Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Irs

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Irs

por peaners » 4/4/2018 16:17

soros-bq Escreveu:Alguem sabe onde fazer download da aplicação da finanças para instalar no computador e fazer o preenchimento/simulação offline, e só depois submeter?

No site da zona de downloads apenas encontro para 2014 e anteriores!!
https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/menuDownIRS.action

Instalando localmente fica-se menos dependente do problemas crónicos do site das finanças.

Obrigado


Tenho a mesma dúvida. Liguei e disseram-me que ainda não estava disponível.

Pelos vistos alguém já tirou a dúvida :wink:

De facto o periodo de entrega de IRS começou no inicio do mês, mas ainda nada funciona.
Telefonei hoje para o CAT (atendimento telefonico das Finanças) e, depois de esperar 30 minutos, lá atenderam para responder ás minhas duvidas:
i) Desconhecem a mensagem que as finanças enviou esta 2a-feira, a dizer que até ao fim do mês de Abril era apenas para categorias A e H, e o mês de Maio para as restantes categorias (a verdade é que até já retiraram essa mensagem/alerta do site), e garantem que o prazo Abril e Maio é para todos igual;
ii) Ainda não está disponivel o aplicativo para preenchimento do Modelo 3 offline e não sabem dizer quando a "informatica" o vai disponibilizar, mas dizem que vai ser disponibilizado;
iii) Ao tentar fazer o preenchimento online, se seleccionar a opção para pré-preenchimento, não aparece nada pre-preenchido. Dizem que se deve á instabilidade do sistema e não sabem dizer quando vai estar resolvido.


esperar que o aplicativo fique disponível

só tem pressa quem tem a receber :roll:
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Irs

por Mushin » 4/4/2018 15:33

Boa tarde,

Eu sei isso, mas este ano, ao contrários dos anteriores, tenho:

Subscrição, aquisição Alienação, reembolso Saldo
e outras operações liquidação e outras ...

Banco Comercial Português 14.334 0 15.000
Banco Comercial Português Dir. Sub.17 666 666 0
Banco Comercial Português-EM 17 9.990 9.990 0

Nunca antes tive valores na alienação, sem que tenham ocorrido vendas.

O alerta que deu na entrega do IRS não terá a ver com esta declaração, que é comunicada pelo banco à AT?


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 16
Registado: 19/11/2014 9:43

Re: Irs

por rocheiro » 4/4/2018 15:31

Boa tarde,

Assim sendo no meu caso vendi alguns Direitos e fiquei com os restantes , apenas terei que declarar quando os vender ?
 
Mensagens: 71
Registado: 29/11/2007 12:43
Localização: P.Delgada

Re: Irs

por Pata-Hari » 4/4/2018 14:52

Isso é a declaração do registo de valores mobiliários. Ficas a saber que registos existem, só isso. É claro que sabem do que se trata, não é uma raridade, seria de uma patetice atroz, é feito para todos clientes todos anos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Irs

por joaopedropj » 4/4/2018 11:11

Mushin Escreveu:
umXdois Escreveu:Mais e Menos valias potenciais não se declaram. Logo as ações adquiridas no AC só qd forem alienadas são declaradas em IRS ( se bem me lembro quem tinha X ações tinha X direito a adquirir X novas ações ao preço de Y. Logo será esse o preço de referência. Quem comprou direitos para poder ir ao AC deve somar ao valor pago pelas novas ações. E quando vender declara-se o valor da venda. ) isto é o que me parece, talvez, me esteja a escapar alguma coisa.



Também é essa a ideia que tenho, mas ao submeter o IRS deu um aviso de "falta" de preenchimento do anexo G/F.

O meu banco (BPI) enviou uma Declaração IRS - Registo de Valores Mobiliários, onde tem um "salganhada" com o BCP, acções, direitos e mais ações aumento de capita a + e -, sendo que o saldo a 31-12-2017 está bem.

Contactei-os mas não me souberam explicar a referida declaração, a AT também não viu qualquer venda em 2017, pelo que, submeti a declaração.

