Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investimento Imobiliário - A Bolha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Opcard » 1/4/2020 15:23

Marco acredito que nas grandes cidades da Europa certa procura para alugar vira deste fenómeno .

Os casamentos que vão sobreviver a quarentena ficarão mais unidos , mas quem está a pedir divórcio na China são as mulheres .
 
Mensagens: 4385
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 1/4/2020 15:12

Opcard Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
Opcard Escreveu: (...)
Outro que devemos considerar número de divórcios que se vão seguir a quarentona , isto valoriza os pequenos apartamento .


A seguir à quarentona, vem uma jovem... :)

O que te leva a dizer isto? Porque neste momento as pessoas não podem ir ao registo civil pedir o divórcio, ou porque o facto das pessoas passarem mais tempo juntos potencia os divórcios? Se for o segundo caso, até deve diminuir os divórcios, pois sempre ouvi dizer "longe da vista, longe do coração"... e neste momento é precisamente o contrário... sempre juntos....


O me leva a dizer isto é simples o aumento,de pedidos de ajudas por violência conjugal Na Europa que se está a passar Na China .

“ Coronavírus: após confinamento, cidade na China registra recorde em pedidos de divórcio”
Xi'am, de 12 milhões de habitantes, capital da província de Shaanxi, região central da China, registrou um recorde no número de pedidos de divórcio nas últimas semanas, segundo o jornal chinês em língua inglesa The Global Times.
Em alguns distritos, todos os horários disponíveis para tratar do tema nos escritórios locais do governo estão tomados por semanas.
Outros sites também indicaram haver relatos de uma procura acima da média em cartórios de municípios de outras províncias, como a de Sichuan, por formulários de divórcio.


Sim, acredito que inicialmente haja um aumento (dado que tudo esteve parado), mas no conjunto do 1T acredito que deve ser um valor idêntico.
No entanto a tua palavra tem mais valor, porque me estás a dar números e eu só estou a supor. ;)
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Opcard » 1/4/2020 14:57

Marco Martins Escreveu:
Opcard Escreveu: (...)
Outro que devemos considerar número de divórcios que se vão seguir a quarentona , isto valoriza os pequenos apartamento .


A seguir à quarentona, vem uma jovem... :)

O que te leva a dizer isto? Porque neste momento as pessoas não podem ir ao registo civil pedir o divórcio, ou porque o facto das pessoas passarem mais tempo juntos potencia os divórcios? Se for o segundo caso, até deve diminuir os divórcios, pois sempre ouvi dizer "longe da vista, longe do coração"... e neste momento é precisamente o contrário... sempre juntos....


O me leva a dizer isto é simples o aumento,de pedidos de ajudas por violência conjugal Na Europa que se está a passar Na China .

“ Coronavírus: após confinamento, cidade na China registra recorde em pedidos de divórcio”
Xi'am, de 12 milhões de habitantes, capital da província de Shaanxi, região central da China, registrou um recorde no número de pedidos de divórcio nas últimas semanas, segundo o jornal chinês em língua inglesa The Global Times.
Em alguns distritos, todos os horários disponíveis para tratar do tema nos escritórios locais do governo estão tomados por semanas.
Outros sites também indicaram haver relatos de uma procura acima da média em cartórios de municípios de outras províncias, como a de Sichuan, por formulários de divórcio.
 
Mensagens: 4385
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 1/4/2020 14:38

Opcard Escreveu: (...)
Outro que devemos considerar número de divórcios que se vão seguir a quarentona , isto valoriza os pequenos apartamento .


A seguir à quarentona, vem uma jovem... :)

O que te leva a dizer isto? Porque neste momento as pessoas não podem ir ao registo civil pedir o divórcio, ou porque o facto das pessoas passarem mais tempo juntos potencia os divórcios? Se for o segundo caso, até deve diminuir os divórcios, pois sempre ouvi dizer "longe da vista, longe do coração"... e neste momento é precisamente o contrário... sempre juntos....
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Opcard » 1/4/2020 13:33

Meu primeiro comentário neste poste , há vários aspectos que a vão ter influência no preço futuro .

O teletrabalho porque estar.num centro de uma grande cidade num apartamento valioso Quando poderemos trabalhar a distância .

Outro que devemos considerar número de divórcios que se vão seguir a quarentona , isto valoriza os pequenos apartamento .
 
