Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

Investimento Imobiliário - A Bolha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Newbie » 21/10/2020 10:25

artista_ Escreveu:
artista_ Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Ver que ainda há quem defenda aqui neste tópico que não acredita que os preços caiam muito, para mim é surpreendente. Deixo aqui um linl para um artigo do Pedro Santos Guerreiro que subscrevo na íntegra:

[url]https://expresso.pt/opiniao/2020-03-24-Rebenta-a-bolha-do-imobiliario-primeiro-descem-as-rendas-depois-as-casas?fbclid=IwAR17xMTnZuXeoLLcPF4mVYXMUHmXRyE0T85BqQoy9q3ha1XiuFCcZceWdHs
[/url]

Não sou assinante, só consegui ler o início do artigo. Respeito muito o PSG e estou atento às suas opiniões, não lendo todo o artigo parece-me que ele está certo que os preços do mercado imobiliário cairão muito(?!).. sinceramente custa-me a aceitar que alguém possa ter certezas disso, que a tendência seja para cairem tudo bem, que tenha certezas que vão cair muito custa-me muito a engolir... e digo isto sobretudo porque não temos a certeza de quanto tempo isto vai durar e, sobretudo, a forma como vai evoluir. O optimiza tem como garantido que sobem muito no LP, o PSG tem a certeza que vão cair a pique... também é por isto que os mercados são interessantes... e, já agora, devem estar sempre abertos! :wink:

De vez em quando lembro-me deste debate... para já não estou a ver quedas nenhumas, infelizmente se considerar que gostaria de adquirir um imóvel e o gostaria de fazer a preços mais baixos, felizmente porque isso talvez seja reflexo de que não estamos assim tão mal, e/ou que os mercados acreditam que a recuperação será rápida nos próximos tempos!

Boas,

Será que tem a ver com:

https://clientebancario.bportugal.pt/pt ... de-credito

ou com a política (ou falta dela) monetária?

Registado: 11/11/2004 20:38

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por kz_11 » 22/10/2020 22:12

O mercado de venda (plo menos em Portugal) é tradicionalmente pouco elástico. Lembro-me que por alturas da crise de 2008 nos EUA, os preços das casas em PT só começaram a cair a sério lá para 2010 (se não me engano até houve subidas nos entretantos).

Sem querer generalizar, se o Português quiser vender uma casa de 200.000€ e houver poucos compradores (mas houver) espera-se ... ou como se diz na minha terra, "vai-se indo e vai-se vendo"...

Outro exemplo: os próprios bancos, como não estão em apuros, continuam a disponibilizar só aos poucos os imoveis no mercado, para não aumentar a oferta e assim manterem os preços altos... (O novo banco tinha 13.000 imoveis quando os vendeu áquele fundo).
Começo a achar até que só por si o fim das moratórias em 2021 não vai trazer grande impacto nos preços.

A euribor ainda mais negativa pressiona as margens de lucros dos bancos o que os força a apostar com agressividade nos produtos que ainda lhes dão lucro como os emprestimos á habitação, o que torna a guerra dos spreads e a procura por clientes ainda mais agressivas, o que na minha opinião é o primeiro pilar (não o unico) de sustento dos preços das casas.

Outra: O facto do dinheiro não valer nada no banco, faz as pessoas com poupanças/heranças etc tornarem-se pragmáticas e fazerem o obvio, pegam nele compram uma casa e arrendam, ou passam férias etc... ser "roubado" plo banco é q não.

Enfim... não consigo arranjar grandes motivos para os juros inverterem, resta esperar pra ver o que acontecer na economia.

li algures aqui no forum alguem dizer sobre os mercados em geral, qualquer coisa do género: "Isto só rebenta quando estivermos todos lá dentro".

Abrç
"Where are you going?
I'm going to try to find moral redemption, at the roulette table."
- "Mike Baum" - The big short

Registado: 18/1/2015 15:32

Anterior

Quem está ligado: