Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

mais valias vs dividendos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: mais valias vs dividendos

por RFPB » 24/5/2018 10:57

pjoseb Escreveu:
RFPB Escreveu:No meu caso compensou o englobamento no anexo E.
No Anexo G e J optei pelo não englobamento.
Os dividendos compensam se houver fundamentais que o justifiquem e se a AT assim o indicar.

Ainda dá para comprar REN e NOS.


Bom dia RFPB,

Como conseguistes usar o simulador para o Anexo J, a mim diz que o simulador não está preparado para rendimentos no estrangeiro.
Estás a usar que simulador?

Eu tenho rendimentos do:
- Anexo J, dividendos da EDP Renováveis
- Anexo E, juros de certificados do tesouro e dividendos de acções nacionais
- Anexo G, mais e menos valias de acções e mais e menos valias de fundos nacionais

E não consigo fazer simulações para perceber que anexos compensa ou não englobar.
Estou a usar o simulador online.

Cumprimentos,
Pedro


Bom dia Pedro,

Preenches o rosto, o anexo A, o anexo H e o anexo E ( e gravas). Depois numa única linha do Anexo G, colocas o valor total da realização e o de aquisção referente ao ano dos rendimentos. Simulas, com englobamento e sem englobamento.

Abraço
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: mais valias vs dividendos

por pjoseb » 24/5/2018 10:26

RFPB Escreveu:No meu caso compensou o englobamento no anexo E.
No Anexo G e J optei pelo não englobamento.
Os dividendos compensam se houver fundamentais que o justifiquem e se a AT assim o indicar.

Ainda dá para comprar REN e NOS.


Bom dia RFPB,

Como conseguistes usar o simulador para o Anexo J, a mim diz que o simulador não está preparado para rendimentos no estrangeiro.
Estás a usar que simulador?

Eu tenho rendimentos do:
- Anexo J, dividendos da EDP Renováveis
- Anexo E, juros de certificados do tesouro e dividendos de acções nacionais
- Anexo G, mais e menos valias de acções e mais e menos valias de fundos nacionais

E não consigo fazer simulações para perceber que anexos compensa ou não englobar.
Estou a usar o simulador online.

Cumprimentos,
Pedro
 
Mensagens: 8
Registado: 16/5/2018 11:12

Re: mais valias vs dividendos

por OCTAMA » 22/5/2018 18:10

SFT Escreveu:Obrigado pela explicação.

Para quem viva de mais-valias é capaz de dar jeito :)

Abc.


Correto :D Não só, mas também....

REN e NOS são no mesmo dia o último dia para entrar no dividendo. Hoje! Amanhã desconta o mesmo.

Escolhi somente uma. A que tem maior DY ao fecho de hoje.

Bons Negócios.

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: mais valias vs dividendos

por Nightrader » 22/5/2018 15:47

Já agora, não se esqueçam que os dividendos devem ser de acções Portuguesas, caso contrário não é possível declarar apenas 50%.
Já li aqui no fórum que no caso de acções da UE também é possível declarar a 50% mas ainda não consegui confirmar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 294
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: mais valias vs dividendos

por RFPB » 22/5/2018 15:36

No meu caso compensou o englobamento no anexo E.
No Anexo G e J optei pelo não englobamento.
Os dividendos compensam se houver fundamentais que o justifiquem e se a AT assim o indicar.

Ainda dá para comprar REN e NOS.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: mais valias vs dividendos

por SFT » 22/5/2018 14:13

Obrigado pela explicação.

Para quem viva de mais-valias é capaz de dar jeito :)

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: mais valias vs dividendos

por OCTAMA » 22/5/2018 14:07

SFT Escreveu:Octama, penso que o Pedro quer dizer é o seguinte exercício (eu próprio já pensei nisto no passado, mas nunca tinha inserido a questão do englobamento na equação):

Eu detenho uma acção A:

Preço de compra: 100.
Preço de venda: 200
Mais-valia: 100
Imposto (28%) = 28 = 100 x 28%
Ganho líquido = 100 - 28 = 72

Pretendo baixar a mais valia via dividendo.

Compro uma segunda acção B que distribui dividendos (de 20, por exemplo), vendendo imediatamente a seguir à distribuição.

Preço de compra: 300
Dividendo: 20
Preço de venda: 280.
Menos-valia: -20

Mais valia, via preço final: mais-valia de A + menos valia B = 100 - 20 = 80

Aplicando os 28% ao total da mais-valia do ano: (80 + 20) - (80 + 20) x 28% = 72, sendo os 20 o dividendo da acção B.

Assim o ganho líquido é indiferente quer compre uma segunda acção com dividendo ou não.

Mas quando, no contexto do englobamento, o dividendo tido em conta para o cálculo do imposto é cortado para metade o ganho líquido aumenta.

Estou a pensar mal?