Mensagens: 4385
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Gonee111 » 30/3/2020 20:12

artista_ Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Artista, tu que és tão realista noutras coisas, aqui parece estares céptico que o imobiliário vai cair bem. Com uma recessão inevitável, num momento que vimos de um crescimento louco do preço das casas e das rendas, não consigo vislumbrar um único argumento para que não haja uma queda forte deste sector.


No mercado de capitais tenho os gráficos e já tenho uns anos disto para saber o que ando a fazer e o que esperar... tudo e mais alguma coisa! :D

No caso do imobiliário é diferente, as coisas não funcionam da mesma forma e eu tenho dificuldade em fazer qualquer tipo de análise, os meus comentários são meras opiniões que lanço para debate. Mas realmente o que me custa mais a aceitar é terem tanta certeza disso, para mim, seria mais ou menos o mesmo que eu ter a certeza que o mercado de ações vai fazer novos mínimos, e eu não tenho, acho que a probabilidade de os fazer é maior do que a de não os fazer, mas não consigo ter a certeza... ou, se preferires, para ter a certeza que o imobiliário vai dar uma valente queda teria de ter a certeza que a pandemia não será controlada de forma nenhuma nos próximos 2/3 meses, e ninguém pode ter... se calhar pode, não sei, não percebo muito do assunto! :wink:

EDIT: para mim até me pode dar algum jeito, às vezes há males que vêm por bem, estive quase a comprar um apartamento em Alvor, acabei por desistir porque fiz uma rotura no tendão de aquiles no inicio de dezembro e acabei por vir para Almada para casa dos meus pais porque com canadianas é complicado fazer o que quer que seja... ou seja, fiquei com capital livre, se o mercado cair posso usá-lo num negócio melhor!



Há quem chame irracional, mas este posts está bebido de racionalidade.

Tudo depende do espaço temporal da crise de saúde pública se daqui a 2 meses estiver tudo já a 80%, O imobiliário mal se ressentirá, pelo menos na zona de lisboa.
Isto não é a bolsa, não há cozinhados. São mercados completamente distintos, aliás se um cenário maior de inflação se vier a concretizar, o imobiliário é dos melhores assets para se investir e nesse cenário garanto-te que ninguém vai conseguir comprar casas ao "valor" de 2019. :roll:
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Zuckerman » 30/3/2020 19:55

artista_ Escreveu:Exato, já tinha falado nisso aqui, e pior ainda quem se endividou para algo maior que um pequeno negócio, que exigiu contratar funcionários!


O meu pai tem um AL numa aldeia do interior do país. Obviamente que nesta altura as marcações que tinha foram todas à vida. E ainda bem!
Mas no caso do meu pai foi apenas colocar a render um imóvel que já existia.

Agora, há casos e casos de gente que comprou um imóvel caro para colocar nas plataformas digitais a pensar que tinha uma rendinha certa.
Conheço um caso que pediu o capital quase todo ao banco para no final do ano ter um rendimento miserável. Nesta situação o dinheiro que entra deve ser zero e no final do mês os encargos continuam por lá.
Mas este caso não retrata o típico português, pois este preocupa-se em poupar e manter-se longe de dívidas. (sarcasmo)
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 30/3/2020 16:46

Zuckerman Escreveu:Quem apostou muitas fichas no AL irá passar um período bem difícil. Especialmente naqueles casos em que se endividaram a pensar que o turismo era um sector com poucos riscos e imune a crises...


Exato, já tinha falado nisso aqui, e pior ainda quem se endividou para algo maior que um pequeno negócio, que exigiu contratar funcionários!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Zuckerman » 30/3/2020 14:08

Quem apostou muitas fichas no AL irá passar um período bem difícil. Especialmente naqueles casos em que se endividaram a pensar que o turismo era um sector com poucos riscos e imune a crises...
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Jtx » 30/3/2020 12:46

Vamos lá ver como vai ser, penso que não va cair drasticamente.
Primeiramente vamos ter o preço do arrendamento cair.
https://expresso.pt/coronavirus/2020-03-27-Covid-19.-Clientes-ja-estao-a-desistir-da-compra-de-casa-depois-do-contrato-promessa-assinado
 
Mensagens: 69
Registado: 18/2/2015 13:14

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por investor2 » 27/3/2020 22:44

MPCapital Escreveu:
kz_11 Escreveu:
investor2 Escreveu:A Euribor 12m continua o seu caminho ascendente

https://www.euribor-rates.eu/en/current ... 12-months/



Posso estar enganado, mas penso que o BCE tem controlo sobre esta taxa, ela nunca subirá muito.


