Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF TOPIC: escrever bem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por Opcard33 » 25/2/2019 13:55

Desinteresse dos alunos ,massificação do ensino permite a chegada de professores mal preparados , a nossa mão deixou de ser o prolongamento do cérebro.
Temo o pior o plano está inclinado hoje só se dá valor ao que cabe dentro da compreensão dos espíritos médios.
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por rsacramento » 24/2/2019 23:05

não me considerando invejoso, admiro não só os conhecimentos enciclopédicos que o artista revela, mas sobretudo a faclidade cristalina com que perspectiva as coisas, por mais multifacetadas que sejam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por Zuckerman » 24/2/2019 22:39

A escrita do Artista Romeno não é a mais correta. A sua pontuação (ou a falta dela) torna um pouco mais difícil a descodificação da sua mensagem.

Mas vale a pena esse esforço complementar, pois em termos de conteúdo as suas opiniões são bem ricas, fundamentadas e devem ser lidas
com toda a atenção por quem, como eu, tem o objetivo de aprender alguma coisa sobre os mercados.

As suas análises são de uma astúcia, saber e inteligência que fazem inveja a muito boa gente (incluo-me neste grupo).
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por SFT » 24/2/2019 19:42

Artista Romeno Escreveu:Sabem quantos livros comprei na amazon so desde 2015 para cima de 50: 40 em ingles o resto em espanhol! Em portugues zero!
Quantos comprei na fnac em portugues & eci 3 ou 4
O portugues hoje serve para bola, portugal nao tem empresas nem vai ter....trabalhar no palops ou no brasil tambem so mesmo em ultimo recurso posto isto tenho tentado melhorar sim, mas nao o portugues pois ele nao me serve para nada! Nao da a vida a ganhar! Logo nao é prioridade....
Disseram ah mas o teu portugues vai piorar, e eu disse paciência preciso e de melhorar outras linguas e rapido!
Em 2014 ja disse que escrevia mal por uma fase menos boa em termos pessoais....
Hoje em dia para o tempo disponível faco o que posso, quem gosta lê, quem nao gosta paciencia, preciso de melhorar ainda mais uma lingua e nao é o portugues o que é que querem que eu faca?
P.s 50 na amazon.es se incluir a .com e do uk serão para cima de 75 tantos foram que lhe perdia o conto! E paginas se incluir o cfa foi para cima se calhar de 40 ou 50 mil tudo somado,


Tenho que te dar os parabéns: desde que te apontaram os erros que tens melhorado a olhos vistos.

Prova que tudo está ao alcance de qualquer um se se esforçar um pouco e, mais importante ainda, se aprender com os erros que cometeu.

Não acredito que seja possível uma pessoa ter brio em escrever mal, sobretudo em fóruns como este onde a mensagem escrita é vital para fazer valer a opinião de cada um.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por Artista Romeno » 24/2/2019 19:31

ricardmag Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
ricardmag Escreveu:(...), já lhe disse à muito tempo atrás que (...)




:oh: :wall:
Logo neste tópico..... Não havia mesmo necessidade, azzzzz azzzzz

Número, é fácil de perceber, não somos todos iguais nem perfeitos em nada.
Artista, noto que tiveste mais cuidado com a pontuação :wink:

Hoje e domingo e este fim de semana a mulher a dias que posso pagar com o ordenado que o ingles me da, limpou me a casa, logo tenho tempo livre!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por ricardmag » 24/2/2019 18:55

Dr Tretas Escreveu:
ricardmag Escreveu:(...), já lhe disse à muito tempo atrás que (...)




:oh: :wall:
Logo neste tópico..... Não havia mesmo necessidade, azzzzz azzzzz

Número, é fácil de perceber, não somos todos iguais nem perfeitos em nada.
Artista, noto que tiveste mais cuidado com a pontuação :wink:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por rsacramento » 24/2/2019 18:54

Quem nunca deu um erro a escrever ou a falar que atire a primeira pedra

Dito isto, custa-me bastante ver a língua de Eça espezinahda, desprezada

Para mim o saber não ocupa lugar: também leio muitos livros em inglês mas isso não me leva a escrever deliberadamente mal a minha língua, que é um dos mais ricos patrimónios que Portugal tem (isto sem qualquer esp´ecie de patrioteirismo, entenda-se)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por Artista Romeno » 24/2/2019 18:31

5640533 Escreveu:
ricardmag Escreveu:Como isto tem a ver com o artista romeno, que desde já agradeço a disponibilidade pela partilha, já lhe disse à muito tempo atrás que o que tinha de melhorar era a pontuação. As frases ficam caóticas e por vezes não dá para perceber mesmo nada porque não existe pontuação. As abreviações e erros não me incomoda absolutamente nada.

