Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Traídos por quem pensa como nós

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Traídos por quem pensa como nós

por Ativo » 13/11/2018 1:13

Ulisses, gostei de ler o teu último artigo.

Destaco as seguintes passagens dele.

"Contudo, muitas das vezes, os investidores vão à procura de opiniões que corroborem a sua, quando o que deviam era procurar, sobretudo, opiniões contrárias. Quando encontram opiniões que divergem da sua, os investidores tendem a descredibilizá-las ou a lê-las na diagonal, processo exactamente oposto ao que ocorre quando descobrem opiniões coincidentes com as deles, que lêem com muita atenção, veneração, quase que procurando um reforço positivo que lhes dê o empurrão que faltava para validar a sua posição".

"Quando lemos opiniões divergentes das nossas somos capazes de nos aperceber de outros argumentos e, sobretudo, de reflectirmos sobre o verdadeiro peso dos nossos argumentos. Por vezes ficamos baralhados? Sem dúvida. Mas questionar-nos é fundamental para avaliarmos não apenas a nossa convicção como aquilo que verdadeiramente sustenta a nossa opinião. ".

"Se deixou de ler alguém que escreve sobre mercados porque tem sempre uma opinião diferente da sua, reavalie a sua posição. Aquela pessoa que parece não perceber nada e ter opiniões com as quais discordamos profundamente pode ser a chave para, em alguns momentos, distorcer a nossa "verdade" ao ponto de a colocarmos em causa. Mesmo que seja muito mais agradável para o nosso conforto e ego correr atrás de quem partilha a mesma opinião do que nós. As nossas decisões são muito mais vezes traídas por quem partilha da mesma opinião que nós do que por aqueles que discordam. ".

Oxalá que o teu artigo faça com que alguns participantes no Fórum deixem de ser intolerantes para com quem expresse uma opinião diferente da sua.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Traídos por quem pensa como nós

por SFT » 12/11/2018 19:22

Mark Douglas diz num dos seus livros que não há pior sentimento que não ter razão e/ou perder dinheiro.

Todo o emocional no trading joga em torno destas duas premissas. A partir daqui há muito para escrever e estudar.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Traídos por quem pensa como nós

por Marco Martins » 12/11/2018 17:29

Bom artigo Ulisses.
Nada mais verdade que isso!

Muitas vezes o problema dos maus investimentos é estarmos a espera que surjam opiniões que "aprovem" e deiam força aos erros que estamos a fazer, ignorando outras opiniões muitas vezes bastante mais válidas.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Traídos por quem pensa como nós

por Ulisses Pereira » 12/11/2018 17:20

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "Traídos por quem pensa como nós":

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/traidos-por-quem-pensa-como-nos?ref=HP_DestaquesOpiniao3Noticias1

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 306 visitantes