Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvida Fiscal - mais valias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por JorgeM2014 » 27/3/2019 10:29

Exatamente. É necessário preenches os campo corretos no anexo G. Existem muitos investidores que colocam resgates de fundos no campo 9. O valor dá igual mas não está bem.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 26/3/2019 13:50

proença.
Muito obrigado.

Excelente esclarecimento fundamentado. Havia uma dúvida que subcistia na possibilidade de apenas o primeiro titular da conta declarar as transções libertando essa obrigação dos restantes titulares, sendo eles dois, três, quatro ou mais.
Claramente isso é possível desde que solicitada ao banco ou intermediário financeiro.
Por essa razão entendides como BestBank entre outras possuem formulários próprios para a função.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por fproenca_fb » 26/3/2019 10:31

Nos termos do artigo 124º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas singulares, as instituições de crédito e sociedades financeiras que com a sua intervenção, tenham efetuado operações relativas a valores mobiliários e warrants autónomos, bem como operações relativas a instrumentos financeiros derivados, devem comunicar à Autoridade Tributária e Aduaneira, até ao final do mês de março de cada ano, relativamente a cada sujeito passivo.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... rs124.aspx

Esta obrigação consubstancia-se na entrega da declaração Modelo 13, caso não seja vontade de dividir o rendimento pelos outros titulares, devem comunicar ao banco para que o valor que vai para a AT seja o correcto.

https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip ... 107092.pdf

Mais tarde, o sistema informático da AT, vai confrontar os elementos declarados pelos contribuintes com os elementos declarados pelas instituições, pelo que se apenas um dos titulares declarar os valores, ainda que pelo valor total da operação, o sistema informático vai considerar como encontrando-se em falta a declaração dessas operações para o 2º titular da conta, criando deste modo um processo de divergência.

Obviamente que se receberem a comunicação da AT sempre podem informar que aquele rendimento era do(s) titular(es) X e/ou Y, mas é possível evitar este desconforto, bastando comunicar ao banco.

Se não informaram (ainda devem ir a tempo), aconselho que sejam declaradas os valores em nome dos 2 titulares (ou mais) da conta.

O grande problema em questões de filhos que também fazem parte da conta (normal) é que se forem "forçados" a declarar esses rendimentos, principalmente se forem de valores relevantes, poderem perder alguns benefícios, nomeadamente bolsa escolar ou de estudo, principalmente se os Pais estiverem separados ou entregarem o IRS em separado e o(s) filhos(as) estiver agregado apenas a um deles.
 
Mensagens: 4
Registado: 2/4/2015 12:13

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por JorgeM2014 » 25/3/2019 19:33

Englobar rendimentos da categoria G (ações, fundos, warrants) e não englobar rendimentos da categoria E. É importante simular todas as situações e verificar qual é a melhor opção.
Esta situação é recente, porque anteriormente era preciso englobar tudo pois o programa avisava que havia rendimentos de outras categorias não registados dando divergencia.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por marijon2 » 22/3/2019 18:34

Pedro2018 Escreveu:É preciso estarem atentos às mudanças de legislação já existem muito sites que não são atualizados.

A lei atual parece apontar para a possibilidade de o contribuinte poder englobar apenas rendimentos de apenas uma categoria.


Confirmo: pode englobar rendimentos da categoria G e não englobar rendimentos da categoria E e vice versa. Devemos é simular todas as situações e verificar qual delas é a mais benéfica.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Thoth » 22/3/2019 18:22

Não confundir anexo com categoria de rendimentos.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por JorgeM2014 » 22/3/2019 18:06

Penso que se optar pelo englobamento do anexo G não precisa de declarar e englobar outros rendimentos de categorias diferentes como prediais, que é anexoF, ou de capitais, como depósitos a prazo, que é anexo E
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 22/3/2019 17:09

Categoria G é só categoria G
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 22/3/2019 17:09

É preciso estarem atentos às mudanças de legislação já existem muito sites que não são atualizados.

