Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Economia a desacelerar e Bolsa a subir

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Economia a desacelerar e Bolsa a subir

por Ativo » 22/3/2019 1:16

Seeds Escreveu:
(…)
Vejam a reacção dos mercados ontem e hoje quando o FED mudou a sua política monetária dizendo que não iria aumentar as taxas de juros em 2019 e só iria acontecer em 2020. Isto significou o retorno à "nova normalidade". O manutenção dos estímulos por fracos indicadores económicos tem sido a força da bolsa americana, reflectindo-se nos outros mercados.

Penso exatamente o mesmo!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Economia a desacelerar e Bolsa a subir

por Seeds » 22/3/2019 0:45

As partes fazem o todo..
De facto a música está a parar, vemos isso quando olhamos hoje para a yield curve norte americana e percebemos que à semelhança de 2000/2007 coisa boa não vem aí. Quando a dívida a curto prazo tem mais rentabilidade que a longo prazo isto significa que os investidores não têm confiança no futuro.
O fraco crescimento económico já deveria ter sido ultrapassado à muito, mas por falta de bons resultados os bancos centrais não conseguem sair da cepa torta. Ficou provado que a política monetária seguida pelos bancos centrais (QE e descida das taxas de juros) não resolveu coisa nenhuma, Mario Draghi no caso Europeu apenas conseguiu chutar o problema para a frente, o próximo que feche a porta.

O que faz as bolsas atingiram novos máximos é a continuação desses mesmos estímulos, logo há aqui uma ligação directa entre indicadores económicos/política monetária/mercados.

Vejam a reacção dos mercados ontem e hoje quando o FED mudou a sua política monetária dizendo que não iria aumentar as taxas de juros em 2019 e só iria acontecer em 2020. Isto significou o retorno à "nova normalidade". O manutenção dos estímulos por fracos indicadores económicos tem sido a força da bolsa americana, reflectindo-se nos outros mercados.
"Through chances various, through all vicissitudes, we make our way..." Aeneid
 
Mensagens: 9
Registado: 21/11/2008 14:03
Localização: 16

Re: Economia a desacelerar e Bolsa a subir

por BearManBull » 19/3/2019 22:13

Hoje a saírem várias notícias que dão outra cor ao futuro da economia nos próximos meses. O espectacular é o mercado ter antecipado este momento um par de meses antes. :shock:

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... _maislidas

optimiza Escreveu:benchmark 2019 vs 2009


Nesse caso estamos num momento inédito da economia com juros em níveis inusitadamente baixos e com perspectivas de manter-se nesse patamar indefinivelmente.

Atendendo ao desenvolvimento do índice nos últimos tempos estou optimista para o futuro, até porque começa a ganhar peso a hipótese de uma alternativa à geringonça.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8724
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Economia a desacelerar e Bolsa a subir

por Optimiza » 18/3/2019 15:09

Excelente artigo do Ulisses, de facto a desaceleração do PIB até é saudável!. Todos sabemos o que acontece aos mercados após crescimentos eufóricos do PIB!

Os mercados, e o PSI20 de um modo enfático, preferem claramente crescimentos moderados do PIB a extravagâncias para cima e para baixo.

Por enquanto, indo à "bíblia" enquanto os indicadores estiverem assim (benchmark 2019 vs 2009 "the bad ass"), é necessário uma Guerra à séria, Bomba atómica, híper mega falências de 2 países (com o dólar a explodir), ou de 4 mega bancos Internacionais para entrarmos em crash clássico pré-mega recessão. Por enquanto está tudo bem......talvez bem demais.
consumer sentiment.png
Empire state manufacturing.png
Recession Alert.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Economia a desacelerar e Bolsa a subir

por Ativo » 18/3/2019 14:08

ativo Escreveu:Enquanto o S&P 500 continuar a bombar, o PSI 20, assim como o DAX, tenderá a subir. No final do ano passado, em dezembro, o S&P 500 quebrou e depois foi o que se viu com o PSI 20. O causa da subida do PSI 20 não está na economia portuguesa, está lá fora …


In Negócios Online, hoje:

«Pior momento para a economia mundial pode já ter ficado para trás.

