Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Falsas verdades

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Falsas verdades

por Ulisses Pereira » 8/5/2018 15:29

Quando digo "pagar um preço demasiado alto" é porque é muito difícil fazer uma entrada tranquila numa acção dessas. Para teres uma posição interessante, fazes o preço esticar muito.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Falsas verdades

por AlanTejano » 8/5/2018 15:23

Ulisses Pereira Escreveu:Porque não tem hipóteses de construir sequer uma posição sem pagar um preço demasiado alto por isso. E a verdade é que nunca o faz.

Abraço,
Ulisses


Confesso não estar a entender muito bem... o preço demasiado alto é referente ao tempo que lhe ia consumir, face à dimensão do negócio possivel sem desvistuar o valor do titulo?
I love this game!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 11:50
Localização: Lisboa

Re: Falsas verdades

por Ulisses Pereira » 8/5/2018 15:15

Porque não tem hipóteses de construir sequer uma posição sem pagar um preço demasiado alto por isso. E a verdade é que nunca o faz.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Falsas verdades

por AlanTejano » 8/5/2018 15:05

Artista Romeno Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
NirSup Escreveu:1.º É mais fácil ter boas rentabilidades com muito dinheiro do que com pouco.
Isto não é mentira. É VERDADE.
Pode não ser uma VERDADE ETERNA mas não deixa de ser verdade. A Apple atingiu máximos históricos depois de Warren Buffett anunciar que comprou mais de 75 milhões de acções. Em 27/04/2018, cotava a $162,32. Hoje, está a cotar $182,32. Cerca de 15% mais.


Desculpa lá, mas quando tens pouco dinheiro podes aproveitar oportunidades que o Buffet não pode, tens mais escolha, portanto podes ter maior retorno.
O Buffet está limitado a investir em large caps.

mais uma x sem qualquer margem de duvida o tretas está certissimo, os maiores retornos vem das small caps tambem com maior risco claro, mas um bufffet nao pode ir a uma corticeira uma ibersol ou uma ramada, o tempo que perderia po montante que poderia investir em % da carteira e insignificante...... :-"


Não pode porquê?
Talvez não seja é tão apelativo para ele, mas lá que pode... não vejo porque não?!
I love this game!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 11:50
Localização: Lisboa

Re: Falsas verdades

por Dr Tretas » 8/5/2018 11:47

NirSup Escreveu:Se não os podes vencer, junta-te a eles. Essa é a melhor estratégia.


Se funciona para ti, tudo bem. A minha filosofia é inteiramente oposta, deixar os peixes graúdos nadar nas suas águas de liquidez profunda, que eu movimento-me noutros meios.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Falsas verdades

por NirSup » 8/5/2018 8:21

Meus caros Amigos,
Respeito a opinião de todos vós mas continuo na minha. O Warren Buffet é o Rei Midas dos tempos modernos. E ele tem plena consciência disso. Não sei se se aproveita ou não disso. Mas por que razão não deve tirar partido disso? Se ele vender, hoje, os 75 milhões de ações da Apple estão a ver as mais-valias que retira em poucos dias?
Num mundo em que estamos todos ligados há quem pela sua notoriedade ou grande capacidade financeira ou por ambas as razões jogue com isso e tire partido disso. Pode ser eticamente censurável. Mas existe moral no mundo financeiro?
Se não os podes vencer, junta-te a eles. Essa é a melhor estratégia.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Falsas verdades

por Mendix » 8/5/2018 1:57

NirSup Escreveu:Caro Ulisses,
Achei o teu artigo interessante e muito didático. Mas quero dizer-te que, nos mercados financeiros, não há VERDADES PARA SEMPRE nem MENTIRAS QUE NUNCA ACABEM.
Vou pegar apenas em dois exemplos (mas haveria mais):
1.º É mais fácil ter boas rentabilidades com muito dinheiro do que com pouco.
Isto não é mentira. É VERDADE.
Pode não ser uma VERDADE ETERNA mas não deixa de ser verdade. A Apple atingiu máximos históricos depois de Warren Buffett anunciar que comprou mais de 75 milhões de acções. Em 27/04/2018, cotava a $162,32. Hoje, está a cotar $182,32. Cerca de 15% mais.
2.º Ninguém é suficientemente forte para ser maior do que o mercado..
Isto não é verdade. É MENTIRA.
A BlackRock é hoje um centro de poder global capaz de influenciar, sozinha ou coligada, as principais bolsas mundiais.
Larry Fink tem o poder de dispor mais dinheiro do que o PIB somado da Alemanha e do Reino Unido.
Os três grandes, BlackRock, Vanguard e State Street, já são o maior acionista em 88% das empresas americanas do índice S&P500. E na Europa vai pelo mesmo caminho.
Um pormenor: já possui mais de 7% da EDP. Investiu tanto na EDP como nas outras cotadas do PSI20.
Um abraço.



Ola,

Penso que isto nao tera propriamente a ver com o montante do valor investido, mas sim com o investidor em causa... Basta o Warren Buffet aparecer a dizer que investiu em X empresa que ela no dia a seguir dispara logo... Se tivesse sido eu a investir esse montante na Apple ninguem ia ligar puto, provavelmente ainda diziam que eu era maluquinho... o que de certa maneira tambem comprova o que dizes no ponto 2... A certas pessoas que pelo historial e nome que criaram no mundo financeiro, qualquer investimento que facam influenciam de certa forma o mercado...

