Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investimento Imobiliário - A Bolha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por yggy » 8/6/2021 14:35

Goya777 Escreveu:
yggy Escreveu:Olivais Norte (não quinta do morgado) conseguess 1 T3 por volta dos 170k...e conseguirias 800 paus mensais..(sem ser por quarto).

EDIT:
Exemplo real do meu caso:
T3 comprado por 170k. Alugado a Teleperformance por 810/mensais (ja estev a 900 mas por causa da pandemia e teltrabalho baixaram-me para 810). Eles tratam de tudo, so precisam de 1 maquina de lavar roupa e louça.
Tudo o que estragarem compoem.
O Apartamento nao pode ser rés de chao.
o Unico senão: fazem retencao na fonte de 25% devido a ser uma empresa que aluga.
https://tpro.pt/


4.7% brutos. O calculo dos meus 3.5 Liquidos nao difere muito.

Por falar em alugar por quarto também é algo que estou a pesar prós e contras.


A mim da-me 5,7% brutos...a 810, uma vez que uma ano tem 12 meses.

EDIT: é claro que limpos da pouco mais que 4%...Mas todos os meses entra na minha conta e posso reinvestir. Basicamente passa ser 1 rendimento etxra que tenho todos os meses.
Há custos que não estão aqui que é preciso ter em conta mas que dá para descontar no IRS:
- IMI
- Seguro
- Condominio
- Obras

EDIT 2: Se o contrato de arrendamento for superio a 2 anos a tax vai diminuindo.
Menos de 2 anos: 28%;
De 2 a 5 anos: 26%;
De 5 a 10 anos: 23%;
De 10 a 20 anos: 14%;
Mais de 20 anos: 10%.
Editado pela última vez por yggy em 8/6/2021 14:45, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Goya777 » 8/6/2021 14:04

yggy Escreveu:Olivais Norte (não quinta do morgado) conseguess 1 T3 por volta dos 170k...e conseguirias 800 paus mensais..(sem ser por quarto).

EDIT:
Exemplo real do meu caso:
T3 comprado por 170k. Alugado a Teleperformance por 810/mensais (ja estev a 900 mas por causa da pandemia e teltrabalho baixaram-me para 810). Eles tratam de tudo, so precisam de 1 maquina de lavar roupa e louça.
Tudo o que estragarem compoem.
O Apartamento nao pode ser rés de chao.
o Unico senão: fazem retencao na fonte de 25% devido a ser uma empresa que aluga.
https://tpro.pt/


4.7% brutos. O calculo dos meus 3.5 Liquidos nao difere muito.

Por falar em alugar por quarto também é algo que estou a pesar prós e contras.
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por yggy » 8/6/2021 12:27

Quando se faz 1 contrato de arrendamento, no IRS do ano seguinte, vai ser preciso declarar as rendas (normalmente já la estão).
O nromal é pagar 28% de imposto sobre as rendas.
Quando se faz 1 contrato de arrendamento com uma empresa, essa empresa pode pedir para que seja ela a entregar 25% de imposto (retencao na fonte) e o dono pagar os 3% no ano seguinte em sede IRS.
Ou seja todos os meses a empresa so vai pagar 75% da renda uma vez que ela depois vai entregar os 25% que faltam ao estado.

ou seja se uma renda for 1000 euros, a empresa vai nos dar 750 euros, e vai entregar 250 ao estado (imposto).
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por jopsilveira » 8/6/2021 12:12

yggy Escreveu:Olivais Norte (não quinta do morgado) conseguess 1 T3 por volta dos 170k...e conseguirias 800 paus mensais..(sem ser por quarto).

EDIT:
Exemplo real do meu caso:
T3 comprado por 170k. Alugado a Teleperformance por 810/mensais (ja estev a 900 mas por causa da pandemia e teltrabalho baixaram-me para 810). Eles tratam de tudo, so precisam de 1 maquina de lavar roupa e louça.
Tudo o que estragarem compoem.
O Apartamento nao pode ser rés de chao.
o Unico senão: fazem retencao na fonte de 25% devido a ser uma empresa que aluga.
https://tpro.pt/


Peço desculpas pela minha ignorância, mas o que significa essa retenção de fonte de 25%? Que recebo uma renda menos 25% do valor?
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por yggy » 8/6/2021 10:58

Olivais Norte (não quinta do morgado) conseguess 1 T3 por volta dos 170k...e conseguirias 800 paus mensais..(sem ser por quarto).

