Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Angola

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - Angola

por SFT » 10/12/2018 14:12

Concordo, com a via comercial. Na minha argumentação estou a assumir que não há via comercial mas sim a técnica do "pôr no saco e levar".
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: OT - Angola

por Dr Tretas » 10/12/2018 13:55

Só apoio a devolução de peças que tenham sido obtidas como despojos de guerra ou pilhagem. As que foram obtidas por via comercial não vejo razão para serem devolvidas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Angola

por SFT » 10/12/2018 12:50

Infelizmente, para mim, muita destas discussões em torno de países independentes que já são ex.colónias trazem consigo os fantasmas do passado e aquele sentimento paternalista (da metrópole) e de filho mal agradecido (da colónia).

Não consigo dizer que a presença portuguesa/europeia em África fosse aplaudida ou largamente aceite pelos povos autóctones, mas também não digo que, ao fim de séculos de presença portuguesa, as peças culturais africanas presentes nos museus portugueses não tenham legitimidade de fazerem parte destes.

O que defendo é que, ao fim destes anos todos, é legítimo continuar a partilhar a História cedendo as peças que aqui estiveram por muito tempo e que fazem parte de um caminho comum trilhado por povos/sociedades/países diferentes.

A História e a Cultura são a base para qualquer sociedade: sem características comummente aceites e defendidas não há sociedade. Retirar esse sentimento de pertença e de crença acho desrespeitoso.

Quanto ao investimento, há investimentos que correm mal :) E Angola não era país antes da descolonização. Quanto muito era uma zona ultramarina, com um governador que respondia perante Portugal.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: OT - Angola

por Marco Martins » 10/12/2018 12:18

Em muitos países houve uma autêntica pilhagem e nesse aspecto alguns países têm o direito de ser ressarcidos... no entanto em Angola, não me parece que isso tenha acontecido...

Até porque o estado português também investiu em Angola... houve várias gerações de portugueses que ajudaram Angola a ser um gande país (antes da descolonização)... talvez por isso tantos países como USA e URSS tivessem tanto interesse em que Portugal saísse de lá...

Concordo que exista uma partilha de arte e que a mesma possa ser exposta em vários países e seja dada voz a essa arte, mas não concordo que a mesma seja devolvida.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OT - Angola

por SFT » 10/12/2018 11:39

Lá vamos nós reviver os tempos das colónias, o bem que os portugueses fizeram aos pretinhos que mais não fizeram, depois de sairmos de lá, senão destruir o que lá deixámos.

Como diz o artigo: "O debate sobre a devolução de bens culturais às ex-colónias ainda não rebentou em Portugal.".

Há muito que países, como o Egipto, reclamam peças retiradas e hoje expostas nos principais museus europeus.

Pergunto: uma peça histórica pertence ao povo invadido ou ao povo invasor? Para mim é do povo invadido. Ainda assim, o povo invasor pode ter a obrigação/direito de se apoderar da peça se a existência da mesma estiver em risco (ou até mesmo o seu estudo). (lembro.me do caso do Iraque, onde após a invasão quer dos EUA quer do Estado Islâmico, muitas peças desapareceram dos museus e locais históricos)

Quantas vezes já não foram estudadas as peças africanas que constam dos museus portugueses? Quantas pessoas levam as peças africanas aos museus portugueses? É mesmo legítimo privar os descendentes do acesso à sua arte histórica e cultural?

Acho que é um bom debate. Se calhar devia ser feito há mais tempo.

Pergunta final: aquando as invasões francesas, quantas igrejas portuguesas não foram pilhadas? É legítimo ou não perguntar pelas peças que desapareceram?
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

OT - Angola

por Marco Martins » 10/12/2018 11:02

https://expresso.sapo.pt/internacional/ ... s-colonias


Angola reclama devolução de obras de arte....
E sera que também vão devolver tudo aquilo que Portugal lá deixou... todo o trabalho e riqueza que várias gerações de colonos também ajudaram a construir?

É certo que houve uma colonização e houve apropriação de muitas coisas.... mas também é certo que internamente também havia apropriação entre as tribos... e antes sequer que o país se considerasse um país, Portugal também lhes deu a grandeza das fronteiras do território que hoje têm...

Será também vão devolver os territórios que portugal conquistou e que não pertenciam a ninguém?

Como será que esta parte da cultura poderá afectar as empresas e os negócios em Angola?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, Nuno V, PXYC, Shift72, smog63, xeidafome e 184 visitantes