A lei atual parece apontar para a possibilidade de o contribuinte poder englobar apenas rendimentos de apenas uma categoria.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Thoth » 22/3/2019 16:00

Já sei onde estava o meu erro. Mais valias de acções e dividendos é categoria E.
Estava a confundir com anexo G, que é onde se declara as mais valias de acções.
Obrigado

Categorias de rendimento
A – Trabalho dependente
B – Empresariais e profissionais
E – Rendimentos de capitais
F – Rendimentos prediais
G – Incrementos patrimoniais
H – Pensões
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por freitax » 22/3/2019 15:48

Thoth Escreveu:Não tinha percebido assim.

Mas mesmo nesse caso pode porque acções é categoria G ou J se não for nacional e juros de depósitos é categoria E tal como os dividendos.


Não pode... lê na fonte infra a parte onde diz "atenção"..

https://www.montepio.org/ei/pessoal/imp ... lobamento/
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Thoth » 22/3/2019 15:43

Não tinha percebido assim.

Mas mesmo nesse caso pode porque acções é categoria G ou J se não for nacional e juros de depósitos é categoria E tal como os dividendos.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por freitax » 22/3/2019 15:41

A questão dele é se tiver mais-valias de ações e juros de depósitos se pode englobar uns e não outros.. esta situação não ´´é poss´ível uma vez que ao englobar mais-valias de ações terá de englobar juros de depósitos..

E não esquecer que ao optar pelo englobamento terá de dar acesso ao fisco à conta bancária..
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Thoth » 22/3/2019 15:36

Nesse artigo não fala nada sobre englobamento por categoria.

Eu já englobei por categoria.

Quero englobar rendimentos. Como devo exercer essa opção no IRS?
Para tal, deverá exercer essa opção no anexo da declaração correspondente à categoria de rendimentos que pretende englobar. Por exemplo: Se for trabalhador dependente (rendimentos da categoria A) e tiver também rendimentos provenientes de rendas de um imóvel (categoria F) para englobar os rendimentos deverá assinalar o campo 6, do quadro 7B, do Anexo F. Já se quiser englobar as mais-valias que obteve com investimentos (rendimentos da categoria G), deverá preencher o Anexo G e assinalar o campo 1, do quadro 15 deste anexo.



Não se esqueça ainda que…

Se optar pelo englobamento de dividendos, de fonte nacional ou da União Europeia, apenas 50% do dividendo deve ser declarado, segundo explica a Deloitte no seu Guia IRS 2015. A consultora adianta ainda que “no caso da tributação das mais-valias, optando pelo englobamento, esta opção permite o reporte das menos-valias para os cinco anos seguintes”.

http://saldopositivo.cgd.pt/devo-ou-nao-englobar-os-rendimento-no-irs-como-devo-faze-lo/
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por freitax » 22/3/2019 13:36

Já li vários artigos sobre o tema e todos vão no mesmo sentido. Envio abaixo uma das fontes

https://www.economias.pt/como-declarar- ... es-no-irs/
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Thoth » 22/3/2019 13:23

É possível englobar diferentes categorias.
Se não estou em erro desde 2017 ou 2018.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 22/3/2019 13:18

Isto porque, rendimento de capitais é anexo E e rendimento de ações e fundos é anexo G. Eu acho que mudou mas não tenho a certeza.
Seguramente que isto mexe com muito investidores.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 22/3/2019 13:16

Eu tenho comentários de colegas noutro sentido. Tens a certeza Freitax. Isso acho que mudou.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por freitax » 22/3/2019 13:14

Pedro2018 Escreveu:paul.

Admira-me nas finanças informarem-te do que lá aparece enviado pelo banco.
Já agora um esclarecimento de quem sabe: É possível optar pelo englobamento só para uma categoria? ou seja, é possível optar por englobar menos valias de ações ou fundos e não juntar a esse englobamento juros de depósitos a prazo?