EDIT:
Exemplo real do meu caso:
T3 comprado por 170k. Alugado a Teleperformance por 810/mensais (ja estev a 900 mas por causa da pandemia e teltrabalho baixaram-me para 810). Eles tratam de tudo, so precisam de 1 maquina de lavar roupa e louça.
Tudo o que estragarem compoem.
O Apartamento nao pode ser rés de chao.
o Unico senão: fazem retencao na fonte de 25% devido a ser uma empresa que aluga.
https://tpro.pt/
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Goya777 » 8/6/2021 10:19

yggy Escreveu:Consegue-se esmifrando bem, alguns predios inteiros...onde dá isso mais...
Casas novas não dá esse valor, mas casas mais antigas em zonas nao prime de lisboa...Benfica, olivais, etc...


Mas quanto vale actualmente um T2 em Olivais por exemplo? 200k? Com 1100 de renda?
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por yggy » 8/6/2021 9:54

Consegue-se esmifrando bem, alguns predios inteiros...onde dá isso mais...
Casas novas não dá esse valor, mas casas mais antigas em zonas nao prime de lisboa...Benfica, olivais, etc...
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Xico P » 7/6/2021 21:26

Goya777 Escreveu:
yggy Escreveu:POr exemplo no meu caso...prefiro meter 100k em imobiliario que me de no minimo 5,5% brutos do que meter esses 100k na bolsa...


Eu não chego é a esses 5.5a% brutos...



Também me parece difícil, especialmente nesta fase em que as rendas têm descido. Ai sim, sente-se algum travão.

Abraço e bons negócios.
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Goya777 » 7/6/2021 20:56

yggy Escreveu:POr exemplo no meu caso...prefiro meter 100k em imobiliario que me de no minimo 5,5% brutos do que meter esses 100k na bolsa...


Eu não chego é a esses 5.5a% brutos...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Xico P » 7/6/2021 19:33

Entrou-se numa espiral um pouco insana, todos falam em comprar casas, uma casa nunca desvaloriza, agentes imobiliários aos pontapés...caixas do correio sempre cheias com a frase “Quer vender casa, fale comigo”. Parece-me tudo altamente exagerado, sigo o mercado de Lisboa e vejo alguns ajustes de preços em certos níveis. Mas para já nenhuma queda substancial...
O que noto também é a promoção de muitos empreendimentos, parecendo que estarão a antecipar o fim dos Vistos Gold a partir de Janeiro/2022. De resto é o que já vai dito, taxas de juro muito baixas. Tenho casos próximos de mim em que se prevê que as pessoas fiquem a pagar a casa depois dos 70 anos. Pode ser algo pernicioso, nessa altura das nossas vidas é quando os gastos se voltam a elevar...

Abraço.
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Artista Romeno » 7/6/2021 19:03

Goya777 Escreveu:Ando novamente a pensar se teria sentido comprar uma casa (50% equity, 50% crédito) para posteriormente arrendar. O objectivo é diversificar investimentos (nao que tenha muito para diversificar mas pronto) mas fazendo algumas contas vejo que o rendimento liquido seria talvez de uns 3-3.5%.

A mim parece francamente pouco. Sou eu que tenho expectativas irrealistas ou de facto é isto a realidade? Falo de casas compradas agora, nao de casas compradas há 15 anos com rendas actuais.

Eu olhando para os preços parece-me que anda tudo inflacionado. Mas se as taxas continuarem baixas mais 5 anos, tambem nao vejo a coisa a descer muito.

Os precos estao altos demais, disso não há duvida! Chegou se a valores insanos. O portugues so conhece dp e tijolo na generalidade. O resultado é que bida o re a valores estupidos
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por yggy » 7/6/2021 18:04

POr exemplo no meu caso...prefiro meter 100k em imobiliario que me de no minimo 5,5% brutos do que meter esses 100k na bolsa...
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Goya777 » 7/6/2021 18:02

MPCapital Escreveu:3%+ são os mínimos olímpicos de Lisboa, mas pressuponho que estás a calcular yield sobre o valor da casa e não o retorno sobre o teu capital investido.