Bom dia a todos.
Eu comprei acções em 2017 que ainda não alienei, tenho que declarar a compra na declaração de IRS de 2017 ou no ano em que vender as acções?
Cumprimentos
João Pedro


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 16
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Moimenta da beira

Re: Irs

por Mushin » 4/4/2018 9:08

umXdois Escreveu:Mais e Menos valias potenciais não se declaram. Logo as ações adquiridas no AC só qd forem alienadas são declaradas em IRS ( se bem me lembro quem tinha X ações tinha X direito a adquirir X novas ações ao preço de Y. Logo será esse o preço de referência. Quem comprou direitos para poder ir ao AC deve somar ao valor pago pelas novas ações. E quando vender declara-se o valor da venda. ) isto é o que me parece, talvez, me esteja a escapar alguma coisa.



Também é essa a ideia que tenho, mas ao submeter o IRS deu um aviso de "falta" de preenchimento do anexo G/F.

O meu banco (BPI) enviou uma Declaração IRS - Registo de Valores Mobiliários, onde tem um "salganhada" com o BCP, acções, direitos e mais ações aumento de capita a + e -, sendo que o saldo a 31-12-2017 está bem.

Contactei-os mas não me souberam explicar a referida declaração, a AT também não viu qualquer venda em 2017, pelo que, submeti a declaração.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 16
Registado: 19/11/2014 9:43

Re: Irs

por umXdois » 4/4/2018 8:41

Mais e Menos valias potenciais não se declaram. Logo as ações adquiridas no AC só qd forem alienadas são declaradas em IRS ( se bem me lembro quem tinha X ações tinha X direito a adquirir X novas ações ao preço de Y. Logo será esse o preço de referência. Quem comprou direitos para poder ir ao AC deve somar ao valor pago pelas novas ações. E quando vender declara-se o valor da venda. ) isto é o que me parece, talvez, me esteja a escapar alguma coisa.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: Irs

por xzx » 4/4/2018 8:21

Tenho BCP no Best e também não faço ideia como declarar o Aumento de Capital .
Qualquer info é bem-vinda e desde já agradecida
 
Mensagens: 343
Registado: 15/12/2004 16:02
Localização: 16

Re: Irs

por rocheiro » 4/4/2018 1:09

Boa noite,

Alguem me poderia ajudar como devo inserir os valores do aumento de capital do BCP de 2017.


Obrigado
 
Mensagens: 71
Registado: 29/11/2007 12:43
Localização: P.Delgada

Re: Irs

por GAC29 » 4/4/2018 0:45

Boa noite!
É normal na simulação o valor não chegar nem a metade do retido na fonte!?
Anexos
IRS_nosso_simulação.png
IRS_nosso_simulação.png (32.91 KiB) Visualizado 10515 vezes
 
Mensagens: 57
Registado: 9/4/2016 0:49

Re: Irs

por Ragnar » 3/4/2018 23:44

Ingenting Escreveu:
Goya777 Escreveu:Porquê os 50% do rendimento?


Os rendimentos dos dividendos das acções portuguesas só são considerados a 50%.


Nos juros dos depositos a prazo aplica-se a mesma regra dos 50%? e é obrigatório ou é opção inserir os 50% do rendimento bruto?
 
Mensagens: 3
Registado: 29/11/2007 12:21
Localização: 12

Re: Irs

por maturidade » 3/4/2018 10:22

Thoth Escreveu:maturidade, à mão claro. Vê o pBaosost do Rui sa.


Boas.
Já fiz isso tudo.
o problema é que depois na simulação, se optar pelo englobamento aparecem lá as ações, e se não optar não me apareçem lá as ações, mesmo já tendo preenchido o anexo G.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Irs

por alfa_2 » 3/4/2018 10:13

Depois da trapalhada habitual no inicio da entrega do IRS, as Finanças tentam ganhar tempo para resolver os muitos problemas, e chutam para a frente as restantes categorias.

