Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por Artista Romeno » 24/8/2017 14:38

Dr Tretas Escreveu:Tem que se ser flexível :mrgreen: eu não tenho ódio congénito à banca. Se houvesse empresas industriais baratas, eu lá estaria a comprar, mas onde andam elas? Já acabaram, a F. Ramada e a CA já não estão propriamente baratas. Isto agora só depois do próximo crash/bear market.

Até lá, um tipo faz o quê? Pois, é... tenho que olhar para outros sítios, os que levaram no lombo no último ciclo bolsista. O problema é que de banca percebo muito pouco. Não queres mandar aí uns bitaites sobre o BPI e o BCP, Romeno? Sim, principalmente o BPI, que já passou para a pág 2 do fórum e ficou sem liquidez depois da OPA. Para mim isso são sinais positivos :wink:

acho que o bpi até pode ser meritorio de uma operação a dr tretas por ter pouco mal parado ( mas corres o risco de nunca haver dividendos, pois os catalaes nao vao querer libertar capital, ainda que eles tenham k contentar a Allianz e isso é um ponto a contrabalançar o pequeno free float), agora o bcp a 3,44 bi está carote, a meu ver vai andar anos a moer a porcaria que andou a comer, só entraria no bcp bem mais abaixo, pode até subir é uma roleta, mas eu só olharia abaixo dos 3 bis
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por GFS » 24/8/2017 14:35

Boa tarde,

Pois há que memoriar a mensagem do "X".
Por vezes o melhor é não complicar e seguir uma estratégia rígida....


Cumprimentos,
GFS
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2009 16:07

Re: Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por Dr Tretas » 24/8/2017 14:31

Tem que se ser flexível :mrgreen: eu não tenho ódio congénito à banca. Se houvesse empresas industriais baratas, eu lá estaria a comprar, mas onde andam elas? Já acabaram, a F. Ramada e a CA já não estão propriamente baratas. Isto agora só depois do próximo crash/bear market.

Até lá, um tipo faz o quê? Pois, é... tenho que olhar para outros sítios, os que levaram no lombo no último ciclo bolsista. O problema é que de banca percebo muito pouco. Não queres mandar aí uns bitaites sobre o BPI e o BCP, Romeno? Sim, principalmente o BPI, que já passou para a pág 2 do fórum e ficou sem liquidez depois da OPA. Para mim isso são sinais positivos :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por _x_ » 24/8/2017 14:28

Não devia, mas lá vou debitar um bitaite para carteira de títulos nacionais para o longo prazo.

Ren - Dividendo
EDP - Dividendo e possível ligeira variação positiva da cotação no futuro.
Altri ou Navigator (ou ambas) bom dividendo
CTT - Dividendo e componente bancária em criação.
F. Ramada - Boas Contas
Salvador Caetano - Boas Contas
Ibersol - Porque sim.
Amorim, depois da correção que teve, pode vir a retomar a subida da cotação e tem muito boas contas

Compras de 3 em 3meses, ou semestralmente avaliando aquela que poderá estar a desconto.

E prontus, vou imprimir isto e colocar por cima do ecran do pc com a frase, meu ganda burro, isto é o que deverias fazer!
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por LoneWolf » 24/8/2017 14:16

Se é para longo prazo... porque nao apostares em ETfs?

Por exemplo, a degiro nao cobra custos para uma grande lista delas se comprares/venderes cada uma delas apenas 1 vez por mês.

Cumps e BN,
LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por Artista Romeno » 24/8/2017 13:30

Dr Tretas Escreveu:As várias empresas, principalmente industriais, que foram referidas, podem ser boas, mas não estão baratas. Eu iria mais para a banca em termos de longo prazo, e talvez as construtoras. Se a crise acabou, tudo o que levou porrada com a crise há-de voltar ao normal.
Na bolsa ganha-se dinheiro a prever o futuro e arriscar que estamos certos, e não a comprar aquilo que já subiu.

mas na banca restou o que o bcp e o bpi que nao tem liquidez, nao acredito tretas estás a recomendar o bcp, mas olha que ele pos teus criterios nao esta barato, a crise acabou mas no caso do bcp ficou muito lixo a boiar lá, já o bpi pode interessar, as construtoras nao voltam a ser o que eram, e estão em mercados da treta, é pena nao haver por exemplo a pestana na bolsa, com isso sim ia-se fazer dinheiro
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por Dr Tretas » 24/8/2017 13:10

As várias empresas, principalmente industriais, que foram referidas, podem ser boas, mas não estão baratas. Eu iria mais para a banca em termos de longo prazo, e talvez as construtoras. Se a crise acabou, tudo o que levou porrada com a crise há-de voltar ao normal.
Na bolsa ganha-se dinheiro a prever o futuro e arriscar que estamos certos, e não a comprar aquilo que já subiu.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por JohnyRobaz » 24/8/2017 10:40

Vou deixar a MMO. Eu gosto particularmente da Corticeira e da Semapa. Apesar de não perceber de AF, considero-as boas empresas e bem geridas.
A nível de AT, a Semapa se não aguentar esta zona dos 15,6/15,7€ poderá ir testar o suporte principal ali nos 14,5€, onde seria um bom ponto de entrada. A Corticeira penso que poderá já ter retraído o que tinha a retrair antes da continuação do seu incrível Bull.

Cumps
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por GFS » 23/8/2017 22:51

Boas!

Realmente a Amorim é a estrela da companhia nos utimos anos... A considerar sem duvidas.


Na área do papel temos 3 opções

Inapa (especulação) Certo?
Navigator - Portucel
Altri (esta ultima também jugo que paga um bom dividendo e está com as contas em dia :-) )


A REN só mesmo pelo dividendo porque evolução não se prevê para os próximos anos.

Cumprimentos,
GFS
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2009 16:07

Re: Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por richardj » 23/8/2017 22:21

Não fazia nada disso.

Se for mesmo para o longo prazo diria:

Jeronimo Martins;

Portucel;

REN;

Razões:

JM é uma empresa quase sem dividas, é uma maquina de fazer dinheiro, em expansão, gerida por pessoas com os pés na terra.

Portucel tem também pouca divida, um dividendo porreiro e uma posição forte no seu segmento.

REN para balançar a carteira de acções, a REN, gere um monopolio, é uma empresa que dá bons dividendos e é pouco volátil.

No geral e tendo as 3 combinadas consegue-se algo bastante resiliente as crises, com bons dividendos. Pode não ter ganhos espectaculares, mas deve-se obter bons resultados a risco controlado.


Para quem investe para o longo prazo, os valores das cotadas actuais não deve ser de grande relevância, embora toda a gente goste de entrar sempre "ao melhor preço possível".

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Construção de carteira ações - Nacionais - Longo prazo

por GFS » 23/8/2017 21:59

Boas!

Estou a planear construi uma pequena carteira de ações nacionais a longo prazo.

Quais as V / propostas?


Já elegi as seguintes:

• F Ramada
• Cofina

F Ramada tendo em conta os resultados positivos nos últimos tempos e dividendos pagos.
Cofina pela perspetiva de entrada no jogo online.


O objetivo é identificar umas 6 empresas BOAS para ir reforçando mensalmente.
Desde já agradeço as possíveis opiniões construtivas.


Cumprimentos,
GFS
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2009 16:07


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Aguia__RED, Barão de Soestrova, Bing [Bot], fatura.pt, JFDIL, MPAM, Nuno V, Opcard, PAULOJOAO, peterteam2, serdom, Shift72, yggy e 136 visitantes