Cumprimentos

Há muito tempo, não à muito tempo.
Não percebo como muitos, presumo portugueses, que aqui escrevem fazem-no pior que eu que não sou de cá.
Há anos, houve um filme americano (não me lembro do titulo) em que o personagem principal, nos tempos de hoje, é uma pessoa de pouca inteligência. Por vontade de destino ele de repente acaba numa outra época, uns séculos no futuro. E, qual o espanto, é reconhecidamente a pessoa mais inteligente naquela sociedade. Será assim. Quem olha para o telemóvel, o tablet ou o PC e nunca leu um livro será ignorante a vida toda. Escreve mal quem não lê. Esta é a verdade.

Sabem quantos livros comprei na amazon so desde 2015 para cima de 50: 40 em ingles o resto em espanhol! Em portugues zero!
Quantos comprei na fnac em portugues & eci 3 ou 4
O portugues hoje serve para bola, portugal nao tem empresas nem vai ter....trabalhar no palops ou no brasil tambem so mesmo em ultimo recurso posto isto tenho tentado melhorar sim, mas nao o portugues pois ele nao me serve para nada! Nao da a vida a ganhar! Logo nao é prioridade....
Disseram ah mas o teu portugues vai piorar, e eu disse paciência preciso e de melhorar outras linguas e rapido!
Em 2014 ja disse que escrevia mal por uma fase menos boa em termos pessoais....
Hoje em dia para o tempo disponível faco o que posso, quem gosta lê, quem nao gosta paciencia, preciso de melhorar ainda mais uma lingua e nao é o portugues o que é que querem que eu faca?
P.s 50 na amazon.es se incluir a .com e do uk serão para cima de 75 tantos foram que lhe perdia o conto! E paginas se incluir o cfa foi para cima se calhar de 40 ou 50 mil tudo somado,
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por PXYC » 24/2/2019 18:27

o artista romeno tb chegou a ser dos meus participantes favoritos, mas actualmente não consigo entender a maior parte daquilo que escreve e a maioria dos seus posts é tipo "ok next" pq depois de ler a 1a frase já sei q não merece o esforço de tentar :lol: se ele deixar de escrever no fórum vou ter saudades dos posts antigos, e desejo-lhe boa sorte a monetizar a sua sabedoria noutras plataformas :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por 5640533 » 24/2/2019 15:39

ricardmag Escreveu:Como isto tem a ver com o artista romeno, que desde já agradeço a disponibilidade pela partilha, já lhe disse à muito tempo atrás que o que tinha de melhorar era a pontuação. As frases ficam caóticas e por vezes não dá para perceber mesmo nada porque não existe pontuação. As abreviações e erros não me incomoda absolutamente nada.

Cumprimentos

Há muito tempo, não à muito tempo.
Não percebo como muitos, presumo portugueses, que aqui escrevem fazem-no pior que eu que não sou de cá.
Há anos, houve um filme americano (não me lembro do titulo) em que o personagem principal, nos tempos de hoje, é uma pessoa de pouca inteligência. Por vontade de destino ele de repente acaba numa outra época, uns séculos no futuro. E, qual o espanto, é reconhecidamente a pessoa mais inteligente naquela sociedade. Será assim. Quem olha para o telemóvel, o tablet ou o PC e nunca leu um livro será ignorante a vida toda. Escreve mal quem não lê. Esta é a verdade.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por Bar38 » 24/2/2019 15:02

JohnyRobaz Escreveu:
Faço este post apenas para dar a minha opinião sobre o que penso sobre o fórum onde aprendi muito do que sei hoje sobre mercados, que é em si pouquíssimo, e que me parece ter entrado num certo declínio, infelizmente. Espero estar errado.

Abraço,
JR


O fórum de hoje é o espelho da bolsa portuguesa longe do entusiasmo e da paixão de HÁ uns bons anos atrás... quanto À escrita, tenho mais interesse pelo conteúdo....
 
Mensagens: 1374
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por Dr Tretas » 24/2/2019 1:52

ricardmag Escreveu:(...), já lhe disse à muito tempo atrás que (...)


Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por ricardmag » 23/2/2019 20:30

Como isto tem a ver com o artista romeno, que desde já agradeço a disponibilidade pela partilha, já lhe disse à muito tempo atrás que o que tinha de melhorar era a pontuação. As frases ficam caóticas e por vezes não dá para perceber mesmo nada porque não existe pontuação. As abreviações e erros não me incomoda absolutamente nada.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por JohnyRobaz » 23/2/2019 16:02

MarcoAntonio Escreveu:Johny, o AR não é o primeiro participante a receber um comentário acerca da clareza da escrita.

Pessoalmente preferia que os participantes escrevessem claro e em português correcto qb. Tanto mais que só facilita a comunicação entre os participantes e a compreensão das mensagens colocadas. Contudo evito intervir e tento reservar o alerta para os casos mais críticos (nomeadamente quando se torna difícil perceber a mensagem do participante) dado que o foco do forum não é a qualidade do português mas sim pretende ser isso sim um espaço de partilha de opinião e discussão/debate, principalmente sobre os mercados financeiros. Pelo que os alertas, se em demasia podem tornar-se uma barreira, um obstáculo, se deixar os participantes pouco à vontade para participar com receio sobre as críticas em relação à qualidade da escrita.

E francamente penso estar a falar em nome dos três moderadores nesta questão pois julgo que estamos em sintonia nessa questão e qualquer um dos três evita chamar a atenção à escrita. Mas nem sempre nem nunca.

E se desta ou daquela vez chamamos, não é um ataque ou uma crítica ao participante, naturalmente esperamos que seja bem recebida quanto possível pois o objectivo é apenas que a comunicaçao seja tendencialmente a melhor... não pretende ser uma forma de desincentivar este ou aquele de participar, como é óbvio!


Boas Marco,

Deixo apenas então um conselho que aceitam se quiserem. Façam mais intervenções sobre esse aspecto, mas via mensagem privada. É menos ataque e mais eficaz, creio.

Abraço
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por MarcoAntonio » 23/2/2019 4:30

Johny, o AR não é o primeiro participante a receber um comentário acerca da clareza da escrita.

Pessoalmente preferia que os participantes escrevessem claro e em português correcto qb. Tanto mais que só facilita a comunicação entre os participantes e a compreensão das mensagens colocadas. Contudo evito intervir e tento reservar o alerta para os casos mais críticos (nomeadamente quando se torna difícil perceber a mensagem do participante) dado que o foco do forum não é a qualidade do português mas sim pretende ser isso sim um espaço de partilha de opinião e discussão/debate, principalmente sobre os mercados financeiros. Pelo que os alertas, se em demasia podem tornar-se uma barreira, um obstáculo, se deixar os participantes pouco à vontade para participar com receio sobre as críticas em relação à qualidade da escrita.

E francamente penso estar a falar em nome dos três moderadores nesta questão pois julgo que estamos em sintonia nessa questão e qualquer um dos três evita chamar a atenção à escrita. Mas nem sempre nem nunca.

E se desta ou daquela vez chamamos, não é um ataque ou uma crítica ao participante, naturalmente esperamos que seja bem recebida quanto possível pois o objectivo é apenas que a comunicaçao seja tendencialmente a melhor... não pretende ser uma forma de desincentivar este ou aquele de participar, como é óbvio!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38225
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: OFF TOPIC: escrever bem

por JohnyRobaz » 23/2/2019 2:36

Boa noite.

Sempre tentei ter o máximo respeito pela língua em que escrevo, mesmo sendo um chamado "millennial", os tais sempre tão agarrados aos telemóveis. Assim sendo, custa-me ver este problema abordado como se fosse algo geracional. Mas adiante.

Sempre apreciei os textos caóticos mas geralmente ricos do Artista Romeno, mas também sempre me intrigou a sua forma de escrever. Digamos que sempre me pareceu demasiado má para ser verdade. Acabei agora de perceber, ao ler a discussão em causa no tópico dos CTT, que é mesmo, visto que é simplesmente uma característica da personagem "Artista Romeno" que o seu autor quer ilustrar, como representação de um país não é a Roménia, mas que na sua óptica, está lá perto.

Posto isto, acho bem que os moderadores intervenham no sentido de manter o fórum legível, mas parece-me que o tiro saiu ao lado desta vez. Antes do AR, muitos outros deveriam ter sido chamados à atenção, na MMO, por para além da má escrita, encherem o fórum de informação inútil, repetitiva e sem conhecimento de causa, diluindo completamente as poucas intervenções de qualidade que se vão apanhando por aqui.

Faço este post apenas para dar a minha opinião sobre o que penso sobre o fórum onde aprendi muito do que sei hoje sobre mercados, que é em si pouquíssimo, e que me parece ter entrado num certo declínio, infelizmente. Espero estar errado.