Mensagem das Finanças recebida hoje:

"Está a decorrer prazo de entrega pela Internet da modelo 3 - 2017 - Até 30 de abril, apenas rendimentos Categorias A ou H; de 1 a 31 de maio quando existam rendimentos de outras Categorias"
Carteira: BABA; GOOGL; GPRO; XPEV; UBER
 
Mensagens: 71
Registado: 21/10/2014 18:38

Re: Irs

por Thoth » 3/4/2018 10:06

maturidade, à mão claro. Vê o post do Rui sa.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Irs

por maturidade » 3/4/2018 9:55

Thoth Escreveu:Nos anos anteriores a simulação não tinha em conta os anexos G e J.
Fazes a simulação só com rendimentos do trabalho e despesas e depois subtrais o imposto sobre mais valias.

Cumprimentos e bons negócios


Boas.
desculpa lá, mas como faço isso?

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Irs

por Rui Sa » 3/4/2018 9:54

Thoth Escreveu:Nos anos anteriores a simulação não tinha em conta os anexos G e J.

O anexo G costuma estar incluído na simulação (não deduz é as perdas de anos anteriores...), o J é que não.

O que costumo fazer é simular com os dividendos estrangeiros incluídos no anexo E e as mais-valias estrangeiras no anexo G, depois para entregar volto a pôr no anexo J, claro.
Editado pela última vez por Rui Sa em 3/4/2018 10:00, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 36
Registado: 8/6/2017 4:34

Re: Irs

por Thoth » 3/4/2018 9:34

Nos anos anteriores a simulação não tinha em conta os anexos G e J.
Fazes a simulação só com rendimentos do trabalho e despesas e depois subtrais o imposto sobre mais valias.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Irs

por maturidade » 3/4/2018 9:20

Dr Tretas Escreveu:
maturidade Escreveu:Boas.
O ano passado tive lucros de milhares de euros na bolsa, e a simulação dá-me irs a receber.
só pode mesmo ser erro do simulador deles.
validei os anexos todos e deu-me a declaração sem erro, depois fiz simulação e apareçem-me umas centenas largas de €uros a receber. :shame: :shame:
alguém está com o mesmo problema?
ok...........
Agora optei pelo englovamento e já me dá para pagar irs resultado das mais valias da bolsa
qual é o problema se não optar pelo englovamento?


Obrigado


Se calhar, o englobamento faz-te subir de escalão, se forem uns bons milhares pode acontecer. A tributação autónoma é 28%, se o teu escalão de IRS for acima, ou ficar acima com o englobamento, o melhor é não englobar.



Boas.
O problema é que quando eu não opto pelo englobamento, não me aparece lá na simulação as ações, é só os ordenados, mais as despesas familiares.
esquisito, dai dar saldo positivo.
Eu sei que tenho a pagar IRS, mas agora estou com muitas dúvidas.
mais vale lá passar nas finanças ou ligar para eles.

obrigado

Ok.
Já liguei para eles(Finanças), e o que me dizem é para apresentar a declaração sem englobamento, porque depois na liquidação aparece lá as ações com uma taxa de 28% a pagar.
para não fazer caso da simulação, que muitas vezes não contempla o anexo G.

abraços
Editado pela última vez por maturidade em 3/4/2018 10:48, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Irs

por Rui Sa » 3/4/2018 5:46

HPG Escreveu:Boa tarde,

no Anexo G, Quadro 11 "Fundos de Investimento Imobiliário e Sociedades de Investimento Imobiliário - Alienação e Resgate/Liquidação de Unidades de Participação e de Participações Sociais (Regime aplicável a partir de 1 de julho de 2015)" é exigido o NIF da Entidade Emitente. No caso de acções, o NIF é o da empresa cotada e no caso dos fundos de investimento? o NIF da Entidade Emitente é o do Banco que comercializa os referidos fundos de Investimento? Não sendo, que NIF deve ser preenchido nesses casos? Sem esse NIF a declaração dá erro.


NIF da entidade emitente: nas instruções de preenchimento vem o seguinte:
Na coluna “NIF da entidade emitente” deve ser indicado o NIF (número de identificação fiscal) da entidade emitente das unidades de participação ou das participações sociais objeto de alienação ou de resgate/liquidação;

A entidade emitente das UPs será o próprio fundo, se tiver NIF, ou quanto muito a sociedade gestora do fundo, se porventura o fundo não tivesse um NIF próprio (não sei se todos têm).

