Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal : o défice e a dívida

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Portugal : o défice e a dívida

por soso » 23/10/2018 11:17

Mais uma vez parabéns ao (DES)governo de Portugal

:wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Viva a CIGARRA, e que se lixe a formiga..... Chipre, Malta, Holanda, Áustria, Eslovénia, etc :oh: :oh: :oh: :oh: :oh:

--------------------------------------------------------------------------------------------

FINANÇAS PÚBLICAS

Mapa: Portugal fechou 2017 com segundo maior défice da UE e terceira dívida mais elevada

O Eurostat actualizou os valores da dívida pública e saldo orçamental dos países da União Europeia. Veja o mapa com todos os valores.

A dívida pública portuguesa até desceu em 2017, situando-se abaixo de 125% do PIB, mas continua a ser a terceira mais elevada entre os países da União Europeia (ver mapa em cima).


Já o défice orçamental, se for excluído o efeito da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, situou-se em 0,9% do PIB, o que representa o nível mais baixo da história democrática portuguesa. Contudo, o défice total foi de 3% do PIB, o que representa o segundo valor mais elevado entre os países da UE.


Estes dados foram publicados esta segunda-feira, 22 de Outubro, pelo Eurostat, que procedeu à revisão dos valores preliminares revelados em Abril.


A maior queda do rácio da dívida pública foi registada pelo Chipre (-9,4 p.p.), passando de 105,5% para os 96,1%. Esta foi de longe a maior redução, para a qual contribuiu de forma determinante o excedente orçamental de 1,8% em 2017.

Seguem-se Malta (-5,4 p.p.), Holanda (-4,9 p.p.), a Áustria (-4,7 p.p.) e a Eslovénia (-4,6 p.p.). Só depois destes países é que surge Portugal. O rácio da dívida pública portuguesa - que continua a ser a terceira maior da Europa - baixou de 129,2% em 2016 para 124,8% em 2017, ano em que a economia cresceu ao maior ritmo dos últimos 17 anos.

Esta marca foi conseguida apesar do défice ter subido de 2% para 3%, se incluída a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos - decisão tomada pelo Eurostat que utiliza os 3% como número oficial. Excluído desse efeito, o défice orçamental foi de 0,9%, ficando abaixo da média de 1% registada tanto na Zona Euro como na União Europeia.

Apenas Espanha superou o défice orçamental de Portugal (ver mapa em baixo). Do outro lado da tabela está Malta com um excedente de 3,5%, acompanhado pelo Chipre, Suécia e República Checa.

No caso da dívida pública, a Grécia continua a liderar de longe. Já a Estónia tem a menor dívida pública da União Europeia com apenas 8,7%.


https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... _maislidas
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em 2008 qd veio a crise do subprime tínhamos uma dívida de 60% do PIB.

O 44 logo a duplicou (não para seu bem, nem dos amigos cigarrentos), mas para o bem dos Portugueses e em 2011, qd acabou o guito, todos lhe agradecemos enquanto ele se passeava faustosamente em Paris + fava + câncio :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: .

Agora, qd vier outra crise, face aos nossos níveis de endividamento, como vais ser :?: :?: :?: :?:

Eu aposto que este OE é o último do Centeno : já ganhou CV, já foi governante, até já vai com convite ao camarote das TOUPEIRAS................... quem vier a seguir (2019-2023), que apague a luz :oh: :oh: :oh: :oh: :oh:

Vai uma aposta :?: :?: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh: :oh:
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], boavista, Kooc, niceboy, papamericano, PAULOJOAO e 165 visitantes