A economia mundial pode estar na fase de maior instabilidade desde a crise financeira, mas há motivos para acreditar que a desaceleração atual terá uma vida curta.

A Bloomberg Economics, o Deutsche Bank e o Morgan Stanley são algumas das instituições cujos economistas avaliam que a queda terminará neste trimestre ou no próximo, dando lugar a uma aceleração mais no fim do ano.

"Conjugando a pausa do Reserva Federal, a trégua comercial e os estímulos da China, esperamos bater no fundo no primeiro trimestre e acelerar moderadamente mais adiante", disse Tom Orlik, economista-chefe da Bloomberg Economics.

Bancos centrais resgatam

Liderados pela Fed, muitos bancos centrais pararam o aperto da política monetária ou introduziram novos estímulos, diminuindo o temor dos investidores sobre uma desaceleração. O presidente da Fed, Jerome Powell, diz que ele e os seus colegas terão paciência para elevar as taxas de juros novamente, enquanto o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, descartou fazê-lo neste ano e revelou um novo lote de empréstimos baratos para os bancos.

Noutros lugares, autoridades da Austrália, do Canadá e do Reino Unido estão entre os que adotaram a postura de esperar para ver o que acontecerá. A China, no seu Congresso Nacional, este mês, sinalizou a disponibilidade para flexibilizar as políticas monetárias e fiscais para respaldar a expansão.

Dinheiro fácil

Após o aperto do fim do ano passado, que ajudou a levar a Fed a repensar as perspetivas, as condições financeiras relaxaram. Depois de atingir o menor patamar em dois anos e meio em dezembro, o Bloomberg U.S. Financial Conditions Index - que mede o nível geral de stress financeiro nos mercados cambial, de títulos e de ações - tem recuperado.

Num reflexo da visão mais positiva do investidor, tem havido também uma recuperação das ações este ano. O S&P 500 subiu quase 20% desde o mínimo registado em dezembro, enquanto o Shanghai Composite avançou cerca de 22%.

A menor força do dólar em comparação com 2018 também deu um alívio aos mercados emergentes, tirando um pouco de pressão dos bancos centrais para que se protegessem contra fugas de capitais. Os números de crédito para China e Japão em fevereiro aumentaram fortemente em relação ao ano passado.

Novas perspetivas

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ainda prevê um crescimento global de 3,5% em 2019, um ritmo muito bom para este estágio da expansão. Alan Ruskin, estratega do Deutsche Bank, argumenta também que há mais motivos para otimismo do que sugerem as manchetes. A economia da China, por exemplo, é cinco vezes maior que a de 2000, o que significa que uma taxa de crescimento de 6% de agora equivale a 30% de expansão daquela altura.

"Até mesmo ao fazer comparações de longo prazo, os níveis absolutos e as mudanças tornam-se ainda mais importantes do que a perspetiva limitada oferecida pelas mudanças percentuais", escreveu Alan Ruskin, numa nota aos clientes.
».
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Economia a desacelerar e Bolsa a subir

por Ativo » 18/3/2019 12:52

Enquanto o S&P 500 continuar a bombar, o PSI 20, assim como o DAX, tenderá a subir. No final do ano passado, em dezembro, o S&P 500 quebrou e depois foi o que se viu com o PSI 20. O causa da subida do PSI 20 não está na economia portuguesa, está lá fora …
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Economia a desacelerar e Bolsa a subir

por Ulisses Pereira » 18/3/2019 11:34

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "Economia a desacelerar e Bolsa a subir":

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/economia-a-desacelerar-e-bolsa-a-subir?ref=HP_DestaquesOpiniao3Noticias1

Esta semana estarei ausente do Caldeirão. Até para a semana!

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, PAULOJOAO, PXYC, rg7803 e 62 visitantes