Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

saida de conta em cootitularidade/ mais valias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por Pedro2018 » 21/11/2018 11:37

Porque raio então o AB7 não pretende ser rigoroso e tratar as coisas como elas são?
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por JorgeM2014 » 21/11/2018 11:01

Pedro. Se até à data da tua saída de conta foram realizadas operações de bolsa geradoras de mais valias o banco deve emitir uma declaração de 50% para cada um dos titulares.
Tu deve declarar 50% e o teu familiar 50%. Se o banco se recusar a passar e tu declarares 50% a AT pode intervir sobre o Banco que fez uma incorreção.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por Bucks » 6/11/2018 20:03

Pedro2018 Escreveu:Ontem a minha gestora de conta disse-me, depois de contactar a área responsável do banco, que a declaração seria enviada com 100% de titularidade do meu familiar sobre os movimentos do ano da carteira de títulos. Eu acho incorreto porque até mais de meio ano eu estive na conta e os movimentos geradores de mais valias foram efetuados com a minha presença na conta.
Faz toda a diferença na abordagem à contabilidade das mais e menos valias e leva o meu familiar a efetuar vendas para assumir menos valias e compensar as mais valias daquela situação.
Aproveito para solicitar um esclarecimento de quem sabe:
- o resgate de fundos de investimento com menos valias é diretamente contabilizado em mais valias realizadas na venda de ações?
Exemplo: um titular que resgate um fundo com perda de 1500 euros pode compensar a mais valia de venda de uma ação como, por exemplo, Navigator com mais valias dos mesmos 1500 euros?
Confesso que nunca vendi fundos a perder por isso sempre paguei do resgate o devidos impostos.
Obrigado pela atenção de quem dispensar um pouco de tempo para tentar ajudar.

Obs: Eu ainda estou a ponderar mesmo que o banco envie a declaração de 100% de titulariedade do meu familiar em declarar 50%/50% e se autoridade me chamar tenho provas que estava na conta quando foram produzidas as mais valias.


Fundos estrangeiros sao tratados como se de acçoes fossem. Acçoes, obrigaçoes e fundos.
Mas como sao no anexo J e as acçoes no G, nao posso afirmar com toda a certeza, embora se fosse eu, fazia essa venda acçoes e fundos para incluir menos-valias, nao perdes nada com isso.
Se te sentes menos a vontade, faz como eu fiz na altura irs, telefona ao AB e pede para falar com a area contabilidade com algum responsavel.
Declaraçao movimentos bolsa - Arquivo se tiver em teu nome e somente, entao e 100%.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por Bucks » 6/11/2018 19:54

Atenção tenho no AB e num ano fui verificar as finanças com esse papel de registo e deposito onde consto eu e o meu irmão, avisaram-me logo que nao tem valo fiscal. E verifiquei os movimentos nas finanças, os quais so estavam realmente conforme modelo 13 enviado pelo banco, tal e qual como declaraçao movimentos bolsa retirada do arquivo, a 100% em meu nome.
Teem de preencher como o banco envia, e verificar a declaraçao
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por malakas » 31/10/2018 19:06

Boas,
Tenho uma conta nas mesmas condições e alguns títulos sãp de apenas um títular e outros são de ambos e por vezes em quantidades/percentagens diferentes.

Convém ver no extrato de títulos, de cada títular, que o banco envia todos os anos para o IRS.
 
Mensagens: 213
Registado: 29/11/2007 10:06
Localização: Lourinhã

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por Pata-Hari » 31/10/2018 16:48

Acho a resposta estranha. O que deverá ter sido feito foi um fora-de-bolsa para te tirarem da conta nos titulos em que eras dono. (ou seja, venderam os teus titulos aos outro co-titular). Ora isso fica registado como uma venda que gera mais ou menos-valia.

Pede que te envie uma simulação do mapa de mais-valias para ver o que dá.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por Pedro2018 » 31/10/2018 12:09

Ontem a minha gestora de conta disse-me, depois de contactar a área responsável do banco, que a declaração seria enviada com 100% de titularidade do meu familiar sobre os movimentos do ano da carteira de títulos. Eu acho incorreto porque até mais de meio ano eu estive na conta e os movimentos geradores de mais valias foram efetuados com a minha presença na conta.
Faz toda a diferença na abordagem à contabilidade das mais e menos valias e leva o meu familiar a efetuar vendas para assumir menos valias e compensar as mais valias daquela situação.
Aproveito para solicitar um esclarecimento de quem sabe:
- o resgate de fundos de investimento com menos valias é diretamente contabilizado em mais valias realizadas na venda de ações?
Exemplo: um titular que resgate um fundo com perda de 1500 euros pode compensar a mais valia de venda de uma ação como, por exemplo, Navigator com mais valias dos mesmos 1500 euros?
Confesso que nunca vendi fundos a perder por isso sempre paguei do resgate o devidos impostos.
Obrigado pela atenção de quem dispensar um pouco de tempo para tentar ajudar.

Obs: Eu ainda estou a ponderar mesmo que o banco envie a declaração de 100% de titulariedade do meu familiar em declarar 50%/50% e se autoridade me chamar tenho provas que estava na conta quando foram produzidas as mais valias.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por marijon2 » 29/10/2018 17:10

bucks Escreveu:Eu tenho no AB e posso dizer que tendo outro titular, sempre foi declarado pelo banco a 100% em meu nome. Têm de ver como é emitida a declaração enviada a vocês para o arquivo.
Esqueçam o registo de depósitos anual 50% 50% que enviam todos os anos, na AT disseram-me que não conta.
Portanto, se está tudo num contribuinte feito pelo banco, então é 100%(não façam nos dois senão dá erro na AT) apesar de ser conta solidária.
Isto depende de cada banco.

