Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Solar Farming - em Portugal, que futuro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Solar Farming - em Portugal, que futuro?

por Beruno » 2/8/2018 21:07

Isto já está muito disseminado. O conceito chama-se miniproduçao. E passa por alugar coberturas para instalar painéis e vender a EDP. Eu próprio já fiz isto com dois prédios onde tenho casa. É estou agora para fazer um contrato com uma ipss para lhes alugar a cobertura

Se forem a espreitar os telhados de quartéis de bombeiros, de escolas, de ipss, e houver lá painéis solares, quase de certeza que são explorados por terceiros. Já conheço quem o faça há uns 8 anos

Procurem no Google por estas iniciativas:

Coopernico

Goparity
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Solar Farming - em Portugal, que futuro?

por SFT » 2/8/2018 19:20

raoc Escreveu:A questão é se eu posso chegar ao alentejo comprar uma herdade e investir nisto, e se é tão rentavel porque ninguem o faz mais? Portque continuam a semear trigo, oliveiras ou sobreiros?


raoc, ninguém faz porque deve ser necessário um investimento inicial avultado. (tive conhecimento de um caso cujo investimento rondou os 15 milhões, feito por uma multinacional europeia)

Claro que é rentável no longo prazo, mas quem é que pode esperar 10-20 anos até rentabilizar o que investiu?

Quanto à agricultura, não te sei responder a isso: se calhar há outros factores que favorecem a agricultura face a outros sectores (Planos Directores Municipais, apoios nacionais e europeus à agricultura, etc)
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Solar Farming - em Portugal, que futuro?

por MarcoAntonio » 2/8/2018 18:33

raoc Escreveu:A questão é se eu posso chegar ao alentejo comprar uma herdade e investir nisto, e se é tão rentavel porque ninguem o faz mais? Portque continuam a semear trigo, oliveiras ou sobreiros?


Se a ideia é vender à rede, existem incógnitas substanciais quanto ao futuro deste mercado.

O investimento inicial é substancial (em Portugal parece situar-se em torno dos 0.7~0.8 euros por watt instalado, ou seja, para 1.5MW estamos a falar de mais de um milhão de euros). Isto é o investimento à cabeça, existem naturalmente custos operacionais também.

Se é para consumo próprio, o risco é mais baixo (e no que se refere à potencia instalada, é ao que diz respeito a esmagadora maioria). Estão além disso em andamento alguns projectos de investimento quer nacional quer internacional que vão aumentar significativamente a potência instalada na próxima meia duzia de anos, mas parece-me arriscado não sabendo bem ainda como é qual a legislação a aplicar e etc. Durante a era "Socrates" era tudo pró renováveis, existiam montes de incentivos e subsídios, hoje as coisas não são bem assim.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Solar Farming - em Portugal, que futuro?

por richardj » 2/8/2018 18:26

raoc Escreveu:A questão é se eu posso chegar ao alentejo comprar uma herdade e investir nisto, e se é tão rentavel porque ninguem o faz mais? Portque continuam a semear trigo, oliveiras ou sobreiros?


1) Não funciona bem assim;

2) Tem havido imenso investimento nessa area, a maioria dos investirdores é que são estrangeiros, porque em Portugal os outros é que são burros.

3) No ultimo orçamento, o BE queria penalizar estes investimentos, mas o governo acabou por vir a trás porque estavam em causa muitos investimentos que tem sido feitos este ano. O mais provável é no próximo orçamento haver mais penalidades.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Solar Farming - em Portugal, que futuro?

por raoc » 2/8/2018 18:11

A questão é se eu posso chegar ao alentejo comprar uma herdade e investir nisto, e se é tão rentavel porque ninguem o faz mais? Portque continuam a semear trigo, oliveiras ou sobreiros?
 
Mensagens: 6
Registado: 16/10/2006 20:34

Re: Solar Farming - em Portugal, que futuro?

por Pata-Hari » 2/8/2018 17:27

raoc, via que instrumentos?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Solar Farming - em Portugal, que futuro?

por SFT » 2/8/2018 17:19

Acho que tu próprio já deste resposta às questões que fizeste:

raoc Escreveu:... o solar tem a vantagem de estar pago ao fim de poucos anos...
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Solar Farming - em Portugal, que futuro?

por raoc » 2/8/2018 16:57

Recentemente noticiaram que estavam a ser feitos investimentos significatvos em solar nas zonas do alentejo.
Como pequeno investidor, ou até como grupo de pequenos investidores, fará sentido investir neste mercado?
Que acham?
Se o solar tem a vantagem de estar pago ao fim de poucos anos, conforme estimativas, fará sentido investir? Tal como se investe em imobiliário?
 
Mensagens: 6
Registado: 16/10/2006 20:34


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, m-m, mquinaz, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, Tx9262, zuluotegui e 252 visitantes