Caro SFT,

Está correto. Mas atenção ao escalão de IRS onde o contribuinte se encontra (37% ou superior já poderá não trazer benefício nenhum). Pois apesar da base do dividendo ser considerada em 50%, a taxa do escalão de 37% ou superior (em englobamento) pode gerar um imposto superior ao efeito desse beneficio (50% do dividendo ser rendimento). Portanto, usar o simulador sempre.

Nota: Atenção que também estamos em presença de um adiamento de recuperação da liquidez após a obtenção da menos valia por efeito do dividendo. Os 28% de retenção serão recuperados em parte ou na totalidade de acordo com o escalão de cada um (em caso de englobamento). Assim, cada caso é um caso.
Bons Negócios.

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: mais valias vs dividendos

por SFT » 22/5/2018 13:29

Octama, penso que o Pedro quer dizer é o seguinte exercício (eu próprio já pensei nisto no passado, mas nunca tinha inserido a questão do englobamento na equação):

Eu detenho uma acção A:

Preço de compra: 100.
Preço de venda: 200
Mais-valia: 100
Imposto (28%) = 28 = 100 x 28%
Ganho líquido = 100 - 28 = 72

Pretendo baixar a mais valia via dividendo.

Compro uma segunda acção B que distribui dividendos (de 20, por exemplo), vendendo imediatamente a seguir à distribuição.

Preço de compra: 300
Dividendo: 20
Preço de venda: 280.
Menos-valia: -20

Mais valia, via preço final: mais-valia de A + menos valia B = 100 - 20 = 80

Aplicando os 28% ao total da mais-valia do ano: (80 + 20) - (80 + 20) x 28% = 72, sendo os 20 o dividendo da acção B.

Assim o ganho líquido é indiferente quer compre uma segunda acção com dividendo ou não.

Mas quando, no contexto do englobamento, o dividendo tido em conta para o cálculo do imposto é cortado para metade o ganho líquido aumenta.

Estou a pensar mal?
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: mais valias vs dividendos

por OCTAMA » 22/5/2018 12:27

SFT Escreveu:Pedro, o que vais pagar em impostos com o dividendo compensa a menos valia obtida.

É uma questão matemática. Faz o exercício com duas acções, por exemplo.

Em termos líquidos é irrelevante. Em termos de impostos, não pagas no final do ano (por causa do exercício mais vs menos valia) mas pagas no momento em que receberes o dividendo.

Quanto à observação do englobamento, fico com a dúvida. Parece.me que dá para compensar. Alguém consegue confirmar, sff?

Abc


Caro SFT e Pedro,

Como já explorado no tópico sobre o IRS, se o contribuinte estiver num escalão de IRS abaixo dos 28,5%, compensa englobar (a Cat G e E) a menos valia e o Dividendo. Aqui, chamo a atenção que se a Menos valia for o único movimento desse ano, torna-se um prejuízo fiscal para os 5 anos seguintes, não afetando esse ano fiscal. Logo, não se beneficia da redução do Rendimento Líquido através do Englobamento. Ficará para um ano posterior em que hajo Mais valias e se opte por englobamento também. Convém ter um saldo positivo de mais valias superior à menos valia gerada para se obter esse benefício.

Nota: Efetuando o englobamento (Cat E e G) e tendo assim que declarar o Dividendo na Cat E a 50% do seu valor Bruto e Retenção na fonte a 100% do seu valor, também se torna obrigatório declarar todos os restantes rendimentos de Cat E, caso os haja (depósitos a prazo, etc, etc). Aconselho sempre usar o simulador do IRS.

Bons Negócios.

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: mais valias vs dividendos

por SFT » 22/5/2018 12:02

Pedro, o que vais pagar em impostos com o dividendo compensa a menos valia obtida.

É uma questão matemática. Faz o exercício com duas acções, por exemplo.

Em termos líquidos é irrelevante. Em termos de impostos, não pagas no final do ano (por causa do exercício mais vs menos valia) mas pagas no momento em que receberes o dividendo.

Quanto à observação do englobamento, fico com a dúvida. Parece.me que dá para compensar. Alguém consegue confirmar, sff?

Abc
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: mais valias vs dividendos

por PC05 » 22/5/2018 11:58

A ter em conta tb as comissões a pagar ao intermediário no caso do dividendo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3253
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: mais valias vs dividendos

por 5640533 » 22/5/2018 11:42

As mais-valias são tributadas a 28%. Os dividendos são tributados logo na altura do pagamento a 28%. Na altura da liquidação, o Fisco devolve a metado do IRS se entregar declaração com englobamento.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

mais valias vs dividendos

por Pedro2018 » 22/5/2018 11:38

Bom dia.
Gostava da vossa opinião.
Obtive mais vais este mês com a venda de ações de duas empresas.
Que acham de, para evitar pagar mais imposto no final do Ano, efetuar a compra de ações de boas empresas que estão para pagar dividendos, como Galp, Semapa, Navigator ou sonae.

Com a possibilidade de receber os dividendos e vender algumas menos valia equilibrando as mais valias finais de ano para IRS e pagando menos imposto no final?
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], JFDIL, Minsk, mquinaz, PAULOJOAO e 235 visitantes