Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A ilusão do fecho dos contratos em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A ilusão do fecho dos contratos em Portugal

por soso » 18/10/2018 14:05

Por vezes, repito, por vezes, acontecem coisas estranhas, mas só aquando do " quadruple witching".

Por norma é a terceira 6ª feira de cada trimestre.

Sim, já assisti a movimentos bastante bruscos ( depende dos activos : umas vezes para cima, outras para baixo) e já assisti a não ocorrer exactamente nada.

Quanto ao PSI, nem faço ideia, pois já há uns 3 anos que não o negoceio devido aos spreads e aos gaps constantes.

Cumprimentos bolsistas :wink:
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

A ilusão do fecho dos contratos em Portugal

por Ulisses Pereira » 18/10/2018 12:17

Tenho lido, sistematicamente, no tópico do PSI que a semana de fecho dos contratos puxa o índice artificialmente para cima. O Eagle já escreveu tantas vezes isto que até temo que alguém tome isso como uma verdade absoluta. Como é um assunto muito específico achei preferível abrir um novo tópico sobre este assunto.

Tenho lido esta tese e não tenho concordado com ela mas hoje decidi colocar um olhar mais frio sobre a questão e fui fazer o trabalho de casa e olhar para os últimos 2 anos do índice. São 24 meses, numa altura em que o PSI subiu, por isso até seria de esperar que houvesse mais semanas de fechos de contratos positivos do que o oposto. Pois bem, nos últimos 2 anos, em 12 vezes a semana de fecho de contratos foi positiva e em 12 anos essa semana foi negativa.

Ou seja, os números provam de que esta tese (que confesso não entender o que lhe está subjacente) de que o índice sobe porque é semana de fecho de contratos não está correcta. E não podia deixar isto em claro porque todos os meses temos que ler certezas absolutas que estão erradas.

Abraço,
Ulisses

P.S. Para os menos familiarizados, os contratos de futuros têm associado uma data de vencimento. Em teoria, é possível que alguém tenha interesse em "puxar" ou afundar o preço nessa altura. A questão é que nem sempre é para o mesmo lado :)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], IX Hispana, J.f.vieira, Mmmartins, nfaz, Nuno V, Paulo Pereira 74, PAULOJOAO, peterteam2 e 221 visitantes