Abracos
 
Mensagens: 79
Registado: 3/3/2015 1:20

Re: Falsas verdades

por Ulisses Pereira » 7/5/2018 20:40

Nirsup, porque é que alguns "hedge funds" limitam a sua dimensão a um valor X não permitindo entrarem novos investidores ou novo capital? (o que lhes traria ainda mais comissões)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Falsas verdades

por Artista Romeno » 7/5/2018 20:38

Dr Tretas Escreveu:
NirSup Escreveu:1.º É mais fácil ter boas rentabilidades com muito dinheiro do que com pouco.
Isto não é mentira. É VERDADE.
Pode não ser uma VERDADE ETERNA mas não deixa de ser verdade. A Apple atingiu máximos históricos depois de Warren Buffett anunciar que comprou mais de 75 milhões de acções. Em 27/04/2018, cotava a $162,32. Hoje, está a cotar $182,32. Cerca de 15% mais.


Desculpa lá, mas quando tens pouco dinheiro podes aproveitar oportunidades que o Buffet não pode, tens mais escolha, portanto podes ter maior retorno.
O Buffet está limitado a investir em large caps.

mais uma x sem qualquer margem de duvida o tretas está certissimo, os maiores retornos vem das small caps tambem com maior risco claro, mas um bufffet nao pode ir a uma corticeira uma ibersol ou uma ramada, o tempo que perderia po montante que poderia investir em % da carteira e insignificante...... :-"
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Falsas verdades

por Dr Tretas » 7/5/2018 20:32

NirSup Escreveu:1.º É mais fácil ter boas rentabilidades com muito dinheiro do que com pouco.
Isto não é mentira. É VERDADE.
Pode não ser uma VERDADE ETERNA mas não deixa de ser verdade. A Apple atingiu máximos históricos depois de Warren Buffett anunciar que comprou mais de 75 milhões de acções. Em 27/04/2018, cotava a $162,32. Hoje, está a cotar $182,32. Cerca de 15% mais.


Desculpa lá, mas quando tens pouco dinheiro podes aproveitar oportunidades que o Buffet não pode, tens mais escolha, portanto podes ter maior retorno.
O Buffet está limitado a investir em large caps.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Falsas verdades

por NirSup » 7/5/2018 19:54

Caro Ulisses,
Achei o teu artigo interessante e muito didático. Mas quero dizer-te que, nos mercados financeiros, não há VERDADES PARA SEMPRE nem MENTIRAS QUE NUNCA ACABEM.
Vou pegar apenas em dois exemplos (mas haveria mais):
1.º É mais fácil ter boas rentabilidades com muito dinheiro do que com pouco.
Isto não é mentira. É VERDADE.
Pode não ser uma VERDADE ETERNA mas não deixa de ser verdade. A Apple atingiu máximos históricos depois de Warren Buffett anunciar que comprou mais de 75 milhões de acções. Em 27/04/2018, cotava a $162,32. Hoje, está a cotar $182,32. Cerca de 15% mais.
2.º Ninguém é suficientemente forte para ser maior do que o mercado..
Isto não é verdade. É MENTIRA.
A BlackRock é hoje um centro de poder global capaz de influenciar, sozinha ou coligada, as principais bolsas mundiais.
Larry Fink tem o poder de dispor mais dinheiro do que o PIB somado da Alemanha e do Reino Unido.
Os três grandes, BlackRock, Vanguard e State Street, já são o maior acionista em 88% das empresas americanas do índice S&P500. E na Europa vai pelo mesmo caminho.
Um pormenor: já possui mais de 7% da EDP. Investiu tanto na EDP como nas outras cotadas do PSI20.
Um abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Falsas verdades

por jccgold » 7/5/2018 15:00

O BES não é o GES
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Falsas verdades

por Ulisses Pereira » 7/5/2018 14:51

Mas eu não excluo a Bolsa portuguesa. Ela está incluída, como todas as outras, no que escrevi no artigo. Não embirro contigo, mas a única coisa que consigo ver que o teu post tem a ver com o meu artigo tem a ver com tu achares que os grandes fazerem mover o mercado para o lado que querem. Se assim fosse, como justificas que a maior parte dos fundos nacionais não bata o mercado?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Falsas verdades

por 5640533 » 7/5/2018 14:42

Se, como diz aqui, o artigo não é sobre a nossa Bolsa convém referi-lo. Excluir a Bolsa portuguesa das suas conclusões. E não respondo mais, porque acho que foi suficientemente claro o que escrevi. Sei que sempre tenho direito à resposta da sua parte. Com uma pitada de embirração.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Falsas verdades

por Ulisses Pereira » 7/5/2018 14:13

Separar que águas?
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Falsas verdades

por 5640533 » 7/5/2018 12:29

Claro. Mas convinha xeparar as águas.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Falsas verdades

por Ulisses Pereira » 7/5/2018 11:51

Número, este artigo não é sobre a Bolsa portuguesa. É sobre os mercados accionistas em todo o mundo.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Falsas verdades

por 5640533 » 7/5/2018 11:46

As falsas verdades são, sem dúvida, verdades para mercados normais. A Bolsa Portuguesa não é um mercado normal. É pequeno demais, é, com certeza, manipulável. Não por muito tempo, mas... o tempo suficiente para quem o faz. Provas? Não tenho, mas esta opinião é generalizada. Muitos anos se falava que Sócrates, um exemplo entre vários, é corrupto. Não havia provas, mas falava-se. E, agora, sabe-se. Também se sabe qual o poder e competência dos reguladores. É melhor não entrar por aí.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Falsas verdades

por Ulisses Pereira » 7/5/2018 11:05

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "Falsas verdades": http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/falsas-verdades?ref=HP_UltimasNoticias

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, ciliegino, Google [Bot], Goya777, IX Hispana, JoeP, m-m, Minsk, mquinaz, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, TheKuby, Tx9262 e 206 visitantes