Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações Perpétuas BESI 8,5%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações Perpétuas BESI 8,5%

por Artista Romeno » 27/7/2017 14:46

mspatricio Escreveu:Bom dia a todos!

É a primeira vez que aqui escrevo, no entanto, para falar de um assunto antigo.

Há uns anos atrás, como cliente BES, comprei algumas obrigações perpétuas com cupão de 8,5%, com a "promessa" de que o banco iria exercer o call back passados cinco anos - alguns de vocês talvez se recordem destas obrigações. Contudo, e por sorte, como explicarei mais à frente, aquando da compra, as obrigações do BES tinham sido todas vendidas e acabei por comprar obrigações do BES Investimento (ex-"BESI" e actual Haitong).

Como também alguns se recordem, passados uns dois anos de as obrigações terem sido vendidas, o BES fez uma proposta aos detentores das mesmas para as trocar por acções do banco, num montante que correspondia (se não me engano), a uns 60/70% do valor nominal das obrigações. Na altura, acabei por não aceitar a proposta do banco, mesmo com muita insistência do meu gestor de conta.

Contudo, e até à data, o BESI\Haitong ainda nunca faltou com a palavra e tem pago os cupões todos os semestres! O que, como vêem, é uma sorte, porque inicialmente era para comprar as obrigações do BES, que se encontram na massa falida do banco (julgo eu).

A minha questão, e que me levou a abrir este tópico, tem que ver com o seguinte: atendendo aos cupões elevados que estas obrigações têm (8,5%/ano) e ao reduzido montante em circulação (EUR 2/3M, segundo o R&C), acreditam que o Haitong possa exercer o call back em algum período próximo? Ou, tendo em conta que estas obrigações, por serem perpétuas, são contabilizadas como capitais próprios, o banco irá decidir manter as mesmas até os resultados começarem a melhor e o capital próprio a aumentar na mesma proporção (transferência de Resultado Líquido do Exercício para Resultados Transitados)?

Desde já, obrigado!

Um abraço

Ao serem perpetuas essas obrigações, deverão computar como AT1 para eles, e segundo o que consta o Haitong está curto de capital e teve que fazer AC's, agora o Acionista chines pode sempre decidir rembolsa-las por não serem baratas, mas acredito isso sim que os chineses devem estar tão arrependidos do que fizeram ao entrar no BESI
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Obrigações Perpétuas BESI 8,5%

por mspatricio » 26/7/2017 10:10

Bom dia a todos!

É a primeira vez que aqui escrevo, no entanto, para falar de um assunto antigo.

Há uns anos atrás, como cliente BES, comprei algumas obrigações perpétuas com cupão de 8,5%, com a "promessa" de que o banco iria exercer o call back passados cinco anos - alguns de vocês talvez se recordem destas obrigações. Contudo, e por sorte, como explicarei mais à frente, aquando da compra, as obrigações do BES tinham sido todas vendidas e acabei por comprar obrigações do BES Investimento (ex-"BESI" e actual Haitong).

Como também alguns se recordem, passados uns dois anos de as obrigações terem sido vendidas, o BES fez uma proposta aos detentores das mesmas para as trocar por acções do banco, num montante que correspondia (se não me engano), a uns 60/70% do valor nominal das obrigações. Na altura, acabei por não aceitar a proposta do banco, mesmo com muita insistência do meu gestor de conta.

Contudo, e até à data, o BESI\Haitong ainda nunca faltou com a palavra e tem pago os cupões todos os semestres! O que, como vêem, é uma sorte, porque inicialmente era para comprar as obrigações do BES, que se encontram na massa falida do banco (julgo eu).

A minha questão, e que me levou a abrir este tópico, tem que ver com o seguinte: atendendo aos cupões elevados que estas obrigações têm (8,5%/ano) e ao reduzido montante em circulação (EUR 2/3M, segundo o R&C), acreditam que o Haitong possa exercer o call back em algum período próximo? Ou, tendo em conta que estas obrigações, por serem perpétuas, são contabilizadas como capitais próprios, o banco irá decidir manter as mesmas até os resultados começarem a melhor e o capital próprio a aumentar na mesma proporção (transferência de Resultado Líquido do Exercício para Resultados Transitados)?

Desde já, obrigado!

Um abraço
 
Mensagens: 5
Registado: 26/7/2017 9:58


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, asantosa, Bing [Bot], delta2024, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, joaofigueiredo, JoeP, m-m, morinni, MR32, Noel1, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Shimazaki_2, Tx9262 e 239 visitantes