Swap Forward de inflação 5Y5Y e Swaps de Tx de Juro Eur apontam para longo período de taxas de juro baixas. As mexidas na Euribor resultam de receios entre bancos comerciais em pico de incerteza relativa ao coronavirus, gerando questões de liquidez, não vejo que nada tenha mudado na visão de médio prazo em relação à inflação e taxas de juro baixas. O tema da liquidez no mercado interbancário é hiper vigiado pelo BCE.

Imagem

Imagem



Pois...a única razão que admito para esta subida da Euribor é precisamente esses receios entre bancos comerciais... Porque, na minha ignorância, sempre achei que o que esta crise ia fazer era prolongar por ainda mais tempo o "dinheiro barato" e estes valores negativos da Euribor.
A subida da Euribor é que me intrigou...
Juntei subida da Euribor + familias endividadas para compra de casa...via aqui um descalabro monumental...
Devo dizer que tenho casa arrendada e, portanto, a Euribor baixa, no que ao empréstimo diz respeito, não me beneficia. Se aumentasse até me beneficiava nas taxas de DPs.

Obrigado pela explicação!
 
Mensagens: 108
Registado: 29/11/2007 12:27
Localização: Porto

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MPCapital » 27/3/2020 22:12

kz_11 Escreveu:
investor2 Escreveu:A Euribor 12m continua o seu caminho ascendente

https://www.euribor-rates.eu/en/current ... 12-months/



Posso estar enganado, mas penso que o BCE tem controlo sobre esta taxa, ela nunca subirá muito.


Swap Forward de inflação 5Y5Y e Swaps de Tx de Juro Eur apontam para longo período de taxas de juro baixas. As mexidas na Euribor resultam de receios entre bancos comerciais em pico de incerteza relativa ao coronavirus, gerando questões de liquidez, não vejo que nada tenha mudado na visão de médio prazo em relação à inflação e taxas de juro baixas. O tema da liquidez no mercado interbancário é hiper vigiado pelo BCE.

Imagem

Imagem
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por kz_11 » 27/3/2020 20:02

investor2 Escreveu:A Euribor 12m continua o seu caminho ascendente

https://www.euribor-rates.eu/en/current ... 12-months/



Posso estar enganado, mas penso que o BCE tem controlo sobre esta taxa, ela nunca subirá muito.
"Where are you going?
I'm going to try to find moral redemption, at the roulette table."
- "Mike Baum" - The big short
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 33
Registado: 18/1/2015 15:32

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Xico P » 27/3/2020 17:03

investor2 Escreveu:A Euribor 12m continua o seu caminho ascendente

https://www.euribor-rates.eu/en/current ... 12-months/


Nem mais! Tenho estado particularmente atento a esta situação, dado ter ainda um empréstimo a pagar!
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por investor2 » 27/3/2020 13:59

A Euribor 12m continua o seu caminho ascendente

https://www.euribor-rates.eu/en/current ... 12-months/
 
Mensagens: 108
Registado: 29/11/2007 12:27
Localização: Porto

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MPCapital » 27/3/2020 11:27

Ulisses Pereira Escreveu:Artista, tu que és tão realista noutras coisas, aqui parece estares céptico que o imobiliário vai cair bem. Com uma recessão inevitável, num momento que vimos de um crescimento louco do preço das casas e das rendas, não consigo vislumbrar um único argumento para que não haja uma queda forte deste sector.

Abraço,
Ulisses


Há vários argumentos para defender imobiliário em PT (e não só). 2020 é o ano, dentro do histórico comparável, com política monetária mais expansionista à escala global. De Portugal aos Antípodas. Entre taxas e QE nunca foi intentada uma resposta desta dimensão. Imob é uma das classes de ativos que mais beneficia deste enquadramento monetário.