Já no caso do Montepio, só eu estou na conta títulos embora haja outro titular à ordem.



Bucks. o meu gestor de conta no AB disse-me que o que contava era o registo de depósitos anual e portanto fiz sempre 50%50% con excepção de um ano.

Nunca tive divergências.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por Bucks » 29/10/2018 17:00

Eu tenho no AB e posso dizer que tendo outro titular, sempre foi declarado pelo banco a 100% em meu nome. Têm de ver como é emitida a declaração enviada a vocês para o arquivo.
Esqueçam o registo de depósitos anual 50% 50% que enviam todos os anos, na AT disseram-me que não conta.
Portanto, se está tudo num contribuinte feito pelo banco, então é 100%(não façam nos dois senão dá erro na AT) apesar de ser conta solidária.
Isto depende de cada banco.

Já no caso do Montepio, só eu estou na conta títulos embora haja outro titular à ordem.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por Pedro2018 » 28/10/2018 19:26

Muito Obrigado Maria João.

A última operação de venda foi realizada muito antes de eu sair da conta, por isso deverá ser imputada 50% a cada titular da altura.
O banco é o Activobank.
Vou entrar em contacto com eles.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por marijon2 » 27/10/2018 23:06

Pedro2018 Escreveu:Bom dia.
Fui cotitular de uma conta de títulos (ações e fundos) até meados de Julho numa instituição bancária com um familiar meu. Resolvi sair da conta por acordo com o meu familiar. Foi até necessário pagar uma comissão ao banco pela operação.
A questão que coloco é: As mais valias que obtivemos até meados de Julho em venda de ações (durante o tempo que também fui titular) serão reportadas em 50% para cada titular na declaração e informação que o banco dará às finanças, ou como eu saí só serão imputadas as mais valias ao meu familiar?
A questão é pertinente porque se me foram imputadas mais valias a mim em 50%, como nos anos anteriores que era cotitular eu terei de tentar compensar com menos valias que tenho noutros títulos evitando pagar imposto sobre as mais valias.Agradecia o esclarecimento de alguém informado ou até opiniões porque a gestora do banco não me soube informação com precisão.


Pedro, ainda hå outra questão no vosso caso. Não convem que este ano, a partir do momento da tua saída da conta, haja mais transações, pois como o reporte ao fisco ė anual, pode gerar confusão. Não estou a ver o banco a fazer duas declarações para o mesmo ano: uma 50%50% e outra 100% a partir do momento que a conta passa a ser somente do teu familiar.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por marijon2 » 27/10/2018 22:55

Pedro, eu tenho uma conta em co-titularidade com o meu pai no AB7 e todos os anos fiz 50/50, com excepção do último, em que, como a conta ė do meu pai e os valores eram muito pequenos, declaramos 100% em nome dele. Nunca fomos chamados por divergências.

Mas o mais mportante ė saber como ė que o banco faz o reporte das mais valias ao fisco: o correcto ė 50/50 nos casos de co-titularidade, mas nem sempre ė assim... na minha opinião, deverås esclarecer com o banco a forma como ė preenchido o modelo 13...pois em casos de co-titularidade, há instituições que reportam 100% em nome do primeiro titular. :shock: Errado? Sim :-k , Mas ė conveniente esclarecer.

Qual é o banco? No caso de ser o AB7, Best ou Santander, o reporte ė sempre 50/50. Quanto aos outros, esclarece :wink:

Espero ter ajudado....
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por Pedro2018 » 27/10/2018 20:28

Obrigado Maria João.

Pelo que entendo todas as vendas de ações efetuadas até à data da saída da conta devem ser reportadas em 50% a cada cotitular.

Só quero ter a certeza absoluta para que possa "jogar" com as menos valias e não ter de pagar imposto. Já que de momneto tenho algumas açoões com menos valias faço a venda e até posso voltar a comprar depois.
Agradeço mas gostava de saber mais opinoões, nomeadamente, de pessoas na mesmas circunstancias ou ligadas profissionalmente a instituições financeiras.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por marijon2 » 27/10/2018 15:46

Olá Pedro

Se eras co-titular da conta, até à altura as mais valias terão que ser declaradas 50%:50%.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

saida de conta em cootitularidade/ mais valias

por Pedro2018 » 27/10/2018 13:09

Bom dia.
Fui cotitular de uma conta de títulos (ações e fundos) até meados de Julho numa instituição bancária com um familiar meu. Resolvi sair da conta por acordo com o meu familiar. Foi até necessário pagar uma comissão ao banco pela operação.
A questão que coloco é: As mais valias que obtivemos até meados de Julho em venda de ações (durante o tempo que também fui titular) serão reportadas em 50% para cada titular na declaração e informação que o banco dará às finanças, ou como eu saí só serão imputadas as mais valias ao meu familiar?
A questão é pertinente porque se me foram imputadas mais valias a mim em 50%, como nos anos anteriores que era cotitular eu terei de tentar compensar com menos valias que tenho noutros títulos evitando pagar imposto sobre as mais valias.Agradecia o esclarecimento de alguém informado ou até opiniões porque a gestora do banco não me soube informação com precisão.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], goncaladas, Google [Bot] e 156 visitantes