Correcto, renda liquida sobre valor da casa. Na verdade devia incluir gastos com empréstimo e IMT/IMI. Aí entao sao 3% com muita sorte. Parece francamente pouco. até porque comprando agora preocupa-me a valorizaçao a 10 anos por exemplo.

Postei isto porque continuo a ver um entusiasmo com o imobiliário em amigos e familiares...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MPCapital » 7/6/2021 17:51

3%+ são os mínimos olímpicos de Lisboa, mas pressuponho que estás a calcular yield sobre o valor da casa e não o retorno sobre o teu capital investido.
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Goya777 » 7/6/2021 16:21

Ando novamente a pensar se teria sentido comprar uma casa (50% equity, 50% crédito) para posteriormente arrendar. O objectivo é diversificar investimentos (nao que tenha muito para diversificar mas pronto) mas fazendo algumas contas vejo que o rendimento liquido seria talvez de uns 3-3.5%.

A mim parece francamente pouco. Sou eu que tenho expectativas irrealistas ou de facto é isto a realidade? Falo de casas compradas agora, nao de casas compradas há 15 anos com rendas actuais.

Eu olhando para os preços parece-me que anda tudo inflacionado. Mas se as taxas continuarem baixas mais 5 anos, tambem nao vejo a coisa a descer muito.
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 7/6/2021 15:45

yggy Escreveu:Onde esta isso do custo zero?


Por exemplo no marketplace do facebook...
Basta pesquisar imóveis com valor máximo zero.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por yggy » 7/6/2021 15:18

Onde esta isso do custo zero?
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 7/6/2021 14:18

Uma coisa que me faz confusão no imobiliário e na sua publicidade em redes sociais, é o Custo "zero" e "1€" !!!

Como qualquer plataforma online ou física de venda de produtos, se um preço é indicado como "zero", "1€" ou "grátis", o vendedor não deveria ser obrigado a respeitar esse valor indicado?

Não existe nenhum grupo de advogados que faça impor essa lei e vá buscar ao mercado milhares de imóveis a custo zero?

Alguém me sabe dizer se este tipo de publicidades são legais?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MPCapital » 25/3/2021 13:21

Artigo de hoje no WSJ: "LISBON—Paula Cristina Santos has a dream mortgage: The bank pays her.

Her interest rate fluctuates, but right now it is around minus 0.25%. So every month, Ms. Santos’s lender, Banco BPI SA, deposits in her account interest on the 320,000-euro mortgage, equivalent to roughly $380,000, she took out in 2008. In March, she received around $45. She is still paying principal on the loan. (...)

Portugal’s state-owned Caixa Geral de Depósitos SA said about 12% of its mortgage contracts currently carry negative rates. The number of such contracts rose by 50% last year, according to a person familiar with the situation. Ms. Santos’s bank, BPI, said it has so far paid €1 million in interest on mortgage contracts to an undisclosed number of customers.

Spain, where most mortgages are also linked to Euribor, faced a similar situation. But the country passed a law that prevents rates from going below zero. Portugal did the opposite, passing a bill in 2018 that requires banks to reflect negative rates.»

https://www.wsj.com/articles/with-negat ... re_twitter

(Leitura gratuita se registado,)
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 24/3/2021 17:40

Xico P Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Tb concordo que se as taxas de juro se mantiverem baixa é natural que não haja efeito de quebra no imobiliário.

Mas a minha questão é o que acontece se se verificar um contexto de aumento substancial de inflação que implique a alteração da politica monetário e, por arrasto, os indexantes dos CH começarem a subir...


Nesse caso é o descalabro...é que as casas cresceram a um preço completamente estapafúrdio. E que pouco acompanhou o rendimento das pessoas...mas isto é a minha opinião sem qualquer facto que o demonstre.


Eu por acaso tenho uma visão mais otimista, embora esteja como tu, é apenas a minha análise sem algo muito substancial que o comprove. Eu acho mais que antes é que estavam demasiado baratas e a procura dos últimos anos forçou o ajuste que teria que acontecer assim que a procura aumentasse... mas também não sei se o ajuste dos últimos anos foi já demasiado ou não e também acredito que um crescimento elevado nas taxas de juro terá tudo para causar problemas sérios... mas também não me parece que seja espectável um aumento significativo das taxas de juro, por isso será um cenário que só no plano teórico valerá a pena colocar neste momento!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 24/3/2021 17:34

Johnny Ballack Escreveu:Só uma coisa interessa a facilidade de crédito ou seja taxas de juro baixas... Tudo o resto são peaners para o valor dos ativos.