Por outro lado o COVID-19 penso terá retirado do plano legislativo medidas mais restritivas em PT aos vistos gold e alojamento local que estavam previstas para 2020. A não ser que queiramos ser a Venezuela, todas as medidas de promoção de turismo e captação de investimento devem ser novamente prioritárias face a outros objetivos nesta área.

Por outro lado, imobiliário em países de clima "quente" mas em zonas do globo consideradas de "primeiro mundo", politica e economómicamente estáveis, com boa conetividade em termos de transportes e com sistemas de saúde razoavelmente confiáveis vão ser mais valorizadas. O Imob em Portugal já beneficiava deste racional antes do COVID-19 e o virus vai vincar este argumento ainda mais.

Estes argumentos podem ser sentidos de forma diferente nos vários segmentos do imobiliário. As casas nas zonas premium do país poderão ser mais interessantes do que o imobiliário que depende apenas da procura interna e que deverá ser afetado pela contração económica no, até ver, 1º semestre 2020.

Há por último a questão do horizonte temporal. Se a crise entrar em phase out do meio do verão em diante e o pacote de estímulos der os resultados esperados, podemos ter crescimento GDP record em 2021. Foi isso que sucedeu com a anterior crise SARS no comparativo de trimestres, o que não é inteiramente comparável mas dá algum contexto.

A recuperação económica depende do caso de saúde pública. Quem não tiver uma proposta de cenário de evolução em termos de saúde pública não pode ter um cenário económico. Se trabalharmos no cenário de 2021 não ter restrições relevantes de saúde pública, não haverá racional para PT não ter um imobiliário a retomar crescimento como um todo.
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Ulisses Pereira » 25/3/2020 21:13

jopsilveira, sem dúvida que eu não tenho certezas de nada. Mas a probabilidade do desemprego aumentar é gigantesca. Não conheço ninguém que tenha um bom argumento para defender o contrário. É natural, em função de tudo isto.

abraço,
ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 25/3/2020 21:09

Ulisses Pereira Escreveu:Artista, tu que és tão realista noutras coisas, aqui parece estares céptico que o imobiliário vai cair bem. Com uma recessão inevitável, num momento que vimos de um crescimento louco do preço das casas e das rendas, não consigo vislumbrar um único argumento para que não haja uma queda forte deste sector.


No mercado de capitais tenho os gráficos e já tenho uns anos disto para saber o que ando a fazer e o que esperar... tudo e mais alguma coisa! :D

No caso do imobiliário é diferente, as coisas não funcionam da mesma forma e eu tenho dificuldade em fazer qualquer tipo de análise, os meus comentários são meras opiniões que lanço para debate. Mas realmente o que me custa mais a aceitar é terem tanta certeza disso, para mim, seria mais ou menos o mesmo que eu ter a certeza que o mercado de ações vai fazer novos mínimos, e eu não tenho, acho que a probabilidade de os fazer é maior do que a de não os fazer, mas não consigo ter a certeza... ou, se preferires, para ter a certeza que o imobiliário vai dar uma valente queda teria de ter a certeza que a pandemia não será controlada de forma nenhuma nos próximos 2/3 meses, e ninguém pode ter... se calhar pode, não sei, não percebo muito do assunto! :wink:

EDIT: para mim até me pode dar algum jeito, às vezes há males que vêm por bem, estive quase a comprar um apartamento em Alvor, acabei por desistir porque fiz uma rotura no tendão de aquiles no inicio de dezembro e acabei por vir para Almada para casa dos meus pais porque com canadianas é complicado fazer o que quer que seja... ou seja, fiquei com capital livre, se o mercado cair posso usá-lo num negócio melhor!
Editado pela última vez por artista_ em 25/3/2020 21:14, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por jopsilveira » 25/3/2020 18:41

Ulisses Pereira Escreveu:Artista, tu que és tão realista noutras coisas, aqui parece estares céptico que o imobiliário vai cair bem. Com uma recessão inevitável, num momento que vimos de um crescimento louco do preço das casas e das rendas, não consigo vislumbrar um único argumento para que não haja uma queda forte deste sector.