Exemplos de fundos imobiliários que têm NIF próprio:
    Fundimo: 720005302,
    Fundo VIP: 720000050,
    Valor Prime: 720000416,
    etc.
É uma questão de procurar no Google, ou perguntar à entidade que comercializa o fundo...
 
Mensagens: 36
Registado: 8/6/2017 4:34

Re: Irs

por eduardino » 3/4/2018 1:08

OCTAMA Escreveu:Boa Noite,

Irei sempre colocar PT. A AT que me diga e prove o contrário....caso a instituição bancária não tenha posto essa informação na declaração de mais menos valias....esta malta da AT anda a ver muito James Bond.... :mrgreen:

Cps

Perguntei ao ebalcão o que é colocava no campo "país da contraparte". Resposta:"Pergunte ao Intermediário financeiro". Parece que lhes estamos a fazer um favor.
Foi tudo corrido a 620 - Portugal e as Finanças que vão perguntar ao intermediário financeiro.
O simulador se optar pelo não englobamento não calcula o imposto s/as mais valias, o que está errado. Já reclamei e vou aguardar que corrijam o problema.
 
Mensagens: 14
Registado: 11/4/2016 17:01

Re: Irs

por Dr Tretas » 2/4/2018 21:36

maturidade Escreveu:Boas.
O ano passado tive lucros de milhares de euros na bolsa, e a simulação dá-me irs a receber.
só pode mesmo ser erro do simulador deles.
validei os anexos todos e deu-me a declaração sem erro, depois fiz simulação e apareçem-me umas centenas largas de €uros a receber. :shame: :shame:
alguém está com o mesmo problema?
ok...........
Agora optei pelo englovamento e já me dá para pagar irs resultado das mais valias da bolsa
qual é o problema se não optar pelo englovamento?


Obrigado


Se calhar, o englobamento faz-te subir de escalão, se forem uns bons milhares pode acontecer. A tributação autónoma é 28%, se o teu escalão de IRS for acima, ou ficar acima com o englobamento, o melhor é não englobar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Irs

por maturidade » 2/4/2018 19:47

Boas.
O ano passado tive lucros de milhares de euros na bolsa, e a simulação dá-me irs a receber.
só pode mesmo ser erro do simulador deles.
validei os anexos todos e deu-me a declaração sem erro, depois fiz simulação e apareçem-me umas centenas largas de €uros a receber. :shame: :shame:
alguém está com o mesmo problema?
ok...........
Agora optei pelo englovamento e já me dá para pagar irs resultado das mais valias da bolsa
qual é o problema se não optar pelo englovamento?


Obrigado
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Irs

por HPG » 2/4/2018 14:56

Boa tarde,

no Anexo G, Quadro 11 "Fundos de Investimento Imobiliário e Sociedades de Investimento Imobiliário - Alienação e Resgate/Liquidação de Unidades de Participação e de Participações Sociais (Regime aplicável a partir de 1 de julho de 2015)" é exigido o NIF da Entidade Emitente. No caso de acções, o NIF é o da empresa cotada e no caso dos fundos de investimento? o NIF da Entidade Emitente é o do Banco que comercializa os referidos fundos de Investimento? Não sendo, que NIF deve ser preenchido nesses casos? Sem esse NIF a declaração dá erro.

Já agora, não percebo qual a diferença dos códigos G40 e G41 do quadro 11, nem após a leitura da lei. Alguém sabe?

Obrigado desde já.
 
Mensagens: 19
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: 14

Re: Irs

por alfa_2 » 2/4/2018 12:41

Alguem sabe onde fazer download da aplicação da finanças para instalar no computador e fazer o preenchimento/simulação offline, e só depois submeter?

No site da zona de downloads apenas encontro para 2014 e anteriores!!
https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/menuDownIRS.action

Instalando localmente fica-se menos dependente do problemas crónicos do site das finanças.

Obrigado
Carteira: BABA; GOOGL; GPRO; XPEV; UBER
 
Mensagens: 71
Registado: 21/10/2014 18:38

Re: Irs

por Goya777 » 2/4/2018 12:36

bahh...resido fora de Portugal a mim nao aplica...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 118 visitantes