Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS - Banco não dá informação sobre preço de compra

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: IRS - Banco não dá informação sobre preço de compra

por Laribau » 8/5/2018 12:04

Tenho exatamente o mesmo problema. A minha declaração apresenta divergências justamente por causa de umas quantas ações que tive que comprar para ter um spread mais baixo, já há quase 20 anos. Entretanto houve alguns AC e para ajudar à festa em 2016 teve lugar o reagrupamento de ações (estou falar do BCP). Já pensando que mais cedo ou mais tarde iria ter problemas com a venda, decidi vender em 2017. Resultado: divergência com pedido de esclarecimento. Estou no processo de reconstruir os movimentos, mas não é fácil. Movimentos com 4 ou 5 anos o banco tem acesso fácil, agora com 15 ou 20 anos é um problema.

No entanto, o BCP costuma enviar todos os anos um mapa, em papel timbrado do banco, com o calculo das MV, tudo organizado, com os valores de venda, compra e encargos e respetivas datas. À falta de melhor, será que a AT não aceitará esse mapa?
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: IRS - Banco não dá informação sobre preço de compra

por Pata-Hari » 8/5/2018 11:43

O fisco não tem que a ter. O contribuinte tem que fazer prova. Quando o banco não dá a info de modo automático, o fisco não tem termo de comparação e pede prova que o valor de aquisição não foi zero. Usa o valor zero como referência quando não recebe info das instituições financeiras.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: IRS - Banco não dá informação sobre preço de compra

por Auditor » 8/5/2018 11:39

E se o banco não tem essa informação, como é que o "fisco" faz as contas?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

Re: IRS - Banco não dá informação sobre preço de compra

por lfa » 8/5/2018 11:22

pata-hari Escreveu:LFA, se o banco não está a dar é porque não tem ou não tem acesso fácil ou fidedigno. A banca não considera o cliente como um inimigo. Há de certeza alguma razão para não estar a facultar.

Não entendo como é que as conversas passam automaticamente para "num tribunal". Num tribunal segue-se a lei e não me parece que a lei obrigue a banca a guardar dados por mais do que X tempo (10 anos? 5 anos?) nem tem obrigatpriedade de ajudar o cliente a preencher a sua declaração. É apenas um serviço que presta.

Bom dia,

O objectivo é ajudar alguém que nos pediu uma orientação.

O tribunal é uma figura de estilo pois se fosse um Tribunal ou mesmo as Finanças a pedir dados informativos o próprio Banco desdobrava-se para dar uma informação.

Na vida há bons rapazes como maus rapazes haverá bons funcionários como maus funcionários.

Ajudei no que posso.

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: IRS - Banco não dá informação sobre preço de compra

por Pata-Hari » 8/5/2018 11:04

LFA, se o banco não está a dar é porque não tem ou não tem acesso fácil ou fidedigno. A banca não considera o cliente como um inimigo. Há de certeza alguma razão para não estar a facultar.

Não entendo como é que as conversas passam automaticamente para "num tribunal". Num tribunal segue-se a lei e não me parece que a lei obrigue a banca a guardar dados por mais do que X tempo (10 anos? 5 anos?) nem tem obrigatpriedade de ajudar o cliente a preencher a sua declaração. É apenas um serviço que presta.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: IRS - Banco não dá informação sobre preço de compra

por lfa » 8/5/2018 10:56

pata-hari Escreveu:O banco pode nem ter a info se os titulos tiverem sido transferidos. Normalmente dá a informação para ajudar o cliente e sempre que tem o registo da informação. A obrigatoriedade está do lado do cliente de manter registos.

O principal problema que tens nesse caso é mesmo a questão dos aumentos de capital e de saber a que seriam equivalentes as acções antigas.


Bom dia,

Se a conta esteve sempre no mesmo Banco sem nunca ter havido transferência doutro operador o Banco é obrigado a dar a informação apesar de todos os princípios de cada ano por norma em Janeiro emitir os movimentos de compras e vendas referentes ao ano anterior.

Caso tenha havido transferência de títulos será o operador inicial.

Repara Pata-Hari se fosse um pedido dum Tribunal o Banco fornecia essa informação na hora

Também as Finanças se quiserem ajudar mantêm em sistema todas as operações não fechadas(as compras).

Agora é ter a sorte de encontrar nas Finanças um funcionário que queira ajudar.

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: IRS - Banco não dá informação sobre preço de compra

por Pata-Hari » 8/5/2018 10:33

O banco pode nem ter a info se os titulos tiverem sido transferidos. Normalmente dá a informação para ajudar o cliente e sempre que tem o registo da informação. A obrigatoriedade está do lado do cliente de manter registos.

O principal problema que tens nesse caso é mesmo a questão dos aumentos de capital e de saber a que seriam equivalentes as acções antigas.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: IRS - Banco não dá informação sobre preço de compra

por lfa » 8/5/2018 10:28

treinas2 Escreveu:Bom dia a todos,

Estou com um problema para apresentar o IRS e gostaria de saber se já algum de vocês passou pelo mesmo.

Tive titulos do BCP comprados há muitos anos e mantidos durante estes anos todos que vendi em 2017 com prejuizo mas não tenho registado o valor a que comprei. Mas para preencher a declaração de IRS preciso de colocar o valor pago na compra e o banco diz que não me dá essa informação, isso é legal? Há alguma forma de eu ter acesso a essa informaçao ?

Obrigado pela ajuda :)


Tenho titulos que a venda em 2017 me deram lucro e preciso sem falta de declarar este prejuizo para contra balançar as mais valias...
Bom dia,

Eles tem de dar a informação.

Podem cobrar alguma coisa lá isso podem mas não podem evitar dar uma informação vital para o preenchimento do IRS.

Claro que eles vão dizer que já enviaram no final do ano das respectivas compras mas isso não é resposta

Para já deve fazer uma coisa pedir o livro de reclamações no balcão e fazer a reclamação por escrito que eles não gostam muito.

Depois deve enviar uma reclamação para o Provedor do cliente do Banco e para o banco de portugal via Internet.

depois diga-nos alguma coisa.

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

IRS - Banco não dá informação sobre preço de compra

por treinas2 » 8/5/2018 10:13

Bom dia a todos,

Estou com um problema para apresentar o IRS e gostaria de saber se já algum de vocês passou pelo mesmo.

Tive titulos do BCP comprados há muitos anos e mantidos durante estes anos todos que vendi em 2017 com prejuizo mas não tenho registado o valor a que comprei. Mas para preencher a declaração de IRS preciso de colocar o valor pago na compra e o banco diz que não me dá essa informação, isso é legal? Há alguma forma de eu ter acesso a essa informaçao ?

Tenho titulos que a venda em 2017 me deram lucro e preciso sem falta de declarar este prejuizo para contra balançar as mais valias...


Obrigado pela ajuda :)
 
Mensagens: 3
Registado: 3/11/2015 17:58


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, Barão de Soestrova, bento.jp13, Bing [Bot], cibernautix, Garfield, Google [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, malakas, MR32, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, WofG, zulu404 e 168 visitantes