Abraço,
Ulisses


Certo é que ninguém tem certezas como o Artista diz. Nem tu Ulisses. Nem ninguém.
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Ulisses Pereira » 25/3/2020 18:20

Artista, tu que és tão realista noutras coisas, aqui parece estares céptico que o imobiliário vai cair bem. Com uma recessão inevitável, num momento que vimos de um crescimento louco do preço das casas e das rendas, não consigo vislumbrar um único argumento para que não haja uma queda forte deste sector.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por FredericoRocha » 25/3/2020 17:54

Eu não tenho nenhuma bola de cristal mas parece-me altamente provável que um aumento considerável da taxa de desemprego.
Ainda hoje do que ouvi do ministro das finanças é que dá como adquirido uma recessão só não sabe é quão grave vai ser.
Ora recessão significa entre muitas coisas maior taxa de desemprego.
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 25/3/2020 17:16

FredericoRocha Escreveu:

A menos que a FED também se ponha a comprar casas ( :lol: ) acho inevitável uma abrupta queda no mercado imobiliário


Não se pode comparar o que se está a passar com outras situações. Uma coisa era os preços serem condicionados por não haver compradores ou haver muita oferta e pouca procura. Outra coisa é parar tudo por causa de um virus, ninguém sabe ao certo o que virá a seguir. Não sendo especialista na área, acho que, quando as coisas voltarem a normalizar os preços dos imóveis vão sobretudo depender do aumento da taxa de desemprego e das taxas de juro, presumindo eu que o acesso ao crédito não será problema porque deverá ser facilitado exatamente para mitigar os efeitos da crise. Imaginando um cenário otimista, não aumentando muito a taxa de desemprego e não havendo alterações significativos nas taxas de juro, não vejo razão para que os preços caiam muito, no limite, em algumas zonas onde os preços não subiram muito pode nem haver nenhuma alteração... obviamente que, aumentado muito a taxa de desemprego e aumentado as taxas de juro o problema passa a ser maior, e pode haver um ajustamento grande dos preços, que poderá levar alguns anos a recuperar.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por FredericoRocha » 25/3/2020 12:31

Weekly mortgage applications tank 29% as coronavirus sidelines homebuyers


Real estate agents and homebuilders are reporting a big drop in demand, and open houses are shuttered. They are doing virtual home tours, but sales are predicted to drop dramatically for the next few months.


https://www.cnbc.com/2020/03/25/weekly- ... uyers.html


A menos que a FED também se ponha a comprar casas ( :lol: ) acho inevitável uma abrupta queda no mercado imobiliário
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por LDAX » 25/3/2020 12:28

Neste momento é sell low and buy lower.
Uma pena o fecho de 2019 foi brutal.

Bancos vão descer a avaliação bancária e fechar a torneira do crédito para apoiar economia, com excepção para que tem emprego sem termo em empresas de média/grande capitalização ou claro no estado.

Depois o stock não vai ser absorvido, desde o centro (core, prime) devido à falta de investidores estrangeiros para a periferia.

O desemprego vai ser altíssimo, até o sector financeiro vai estar em risco e mesmo injectando o mesmo que na troika ou até 100B através de eurobonds, cada país irá ficar com a dívida nas contas, depois de tudo isto passar (esperemos) vamos voltar a ter 200% de rácio dívida/pib o que irá impactar obras públicas, salários e expansão monetária sem um crescimento acima dos 5%.

Só quando for provada válida uma vacina é que poderemos olhar o futuro de outra forma, aí é investir acções e mais tarde no imobiliário.
 
Mensagens: 195
Registado: 4/7/2015 0:08
Localização: UNOP14

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por LDAX » 25/3/2020 12:08

Samael Escreveu:
FredericoRocha Escreveu:
Samael Escreveu:Como se pode investir de forma a beneficiar com um eventual colapso imobiliario?


Sim compreendo mas a minha questão era sobre que "ferramentas" existem para se apostar em queda do sector imobiliario.


Poderás shortar acçoes do secto imobiliário (USA chamados de REITs) ou entao shortar algum ETF do sector imobiliário.


Obrigado pela resposta.
A Degiro nao tem REITs/SIGI .... Abraço[/quote]

"shorta" a Saint Gobain ou a Semapa, que o valor e quantidades de cimento e materiais de construção vão diminuir.
 
Mensagens: 195
Registado: 4/7/2015 0:08
Localização: UNOP14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Burbano, Cem pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investbem, J.f.vieira, jlmt, latbal, Lisboa_Casino, Nuno V, Opcard, PAULOJOAO, Phil2014 e 208 visitantes