Abraço,
JR
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

OFF TOPIC: escrever bem

por rsacramento » 22/2/2019 20:32

Estes jovens, que continuam a ter inteligência, simpatia e
afabilidade, foram enganados, a culpa não é só deles. A incultura, o
desinteresse e a alienação não nasceram com eles.

Foram-lhes matando a curiosidade e, cada professor que deixou de lhes
corrigir as faltas de ortografia, ensinou-lhes que tudo é mais ou
menos o mesmo. Então, quando compreendemos que eles também são
vítimas, quase sem darmos conta vamos baixando a guarda.

E o mau é aprovado como medíocre e o medíocre passa por bom, e o bom,
as poucas vezes que acontece, celebra-se como se fosse brilhante. Não
quero fazer parte deste círculo perverso. Nunca fui assim e não serei
assim.


Aqui há uns tempos corrigi um forista e logo de seguida fui apodado de Edite Estrela

Curiosamente hoje recebi um e-mail cujo conteúdo transcrevo, e isto a propósito de uma troca de posts acerca de escrever bem no tópico dos CTT

Aqui fica, então:

"Cansei-me, rendo-me..."

Leonardo Haberkorn, jornalista e escritor, era professor numa
universidade de Montevideo. Deixou o ensino, que antes o apaixonava,
e explica porquê.


"Depois de muitos e muitos anos, hoje dei a última aula na Universidade.
Cansei-me de lutar contra os telemóveis, contra o whatsapp e contra o
facebook. Ganharam-me. Rendo-me. Atiro a toalha ao chão.

Cansei-me de falar de assuntos que me apaixonam perante jovens que não
conseguem desviar a vista do telemóvel que não pára de receber
selfies.

Claro que nem todos são assim. Mas cada vez são mais

Até há três ou quatro anos a advertência para deixar o telemóvel de
lado durante 90 minutos, ainda que fosse só para não serem
mal-educados, ainda tinha algum efeito.

Agora não. Pode ser que seja eu, que me desgastei demasiado no
combate. Ou que esteja a fazer algo mal.

Mas há algo certo: muitos desses jovens não têm consciência do efeito
ofensivo e doloroso do que fazem. Além disso, cada vez é mais difícil
explicar como funciona o jornalismo a pessoas que o não consomem nem
vêem sentido em estar informadas.

Esta semana foi tratado o tema Venezuela. Só uma estudante entre 20
conseguiu explicar o básico do conflito. O muito básico. O resto não
fazia a mais pequena ideia. Perguntei-lhes (...) o que se passa na
Síria? Silêncio. Que partido é mais liberal ou que está mais à
'esquerda' nos Estados Unidos, os democratas ou os republicanos?
Silêncio. Sabem quem é Vargas Llosa?

Alguém leu algum dos seus livros? Não, ninguém! Lamento que os jovens
não possam deixar o telemóvel, nem na aula. Levar pessoas tão
desinformadas para o jornalismo é complicado.

É como ensinar botânica a alguém que vem de um planeta onde não
existem vegetais. Num exercício em que deviam sair para procurar uma
notícia na rua, uma estudante regressou com a notícia de que se
vendiam, ainda, jornais e revistas na rua.

Estes jovens, que continuam a ter inteligência, simpatia e
afabilidade, foram enganados, a culpa não é só deles. A incultura, o
desinteresse e a alienação não nasceram com eles.

Foram-lhes matando a curiosidade e, cada professor que deixou de lhes
corrigir as faltas de ortografia, ensinou-lhes que tudo é mais ou
menos o mesmo. Então, quando compreendemos que eles também são
vítimas, quase sem darmos conta vamos baixando a guarda.

E o mau é aprovado como medíocre e o medíocre passa por bom, e o bom,
as poucas vezes que acontece, celebra-se como se fosse brilhante. Não
quero fazer parte deste círculo perverso. Nunca fui assim e não serei
assim.

O que faço sempre fiz questão de o fazer bem. O melhor possível. E não
suporto o desinteresse face a cada pergunta que faço e para a qual a
resposta é o silêncio. Silêncio. Silêncio. Silêncio. Eles queriam que
a aula terminasse. Eu também."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Alfa Trader, Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], Goya777, JAAMC, JoeP, m-m, Masterchief, MPAM, MR32, nfaz, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, Phil2014, PMP69, rs521, rtinto, VALHALLA, yggy e 204 visitantes