Não é possível, caso optes pelo englobamento tens de englobar os rendimentos de todas as categorias..
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 22/3/2019 13:10

paul.

Admira-me nas finanças informarem-te do que lá aparece enviado pelo banco.
Já agora um esclarecimento de quem sabe: É possível optar pelo englobamento só para uma categoria? ou seja, é possível optar por englobar menos valias de ações ou fundos e não juntar a esse englobamento juros de depósitos a prazo?
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por paul_invest » 22/3/2019 8:40

Pedro... o banco manda para casa 50% da conta por ter 2 titulares mas eu fiquei sempre na duvida como te disse mas sempre mandei tudo no meu contribuinte e como fui tirar a duvida nas finanças e lá só aparecia 1 ... até hoje nunca tive problemas eu penso que o que interessa é que seja enviado os valores correctos, basta verificar que quando compras uma acção verifica qual o valor que te aparece ... e qual o contribuinte ... o banco depois nesta altura envia uma declaração mais detalhada sobre os movimentos todos ... espero ter ajudado
 
Mensagens: 338
Registado: 15/5/2014 15:51

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 22/3/2019 1:29

paul invest.

Essa sua informação é muito importante. Isso aconteceu mesmo e nas finanças informaram-o que o banco só lançou no 1º titular mesmo enviando declaraçoes de 50% aos dois titulares?
Então o paul invest tem só declarado os movimentos de mais ou menos valias só no seu IRS?
Isso vai-me levar a aconselhar a minha familiar a ir verificar às finanças.
Obrigado.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por paul_invest » 21/3/2019 22:32

Boa noite eu tenho uma conta com co titularidade e na verdade eu só queria o meu contribuinte , e desde 2014 recebo os tais 50% no final de cada ano e como fiquei na duvida no 1 ano fui ao banco no qual me disseram que eles enviam o 1 titular da conta
mesmo assim fiquei com duvidas e fui visitar as finanças para tirar as duvidas e realmente o banco só comunicava o meu contribuinte eles foram ao prigama e acederam à base e bateu tudo com o que o banco comunicou ... até hoje sempre foi assim e espero que continue assim
 
Mensagens: 338
Registado: 15/5/2014 15:51

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 21/3/2019 21:48

Pata-hari.
Então eu posso explicar. Se o pai declarar os 100% dos valores de movimentos consegue abater as mais valias realizadas com menos valias de outras aplicações efetuadas em outras instituições bancárias e assim pouco ou nada pagar aos impostos. Em caso de serem imputadas 50% a cada um a filha terá de pagar muito dinheiro de impostos de mais valias e o pai não pode abater nas menos valias avultadas que tem.
Consegui fazer-me entender?
Por isso eu queria conseguir ter um suporte legislativos ou até uma omissão relativa a considerar as duas possibilidades. A declaração na totalidade de um titular ou a dos dois.
Tenho a certeza que há alguns anos atrás a declaração era só denominada ao primeiro titular das contas mas depois a prática bancária mudou e eu não sei se é uma imposição das autoridades tributárias.
Acho é que existirão muitos pais com a presença nas contas dos filhos até sendo eles menores e parece-me estranho não ser possível um declarar na totalidade desde que não exista alterações dos valores totais. Os valores se forem declarados e não seja assinalada a opção de englobamento tem o mesmo impacto para a autoridade tributária.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Gioes » 21/3/2019 20:33

A minha experiência diz-me que quem vai as finanças pedir informações sai de lá mais mal informado do que entrou. No inicio 2018 fui pedir informação na REP. finanças da minha área de residência sobre o IRS do meu filho que passou parte 2017 em Portugal e depois imigrou. Procedi mediante a informação recebida.
Resultado: Só em Novembro consegui resolver o imbróglio em que me meteram e depois de ir aos serviços centrais 4 vezes e várias exposições.
 
Mensagens: 71
Registado: 8/11/2006 1:37
Localização: 17

AnteriorPróximo

Quem está ligado: