Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Resistindo à tentação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Resistindo à tentação

por P-Mendes » 24/7/2018 23:57

Não querendo prolongar muito esta questão dos máximos históricos, mas pegando novamente nela, até porque, de certa forma, liga um pouco ao tema do artigo publicado:
Quem não comprou nos máximos históricos efectuados pela Altri em Novembro do ano passado, pelos 5,72€, ficou a perder uma óptima mais valia se compararmos a este momento, no entanto obviamente quem comprou por estes valores e vendeu logo quando a cotada corrigiu durante quase 2 meses até aos 4,36€ +-, ficou a perder algum dinheiro. Eu posso falar desta cotada à vontade porque este ano é a minha bala de prata com uma mais valia de quase 100%, e não me arrependo uma única vez de reforçar em suportes e em máximos, quando assim os indicadores o permitem. Penso que a confusão do 5640533 é não acreditar que após comprar em máximo histórico, a cotada venha novamente a efetuar novos máximos, mas acreditar que a probabilidade é corrigir e voltar a suportes, no entanto nem sempre é assim, e o passado mais recente da Altri também o assim o inidca, quando em meados de Abril fez novos máximos históricos se compararmos com os de Novembro e desde aí subiu aproximadamente 60%.
A questão que eu coloco ao Eagle e ao 5640533 é se conseguem prever que a Altri, no presente e supondo que toca novamente nos 9,31€ (máximo absoluto), não venha a efetuar uma nova subida de mais 50% para os 18€? Não gostariam de ter comprado perto do máximo histórico?
Cada um tem a sua opinião e a sua análise, como é óbvio, mas eu compartilho da ideia que uma cotada mostra sinal de força quando efetua novos máximos, pois aí não existem resistência e o seu destino é incerto, assim como compartilho a ideia oposta, que quando uma cotada efetua mínimos históricos poderá continuar a cair sem destino, pois não existem suportes.
Bons negócios para todos e espero não ter sido muito confuso.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Resistindo à tentação

por MarcoAntonio » 24/7/2018 16:38

5640533 Escreveu:Todos temos direito á nossa opinião.


Exacto, foi o que aconteceu. Cada um manifestou a sua.

O forum não é suposto ser um exercicio unilateral.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38211
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Resistindo à tentação

por Ulisses Pereira » 24/7/2018 16:25

Deste exemplos para me contrariares. Eu peguei nos teus exemplos, expliquei-te mais detalhadamente a ideia e mostrei-te que quem comprou quando essas acções estabeleceram novos máximos históricos, quebrando máximos antigos, estão a ganhar dinheiro. Mais, de facto, não posso fazer.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Resistindo à tentação

por 5640533 » 24/7/2018 16:17

O Sr. Ulisses escreve no artigo acima referido que o máximo histórico é um sinal de força e não de perigo. Quem compra no máximo histórico muito provavelmente está em perigo. Penso eu. Os mediadores pensam ao contrário. Todos temos direito á nossa opinião. Isto serve para pormos fim à discussão? Como é óbvio agradeço o vosso esforço de explicar o artigo..
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Resistindo à tentação

por MarcoAntonio » 24/7/2018 13:45

564, esse não é o valor a que a cotação começou a fazer máximos históricos.

Obviamente que uma acção está sempre abaixo do último máximo histórico excepto nos exactos dias em que a cotação actual é o último máximo histórico.

Obviamente não estamos a falar dos mesmos máximos históricos. A análise que estás a fazer é de pouca ou nenhuma utilidade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38211
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Resistindo à tentação

por Ulisses Pereira » 24/7/2018 13:42

Número, mas eu não estou a falar dessa altura. Estou a falar quando quebraram os máximos históricos antigos. Claro que algum dia têm que começar a descer,. Mas quando uma acção quebra um máximo histórico com algum tempo é um claro sinal de força. E as acções que referes são um excelente exemplo disso conforme os números que tive o cuidado de recolher para te responder com factos e não apenas com suposições.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Resistindo à tentação

por EAGLE BULLMARKET » 24/7/2018 13:16

5640533 Escreveu:Os máximos históricos da Navigator e da Altri, salvo erro, são de 6,055 e 9,32 euros respectivamente. Não estou a ver quem, neste momento, estaria bem se tivesse comprado a esses preços. Só quero dizer que não acredito na força do máximo histórico. É ilusória.



Fazer máximos históricos poderá ser um sinal de força e positivo numa altura em que mercado ainda apresente perspetivas e múltiplos razoáveis .

