Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Questão - Short Indice e dividendos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Questão - Short Indice e dividendos

por JohnyRobaz » 25/5/2018 15:06

Ulisses Pereira Escreveu:Não creio porque acredito que o CFD estava cotado já descontando esse dividendo.

Abraço,
Ulisses


Na véspera do gap down fechou pertíssimo do máximo dos últimos meses... Não me parece que estivesse ali nada descontado, mas pronto não sei. Sempre pensei que houvesse ajuste de dividendos nos CFD's todos.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Questão - Short Indice e dividendos

por Ulisses Pereira » 25/5/2018 15:02

Não creio porque acredito que o CFD estava cotado já descontando esse dividendo.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Questão - Short Indice e dividendos

por JohnyRobaz » 25/5/2018 12:05

Ulisses Pereira Escreveu:SFT,

O Ajuste ao dividendo apenas acontecerá em caso de dividendos extraordinários, um evento não programável. Quanto aos dividendos normais, eles não são ajustados. O que acontece é que, quanto mais perto da data dos dividendos estamos, mais descontado no valor dos CFD`s esse acontecimento está. Por exemplo, se amanhã uma empresa que valha 10% no PSI distribuir um dividendo com uma yield de 10%, hoje o CFD já cotará com um desconto de 1%.

Abraço,
Ulisses


Ulisses, quer dizer que se podia ter ganho dinheiro com a abertura de um short no final do dia 22 no CFD do PSI-20 e fechando-o no início do dia 23? Ou seja, apenas contando com o gap devido ao ex-dividend da REN e NOS?

Abraço
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Questão - Short Indice e dividendos

por Ulisses Pereira » 25/5/2018 11:40

SFT,

O Ajuste ao dividendo apenas acontecerá em caso de dividendos extraordinários, um evento não programável. Quanto aos dividendos normais, eles não são ajustados. O que acontece é que, quanto mais perto da data dos dividendos estamos, mais descontado no valor dos CFD`s esse acontecimento está. Por exemplo, se amanhã uma empresa que valha 10% no PSI distribuir um dividendo com uma yield de 10%, hoje o CFD já cotará com um desconto de 1%.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Questão - Short Indice e dividendos

por ljbk » 25/5/2018 3:29

Pelo menos no CFD do S&P já me aconteceu pagar isso aparecendo uma alinea: "ajuste por dividendo".

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Questão - Short Indice e dividendos

por SFT » 24/5/2018 22:12

RFPB Escreveu:Deve beneficiar só da queda do índice, no entanto, não é certo é que o índice caía na data de ex-dividendo.


Sim, deixa.me enfatizar o "não é certo".

Na minha pergunta apenas assumo que é certo teoricamente, mas também concordo que não é certo em termos práticos.

Obg.

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Questão - Short Indice e dividendos

por RFPB » 24/5/2018 22:07

Deve beneficiar só da queda do índice, no entanto, não é certo é que o índice caía na data de ex-dividendo.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Questão - Short Indice e dividendos

por SFT » 24/5/2018 21:56

Uma questão rápida: se o detentor de short de uma acção de uma empresa é "responsável" pelo pagamento do dividendo, aquele que "shorta" o índice é responsável de alguma coisa ou pode beneficiar com a queda da cotação do índice aquando do ex.dividend?

Obrigado pela atenção.

Abraço.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], hbsilva, iniciado1, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 213 visitantes