Tu hoje pagas menos de prestação por uma casa de 350.000 euros que pagavas em 2009 por uma de 250.000 ou até de 200.000.

Ou seja para o racional e desde que tenhas o montante inicial de 10% + impostos, o preço está melhor que estava em 2009.

Enquanto BCE meter as taxas no 0% e a inflação não disparar as casas vão aumentar de preço.

Cumps.


Há outro dado importante, enquanto o salário mínimo e médio for aumentando também crescerá o valor que cada um pode pagar mensalmente por um crédito...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MPCapital » 23/3/2021 20:29

Celsius-reloaded Escreveu:Tb concordo que se as taxas de juro se mantiverem baixa é natural que não haja efeito de quebra no imobiliário.

Mas a minha questão é o que acontece se se verificar um contexto de aumento substancial de inflação que implique a alteração da politica monetário e, por arrasto, os indexantes dos CH começarem a subir...


Imobiliário, grosso modo, é um hedge versus a inflação. Generalizando e simplificando muito, o preço do imobiliário sobe com a inflação, mantendo o valor da casa em termos reais. O impacto nos indexantes bancários nas famílias depende da natureza do processo inflacionário. Se ele for resultante de aumento de rendimentos e poder de compra, tudo pode subir na mesma direção: inflação, indexantes, preços do imobiliário.
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Johnny Ballack » 23/3/2021 17:58

Celsius-reloaded Escreveu:Tb concordo que se as taxas de juro se mantiverem baixa é natural que não haja efeito de quebra no imobiliário.

Mas a minha questão é o que acontece se se verificar um contexto de aumento substancial de inflação que implique a alteração da politica monetário e, por arrasto, os indexantes dos CH começarem a subir...


Aí o BCE tem que subir os juros... o que vai criar grande pressão no crédito à habitação e nas empresas... Mas eu não acredito nisso na Europa, não temos força económica que catapulte a inflação... Nos STATES daqui a 1 ou 2 anos já é outra conversa.
 
Mensagens: 15
Registado: 19/2/2021 17:10

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Johnny Ballack » 23/3/2021 17:55

Xico P Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Tb concordo que se as taxas de juro se mantiverem baixa é natural que não haja efeito de quebra no imobiliário.

Mas a minha questão é o que acontece se se verificar um contexto de aumento substancial de inflação que implique a alteração da politica monetário e, por arrasto, os indexantes dos CH começarem a subir...


Nesse caso é o descalabro...é que as casas cresceram a um preço completamente estapafúrdio. E que pouco acompanhou o rendimento das pessoas...mas isto é a minha opinião sem qualquer facto que o demonstre.


O comum mortal compra a casa a crédito como tal o que interessa é a prestação ao fim do mês... O preço das casas subiu porque... os juros tão baixos e as pessoas pagam hoje o mesmo por uma casa de 350k que há 10 anos por uma de 250k...

Em ambientes de juros baixos os ativos sobem e muito... não me admirava se ainda subisse bem mais. Não acredito na inflação descontrolada na Europa a economia não tem força suficiente por isso ainda deveremos ter algum tempo de juros nestas paragens... Just my take
 
Mensagens: 15
Registado: 19/2/2021 17:10

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Xico P » 23/3/2021 16:24

Celsius-reloaded Escreveu:Tb concordo que se as taxas de juro se mantiverem baixa é natural que não haja efeito de quebra no imobiliário.

Mas a minha questão é o que acontece se se verificar um contexto de aumento substancial de inflação que implique a alteração da politica monetário e, por arrasto, os indexantes dos CH começarem a subir...


Nesse caso é o descalabro...é que as casas cresceram a um preço completamente estapafúrdio. E que pouco acompanhou o rendimento das pessoas...mas isto é a minha opinião sem qualquer facto que o demonstre.
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Cem pt, edvieira, Google [Bot], hugob0ss, Mmmartins, PAULOJOAO e 125 visitantes