormes necessidades de capital com prejuízos recorrentes.

A Uber é do mesmo tipo desta Lyft embora tenha uma presença muito mais abrangente em termos de serviços.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], mquinaz, Xacal e 177 visitantes