Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GAM suspende a negociação de fundos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

GAM suspende a negociação de fundos

por Pata-Hari » 2/8/2018 16:35

Fonte:

Funds People

GAM suspende a negociação dos fundos, mas mantém o NAV das estratégias de Tim Haywood perante os pedidos de resgate
02/08/2018
Funds People |

A GAM Investments anunciou hoje que todas as operações de subscrições e resgates nos fundos de obrigações com estratégias de retorno absoluto (ARBF) foram suspensos a partir de 31 de julho, momento em que foi conhecida a decisão de afastar Tim Haywood da posição de responsável de retorno absoluto da GAM, depois de uma investigação interna em relação a alguns dos seus procedimentos sobre a gestão de riscos. Esta decisão foi tomada devido ao elevado volume de ordens de resgate recebidas nestes produtos depois de se tornar pública a notícia. Desta forma, nenhum investidor pode abandonar os fundos depois de se ter tornado pública a informação esta quarta-feira.

Segundo o comunicado, o objetivo é “maximizar o valor e a liquidez para os clientes”. Neste sentido, agora estão a estudar todos os passos futuros, incluindo a liquidação dos fundos. Os fundos impactados, representavam 7.3 mil milhões de francos suíços em ativos sob gestão no final de julho de 2018. Os produtos são o GAM Multibond - Absolute Return Bond Fund, o GAM Multibond - Absolute Return Bond Plus e o GAM Multibond - Absolute Return Bond Defender.

Como explicam no comunicado, depois da suspensão de Tim Haywood, os fundos ARBF experimentaram um elevado nível de pedidos de reembolso. “Apesar dos fundos terem a liquidez necessária para servir esses pedidos, tal situação conduziria a uma mudança desproporcional na composição do portefólio, que poderá comprometer os interesses dos restantes investidores”, pode ler-se.

Por isso, o objetivo principal da GAM é “garantir a igualdade de tratamento de todos os investidores e a proteção dos seus interesses”. Neste sentido, a gestora está a consultar os seus clientes para ver qual é o melhor mecanismo para dar liquidez nas mesmas condições a todos os clientes. “Trata-se de resolver a situação o mais rápido possível para os investidores”, explicam. A intenção da gestora é tomar a decisão definitiva dentro e alguns dias. Entretanto, deixarão de cobrar comissão de gestão a estes fundos enquanto permanecerem suspensos ou se entrarem em liquidação. Durante este período, a entidade publicará diariamente o valor líquido dos fundos afetados com as avaliações realizadas a preços de mercado pela State Street. Desta forma, o cliente terá informação diária do valor de mercado dos seus investimentos.

Abre-se então um período para conhecer o volume de clientes que quer liquidar as suas posições e aquele que quer continuar nas estratégias mesmo que estas contem com menos liquidez.

Da gestora destacam que nenhuma parte do negócio da GAM foi afetada. As outras equipas de investimento da empresa e seus administradores externos continuam a gerir os fundos normalmente.

O CEO da GAM, Alexander S. Friedman, assinala que "estamos comprometidos com a proteção dos interesses de nossos clientes. Estamos a trabalhar para garantir que maximizamos o valor e a liquidez para os investidores dos ARBF, e procurando estabelecer estruturas alternativas para os clientes que queriam continuar investindo com a equipa de ARBF. Estou seguro que esta equipa sólida e ampla pode manter as soluções de gestão ativa diferenciadas que os nossos clientes necessitam". O presidente do grupo, Hugh Scott-Barrett também assinalou que "o conselho da administração reconhece que os acontecimento recentes foram um revés para a empresa. No entanto, temos absoluta confiança na robustez da GAM como gestor de ativos diversificado e a capacidade das suas equipas de investimento para fazer frente aos reembolsos
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], chico_laranja, Garfield, JotaFreitas1, jvrs, latbal, m-m, malakas, PAULOJOAO e 106 visitantes