Não é o caso , estamos num mercado sobreaquecido nos mercados internacionais e em bolha e com múltiplos em níveis estratosféricos elevados .

Como no caso destas cotadas tiveram subidas verticais , estão já acima do valor fundamental e de crescimento previsto e acima dos targets otimistas da maioria das casas de investimento, beneficiaram da euforia internacional nas fusões no setor , no preço pasta de papel e fraqueza do euro.


Concordo que a probabilidade é não fazer valores muito acima dos atuais e o risco maior é de quedas nos próximos meses para níveis bem inferiores .

E se mercados internacionais ajudarem nas quedas com Trade War a intensificar-se a partir de 30 de agosto e com fortes retiradas dos investidores de elevados montantes dos fundos de investimento , a probabilidade de quedas fortes a corrigir estas subidas verticais é ainda maior .

Quem aproveitou a subida vertical fez muto bem, para quem entrar a partir daqui penso que a probabilidade maior são fortes desvalorizações nos próximos meses
Anexos
altri 2407.PNG
nvg 2407.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Resistindo à tentação

por 5640533 » 24/7/2018 13:08

Os máximos históricos da Navigator e da Altri, salvo erro, são de 6,055 e 9,32 euros respectivamente. Não estou a ver quem, neste momento, estaria bem se tivesse comprado a esses preços. Só quero dizer que não acredito na força do máximo histórico. É ilusória.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Resistindo à tentação

por MarcoAntonio » 24/7/2018 11:41

5640533 Escreveu:Obrigada. Pensando bem é óptimo momento para vender. Quem comprar nesse momento pode vir a sofrer muito e por muito tempo.


Quem comprar uma acção em qualquer altura pode vir a sofrer muito e por muito tempo.

Não é nem um particular de uma acção que faz novos máximos nem a altura em que isso é particularmente provável.

Com conhecimento a posteriori claro que podemos fazer todo o tipo de cherry picking e encontrar melhores momentos para comprar ou para vender não tem qualquer dificuldade. Não é a melhor forma de olhar para um histórico na minha opinião...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38211
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Resistindo à tentação

por Ulisses Pereira » 24/7/2018 11:30

Número, vamos lá a números das acções que falas:

A Altri fez novo máximo histórico em Outubro de 2017. Vale hoje praticamente o dobro do que valia na altura!

A Navigator fez novo máximo histórico em Março deste ano. Vale hoje cerca de 7% mais. E se somarmos o dividendo distribuido depois disso vale hoje mais 11% do que valia nessa altura.

Por isso, não entendo a tua questão. Quem comprou essas acções quando fizeram máximos históricos quebrando níveis antigos está a ganhar dinheiro.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Resistindo à tentação

por 5640533 » 24/7/2018 7:50

Obrigada. Pensando bem é óptimo momento para vender. Quem comprar nesse momento pode vir a sofrer muito e por muito tempo.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Resistindo à tentação

por MarcoAntonio » 24/7/2018 0:20

Eu não sou o Ulisses. Mas posso dar a minha interpretação, não sei se ajuda: quando alguém diz que realizar máximos históricos são sinal de força, significará que é um sinal no sentido de Bull Market e que a expectativa é o título continuar a subir.

Os titulos que referes realizaram máximos multiplas vezes ao longo dos últimos anos (virtualmente todas as vezes continuaram a subir durante mais algum tempo, entretanto corrigiram e voltaram às subidas realizando novos máximos). Multiplas vezes também estiveram abaixo do (ultimo) maximo, nem que fosse temporariamente, e o momento actual é um deles.

Ainda no contexto da minha interpretação, a capacidade de antecipar o comportamento futuro com base em análise técnica / histórico de um activo é obviamente limitada (o que não é o mesmo que inútil). A maior parte dos analistas estará ciente disso, estou convicto, embora o grau de confiança possa variar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38211
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Resistindo à tentação

por 5640533 » 23/7/2018 23:42

Gostava muito de saber a sua resposta.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Resiistondo a tentação

por 5640533 » 23/7/2018 16:14

Sr. Ulisses, sempre defendeu que o máximo histórico é sinal de força. Como é que explica então a situação, por exemplo, da Navigator? A Altri está muito melhor, mas também não está nada perto do máximo histórico.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Resistindo à tentação

por Ulisses Pereira » 23/7/2018 12:13

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "Resistindo à tentação":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/resistindo-a-tentacao?ref=HP_DestaquesOpiniao3Noticias1

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Alfa Trader, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], latbal, MP65, Mr_ALL, PAULOJOAO e 212 visitantes